Chá de folha de algodão para corrimento

O algodoeiro é uma planta, conhecida cientificamente por Gossypium herbaceum, que tem propriedades antidepressivas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antidiabéticas, analgésicas, ação antimicrobiana, hemostática e estimulante da cicatrização, sendo usado no alívio de dores, na cicatrização de feridas e no combate ao reumatismo.

No entanto, o algodoeiro, no homem, pode diminuir a quantidade de espermatozoides produzidos, assim como afetar a fertilidade da mulher. Por esse motivo, esta planta não deve ser utilizada sem orientação de um profissional de saúde, especialmente durante a gravidez, uma vez que pode provocar malformações no bebê.

O algodoeiro pode ser consumido através das suas folhas, em forma de chá ou de tintura e, o seu consumo deve ser para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Os principais benefícios do algodoeiro são:

1. Ajuda a aliviar dores

O algodoeiro tem propriedades analgésicas, podendo ser útil no alívio da dor de cabeça, de estômago ou dores articulares, e, anti-inflamatórias, diminuindo a inflamação, na articulação, o que ajuda a reduzir a dor sentida e o desconforto.

2. Favorece a cicatrização de feridas

Devido às suas propriedades, o algodoeiro pode ser usado para promover a cicatrização de feridas, uma vez que é anti-inflamatório, permitindo reduzir o inchaço e a vermelhidão no local da ferida. 

Além disso, o algodoeiro tem propriedades antimicrobianas que permitem que a ferida não fique infectada, sendo mais fácil de tratar e, como é um hemostático natural, ajuda a parar a hemorragia, acelerando o processo de cicatrização.

3. Regula os níveis de açúcar no sangue

O algodoeiro ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue porque é capaz de aumentar a produção de insulina, que é o hormônio produzido no pâncreas quando a quantidade de açúcar circulante é muito elevada e que é responsável por tirar o açúcar do sangue para o interior das células. Assim, ao aumentar os níveis de insulina, é possível controlar a glicemia.  Além disso, alguns estudos indicam que o algodoeiro também é antidiabético, ajudando na prevenção do  aparecimento da diabetes.

4. Combate o reumatismo

O algodoeiro possui propriedade anti reumática e anti-inflamatória, podendo ser usada para ajudar no tratamento de doenças reumáticas, como artrite reumatoide e espondilite anquilosante, já que ajuda a diminuir os sinais de inflamação, como dor e inchaço nas articulações, diminuindo a restrição dos movimentos.

Além disso, devido à sua propriedade anti-inflamatória permite diminuir a inflamação nos ossos e articulações, reduzindo o inchaço e a dor.

5. Previne doenças cardíacas

O algodoeiro pode prevenir doenças cardíacas uma vez que contém flavonoides, com propriedades antioxidantes, que regulam os níveis de colesterol ruim e de colesterol total, prevenindo a formação de placas de gordura nos vasos e promovendo uma adequada circulação do sangue.

6. Ajuda na depressão

O algodoeiro tem propriedades antidepressivas, que permitem aumentar a quantidade de neurotransmissores que melhoram o humor, podendo ser usado no tratamento da depressão ou ser consumido quando a pessoa se sente triste, reduzindo o sentimento de tristeza e vazio e dando uma sensação de bem-estar.

7. Aumenta a produção de leite materno

O algodoeiro, sob forma de tintura, é galactagogo, ou seja, estimula a produção de leite materno pelas glândulas mamárias, podendo ser utilizado pelas mães para estimular e aumentar a produção de leite materno durante a amamentação. Saiba mais sobre a tintura de algodoeiro.

Como fazer o chá das folhas de algodoeiro

O chá de algodoeiro é uma excelente forma de  obter todos os benefícios do algodoeiro.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de algodoeiro;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar duas colheres de sopa de folhas de algodoeiro em um litro de água, deixando ferver por 10 minutos, coar e beber morno até 3 vezes ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

Um dos efeitos colaterais que o algodoeiro pode ter é a diminuição da produção de espermatozóides, no homem, reduzindo a sua fertilidade.

Por outro lado, o algodoeiro na mulher grávida pode provocar malformações no bebê e aborto espontâneo.

Quem não deve usar

O algodoeiro não deve ser consumido por mulher grávidas, uma vez que pode provocar malformações no bebê e, em alguns casos, aborto espontâneo.

Chá de folha de algodão para corrimento

Foto da internet

O algodoeiro é conhecido pelas nossas avós como planta medicinal excelente no combate aos problemas uterinos. Fato comprovado por muitas mulheres que ainda hoje utilizam de seu consumo. O algodão serve para a produção de tecidos para roupas, limpeza de pele, de unhas, curativos e produtos higiênicos como os absorventes. Entretanto, em suas folhas está a parte mais interessante quando se trata de saúde.

As folhas do algodão são diuréticas, antirreumáticas, bactericidas, emolientes e anti-hemorrágicas. Por conselhos de minha  genetriz as utilizei em meu pós-parto em banhos de assento e na tomada de chás para evitar infecções e curar com mais rapidez o útero. Algumas mulheres utilizam o medicamento para o tratamento de infecções urinárias.

Preparando o chá:

03 colheres sopa de folhas de algodão;

01 litro de água.

Lave bem as folhas, junte-as à água e deixe ferver por aproximadamente 05 minutos. Seu consumo deverá ser de 03 vezes ao dia. O chá não pode ser ingerido após ter alcançado 24 horas de preparo.

Ingerir a bebida em exagero pode causar constipação.

Segundo a enciclopédia livre “O algodão é uma fibra branca (esbranquiçada) que cresce a volta das sementes de algumas espécies do gênero Gossypium, família Malvaceae. Há muitas espécies nativas das áreas tropicais da África, Ásia e América, e desde o final da última Era glacial tecidos já eram confeccionados com algodão. Atualmente, somente 4 espécies são aproveitadas em larga escala para a confecção de tecidos e instrumentos médicos. É uma planta subtropical, comum no México, Austrália e África. Estima-se que a produção mundial gire em torno de 25 milhões de toneladas anualmente.

OBS: O médico deve ser sempre consultado.

Por Marcinete Aparecida Pereira Leite Lima.

Postado em sábado, 16 de junho de 2018 às 11:14

Do algodoeiro também pode-se extrair benefícios da raiz, da semente e das folhas, com as quais se faz o chá...


 O algodão é velho conhecido de todos. É aquele chumaço branco e fofinho utilizado pela indústria na produção de fibras têxteis. Também é colhido e vendido no seu formato original em farmácias e em supermercados para usar como curativo ou para ajudar a remover esmalte. Mas o que nem todos sabem é que o chá de folha de algodão é uma alternativa que traz benefícios à saúde.

6 Benefícios do chá de folha de algodão

Na planta do algodão, as fibras, que são a parte branca e fofinha, têm a função de proteger as sementes que ficam em seu interior. Elas são utilizadas para fazer o óleo de algodão, muito usado na indústria de cosméticos, de alimentos e de limpeza. Além da fibra e das sementes, as folhas também podem ser utilizadas para fazer chá de folha de algodão. Então, embora não haja uma grande quantidade de informações disponíveis sobre as propriedades medicinais da folha de algodão, veja agora quais delas fazem parte dos manuais de fitoterapia com base em conhecimento popular.


1. É antidiarreico e antidisetérico

Essas propriedades do chá de folha de algodão servem para ajudar pessoas que estejam com diarreia ou com disenteria. Mas vale lembrar que o problema pode ser um sintoma de outra doença, e por isso deve consultar o médico mesmo fazendo uso do chá.


2. Atua contra hemorragia uterina

Há também relatos do uso eficaz do chá de folha de algodão por mulheres que sofrem com excesso de sangramento durante a menstruação ou devido à alguma inflamação intrauterina que provoque hemorragia. Da mesma forma que na dica anterior, é importante consultar o médico para saber de onde está vindo a hemorragia e para tratá-la na raiz do problema.


3. Propriedade antifúngica

O chá da folha de algodão misturado com flores do algodão possui efeito antifúngico, que auxilia no combate de frieira, de candidíase, de micoses e de outros ataques por fungos.

4. Remédio para melhorar a memória

O chá de folha de algodão, nesse caso misturado com extrato da raiz da planta, tem boa reputação como tratamento para perda de memória por motivos de idade. A perda de memória pode ser sintoma de alguma doença, por isso o chá não substitui a consulta ao médico. Para utilizar a raiz da forma correta, deve-se remover a planta da terra, retirar pedaços da raiz, lavá-las bem e remover a sua casca, que será utilizada como parte do chá.

5. Estimula a menstruaçãoNa dica anterior sobre o chá de folha de algodão atuar contra a hemorragia uterina, falou-se apenas nas folhas. Nesse caso, para mulheres que estão com a menstruação atrasada e têm certeza de que não estão grávidas, podem adicionar raízes da planta ao chá para fazer a menstruação descer. Mas beba o chá somente após consulta com um médico.

6. Ajuda a aliviar os efeitos da menopausa

Também conforme o conhecimento popular, diz-se que o chá de folha de algodão e com a raiz ajuda a reduzir os sintomas incômodos da menopausa, como os famosos calorões e a memória fraca.

Como fazer o chá

Agora que conhece os principais benefícios do chá de folha de algodão e da sua raiz, veja como preparar em casa. A quantidade recomendada é de, no máximo, 3 xícaras ao dia. Fique atento a qualquer efeito colateral que possa sentir e, nesse caso, interrompa o uso.

Chá de folha de algodão para corrimento

Ingredientes

Água: 1 litro; Folhas de algodão picadas: 2 colheres de sopa. Modo de preparo 1. Em uma panela pequena, coloque a água e as folhas e leve para aquecer. Quando começar a ferver, deixe mais 10 minutos em infusão. 2. Passado esse tempo, desligue o fogo, deixe o chá amornar, coe e beba no mesmo dia para evitar a perda das propriedades. Por isso não é recomendado fazer uma quantidade maior. Dica: Se for incluir um pouco de raiz de algodão, reduza a quantidade de folhas pela metade. As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Fonte: dicasonline