Por que tomar agua com limao em jejum

Basta uma busca rápida no Google para encontrar inúmeros benefícios da água com limão em jejum. As promessas são inúmeras e vão desde emagrecimento, detoxificação do fígado, adequação do pH sanguíneo e intestinal, melhoras na digestão, aumento da imunidade…a lista é infinita!

Mas….

Será que a água com limão em jejum é assim tão mágica?

É aí que mora o perigo!

Eu já disse aqui e repito que nenhum alimento, por si só, é capaz de engordar, emagrecer ou provocar curas milagrosas!

Informações como essas servem apenas para confundir as pessoas, atrair “likes” ou como marketing de alguma empresa que tenta “faturar” em cima dessa “modinha”; e me deixa muito entristecida saber que até “profissionais” da saúde acabam por divulgar esse tipo de informação sem fundamento.

Do ponto de vista científico, não existe nada que justifique o consumo de água com limão em jejum.

Mas e as alegações de benefício que tanto divulgam por aí?

Para esclarecer, de uma vez por todas, essa questão, vamos desmistificar um a um os tais “benefícios” promovidos pelo uso dessa mistura mágica (só que não):

Vamos lá?!

1) Água com limão em jejum emagrece?

MITO! Não emagrece e nem engorda.

A alegação que usam ao promover essa informação seria de que a pectina (um tipo de fibra) existente no limão que poderia aumentar a saciedade e assim fazer com que você coma menos, induzindo assim ao emagrecimento. Acontece que a pectina do limão concentra-se principalmente na casca, e portanto, a ínfima quantidade de pectina no sumo do limão não seria suficiente para promover tal benefício.

Quer aumentar fibras? Sugiro optar por frutas como maçã com casca, chupar um cacho de uva ou ainda uma laranja com bagaço. Estas sim vão te proporcionar um consumo razoável de fibras.

Veja também: Jejum intermitente – prós e contras da dieta do momento

2) Promove detox sanguíneo

MITO! Repita comigo: Não existe alimento detox! É o seu fígado que faz esse trabalho naturalmente.

E não adianta mandar ver aquele copo de água com limão em jejum depois de um final de semana de exageros alimentares, porque não é isso que vai te destoxificar.

A melhor coisa a se fazer é esquecer o que passou e tocar a vida adiante, comendo normalmente e respeitando sua fome e saciedade.

Falando em jejum, outro tema que causa muita confusão. Vamos entender melhor sobre essa prática? Dá o play no vídeo que fiz para explicar esse assunto:

3) Equilibra o pH do sangue

MITO! Mais uma vez um mito com letras garrafais!!

O sangue humano é uma solução-tampão, ou seja, possui mecanismos naturais que garantem que seu pH seja estável, caso contrário, os processos bioquímicos e fisiológicos do nosso corpo ficariam comprometidos, podendo nos levar à morte.

Que inteligente é a nossa natureza, não!?

4) Aumenta a imunidade

Verdade. O limão é rico em vitamina C, que é uma vitamina associada ao aumento da imunidade.

Mas você também pode conseguir essa vitamina facilmente através do consumo variado de alimentos in natura, como laranja, acerola, pimentão, mamão, morango, kiwi, goiaba, caju, brócolis, etc., que também são ricos em vitamina C.

5) Melhora a digestão

Verdade. O ácido cítrico presente no limão se consumido em jejum poderia aumentar a secreção dos ácidos gástricos, auxiliando no processo digestivo.

Esses são apenas alguns dos mitos e informações associadas aos benefícios do consumo de água com limão em jejum

Como nutricionista, o que eu posso garantir, é que uma alimentação rica em alimentos in natura (incluindo o limão!), com baixo consumo de alimentos ultraprocessados, adequado consumo de água e respeito aos seus sinais de fome e de saciedade podem melhorar a sua saúde e consequentemente sua qualidade de vida.

Eu sou contra qualquer dieta restritiva que não possua um motivo de intolerância diagnosticada relacionada a um alimento.

Por isso, não acredito que um alimento por si só faz emagrecer ou engordar, como disse anteriormente.

A chave para alcançar o seu peso saudável é rever sua relação com a comida (e não se submeter à estratégias milagrosas como essa da água com limão em jejum).

Mas fique tranquilo, não é só você que está nessa busca… são milhares e milhares de pessoas que travam uma batalha diária com a balança.

Sou nutricionista, doutora pela USP e ao longo dos meus mais de 20 anos no meu consultório e como estudiosa da nutrição e da neurociência do comportamento alimentar, reuni ensinamentos valiosos para quem deseja voltar a ver a alimentação como algo prazeroso, e não estressante e que só gera culpa.

