Marque a opção correta qual e a extensão territorial da Europa

No sentido estritamente geológio e geográfico, a Europa é uma grande península, a parte ocidental da Eurásia ou continente eurasiano. Por motivos culturais, considera-se a Europa como um região continental. Trata-se de um continente pequeno, cuja superfície é de 10.400.000 Km2 (apenas cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados a mais que o território brasileiro).

Por outro lado, ela conta com cerca de 800 milhões de habitantes, sendo o terceiro continente mais populoso, após a Ásia e a África. A história e a cultura européia influenciaram indiscutivelmente o mundo inteiro. A posição central da Europa em relação aos outros continentes e penetração marítima sempre favoreceram a comunicação entre as populações das diversas regiões e as migrações para outras áreas do mundo.

Os mares constituem os maiores limites naturais da Europa. Ao Norte, ela é delimitada pelo oceano glacial Ártico; a Oeste, pelo oceano Atlântico, ao Sul, pelo mar Mediterrâneo e o mar Negro; a Leste, pelo mar Cáspio e ainda pela cadeia montanhosa dos Urais e pelo rio Ural.

Relevo

A Europa é composta de um conjunto de penínsulas unidas. As maiores delas são a "terra firme" e a Escandinávia, no norte, divididas pelo mar Báltico. Três penínsulas menores (Ibérica, Itálica e Balcânica) despontam da margem sul do território no Mediterrâneo, separando o continente da África. No Leste, a terra firme se estende até os limites do continente com a Ásia, nos Urais.

Os relevos europeus mostram grandes desníveis em áreas relativamente pequenas. Alternam-se extensas planícies (Europa báltica, Europa Central), maciços pré-cambrianos (Escandinávia, Escócia) ou paleozóicos (Maciço Central, Vosges, maciço Xistoso-Renaro, Meseta Ibérica) e elevadas cadeias terciárias (Alpes, Pireneus, Cárpatos, Cáucaso). As diferenças geográficas explicam a separação das nações européias ao longo da história.

Hidrografia

A Europa possui três regiões hidrográficas: a dos rios atlânticos, como Minho (Espanha e Portugal), Sena (França), Mosa (França, Bélgica e Países Baixos) e Tâmisa (Inglaterra), que são coletores de planície e apresentam caudal regular durante todo o ano; a dos rios de planície, como Vístula (Polônia), Dniepre (Rússia, Belarus e Ucrânia), Dniester (Ucrânia e Moldávia), Don (Rússia) e Volga (Rússia), que apresentam longos trechos navegáveis e que congelam no inverno; e a dos rios mediterrâneos, como Ebro (Espanha), Garona (Espanha e França), Ródano (Suíça e França) e Pó (Itália), que possuem curso muito irregular e estão sujeitos a longas estiagens no verão. Os regimes do Danúbio (Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Romênia, Moldávia e Ucrânia.) e do Reno (a Suíça, a Áustria, o Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos) variam conforme a região que atravessam.

Clima

O continente apresenta grande variedade climática devido à configuração topográfica, que permite a penetração da influência moderadora do oceano Atlântico. Há três tipos de clima: o oceânico, o continental e o mediterrâneo. O primeiro se estende pela faixa ocidental, da Noruega a Portugal. O clima continental predomina na Polônia, no leste da Alemanha, nas regiões banhadas pelo Danúbio, na Suécia, na Finlândia, nos países bálticos e nas regiões européias da Rússia. O clima mediterrâneo cobre uma grande extensão do continente em virtude do longo corredor formado pelo mar Mediterrâneo, que atrai as massas de ar atlânticas no outono e no inverno. Abrange sobretudo o sul da França, a Espanha, a Itália e a Grécia.

Flora e fauna

Há cinco regiões botânicas. A tundra aparece nas áreas mais ao Norte do continente (Escandinávia, Islândia, Rússia). A faixa situada ao sul dessa área é coberta pelo bosque boreal de coníferas (pinheiros, abetos e lariços). O bosque temperado se estende ao longo da costa atlântica (faias, carvalhos, tílias) e limita-se, a leste, com a estepe, cuja vegetação gramínea se prolonga da Hungria à Ucrânia. Ao sul do bosque temperado, prevalece a vegetação mediterrânea (pinheiros, azinheiras e sobreiros).

A ação humana reduziu o número e o hábitat das espécies selvagens européias. Na zona mais setentrional vivem animais de peles finas, como a rena e a foca. Nos bosques temperados habitam o urso pardo, a raposa, o lince e a lontra, e, na área mediterrânea, lebres, javalis, perdizes e faisões. A montanha apresenta uma fauna peculiar, com animais como o alce e o cabrito montês.

