Qual a linha imaginária que corta o Brasil ao Sul e qual a Linha que corta ao norte

Qual a linha imaginária que corta o Brasil ao Sul e qual a Linha que corta ao norte

A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral. Hemisfério Norte, também conhecido como setentrional ou boreal.

Como se chama a linha imaginária que divide a esfera terrestre ao meio formando o hemisfério norte e o hemisfério sul *?

Divisão norte-sul: é feita pela linha do equador. Divide o globo terrestre em hemisfério norte e hemisfério sul.

Qual é o nome da linha imaginária?

Trópicos, meridianos e círculos, entenda as linhas que cortam a...

  • Eixo inclinado explica grande parte das linhas. ...
  • Linha do Equador. ...
  • Trópico de Capricórnio e Trópico de Câncer. ...
  • Círculo Polar Ártico e Antártico. ...
  • Meridiano de Greenwich.

Quais são as linhas imaginárias que atravessam os paralelos e passam pelos polos?

As principais linhas são a Linha do Equador, que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul, ao norte do Equador têm-se as o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao sul têm-se o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, as linhas que cortam a linha em sentido horizontal são chamadas de ...

Como é chamada a distância entre um ponto de superfície terrestre e a linha do Equador?

Latitude: Distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à linha do equador. É também chamada de paralelo por se tratar de linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador.

Qual a linha imaginária que corta a parte do território brasileiro?

linha imaginária do Equador Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio.

Qual é o nome da linha imaginária que corta o Brasil?

Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio.

O que são linhas imaginárias, para que elas servem e quais as linhas imaginárias existem na terra? Existe alguma delas que passam pelo Brasil e se sim em qual parte do país?

O que são essas linhas imaginárias? Quantas existem e quais dessas linhas imaginárias que cortam o Brasil? Onde exatamente elas passam e se é possível ver algum sinal dela nesse local?

// Respostas

Como o próprio nome sugere as linhas imaginárias foram criadas para dividir a terra em  hemisférios ou criar grandes divisões para efeitos de geografia e estabelecer limites imaginários como zonas climáticas, entre outras características. Existem seis ou sete linhas imaginárias, dependendo de como você enxerga a questão. A sétima seria a linha internacional da data.

Dessas seis ou sete linhas imaginárias, duas apenas passa pelo Brasil sendo a primeira delas Trópico do Equador que passa no extremo norte do país e que divide a terra em hemisfério sul e hemisfério norte. Portanto o Brasil é um dos poucos países do mundo que estão nos dois hemisférios da terra embora a maioria esteja no hemisfério sul, a uma pequena parte do país  está na verdade no hemisfério norte.

A segunda linha que passa pelo Brasil trópico de capricórnio que corta os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Ele divide as zonas climáticas Tropical de Zona Temperada do Sul.

Quais as linhas imaginárias existem na terra?

Basicamente existem seis linhas imaginárias que cortam a terra criando algumas divisões e  estabelecendo importantes limites geográficos imaginários. Antes de mais nada é preciso deixar claro que essas linhas não existem na prática e  você não terá nenhuma evidência física dela se for até o local onde elas passam, no máximo encontrará alguns monumentos destacando onde passa determinada linha, mas apenas isso.

As duas linhas imaginárias mais fortes são: Trópicos do Equador é o Meridiano de Greenwich.

  • O primeiro divide a terra em dois hemisférios sendo norte e sul: O Equador recebeu este nome em homenagem ao país Equador, pois esta linha corta aquele país. Sua importância é grande para a geografia e também para a meteorologia, sem contar outras ciências. A linha do Equador é onde o sol se alinha perfeitamente com a terra nos equinócios da primavera e do outono.
  • O segundo também divide em dois hemisférios sendo lado ocidental lado oriental. Esta divisão é mais política, não tendo assim grande relevância para a questão científica. Talvez a maior contribuição para a ciência seja a questão do fuso horário, que conseidera esta linha como sendo a hora zero, também chamada de UTC-0 ou GMT-0.

Além essas duas linhas, existem ainda o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer que são paralelas ao Equador, o Trópico de Capricórnio passa mais ao sul e o Trópico de Câncer mais ao norte estabelecendo os limites daquilo que se chamamos de áreas temperadas. Os dois últimos trópicos são chamados de Círculo Polar Ártico que fica o extremo norte e Círculo Polar Antártico que fica ao extremo sul.