São dicas práticas como algumas das que dei nesse conteúdo e muitas outras reunidas em seis semanas de vídeo aulas, materiais e atividades online.

Todos esses ensinamentos reuni em meu programa online Efeito Sophie.

A minha missão é que você volte a escutar os sinais do corpo, como fome e saciedade. Além de ver que ter uma alimentação saudável é mais simples do que parece. Se você

  • Está cansado de fazer dietas restritivas;
  • Está batalhando com a aparência do corpo;
  • Está tentando emagrecer;
  • Sofre com o efeito sanfona;
  • Tem uma relação difícil com a comida (por exemplo, o “comer emocional”);
  • Ou que simplesmente quer aprender a se alimentar melhor!

O programa é feito para você! Se inscreva agora mesmo e vamos juntos mudar essa situação? Comece agora mesmo o programa online Efeito Sophie!

Resumindo: fuja das dietas milagrosas

Não acredite em receitas e alimentos milagrosos! Normalmente eles não cumprem o papel prometido e servem apenas para te deixar mais desconectado com a sua sabedoria alimentar interna.

A água e o limão podem e devem fazer parte de um contexto alimentar saudável, mas nunca espere resultados milagrosos desta combinação!

Bon appétit!

Agora que você já sabe tudo sobre água com limão em jejum, veja também esses outros artigos que separei:

E você, conte para mim nos comentários abaixo suas experiências para alcançar o seu peso saudável:

Por que tomar agua com limao em jejum

O consumo de água com limão pelas manhãs, em jejum, é uma prática recomendada pela medicina indiana (Ayurveda) e começou a ser adotada por muita gente que não, necessariamente, segue os preceitos orientais. A mistura destes dois ingredientes simples ajuda a aumentar a imunidade e ativa o metabolismo.

O limão é cítrico e ácido, mas em nosso corpo funciona como um alcalinizante. “Quanto mais alcalino o sangue, melhor, porque a maioria das doenças tem relação com a acidificação sanguínea. Açúcar, farinha branca, proteína em excesso, alimentos industrializados e refrigerante, por exemplo, acidificam o sangue. O limão faz o contrário”, explica Bianca Innocencio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa.

A mistura de água com limão ativa o metabolismo e o sistema imunológico e tem propriedades diuréticas e antioxidantes, além de hidratar o corpo e auxiliar no emagrecimento. A fruta cítrica é reconhecida por ajudar na digestão e na eliminação de substâncias inúteis ao organismo, na absorção e na reabsorção de nutrientes e na produção de algumas vitaminas do complexo B.

E ter uma boa digestão ajuda a manter um intestino saudável, o que também está relacionado a mais vitalidade e bom humor.

Como preparar a água com limão

Para que a mistura tenha mais eficácia, é importante que a água esteja morna. O líquido nestas condições também acelera o funcionamento do intestino pela manhã e tem seu efeito potencializado pela mistura com a fruta.

“Em um organismo saudável, os desequilíbrios desaparecem de forma natural, por meio do seu próprio poder de cura e regeneração. A água com limão auxilia o organismo a se restabelecer de forma natural”, explica Bianca Innocencio.

A receita é simples. De manhã, ainda em jejum, esprema meio limão em um copo e complete com água morna. Beba a mistura e espere, de preferência, trinta minutos para tomar o café da manhã. Algumas pessoas adicionam mel, sal, ou especiarias à receita básica de água com limão.

Fonte: Ativo

Tomar água com limão tem se tornado quase uma obrigação para quem está fazendo dieta para emagrecer. Diz-se que ela ajuda na digestão e é extremamente detox, além de ter muitos outros benefícios associados.

Você descobrirá a seguir quais são os melhores benefícios de tornar água com limão todos os dias para que você possa tornar isso um hábito que vale muito a pena ser incorporado no seu dia a dia.

Continua Depois da Publicidade

Antes porém, vale lembrar que outros alimentos incríveis também podem ser associados à água com limão para potencializar seus benefícios. É o caso do gengibre que, além de ter propriedades termogênicas e diuréticas, auxilia na perda de peso, combate a azia e gases intestinais, atua como antioxidante e anti-inflamatório, dentre outros muitos benefícios para a saúde. Você precisa saber mais sobre a água de limão com gengibre.

Tomar um belo copo de água com limão pelas manhãs já tem sua eficácia mais do que comprovada, mas há quem diga que tomá-la antes de dormir fará até melhor. Então aproveite e veja se tomar água com limão antes de dormir faz bem ou mal para a saúde.

