A música popular ou a clássica é apreciadas

Você provavelmente já ouviu falar sobre estes termos, mas sabe defini-los?

O termo erudito não é realmente um termo muito adequado e pode nos levar a falsas conclusões. Segundo o dicionário Houaiss, o termo deriva do latim eruditus, no sentido de 'que obteve instrução, conhecedor, sábio'. Então só quem obteve estudo formal e erudição que pode apreciar esta música? Realmente, para entendermos melhor esta música, precisamos conhecer alguns elementos básicos da história da música, mas não precisamos chegar a ser nenhum sábio ou um ‘ás’ no assunto. Outros dicionários definem a música erudita como sendo música "séria" em oposição à música popular, música folclórica, música ligeira ou de jazz. Essa definição talvez não seja a melhor a se fazer, se considerarmos que a música para ser séria não precisa, necessariamente, ser música erudita.

No dicionário online Wikipédia, música erudita seria o sinônimo de música clássica ou música de concerto e significa:

O nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e liturgia ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. Apesar do nome que remete a algo do 'passado' ou 'antigo', esta variedade de música é escrita também nos dias de hoje, através de compositores do século XXI que criam obras inéditas, originais e atuais”.

Pode ser que esta definição tenha nos ajudado a compreender melhor o que é música erudita, mas, ainda assim, precisamos esclarecer alguns termos presentes nesta definição, como ‘música secular’, ‘liturgia ocidental’ e ‘cânones’, que a própria Wikipédia nos fornece. Vamos lá?

Música secular: é a música destituída da temática religiosa. No mundo ocidental, começou a desenvolver-se no fim da Idade Média, por consequência do enfraquecimento do poder da Igreja Católica, que outrora influenciava todos os aspectos da vida medieval, incluindo a música.

Música litúrgica: é a música executada ou composta para fins religiosos. É oposta à música profana ou secular, e varia sua forma e seu propósito de acordo com a religião.

Cânone: é um conjunto de regras sobre um determinado assunto.

Com estas definições, procure voltar ao parágrafo em itálico da definição de música erudita e veja se foi possível compreender melhor o termo.

Muitas vezes o termo ‘música clássica’ é utilizado como sinônimo de ‘música erudita’, mas muitos autores não concordam com este termo, pois pode confundir com a música escrita exclusivamente no período conhecido como Classicismo da História da Música, que ocorreu entre aproximadamente 1750 e 1820. No Dicionário Grove de Música, o termo ‘clássico’ é colocado em oposição ao termo ‘romântico’, que dá nome ao período da música imediatamente posterior ao Período Clássico; esta oposição se dá em relação às formas ditas ‘clássicas’ e às formas mais livres do Período Romântico.

O nome está especialmente aplicado para obras escritas dentro das formas que foram utilizadas pelos grandes mestres da última parte do século XVIII, como obras instrumentais na forma sonata e óperas escritas após as tradições recebidas; e neste sentido, o termo está utilizado como oposto ao termo ‘romântico’, dentro de uma controvérsia entre músicos que desejavam permanecer absolutamente dentro das formas antigas (clássicas) e outros, como Schumann, que desejavam desenvolver a música em formas que deveriam representar a livre inspiração do compositor”.

O termo ‘clássico’ então não seria o termo mais apropriado para designar esta música, pois se refere a um período específico e não tão amplo como o termo ‘erudito’, que abrange a música escrita desde o século IX até os dias atuais.

Já o termo popular geralmente é associado a um tipo de música escrita e apreciada pelo povo e o termo é utilizado em oposição à música erudita:

É um gênero apreciado por um grande número de pessoas. Também é chamada música pop. A música popular é diferente da música clássica ou erudita, que é mais formal e elaborada. A música folclórica também é um gênero musical diferente da música popular; ela engloba as canções tradicionais de um povo. A música popular brasileira engloba o samba, a bossa nova, o rock, o forró, o sertanejo e o brega entre outros estilos”.

Você concorda que a música erudita seja mais elaborada do que a música popular? Realmente, se pensarmos na bossa nova, por exemplo, não podemos concordar com este tipo de definição, pois este gênero da música popular brasileira é bastante elaborado no que se refere à harmonia. Por outro lado, a música popular é mais livre no aspecto formal, pois prescinde de muitas das formas musicais pré-estabelecidas da música erudita, como a Sinfonia, o Concerto e a Sonata. Um recurso recorrente da música popular é a improvisação, o que torna também a música mais livre em relação à sua interpretação do que a música erudita.

Pela definição acima, a música folclórica também é um gênero da música popular. Mas como podemos diferenciar a música popular da folclórica? Segundo o site Toda Matéria:

As músicas folclóricas são canções populares e tradicionais que fazem parte da sabedoria popular. É aquela transmitida pela tradição oral e, muitas das vezes, o autor da mesma já foi esquecido ou nem mesmo chegou a ser conhecido”.

Neste sentido, nem toda música popular é folclórica, mas toda música folclórica é popular. Por quê? Pois nem toda música popular parte da tradição oral ou não se conhece seu autor.

