Por que a historia foi dividida em periodos

A divisão da História é um processo complexo. Afinal, periodizar significa demarcar o tempo histórico com marcos significativos e apontar os elementos que caracterizam o recorte demarcado. Separar a História em períodos atende a fins didáticos e de práticas sociais, além de demandar compreensão dos fatos históricos. Abaixo, veja os cinco períodos da divisão tradicional e atividades sobre o assunto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

A divisão da História consiste na demarcação de períodos históricos que apresentam uma unidade própria, revelando aspectos singulares que os diferenciem de outras épocas.

É claro que cada período histórico sempre terá fatos em comum com épocas anteriores ou posteriores a ele – como o meio geográfico, certas necessidades básicas da natureza humana e algumas estruturas sociais. Mas o que importa, na divisão da História, é que suas diferenças características sejam mais relevantes e significativas do que os elementos de semelhança com outras épocas.

Essas diferenças não devem ser buscadas ao nível dos acontecimentos episódicos (que estão em permanente mudança), mas ao nível das estruturas, dos processos de longa duração. Nas civilizações cristãs, convencionou-se que o marco inicial para a contagem do tempo histórico é o nascimento de Cristo.

Assim, elaborou-se um calendário cristão, em que o ano 1 é aquele que começa com o nascimento de Cristo. Por isso, as datas anteriores a esse nascimento levam a abreviatura a.C. (antes de Cristo). Nem todos os povos adotam o calendário cristão: é o caso, por exemplo, dos muçulmanos e dos judeus.

Períodos da História

Entre os povos cristãos ocidentais, há uma periodização histórica bastante utilizada. Conforme essa periodização, chamamos de Pré-História o período que vai desde o aparecimento do homem primitivo (hominídeos) até o surgimento da escrita.

Publicidade

A partir daí, inicia-se a História propriamente dita, que, no caso ocidental, divide-se em quatro partes. Confira:

  • Idade Antiga: vai do fim da Pré-história (aparecimento da escrita) até o século V d.C. (queda do Império Romano do Ocidente, em 476).
  • Idade Média: vai do fim da Antiguidade até o século XV (queda de Constantinopla, em 1453).
  • Idade Moderna: vai do fim da Idade Média até o fim do século XVIII (Revolução Francesa, em 1789).
  • Idade Contemporânea: vai do fim da Idade Moderna até os dias atuais.
Por que a historia foi dividida em periodos
Como é feita a divisão da história? (Imagem: Reprodução)

É preciso frisar que nem todos os historiadores concordam com essa divisão da História, sendo que alguns propõem outros critérios para efetuar novas divisões do tempo.

A rigor, nenhuma periodização é plenamente adequada para satisfazer tema tão amplo. A periodização de uma “História geral” será sempre pouco rigorosa, além de imprecisa e discutível. Para continuar aprendendo sobre as transformações do mundo, aproveite e leia também sobre a história da internet.

Publicidade

Referências

Escritos sobre a História – Fernand Braudel
O sociólogo e o historiador – Pierre Bourdieu e Roger Chartier

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Divisão da História. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/divisao-da-historia. Acesso em: 16 de May de 2022.

Você está em Material de apoio > Períodos da história

O período que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra até o desenvolvimento da escrita, cerca de 3.500 anos a.C., é chamado por muitos historiadores de pré-história.

A denominação pré-história começou a ser utilizada no século XIX. Nessa época, acreditava-se que só era possível recuperar a história de qualquer sociedade se ela dominasse a escrita.

O registro escrito era, então, considerado a única fonte confiável das experiências humanas. A tradição oral, as pinturas, os objetos de uso cotidiano, por exemplo, representavam fontes secundárias e pouco confiáveis.

Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita).

Pré-história ou História dos povos pré-letrados

O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos. Essa ideia  é hoje muito criticada, afinal, os humanos que não sabiam escrever também têm história. Eles viviam, comiam, faziam objetos, se comunicavam. Como já sabemos, não é preciso o documento escrito para a pesquisa histórica. A cultura material também é fonte importante para o trabalho do historiador.

Por que a historia foi dividida em periodos

Pelos desenhos deixados  nas cavernas – as chamadas pinturas rupestres – o historiador pode obter indícios do que aqueles homens faziam, como pensavam, enfim, como eles viam o seu mundo. Pelos vestígios de utensílios, de ferramentas, o historiador pode saber como essas pessoas comiam, de que forma caçavam os animais, se faziam fogueiras, etc. Por isso, muitos estudiosos, hoje em dia, preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos que não sabiam escrever.

Divisão dos períodos da Pré-História

A história dos povos pré-letrados é usualmente dividida em três períodos:

  • Paleolítico ou Período da Pedra Lascada
  • Neolítico ou Período da Pedra Polida
  • Idade dos Metais

Após a pré-história, a divisão dos períodos da história é feita da seguinte forma (veja detalhes aqui):

  • Idade antiga
  • Idade média
  • Idade moderna
  • Idade contemporânea

Começaremos estudando os períodos da pré-história a seguir.