As vantagens de tomar água com limão não são poucas e a tentação de substituir quase todo o líquido que você ingere no dia a dia por água com limão é grande. Mas não faça isso! Aprenda o jeito correto de tomar água com limão para obter os melhores resultados. Você vai descobrir a melhor temperatura da água, os horários e como deve fazer essa água aromatizada.

Água morna com limão de manhã ajuda a começar o processo de digestão para o dia. De acordo com a filosofia Ayurveda, as escolhas que você faz na sua rotina diária podem criar barreiras ao aparecimento de doenças ou até mesmo curá-las por completo.

Portanto, podemos afirmar que além da água com limão ajudar a emagrecer, ela também promove muitos outros benefícios do limão que são conhecidos há séculos.

Continua Depois da Publicidade

Aproveite para conhecer no vídeo a seguir as propriedades da água com limão para a saúde e boa forma:

Como fazer

Você deve usar água potável e ela deve estar morna, não quente. Você deve evitar água gelada. Sempre use limão fresco, se possível orgânico, nunca suco de limão em garrafa. Esprema meio limão em cada copo e beba assim que acordar, antes de comer qualquer coisa ou se exercitar. Se sentir algum desconforto gástrico, comece com uma colher de sopa do suco do limão em um copo de água, e vá aumentando essa quantidade com o tempo.

O suco de limão elimina resíduos e toxinas do corpo. Sua composição é similar à saliva e ao ácido clorídrico, que atuam na digestão. Ele ajuda na produção de bile pelo fígado, que é um ácido necessário para a digestão. As qualidades digestivas do limão ajudam a aliviar sintomas de indigestão, como queimação e inchaço.

Aliás, a água com limão pode ser usada como um leve laxante pela manhã, para estimular o sistema digestivo, evitando assim problemas como a prisão de ventre. Segundo a medicina Ayurveda, o sabor azedo do limão é o responsável por esse estímulo que promove a digestão facilitada dos alimentos e evita o acúmulo de toxinas no corpo.

2. Limpa seu organismo e é diurético

O suco de limão ajuda a eliminar materiais indesejáveis em parte porque o limão tem efeito diurético. Assim, as toxinas são eliminadas mais rápido, o que ajuda a manter seu trato urinário saudável. O ácido cítrico do limão ajuda a maximizar a função de enzimas, o que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação, e pode até mesmo ajudar a combater pedra nos rins.

3. Melhora seu sistema imune

O limão é rico em vitamina C e saponinas, que são ótimos para combater gripes e resfriados, além de fortalecer o sistema imunológico. O ácido ascórbico (vitamina C) encontrado no limão promove efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Continua Depois da Publicidade

Uma possível explicação para isso é que a vitamina C, abundante no limão, pode elevar a produção de glóbulos brancos, que são indispensáveis para o sistema de defesa do organismo.

Além disso, o limão é rico em potássio, que estimula funções cerebrais e nervosas. O potássio também ajuda a controlar a pressão arterial.

O limão é um dos alimentos mais alcalinizantes para o corpo. Claro, ele é ácido por si só, mas dentro do nosso organismo, ele é alcalino, pois o ácido cítrico não cria acidez no corpo uma vez que tenha sido metabolizado.

Beber água com limão regularmente pode ajudar a remover a acidez do corpo, incluindo ácido úrico, que é uma das principais causas de dor e inflamação nas juntas.

Acredita-se que beber água morna com limão logo pela manhã ajuda a regular os níveis de pH do corpo, propiciando um ambiente menos favorável para bactérias, vírus e células cancerígenas, por exemplo.

No entanto, é preciso ter cuidado com essa promessa de alteração do pH porque o nosso organismo já é programado para não sofrer grandes variações de pH no sangue. Se isso acontecer, é preciso investigar a causa, que pode ser uma condição de saúde chamada de acidose metabólica.

Continua Depois da Publicidade

5. Ajuda a limpar a pele

A vitamina C, assim como outros antioxidantes, ajuda a diminuir sinais de expressão e manchas, pois atua no combate aos danos causados por radicais livres. A vitamina C é vital para uma pele saudável, enquanto sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias conhecidas por causarem acne.

A vitamina C, contida no limão, ajuda a rejuvenescer a pele de dentro pra fora, uma vez que está envolvida na síntese do colágeno, uma proteína essencial para manter a pele firme e saudável. 

