A cnh tem o mesmo valor da identidade

Respondemos as perguntas:

  • O que é CNH?
  • Qual o significado das letras na CNH?
  • Qual a diferença entre CNH e PPD?
  • O que é a CNH na identidade?
  • Qual o número da carteira de motorista?
  • Como conseguir o número da cnh pela internet?
  • O que é o número de espelho da CNH?
  • Onde fica o código da CNH? 

O que é CNH?

Você provavelmente já conhece a sigla CNH, não é? Ela se refere a Carteira Nacional de Habilitação, o documento obrigatório para conduzir um veículo no território nacional.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para poder ter uma CNH aqui no Brasil, os requisitos básicos são:

  • Saber ler e escrever;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir Carteira de Identidade ou outro documento equivalente;
  • Ser aprovado em todos os testes do processo de habilitação – que conta com exame físico, psicotécnico, prova teórica e prova prática

A CNH atual, contém fotografia, número de CPF, número de RG, entre outras informações pessoais do condutor. Por isso, também pode ser usada no Brasil como documento de identificação. 

A cnh tem o mesmo valor da identidade

A habilitação também possui um prazo de validade, com a Lei 14.071/20, que entrou em vigor no início de 2021, a validade dela passou a ser de 10 anos, para motoristas com idade entre 18 e 50. Para outras idades, esse período é um pouco menor, sendo 5 anos para motoristas entre 51 e 70 e apenas 3 anos para quem tem 71+.

Você pode consultar todos os detalhes das mudanças da CNH aqui. 

Além disso existem algumas regrinhas para manter sua CNH dentro da lei e continuar com o seu direito de dirigir. Dentre essas regras, as principais são: não ultrapassar o limite de pontos estipulados e não tomar multas auto suspensivas. Confira mais detalhes no vídeo:

E para consultar os pontos da sua CNH e ser avisado sempre que levar uma multa, você pode contar com o Gringo. Baixe o app para monitorar seus pontos e não correr o risco de ter sua CNH suspensa ou cassada!

Qual o significado das letras na CNH?

Mesmo que você ainda não tenha uma CNH, já deve ter notado que existe um código com letras para diferenciar as categorias da habilitação, certo? 

A cnh tem o mesmo valor da identidade

Se ainda não percebeu isso, relaxa que eu explico:

Essas letras servem para identificar qual a categoria da habilatação, ou seja, qual tipo de veículo aquele motorista está apto para dirigir. 

Isso porque cada categoria de habilitação possui um tipo de curso/formação de condutor diferente, que treina habilidades específicas para conduzir aquele veículo em particular. Por exemplo, dirigir um carro é bem diferente de dirigir uma moto, e mais diferente ainda de dirigir um caminhão ou ônibus. 

As categorias da CNH são:

  • A – Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 de cilindrada;
  • B – Condutor de veículos de quatro rodas, com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista – nessa categoria ainda é permitido acoplar reboques e semirreboques, desde que não ultrapasse o peso ou lotação máximos.
  • C – Nessa categoria, os motoristas podem dirigir todos os tipos de automóveis da categoria B, e também os veículos de carga, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, como caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.
  • D – Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodam mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans além dos permitidos nas categorias B e C. 
  • E – O condutor com a CNH da categoria E pode conduzir todos os veículos inclusos nos tipos B, C e D, além de veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas, como as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.
Categorias da CNH - O que é CNH?

É muito comum encontrar condutores que possuem uma CNH com duas categorias, como AB ou BD, por exemplo. Isso significa que o motorista fez dois processos, para poder conduzir os veículos das duas categorias. 

Qual a diferença entre CNH e PPD?

Depois de fazer todo o processo para tirar a habilitação e ser aprovado, antes de receber a sua CNH, você receberá a PPD, que significa Permissão Para Dirigir. 

Ou seja, a PPD é uma carteira provisória com validade de um ano, que serve como um teste para os motoristas recém habilitados. Apenas depois de se sair bem nesse “teste” é que o motorista recebe a carteira de habilitação definitiva, caso contrário, precisa fazer todo o processo de novo.

Durante o período que estiver com a PPD, o condutor não pode:

  • Somar mais de 20 pontos;
  • Ter reincidência em uma infração média;
  • Cometer uma infração grave ou gravíssima.

Para explicar melhor essa questão de multas, tipos de infração e pontos na CNH, o Gringo Marcelo, gravou esse video aqui com todos os detalhes:

O que é a CNH na identidade?

O novo documento de Identidade, agora vem com alguns dados a mais do portador, entre eles o número da CNH. 