Por que a historia foi dividida em periodos
  
Por que a historia foi dividida em periodos

Como referenciar: "Divisões / Períodos da História" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2022. Consultado em 17/05/2022 às 12:19. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/periodos/

Você está em Material de apoio > Períodos da história

A História começa quando o homem cria a escrita. Isso aconteceu mais ou menos há 4.000 anos a.C.

Dessa data em diante, chamamos de Período Histórico ou História. Mas, para entender melhor a História, costuma-se dividi-la em idades:

Idades

Início

Término

Antiga

4.000a.C.(invenção da escrita)

476 d.C.(queda do Império Romano)

Média

476 (queda do Império Romano)

1453 (Tomada de Constantinopla)

Moderna

1453 (Tomada de Constantinopla)

1789 (Revolução Francesa)

Contemporânea

1789 (Revolução Francesa)

...

Idade Antiga

A Idade Antiga é o primeiro período da História. Para estudá-lo mais facilmente, ele é dividido em Antiguidade Oriental e Antiguidade Ocidental ou Clássica.

A Antiguidade Oriental é marcada pelo aparecimento dos primeiros povos civilizados: egípcios, mesopotâmicos, fenícios, hebreus.

Esses povos eram fortemente influenciados pelo meio físico-geográfico que habitavam. Em geral, possuíam uma economia baseada na agricultura e na pecuária e utilizavam mão-de-obra escrava.

Os fenícios, que não possuíam condições favoráveis a uma economia agrária, acabaram por desenvolver a navegação e o comércio.

O estudo da Antiguidade Ocidental refere-se a dois povos: os gregos e romanos. Essa fase é marcada por grande desenvolvimento comercial, tendo o mar Mediterrâneo como principal rota de comércio.

Confira nosso material sobre a Idade Antiga

Idade Média

Neste período da História notamos grande diferença entre o Ocidente e o Oriente.

No Ocidente, destacamos quatro fatores básicos da vida medieval:

  • o castelo, que era o centro da vida política e a habitação do senhor feudal;
  • o exército, que demonstra a atividade principal da nobreza, que era a de guerrear;
  • a Igreja, que cuidava de todos os aspectos espirituais da comunidade;
  • e, finalmente, em primeiro plano, os trabalhadores rurais que sustentavam economicamente a Europa na Idade Média. Eram chamados de servos.

No Oriente havia grandes impérios:

  • Árabes: inicialmente dominaram a Península Arábica e, posteriormente, em busca de terras férteis, conquistaram parte do território asiático, todo o norte da África e, na Europa, a Península Ibérica.

Deles herdamos, além do nosso sistema de numeração, também várias palavras do nosso vocabulário, tais como: álcool, álgebra, alface, etc.

  • Império Bizantino: sua capital chamava-se Constantinopla, que hoje é a cidade de Istambul. Sua situação geográfica favoreceu o desenvolvimento o comércio de produtos orientais. Foi dominada pelos turcos em 1453.

Confira nosso material sobre a Idade Média

Idade Moderna

Esta é uma idade de grande importância na história da humanidade, porque:

  • os homens descobriram muitos lugares da Terra que nem pensavam existir. Foi a época das Grandes Navegações;
  • o comércio se desenvolveu muito.

Com o desenvolvimento o comércio, a classe social dos comerciantes chamada burguesia, se fortaleceu.

Outro acontecimento importante da Idade Moderna foi o Renascimento, grande movimento  de pintores, escultores, filósofos e cientistas.

Nessa idade houve também uma divisão entre cristãos, surgindo, assim, o Protestantismo.

Os reis tornaram-se poderosos. Muitos abusaram  do poder. Por causa disso, o povo de uma país da Europa, a  França, revoltou-se contra o rei. Esse movimento deu-se em 1789 e é chamado de Revolução Francesa.

Confira nosso material sobre a Idade Moderna

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea é a idade em que estamos vivendo. Começa com a Revolução Francesa e vem até nossos dias.

Do ponto de vista econômico, apresenta grande desenvolvimento.

Foi a idade em que nasceu a indústria e com ela duas novas classes sociais:

  • a classe industrial: os patrões;
  • a classe operária: os empregados.

O comércio se desenvolveu demais no mundo todo. As cidades foram ficando cada vez maiores. E os cientistas fizeram grandes descobertas.

Na Idade Contemporânea, a ambição dos países pelo domínio econômico acabou provocando duas grades guerras mundiais:

  • A Primeira Guerra Mundial (1914/1918), quase exclusivamente europeia;
  • A Segunda Guerra Mundial (1939/1945), envolveu países de todos os continentes.

Confira nosso material sobre a Idade Contemporânea

Por que a historia foi dividida em periodos