Outros compostos antioxidantes presentes no limão são os flavonóides, que são associados a uma melhor circulação sanguínea e a maior sensibilidade à insulina. Uma publicação de 2003 da revista científica Life Sciences mostra que os flavonoides encontrados no limão reduzem o estresse oxidativo e os danos celulares em animais. Em humanos, o controle dos danos celulares ajuda a prevenir doenças e evitar sinais de envelhecimento precoce na pele. 

6. Fornece energia e melhora seu humor

A energia que uma pessoa recebe dos alimentos vem dos seus átomos e moléculas. Uma reação ocorre quando íons positivos entram no trato digestivo e interagem com as enzimas negativas. O limão é um dos poucos alimentos que contém mais íons negativos, oferecendo mais energia ao seu corpo quando entra no trato digestivo.

Na aromaterapia, o aroma do limão também contém propriedades energizantes e que melhoram o humor. O aroma de suco de limão pode melhorar seu humor e ajudar a limpar sua mente.

Além disso, o limão também pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão, pois há uma possível relação que vem sendo estudada sobre o funcionamento adequado do intestino e a síntese de neurotransmissores essenciais – como a serotonina – para a regulação do humor.

A presença de minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio e o cálcio também é essencial para que ocorram várias reações metabólicas indispensáveis para preservar diversas funções celulares e nervosas importantes para a saúde do cérebro.

O ácido ascórbico (vitamina C), encontrado em abundância no limão, promove a cicatrização de ferimentos, e é um nutriente essencial na manutenção de ossos, tecidos conjuntivos e cartilagens saudáveis.

Além disso, como a vitamina C estimula a produção de colágeno, as células da pele danificadas são mais rapidamente substituídas por células novas, mais jovens e saudáveis, e tudo isso colabora para uma cicatrização mais rápida e para a formação de cicatrizes menos perceptíveis.

8. Refresca o hálito

Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por ajudar a aliviar dor de dente e gengivite. Mas esteja ciente de que o ácido cítrico pode danificar o esmalte dos dentes. Então você pode enxaguar sua boca com água potável depois de beber sua água com limão.

Porém, se você optar por escovar os dentes, o ideal é que seja feito antes de consumir a bebida, ou cerca de 30 minutos a 1 hora depois, para evitar o desgaste no esmalte dos dentes.

Se você quer evitar o mau hálito, beba um copo de água com limão logo pela manhã e depois das refeições principais.

O aroma do limão é capaz de disfarçar até mesmo cheiros fortes como o cheiro de alho, peixe ou cebola. Isso se deve ao fato de que o limão estimula a produção de saliva e beber a água com limão evita que a boca fique seca, o que também evita o mau hálito.

9. Hidrata seu corpo

Água morna e limão ajudam o sistema imune ao hidratar e repor fluidos perdidos pelo seu corpo. Quando seu corpo está desidratado, você pode sentir os efeitos, que incluem cansaço, lentidão, baixa imunidade, prisão de ventre, alterações na pressão arterial, insônia, falta de claridade mental e estresse.

Tomar bastante água durante o dia tem praticamente o mesmo efeito, mas para algumas pessoas é mais fácil beber água se ela for aromatizada ou saborizada, como é o caso da água com limão. Então, se isso for te ajudar a se hidratar melhor, vá em frente.

10. Ajuda na perda de peso

O limão contém muita pectina, uma fibra que ajuda a combater a fome. Mas para que a pectina seja ingerida, é preciso usar toda a polpa do limão e inclusive aquela parte branca embaixo da casca da fruta, pois é ali que se encontram as fibras.

Já os compostos antioxidantes presentes na água com limão também podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue além de melhorar a resistência à insulina. Uma regulação adequada dos níveis de açúcar é excelente para prevenir doenças como a diabetes do tipo 2 e a obesidade, e para evitar o acúmulo de gordura e, assim, contribuir para a perda de peso.

O maior benefício de tomar água com limão todos os dias é sem dúvidas a hidratação do corpo. Adicionar limão na água pode te estimular a beber mais água, o que é ótimo para manter a hidratação e a boa disposição, especialmente pela manhã quando o corpo se encontra menos hidratado.

Os outros benefícios da água com limão estão diretamente relacionados aos nutrientes do fruto, que ajudam a desintoxicar o corpo, a promover a perda de peso e a fortalecer o sistema imunológico.

Apesar de não existirem ainda muitas pesquisas sobre os benefícios de beber água com limão para a saúde, é certo que isso não te fará mal. Pelo contrário, o hábito de beber água com limão todos os dias é uma forma bem simples de obter mais nutrientes e de se hidratar melhor.

Vídeos

4 de 5 (407 Votes)