Poderíamos considerar ainda mais uma linha imaginária que a linha internacional da data, onde se separa a hora zero onde se inicia a contagem de horas no sistema de fuso horário. Veja que algumas imagens relatando mostrando a posição dessas linhas imaginárias no globo terrestre

PS: Como já visto acima, o Trópico do Equador eu Trópico de Capricórnio passa pelo Brasil.

Pouca gente diria, mas a foto abaixo retrata uma paisagem brasileira, o município de São Joaquim, em Santa Catarina. Lá, as temperaturas chegam a -10ºC no inverno. Além do fato da região ser montanhosa, as baixas temperaturas se devem à distância da cidade à linha do Equador.

Observe o mapa:

Nesse tipo de mapa, chamado planisfério, há linhas horizontais e verticais: elas são imaginárias e servem para localizar com exatidão um determinado ponto na superfície do planeta. Formam as chamadas coordenadas geográficas.

  • As linhas verticais, que no globo estão no sentido norte-sul, são chamadas meridianos. Já as linhas horizontais, que contornam o globo no sentido leste-oeste, são chamadas paralelos.
  • O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).

O que são hemisférios

Hemisférios são as duas metades em que os geógrafos costumam dividir a Terra, para melhor estudá-la. Quando cortamos uma melancia ao meio, geralmente o fazemos na vertical. Neste caso, as metades da melancia seriam como o hemisfério oriental e o ocidental.

Já em uma laranja o corte é sempre feito na horizontal. Nesse caso, com as duas metades temos a banda norte e a banda sul, como acontece com o globo terrestre no planisfério.

No caso da Terra representada nos mapas, o Equador é o principal paralelo. Ele também divide o globo em dois hemisférios. O hemisfério Norte corresponde à metade do globo localizada acima da linha do Equador, e o hemisfério Sul é a metade que está abaixo do Equador.

Vivemos em qual hemisfério?

Observe novamente o planisfério: nele você fica sabendo que o Brasil está localizado no hemisfério Ocidental. Mais: pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

Quanto mais próxima uma região está do Equador, mais quente ela costuma ser. Isso ocorre porque as áreas próximas do Equador recebem os raios solares durante todo o ano de forma direta.

Nas áreas mais afastadas dessa linha imaginária, os raios solares, no período de inverno, chegam à superfície da Terra de forma inclinada, conduzindo menos calor.

O Brasil e os paralelos

Observe o mapa das regiões brasileiras e localize a linha imaginária do Equador.

Você vai notar que as regiões Norte e Nordeste do Brasil são as mais próximas da linha do Equador - por isso os Estados da Amazônia, no Norte, e os Estados do Nordeste brasileiro são quentes.

A região Sudeste e a região Sul são as mais distantes da linha do Equador. Por isso, os Estados dessas regiões são mais frios. Agora você já sabe por que faz mais frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina do que no Pará!
 

A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta entre os hemisférios norte e sul. Ela está localizada na porção central da esfera terrestre, mais especificamente no centro da zona climática tropical. A Linha do Equador tem grande extensão e corta um total de 12 países, incluindo o Brasil, na região Norte.

Essa linha possui função relacionada à localização no planeta. A Linha do Equador é um paralelo, ou seja, uma linha imaginária horizontal. Já os meridianos são linhas verticais. O principal meridiano é o de Greenwich. O posicionamento conjunto de paralelos e meridianos na superfície do planeta forma as coordenadas geográficas.

Leia também: Linha Internacional da Data — a linha imaginária que marca a mudança da data

Resumo sobre a Linha do Equador

  • A Linha do Equador está localizada na porção central do planeta. Ela corta um total de 12 países, localizados em quatro continentes.
  • Os países da América, mais precisamente da América Latina, cortados pela Linha do Equador são: Equador, Colômbia e Brasil.
  • No Brasil, a linha passa pela região Norte, especificamente pelos seguintes estados:
    • Amazonas;
    • Roraima;
    • Pará;
    • Amapá.
  • A Linha do Equador tem como função principal definir a localização de pontos no espaço geográfico mundial.
  • É importante para deslocamentos diversos e para o zoneamento climático do planeta.
  • É o principal paralelo da Terra. Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta horizontante.
  • Os paralelos, em conjunto com os meridianos, formam as chamadas coordenadas geográficas, que são fundamentais para a espacialidade.

