Tratamento para cicatriz de acne

Existem mais de 10 tratamentos para atenuar as cicatrizes de acne, você sabia? Incrível, não é mesmo?!

Com tantas opções no mercado é normal que haja dúvida de qual é realmente o melhor tratamento para cada caso.

Pensando nisso, a Clínica de Pele listou os 12 melhores tratamentos para cicatrizes de acne, para que você possa saber tudo o que precisa na hora de escolher o seu.

Uma boa leitura e não pare de ler até entender sobre todos os tratamentos!

Quais os tipos de cicatrizes de acne?

Para entender qual é o melhor tratamento para cada caso, devemos conhecer os 4 principais tipos de cicatrizes de acne. O primeiro passo é identificar corretamente os tipo de cicatrizes de acne. Isso é feito pelo dermatologista e é fundamental para um tratamento bem sucedido.

Tratamento para cicatriz de acne
4 principais tipos de cicatrizes de acne
Acnescar, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

Perceba que as cicatrizes de acne têm 4 formatos diferentes e por isso merecem tratamentos distintos para obtermos um resultado de sucesso.

O que são cicatrizes de acne?

As cicatrizes de acne são uma das coisas mais incômodas na pele, especialmente para jovens e adolescentes. Surgem devido ao ato de espremer as espinhas, sol demasiado e graus elevados da acne.

Para quem não sabe, a acne, segundo definição da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) é o resultado de um “processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos”.

É comum que as marcas apareçam na região da bochecha, contudo elas podem acometer testa e queixo. Esse é um problema que afeta negativamente a autoestima de quem sofre com as cicatrizes de acne.

A boa notícia é que existem tratamentos eficientes para as cicatrizes de acne. Desde cremes, tratamentos com peeling, Laser, cirúrgicos e entre outros.

1- Remédios em casa:

O uso do protetor solar, aliado com o ácido retinóico e o ácido azeláico podem ajudar na melhora da coloração e textura da pele. Os remédios devem ser sempre prescritos pelo médico dermatologista.

2- Dermoabrasão:

Esse procedimento normalmente é indicado para cicatrizes de acne mais severas e é realizada com uma lixa giratória manual ou automática, que remove as camadas da pele de forma progressiva.
Cicatrizes de acne superficiais podem sumir e outras mais profundas podem amenizar. 

Trata-se de um procedimento bem mais agressivo, que podem incorrer em infecções e descolorações da pele. Deve ser realizado apenas com um cirurgião plástico ou dermatologista experiente.

3- Injeção de corticóides

Podem ser indicadas nos casos de cicatrizes hipertróficas, ou seja, quando estão mais elevadas do que a pele normal.

4- Laser de CO2 Fracionado

O ressurfacing a Laser é atualmente o procedimento mais escolhido pelos pacientes, devido ao equilíbrio entre segurança e eficácia do mesmo. Trata-se de um procedimento ablativo (faz pequenos furinhos na pele) e que gera muito calor na derme superficial e profunda. É considerado o melhor procedimento para tratar as cicatrizes de acne pela literatura médica. Pele negra ou com tendência a queloide devem ser tratadas com cuidado, por um profissional experiente. [saiba mais]

5- Micro-agulhamento

Oferecem resultados muito discretos para pacientes com cicatrizes de acne de grau muito leve. Normalmente são recomendadas muitas sessões para se perceber algum resultado.

6- Peelings químicos

Podem ser superficiais, médios ou profundos. Os peelings químicos mais seguros atuam estimulando o rejuvenescimento da pele de dentro para fora e os mais conhecidos são o ácido retinóico, jessner e peeling de cimel.

O peeling de fenol trata-se de um procedimento mais profundo e normalmente é indicado para cicatrizes de acne mais graves. Deve ser feito com muita cautela para evitar infecções e alterações na cor da pele.

7- Preenchimento com Ácido Hialurônico

Trata-se de um procedimento aonde o médico injeta o ácido hialurônico nas cicatrizes atróficas, ou seja, aquelas que são mais deprimidas. O objetivo é dar volume aonde as cicatrizes deixaram uma depressão (buraquinho) É um procedimento temporário, porém é muito seguro pois não corre o risco de discromias.