Agora que vimos todas estas definições, procure escutar as músicas selecionadas abaixo online (procurando os títulos na internet) e tente distinguir estas músicas entre os gêneros erudito, popular ou folclórico:

1-    As Quatro Estações de Vivaldi

2-    A Banda de Chico Buarque

3-    São João Da-ra-rão com Virgínia Rosa

4-    Odeon de Ernesto Nazareth

5-    Clair de Lune de Debussy

6-    Let it Be dos Beatles

7-    Aquarela de Toquinho

8-    O cravo brigou com a rosa

E agora, ficou mais fácil diferenciar os termos?

Referências

http://almanaque.folha.uol.com.br/musicaerudita.htm consultado em 08/02/2018

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_cl%C3%A1ssica consultado em 08/02/2018

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/m%C3%BAsica-popular/482258 consultado em 08/02/2018

Dicionário Grove de Música - versão disponível em:


http://imslp.org/wiki/Dictionary_of_Music_and_Musicians_(Grove,_George) consultado em 08/02/2018

A música popular ou a clássica é apreciadas
Música é um substantivo feminino um, com origem no termo musica, em Latim. Dependendo do contexto, o termo deve ser considerado um adjetivo feminino.

A música é considerada uma arte uma questão artístico humana, porque envolve a combinação de variados sons ritmos, associados também com melodias harmônicas.

A música promove a geração de um som congruente lógico, pelo que se procura um significado através do contexto sonoro, podendo ter transmissão através da voz ou de instrumentos musicais.

No sentido de questão educacional, a música traz a relação da sintoma artística de um correto conjunto ou povo, em idade ou zona. Diante disso, ela se transforma em uma forma de expressar os sentimentos.

Ao longo dos séculos, a música foi produzindo novos gêneros musicais, até chegar nesse detalhe da atualidade. Em qualquer gênero, ainda, existem subgêneros outros estilos, que são, na maior parte das vezes, sutis, dependendo da tradução individual controversas.

Música erudita ou clássica

A música clássica, ou chamada também de música erudita, existe a partir de, por volta de, o século IX.

O termo iluminado provém da vocábulo em Latim eruditus, que possui como significado “educado” ou “instruído”. Neste caso, a música clássica possui como definição uma música elaborada, que não pertence a tradições populares, considerada culta, tendo como peculiaridades o estabilidade dos sons da simetria.

A frase “música clássica” começou a ser utilizada unicamente a gretar do século XIX, sendo aplicada tanto para uma produção de elevado nível como para o som iluminado como um todo.

A música clássica feita na Europa é desigualdade de todas e cada uma das demais pela utilização de partituras, um sistema que é empregado a partir de o século XVI. O sistema de partituras trabalha na realização da obra, de forma a indicar a profundidade, urgência, métrica, ritmo receita de ser tocada (para uma bocado músico).

Conhecidos músicos eruditos são, por ex: Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Giuseppe Verdi Frédéric Chopin.

Ópera

A termo ópera vem do ítalo, sendo que significa “trabalho” em Latim, é o diverso de opus (obra). Essa categoria faz secção da tradição da música clássica europeia ocidental, surgindo no início do século XVII, na Itália. Sua origem remonta as tragédias gregas os cantos carnavalescos da Itália do século XIV.

Foi a lascar dos séculos XVII XVIII que a ópera se espalhou pela Europa, sendo absolutamente apreciada pela nível burguesa aristocrata.

A ópera é um gênero de música teatral, considerada como uma obra dramática, onde uma ação em cena é cantada de modo harmônica tendo como seguimento instrumentos musicais. Usualmente há um conjunto de cantores ou um solista.

A ópera possui como peculiaridades elementos comuns do teatro, entre que a cenografia, o próprio roupas a atuação. A programação tradicional de uma ópera se inicia com a exórdio, onde uma música é tocada pela orquestra. Logo depois vem o instante onde os atores dialogam, no instante chamado recitativo. Todos e cada um dos personagens secundários têm participação no coral, que os atores primordiais interpretam as árias, que são as composições para voz solista.

No Brasil, Carlos Gomes foi o principal compositor da história da música brasileira, com sua principal obra sendo O Guarani.

A música popular, também conhecida como somente pop, é um dos gêneros mas apreciados no planeta todo na era contemporânea, sendo que no Brasil, seus primordiais tipos são o samba a bossa novidade.

O classe mas preponderante sucedido é o rock. Outros tipos mas conhecidos também são o country, rap, blues, jazz (reconhecido nos Estados Unidos), reggae (teve sua origem na Jamaica) a salsa (bastante popular em países como Balseiro Colômbia).

A música popular, geralmente, é vista como as músicas tradicionais de determinada zona. Apreciadores da música clássica apontam que a música popular é somente uma forma de brincadeira, que a erudita é a verdadeira arte, desse modo é um tema de controvérsias discussões.

Em termos de impacto, deve-se considerar os cantores Michael Jackson Madonna como símbolos da música popular nos Estados Unidos.

Na música popular brasileira, as escolas de João Gilberto Elis Regina tiveram sua quota de impacto.

Presentemente, a música popular é vista como um poço de fins lucrativos, quer dizer, varias empresas procuram descobrir grandes futuros nomes da música para maximizar lucros.

Isso torna a música popular dissemelhante da música folclórica (também chamada de tradicional), porque esta última trabalha com músicas passadas de geração para geração, assim simbolize as tradições costumes de um povo. Em certa secção, a música tradicional possui uma intimidade com a música popular, porque gêneros como o tango, forró o bode, por ex, são de extensa impacto na música moderna.

O significado de Música está na categoria Por norma geral