Localizada na porção central do planeta, no chamado paralelo 0°, a Linha do Equador divide o planeta em dois hemisférios: norte e sul. Ela corta o planeta de leste a oeste e perpassa o território de 12 países, em quatro continentes (América, África, Ásia e Oceania).

→ Países em que a Linha do Equador está presente

Qual a extensão da Linha do Equador?

Com uma extensão aproximada de 40.000 quilômetros, a Linha do Equador perpassa grande parte da superfície terrestre, especialmente sua porção central, onde o diâmetro do planeta é mais elevado. O raio aproximado dessa linha é de 6.380 quilômetros. É uma das maiores linhas imaginárias em extensão.

Saiba também: Projeções cartográficas — representações da superfície esférica da Terra em um plano

Qual é a função da Linha do Equador?

A Linha do Equador tem funções importantes em termos políticos e geográficos, pois:

  • divide a Terra em dois hemisférios (norte e sul);
  • auxilia na localização de um objeto no espaço por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude).

Além de um singular referencial espacial, a Linha do Equador é essencial para a regionalização climática e vegetacional do planeta. Nesse contexto, a Linha do Equador indica as características físicas predominantes dos territórios cortados por ela, que são a presença de:

  • temperaturas elevadas;
  • chuvas volumosas;
  • vegetação tipicamente equatorial.

Linha do Equador no Brasil

Qual a linha imaginária que corta o Brasil ao Sul e qual a Linha que corta ao norte
A cidade brasileira de Macapá é cortada pela Linha do Equador.

No Brasil, a Linha do Equador corta a região Norte, especificamente os seguintes estados:

  • Amazonas;
  • Roraima;
  • Pará;
  • Amapá.

A capital do Amapá, Macapá, é a única capital estadual brasileira cortada pela Linha do Equador. É importante destacar que as regiões próximas à Linha do Equador no Brasil são caracterizadas pelo clima equatorial, marcado pelas altas temperaturas e pelos grandes volumes de chuvas. Além disso, essa linha imaginária corta o bioma Amazônico, conhecido pela sua grande biodiversidade.

Paralelos, meridianos e a Linha do Equador

Os paralelos são linhas imaginárias que atravessam o planeta horizontante. Elas variam entre 0° e 90° no sentido norte e sul. A Linha do Equador é um dos vários paralelos que compõem o planeta. Ela é o principal paralelo em termos políticos e geográficos do mundo.

A Linha do Equador define a divisão entre as porções norte e sul do planeta e auxilia no cálculo da latitude. Há ainda outros paralelos importantes em nível mundial, como:

  • Círculo Polar Ártico;
  • Trópico de Câncer;
  • Trópico de Capricórnio;
  • Círculo Polar Antártico.
Qual a linha imaginária que corta o Brasil ao Sul e qual a Linha que corta ao norte
O monumento Metade do Mundo está localizado em Quito, no Equador.

Por sua vez, os meridianos também são linhas imaginárias, mas que cortam o planeta verticalmente. Eles variam de 0° a 180° no sentido leste e oeste. Os meridianos são fundamentais para a definição de localização espacial, por meio da longitude, e também do estabelecimento das horas, a partir do estabelecimento dos fusos horários. O principal meridiano é o de Greenwich. Para saber mais sobre essas linhas imaginárias, acesse: Paralelos e meridianos.

Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich

  • A Linha do Equador é o principal paralelo do planeta.
  • O Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta.

Essas linhas imaginárias são fundamentais para a definição da localização de um ponto no espaço mundial. Por meio delas, há o estabelecimento das coordenadas geográficas, sistema de localização espacial baseado em uma grade de linhas imaginárias horizontais e verticais.

Veja também: Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais — qual a diferença?

Latitude, longitude e a Linha do Equador

Latitude e longitude são medidas de localização espacial originadas de uma grade de coordenadas geográficas formadas por linhas imaginárias horizontais (paralelos) e verticais (meridianos).

  • Latitude: a distância em graus entre um ponto qualquer da superfície terrestre e a Linha do Equador. Varia de 0° a 90° no sentido norte-sul.
  • Longitude: a distância entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich. Varia de 0° a 180° no sentido leste-oeste.

Sendo assim, a Linha do Equador é uma das linhas imaginárias que possibilita o cálculo da latitude e, consequentemente, das coordenadas geográficas. A sua definição é fundamental para a localização espacial no planeta.