8- Cirurgias Dermatológicas

Através de uma pequena cirurgia dermatológica chamada de PUNCH é feito um procedimento aonde pode-se cortar as cicatrizes mais aparentes e fazer uma sutura de forma que fiquem menos visíveis. 

A subcisão é uma técnica onde o médico insere uma agulha na derme profunda para soltar as fibras debaixo das cicatrizes atróficas (deprimidas).Com isso, as cicatrizes de acne podem subir para a camada mais superficial da pele.

9- Luz Pulsada

No caso das cicatrizes de acne, a luz intensa pulsada teria a função de gerar calor nas camadas mais profundas da pele para estimular a formação de um novo colágeno.  Hoje em dia essa técnica não é muito utilizada, pois o Laser fracionado consegue um resultado bem mais importante.

10- RadioFrequencia

Assim como a luz pulsada, o objetivo da radiofrequência seria de entregar calor e produzir colágeno novo nas cicatrizes. Os resultados são limitados

11- Toxina Botulínica

O uso da toxina botulínica para cicatrizes de acne tem como objetivo diminuir as rugas que podem ocorrer ao redor das cicatrizes mais profundas. É uma técnica não muito usada, pois é temporária e deve ser repetida após alguns meses.

Na Clínica de Pele indicamos principalmente 2 tratamentos que são considerados os melhores e mais eficientes: o Laser de CO2 e o Peeling.

12- Bio Estimuladores de Colágeno

Os bioestimuladores de colágeno, como o sculptra e radiesse, são produtos injetáveis que tem como objetivo estimular quimicamente a produção de colágeno, de dentro para fora e melhorar a textura da pele com as cicatrizes de acne. Também contribuem para um efeito lifting na face, para quem deseja um rejuvenescimento.

O Dr. Szerman explicar melhor nesse vídeo como funciona o tratamento para cicatrizes de acne, veja:

Quais os resultados do tratamento?

A cicatriz de acne é uma condição que afeta mais jovens e adolescentes, mas pode se estender até a vida adulta.

As lesões de acne causam problemas sérios como as cicatrizes, que podem ser mais superficiais até as mais profundas (caso não haja um tratamento adequado).

É importante falar que as cicatrizes de acne podem ser tratadas, olha esse exemplo de uma paciente:

Tratamento para cicatriz de acne

O problema da acne é que se a cicatriz mais superficial não for tratada adequadamente, evoluirá para um quadro grave.

Por isso dizemos sempre que o tipo de tratamento varia segundo o grau da acne, o tipo de pele, a resposta do paciente e etc. Existem muitos fatores que precisam ser avaliados por um médico experiente em acne e cicatrizes.

É indispensável que se faça uma avaliação com um especialista em dermatologia. Apenas esse profissional indicará o melhor tratamento para o seu caso. Também fará todo um acompanhamento para que você tenha bons resultados (com segurança).

Tratamento de peeling para cicatrizes de acne

Vamos falar agora um pouco sobre o tratamento com peeling para as cicatrizes de acne.

O peeling trata-se de um tratamento químico, no caso da acne deve ser aplicado por todo o rosto.

Esse procedimento atua fazendo o clareamento das cicatrizes de acne e das manchas. Existem outros benefícios para sua pele como o controle da oleosidade, prevenção de espinhas e de cravos.

Como funciona o peeling químico?

Os peelings químicos são feitos com a aplicação de ácidos como: Ácido Salicílico, por exemplo.A atuação do peeling é de dentro para fora.

Basicamente, o peeling remove as camadas superficiais da pele e faz com que a pele se regenere, produzindo uma nova camada. É por isso que esse tratamento, além de cicatrizes de acne, é altamente eficaz para os casos de rugas e linhas de expressão.

Mas, é necessário que você se consulte um especialista para saber quantas sessões deverá fazer de peeling. Um médico experiente em cicatrizes de acne avaliará o seu caso e te orientará sobre o pós-procedimento de peeling, valores e cuidados.

Explicação sobre pós-tratamento de peeling

Tratamento com Laser de CO2 para cicatrizes de acne

O tratamento com Laser de CO2 atua por meio do calor e pode ser aplicado apenas na área afetada. Ou seja, diferente do tratamento com peeling, em que se deve aplicar por todo o rosto. O Laser é aplicado apenas na área onde se encontram as cicatrizes.

Veja um exemplo da sessão de Laser de CO2 em cicatrizes de acne:

Tratamento com Laser de CO2 para cicatrizes de acne

O Laser de CO2 da Deka atua com calor para estimular a produção do colágeno e não por queimadura. Assim, você tem sua pele renovada por meio de um procedimento que gera pouco desconforto.

O Laser da Clínica de Pele é diferente dos outros disponíveis no mercado, pois é fracionado e pulsado quer ver um exemplo da diferença do nosso Laser para outros??? Veja como fica a pele do paciente com o Laser de CO2 apenas fracionado:

Tratamento para cicatriz de acne

A maioria dos Lasers hoje disponíveis no mercado é apenas fracionado, mas o que usamos em nossa clínica é pulsado e fracionado. Percebe como é importante você estar aqui aprendendo sobre esse tratamento?

Isso significa que o nosso Laser é capaz de enviar calor para a camada mais profunda da pele de maneira eficaz. Com isso, há aumento na produção de colágeno e a melhora na aparência da pele. Não precisamos queimar sua pele!!

No caso das cicatrizes da acne e da acne ativa, o Laser de CO2 é um dos melhores tratamentos.

Pacientes de cicatrizes de acne

A maioria dos pacientes que chega até nossa clínica para realizar esse tratamento o tolera bem. Ou seja, não haverá um desconforto grande durante cada sessão.

Antes de realizar o tratamento para cicatrizes de acne com peeling, você deve antes passar por um dermatologista. O médico verá se no seu caso é recomendado o uso do Laser de CO2.

Como funciona o pós-procedimento?

Tão importante quanto realizar um procedimento com profissionais com experiência, como aqui na Clínica de Pele onde atuamos há mais de 50 anos. Também é importante seguir corretamente as orientações após o tratamento.

O cuidado aqui é redobrado se você deseja bons resultados. Por isso, começamos com uma pomada cicatrizante para sua pele, veja:

O período após um procedimento é crucial para se ter resultados mais efetivos. Escute esse áudio de 3 minutos do Dr. Szerman explicando sobre o pós-procedimento do Laser de CO2:

Fale conosco

Se você gostou de saber mais sobre o tratamento para cicatrizes de acne e quer fazer esse procedimento conosco basta entrar em contato. Clique no banner abaixo.

Você pode ainda fazer uma visita em uma de nossas clínicas que ficam localizadas em Copacabana e Centro do Rio de Janeiro.

Qual o melhor tratamento para cicatrizes de acne?

Os tratamentos mais utilizado são: Laser Co2 Fracionado, Agnis (rádio frequência microagulhada), Peeling Rose de Mer, Luz Intensa Pulsada, Subcisão (levantamento da pele com agulha) e preenchimento com biostimuladores de colágeno ou Ácido Hialurônico.

É possível remover cicatrizes de acne?

Há alguns métodos para tratar cicatrizes de acne. Alguns tipos de peeling, laser (como o CO2 fracionado, o fraxel), procedimentos cirúrgicos (como a subcisão) e o preenchimento com ácido hialurônico. O dermatologista saberá qual o melhor método para a sua pele.

O que fazer para sumir cicatriz de acne?

Confira algumas dicas práticas e simples para evitar as tão temidas cicatrizes deixadas pela acne, entenda também os cuidados básicos para diminuir o surgimento, continue lendo..
Reduza a inflamação local. ... .
Não cutuque. ... .
Nunca remova as casquinhas. ... .
Use protetor solar. ... .
Cremes. ... .
Dermoabrasão. ... .
Peeling com ácido. ... .
Laser..

Quanto custa o tratamento de cicatrizes de acne?

Quantidade de sessões: irá depender do tipo de laser utilizado, o de CO2, por exemplo, leva de duas a quatro sessões, com dois meses de intervalo. Valor médio por sessão: R$ 1.000 a R$ 2.000.