Velocidade do som no ar em m/s

Velocidade do som no ar em m/s

Certamente muitas vezes você já viu que quando há uma tempestade a primeira coisa que há é uma luz que é o relâmpago e então chega o som. Isso é devido ao Velocidade do som. Os cientistas descobriram qual é a velocidade máxima que o som pode se propagar pelo ar. Na física, isso é muito importante.

Portanto, vamos dedicar este artigo para dizer tudo o que você precisa saber sobre a velocidade do som e como ele se propaga.

Índice

  • 1 Velocidade do som
  • 2 O que é som
    • 2.1 O som em um alto-falante
  • 3 Velocidade do som em diferentes mídias
  • 4 Tipos de ondas de propagação

Velocidade do som no ar em m/s

A velocidade de propagação de uma onda sonora depende das características do meio em que é propagada, não das características da onda ou da força que a produz. Esta velocidade de propagação das ondas sonoras também é chamada de velocidade do som. Na atmosfera da Terra, a temperatura é de 20ºC, que é de 343 metros por segundo.

A velocidade do som varia com o meio de propagação e a maneira como ele se propaga no meio ajuda a entender melhor certas características do meio de transmissão. Quando a temperatura do meio de propagação muda, a velocidade do som também muda. Isso ocorre porque um aumento na temperatura leva a um aumento na frequência das interações entre as partículas que carregam vibrações, o que se traduz em um aumento na velocidade da onda.

De modo geral, a velocidade do som em sólidos é maior do que em líquidos e a velocidade do som em líquidos é maior do que em gases. Isso porque quanto mais matéria sólida, maior o grau de coesão das ligações atômicas, o que favorece a propagação das ondas sonoras.

A velocidade de propagação do som depende principalmente da elasticidade do meio que o propaga. A elasticidade refere-se à capacidade de restaurar sua forma original.

O que é som

O som é uma onda de pressão que pode se propagar através do ar por compressão e depressão. O som que percebemos ao nosso redor nada mais é do que energia gerada por vibrações que se propagam pelo ar ou qualquer outro meio, que podem ser recebidas e ouvidas quando chega ao ouvido humano. Sabemos que o som viaja na forma de ondas.

Ondas são distúrbios vibratórios no meio, que transferem energia de um ponto a outro sem contato direto entre esses dois pontos. Podemos dizer que a onda é produzida pela vibração das partículas do meio por onde passa, ou seja, o processo de propagação correspondente ao deslocamento longitudinal (no sentido de propagação) das moléculas de ar. A área com grande deslocamento aparece na área onde a amplitude da mudança de pressão é zero e vice-versa.

O som em um alto-falante

Velocidade do som no ar em m/s

O ar em um tubo com um alto-falante em uma extremidade e fechado na outra vibra na forma de ondas. Estático longitudinalmente. Modos próprios de vibração de tubos com essas características. Corresponde a uma onda senoidal, cujo comprimento de onda é tal que existe um ponto de amplitude zero. O nodo de exaustão na extremidade do alto-falante e a extremidade fechada do tubo, porque o ar não pode se mover livremente devido ao alto-falante e à tampa do tubo, respectivamente. Nestes nós temos uma variação máxima da pressão, um antinodo ou barriga, da onda estacionária.

Velocidade do som em diferentes mídias

Velocidade do som no ar em m/s

A velocidade do som varia de acordo com o meio em que a onda sonora se propaga. Também muda com a temperatura do meio. Isso ocorre porque um aumento na temperatura provoca um aumento na frequência das interações entre as partículas que carregam vibrações, e um aumento nesta atividade aumenta a velocidade.

Por exemplo, na neve, o som pode viajar longas distâncias. Isso se deve à refração sob a neve, que não é um meio homogêneo. Cada camada de neve tem uma temperatura diferente. Os lugares mais profundos que o sol não consegue alcançar são mais frios que a superfície. Nessas camadas mais frias próximas ao solo, a velocidade de propagação do som é mais lenta.

De modo geral, a velocidade do som é maior em sólidos do que em líquidos e maior em líquidos do que em gases. Isso ocorre porque quanto maior a coesão das ligações atômicas ou moleculares, mais forte é a substância. A velocidade do som no ar (a uma temperatura de 20 ° C) é 343,2 m / s.

Vamos ver a velocidade do som em algumas mídias:

  • No ar, a 0 ° C, o som viaja a uma velocidade de 331 m / s (para cada grau Celsius a temperatura sobe, a velocidade do som aumenta 0,6 m / s).
  • Em água (a 25 ° C) é 1593 m / s.
  • Nos tecidos, é de 1540 m / s.
  • Na madeira é de 3700 m / s.
  • No concreto, é de 4000 m / s.
  • No aço, é 6100 m / s.
  • No alumínio é 6400 m / s.
  • No cádmio, é de 12400 m / s.

A velocidade de propagação da onda de pressão é muito importante no estudo do fenômeno de ressonância no coletor de um motor alternativo e depende das características do ambiente. Por exemplo, para gases, a mistura vaporizada no coletor de admissão ou os gases queimados no coletor de escapamento dependem de sua densidade e pressão.

Tipos de ondas de propagação

Existem dois tipos de ondas: ondas longitudinais e ondas transversais.

  • onda longitudinal: Onda na qual as partículas de um meio vibram de um lado a outro na mesma direção da onda. O meio pode ser sólido, líquido ou gasoso. Portanto, as ondas sonoras são ondas longitudinais.
  • onda transversal: Onda na qual as partículas do meio vibram para cima e para baixo "em ângulos retos" na direção do movimento da onda. Essas ondas aparecem apenas em sólidos e líquidos, não em gases.

Mas lembre-se de que as ondas viajam em todas as direções, então é mais fácil pensar nelas como passando por uma esfera.

Espero que com essas informações você possa aprender mais sobre a velocidade do som e suas características.


O conteúdo do artigo segue nossos princípios de Ética editorial. Para relatar um erro, clique Clique aqui.

Você pode estar interessado

Qual a velocidade do som no ar em m s?

A título de ilustração apresentamos valores típicos medidos em diversos meios: borracha: 54m/s; ar: (a 20°C): 340 m/s; água: 1.450 m/s; granito: 6.000 m/s.

Qual é o valor da velocidade do som no ar?

Se convertido em quilômetros por hora (km/h), a velocidade do som no ar obtida por meio desse cálculo é de aproximadamente 1238 km/h. Apesar de útil, a fórmula mostrada acima só é válida para a propagação do som no ar atmosférico.

Qual a velocidade do som em m?

A velocidade de propagação do som também varia de acordo com a altura em que o som se propaga em relação ao nível do mar. Nessa altura e na temperatura de 25 ºC, as ondas sonoras propagam-se com velocidade de aproximadamente 337 m/s ou 1216 km/h.

Quantos m s tem o som?

Dessa forma, o som não se propaga no vácuo, pois necessita das partículas do meio para transportar energia. A velocidade sonora é de aproximadamente 343 m/s, com a temperatura de 20 ºC. Pode-se determinar essa velocidade analisando o movimento harmônico simples criado pela sua onda.