Composição étnica

A Europa é o continente de maior densidade populacional do mundo e de mais equilibrada distribuição demográfica. Os povos europeus são em sua maioria caucasóides (brancos), com exceção dos lapões, búlgaros, turcos, magiares e finlandeses, de origem mongolóide.

Línguas

A maioria das línguas européias procede do tronco indo-europeu. Os grupos mais importantes são: o neolatino ou românico (francês, italiano, espanhol, português, provençal, sardo, reto-romeno, catalão, galego, romeno); o eslavo (russo, polonês, ucraniano, bielorrusso, búlgaro, servo-croata, esloveno, sorábio ou vendo, tcheco, eslovaco); o germânico (alemão, neerlandês, frísio, inglês, dinamarquês, norueguês, sueco, islandês); o celta (irlandês, escocês, galês, bretão); o ilírico (albanês); e o helênico (grego). Das línguas não indo-européias destacam-se a família fino-úgrica (húngaro, finês ou finlandês, estoniano, lapão e carélio), a altaica (turco), a camito-semítica (maltês) e o basco ou vasconço, este sem relação com nenhuma família lingüística conhecida.

Europa é um dos seis continentes do mundo, sendo em extensão territorial o segundo menor. O continente é banhado, ao norte, pelo Mar Ártico; ao sul, pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro; a oeste, pelo Oceano Atlântico; e, a leste, pelo Mar Cáspio. A Europa é também conhecida como o “Velho Mundo” e considerada o berço da cultura ocidental.

A Europa limita-se territorialmente com a Ásia, a leste, sendo considerada então um prolongamento da massa continental do continente asiático, formando, assim, a Eurásia (massa continental formada pela Europa e pela Ásia).

Os dois continentes são separados pela cordilheira chamada Montes Urais. Devido ao seu contorno bastante irregular, o continente europeu apresenta, além de várias penínsulas e ilhas, muitos países com costa litorânea.

Veja também: Países da Europa

Tudo sobre a Europa

Continente

Europa

Gentílico

Europeu

Área

10.180.000 km2

População

741.447.158 habitantes

Densidade demográfica

72,83 hab/km2

Idioma

Na Europa são faladas cerca de 60 línguas. Em alguns países, são faladas mais de uma língua. Exemplos de línguas europeias: espanhol, francês e alemão.

Países

50 países

Maior país

Rússia

Menor país

Vaticano

Países europeus e suas capitais

A Europa é composta por 50 países (Reino Unido é formado por quatro nações constituintes) e oito dependências. São estes:

1) Albânia (Capital: Tirana)

2) Alemanha (Capital: Berlim)

3) Andorra (Capital: Andorra, a Velha)

4) Áustria (Capital: Viena)

5) Bélgica (Capital: Bruxelas)

6) Bielorrússia (Capital: Minsk)

7) Bósnia e Herzegovina (Capital: Sarajevo)

8) Bulgária (Capital: Sofia)

9) Cazaquistão (Capital: Astana)

10) Chipre (Capital: Nicósia)

11) Croácia (Capital: Zagreb)

11) Dinamarca (Capital: Copenhague)

12) Eslováquia (Capital: Bratislava)

13) Eslovênia (Capital: Liubliana)

14) Espanha (Capital: Madri)

15) Estônia (Capital: Tallinn)

16) Finlândia (Capital: Helsinki)

17) França (Capital: Paris)

18) Grécia (Capital: Atenas)

19) Hungria (Capital: Budapeste)

20) Irlanda (Capital: Dublin)

21) Islândia (Capital: Reykjavik)

22) Itália (Capital: Roma)

23) Letônia (Capital: Riga)

24) Liechtenstein (Capital: Vaduz)

25) Lituânia (Capital: Vilnius)

26) Luxemburgo (Capital: Luxemburgo)

27) Malta (Capital: Valeta)

28) Moldávia (Capital: Chisinau)

29) Mônaco (Capital: Mônaco)

30) Montenegro (Capital: Podgorica)

31) Noruega (Capital: Oslo)

32) Países Baixos (Capital: Amsterdã)

33) Polônia (Capital: Varsóvia)

34) Portugal (Capital: Lisboa)

35) Tchéquia (Capital: Praga)

36) Macedônia do Norte (Capital: Skopje)

37) Reino Unido — é um Estado Soberano formado por 4 países:

  • Inglaterra (Capital: Londres)

  • Irlanda do Norte (Capital: Belfast)

  • Escócia (Capital: Edimburgo)

  • País de Gales (Capital: Cardiff)