Mas não se engane, mesmo com o número da carteira no RG, ele não substitui o porte da habilitação! 

CNH na identidade - O que pe CNH?

Uma maneira mais fácil para não se esquecer do documento, é através da CNH digital. Assim, mesmo sem estar com a carteira de habilitação física em mãos, você não corre o risco de levar uma multa ou ter seu carro apreendido. 

Qual o número da carteira de motorista?

Com tantos números na Carteira de motorista fica muito fácil se confundir e saber qual número serve para que. 

O número principal da CNH é encontrado como “Nº registro”, em vermelho, logo abaixo da foto do motorista. Esse número serve justamente para identificar o documento em si.

Número de Registro da CNH - O que é CNH?

Porém, esse número não é o mais importante! Esse registro serve apenas para consultas, mas se você perder a sua habilitação e precisar emitir um novo documento, por exemplo, essa identificação vai mudar! 

O que muitas pessoas confundem é o Número da CNH com o RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados). 

Número do RENACH da CNH - O que é CNH?

É no RENACH que fica atrelado todo o histórico do motorista, desde o processo de habilitação até a última multa que você tomou. As autoridades e órgãos responsáveis pelo trânsito costumam considerar este registro como o número mais importante da habilitação. 

Isso porque, no Renach há informações sobre infrações, vencimento da habilitação, pontuação, exames feitos para a retirada da CNH, endereço, mudanças de domicílio e muito mais. 

Diferente do número de registro, mesmo que você perca sua habilitação e precise tirar uma segunda via, ou até mesmo passe por um novo processo de habilitação, o Renach vai continuar o mesmo. 

Como conseguir o número da cnh pela internet?

Para conseguir o número da CNH pela internet é muito fácil! Tudo que você precisa é do número do CPF.

Em primeiro lugar a forma mais rápida é peloSuper Super App do Gringo. Além de ser muito simples navegar dentro do app, dá para ver TUDO que você precisa sobre carteira de motorista e mais um pouco. Vou te mostrar:

1. Baixe o app pela Play Store ou App Store; 

2. Faz o seu cadastro bem rapidinho, com apenas o CPF e placa do Carro – se você tiver;

3. Na primeira parte do app já dá para ver toda a situação da sua CNH, contando com pontos, multas e débitos em atraso;

4. E mais abaixo ainda dá pra consultar tudo relacionado ao seu carro e ainda pedir aquela ajudinha pelo “Chama o Gringo no Whats!”.

App Gringo - O que é CNH?

Essa consulta é muito importante também para saber quando fazer a renovação da CNH! Você não vai querer levar uma multa e correr o risco de ter o carro apreendido por estar com a CNH vencida, não é? 

Outra forma de consulta, é pelo site do Detran ou Denatran, mas infelizmente não são todos os Estados que possuem essa opção. Então vale entrar no site desses órgãos de trânsito da sua cidade e procurar pela opção de consulta da CNH.

O que é o número de espelho da CNH?

O Número do Espelho da CNH serve como mais um número de identificação nacional. Ele é formado por nove caracteres e mais um dígito verificador de segurança, autorizado e controlado pelo Órgão Máximo Executivo de Trânsito da União. 

O número do espelho é impresso tanto na frente como no verso da CNH. Não tem como confundir, ele é o único número que fica de lado:

Número do Espelho da CNH - O que é CNH?

Onde fica o código da CNH? 

O código de segurança da CNH é o novo QR Code que vem impresso nas CNHs desde 2017. Esse código digital serve para evitar fraudes e falsificações e ainda permite a emissão da CNH digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Para te ajudar a achar esse código escondido na CNH, a Gringa Juliana fez um vídeo rapidinho para não deixar dúvidas:

Para saber como usar esse código e o que fazer se a sua CNH ainda não possui esse código de segurança, clique aqui para entender todos os detalhes.

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? comente aqui embaixo com a #ChamaoGringo que nós te respondemos!

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e no youtube para não perder nenhuma atualização.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Pode usar CNH no lugar da identidade?

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Após sua validade, o documento pode ser utilizado como documento de identificação pessoal nos processos do Detran.

Qual a diferença entre RG e CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação é o documento obrigatório para conduzir veículos em território brasileiro. A versão atual do documento possui informações pessoais como o número de CPF e número de RG. Por esse motivo, ela também pode ser usada no Brasil como documento de identificação.

Qual documento pode substituir RG?

O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho.

Quem tem CNH precisa do novo RG?

Não! Um não é capaz de substituir o outro porque são documentos diferentes e com legislações distintas. Além disso, o novo RG não contém todas as informações presentes na Carteira Nacional de Habilitação.