38) Romênia (Capital: Bucareste)

39) Rússia — país que pertence à Europa e à Ásia (Capital: Moscou)

40) San Marino (Capital: San Marino)

41) Sérvia (Capital: Belgrado)

42) Suécia (Capital: Estocolmo)

43) Suíça (Capital: Berna)

44) Turquia — país pertencente à Europa e à Ásia (Capital: Ancara)

45) Ucrânia (Capital: Kiev)

46) Vaticano (Capital: Cidade do Vaticano)

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha

Mapa da Europa

Marque a opção correta qual e a extensão territorial da Europa

Mapa do continente europeu (Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Regiões da Europa

O continente europeu possui características bastante heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem espacial e econômica. São estas:

  • Europa Ocidental: é composta pelas nações banhadas pelo Oceano Atlântico, como Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, e também por países que possuem relação com o Ocidente.

  • Europa Meridional: é composta por nações banhadas pelo Mar Mediterrâneo situadas na Península Ibérica, como Espanha, Andorra, Grécia e Itália.

  • Europa Centro-Oriental: é composta pelos países que formam a ex-União Soviética e tornaram-se independentes, como Bósnia, Herzegovina, Kosovo, Moldávia, Macedônia do Norte, entre outros.

  • Europa Setentrional: é composta por países que se situam no extremo norte do continente, como os Países Nórdicos (Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia).

Economia da Europa

Ao longo de um grande período, a Europa foi considerada o centro econômico do mundo, principalmente devido a sua localização geográfica, estando no “centro do mundo”, ou seja, entre os demais continentes. Apesar de outras supereconomias, como os Estados Unidos (na América) e a China (na Ásia), na Europa ainda há grandes economias mundiais, como a Alemanha, que é a quarta do mundo; o Reino Unido, a quinta; a França, a sexta; e a Itália, a oitava.

Em relação às importações, o continente europeu importa matérias-primas, minerais e manufaturados de alta tecnologia. Já as exportações feitas por ele contam com automóveis, produtos químicos, manufaturados, entre outros.

A economia é impulsionada principalmente pela agropecuária, mineração e turismo. A indústria está relacionada à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologia nos setores de telecomunicações, eletrônicos, produtos farmacêuticos, siderurgia, aviões, entre outros.

No continente europeu existe o maior bloco econômico do mundo, a União Europeia. Constituído por 28 países, esse bloco representa a livre circulação de bens e mercadorias entre seus países membros, que adotaram uma única moeda, o euro. A União Europeia é atualmente o maior mercado de exportação de bens, serviços e produtos.

Leia também: Diferença entre importação e exportação

Aspectos geográficos

→ Clima

O clima predominante na Europa é o temperado (devido a sua localização geográfica), no qual pode ser observado variações continentais e oceânicas.

As áreas situadas na porção setentrional do continente apresentam temperaturas mais rigorosas no período do inverno, ao passo que as áreas situadas ao sul apresentam temperaturas mais amenas ao longo do ano e amplitudes térmicas menores quando comparadas aos países ao norte. Há regiões de clima semiárido, mediterrâneo e polar.

→ Hidrografia

Marque a opção correta qual e a extensão territorial da Europa

O Rio Volga é o maior rio do continente europeu em extensão, com 3688 km.

Devido ao grande recorte do continente, a Europa é banhada por diversos mares. No continente também pode ser encontrado diversos rios, como o Danúbio (nasce na Alemanha e deságua no Mar Negro), o Volga (Rússia) e o Rio Reno (Alemanha, França e deságua na Holanda). O rio Volga é o maior da Europa.

→ Vegetação

Por ser um território bastante heterogêneo, vários tipos de vegetação podem ser encontrados na Europa, como a Tundra, nas áreas de baixas temperaturas; a Floresta de Coníferas ou Taiga; a Floresta temperada, que é a vegetação predominante no continente, entre outros.

→ Penínsulas

O continente europeu possui cinco importantes penínsulas:

  • Escandinava

  • Jutlândia

  • Ibérica

  • Itálica

  • Balcânica

Saiba também: O que é a Escandinávia?

População

Entre os seis continentes do mundo, a Europa é quarto no ranking de população, com mais de 740 milhões de habitantes.

O continente é considerado o mais atrativo para migrantes vindos de todas as regiões do mundo, e, segundo relatório da Organização Internacional para Migrações, cerca de 70 milhões de pessoas na Europa vieram de outros locais.

O país mais populoso da Europa é a Rússia, com um pouco mais de 144 milhões de habitantes, e o menos populoso é o Vaticano, com cerca de 800 habitantes.

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia