A importância da educação financeira na vida do cidadão brasileiro redação

O percentual de investidores abusivos ,durante o século XX ,era assustador.Por isso,com o investimento irracional,o mundo sofreu com a queda da Bolsa de Nova York,em 1929.Diante disso,no entanto,a edu...

A partir da leitura dos textos de apoio e dos seus conhecimentos sobre este gênero textual, escreva uma texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A importância da educação financeira na vida do cidadão. 

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

a importância da educação financeira na vida do cidadão brasileiro      no filme "à procura da felicidade", é retratada a luta do adulto chris para superar as crises financeiras em seu lar. fora da ficção, atualmente, no brasil, nota-se uma realidade semelhante, em que muitos cidadãos têm dificuldades para se estabilizar economicamente. diante disso, pode-se inferir a importância da educação financeira, a qual é desvalorizada por fatores como a falta de debate sobre o assunto e a má influência social.    a princípio, é perceptível a influência da falta de debate sobre a importância da educação financeira no brasil. consoante a primeira lei de newton, "algo tende a permanecer em repouso, se não houver uma força maior agindo sobre ele". nessa perspectiva, compreende-se que o ensino de finanças não é considerado tão importante devido à falta de conversação sobre ele, pois, se fosse debatido, não seria ainda tão silenciado e inalterável.  em segundo lugar, observa-se outro fator que corrobora para a seriedade do ensino de finanças no brasil: a má influência social. mediante à escola de frankfurt, vive-se em uma "indústria cultural", onde valores e felicidade são constantemente colocados à venda. desse modo, muitos indivíduos, por falta de uma educação financeira, gastam exageradamente dinheiro em busca dos bens oferecidos, logo, se desestabilizando economicamente.  portanto, é visível a necessidade de meios para atenuar a problemática existente. assim, o ministério da economia deve promover o ensino de finanças à todo cidadão. isso, por meio de cursos gratuitos sobre educação financeira, os quais ocorreriam virtualmente e presencialmente com profissionais qualificados. espera-se, com isso, valorizar a educação financeira e distanciar a realidade da ficção "à procura da felicidade".

Redação - 20220630908303

Em 1988, Ulysses Guimarães – seguindo uma ideologia de progresso e igualdade – promulgou a Constituição federal e estabeleceu que todo cidadão brasileiro deveria ter pleno direito à educação. No Brasil atual, entretanto, tal garantia, muitas vezes, não é verificada, já que a evasão escolar é um obstáculo a ser enfrentado. Sob esse aspecto, a fim de mitigar essa problemática, convém averiguar o descaso governamental como uma das principais causas e a elitização do ensino e suas consequências relacionadas a esse impasse. Diante de tal cenário, pode-se inferir que a falta de ações governamentais de apoio socioeconômico nas escolas de ensino médio como uma das principais motivações para o aumento do índice de pessoas com o ensino médio incompleto. De acordo com o portal de notícia G1, aumentou em 45% a taxa de evasão escolar no ano de 2020, sendo a principal justificativa – dada pelos alunos – o fato de não ser possível conciliar o trabalho e os estudos e que, apesar de saberem a importância do diploma para serem inseridos no mercado de trabalho, a necessidade de ajudarem na renda da família mostrava-se mais urgente. É, portanto, inaceitável que – em um país oficialmente democrático – seja negado ao cidadão um direito previsto pela Constituição federal: o direito à educação. Além disso, vale também ressaltar que a elitização do ensino tem como resultado a exclusão das parcelas mais pobres a terem acesso ao ambiente escolar e, consequentemente, ao conhecimento. Segundo Paulo Freire, educador brasileiro, um país só alcançará o progresso quando todos – independente da classe social – tiverem acesso à educação, pois é por intermédio do conhecimento que um cidadão formará a sua consciência individual e coletiva e, dessa forma, terá plena noção dos seus direitos e deveres. No entanto, tal realidade mostra-se distante, visto que o Estado falha em seu papel de garantir o acesso a direitos fundamentais, como o direito à educação. Destarte, para que os ideias seguidos por Guimarães não sejam apenas utópicos, medidas são necessárias. Nesse sentido, o governo federal – órgão responsável pela formação escolar – deve promover campanhas educacionais e econômicas nas escolas de ensino médio, por meio de maiores investimentos em programas de apoio socioeconômicos direcionados a alunos em situação de vulnerabilidade nas escolas públicas, com o intuito de erradicar as desigualdades sociais que impossibilitam que os estudantes mais pobres tenham acesso ao conhecimento. Espera-se, com isso, a construção de uma sociedade que tenha acesso à educação, pois – assim como afirmou Freire – é o caminho para o progresso.

Ver redação

Redação - 20220630908272

Em 1988, Ulysses Guimarães – seguindo uma ideologia de progresso e igualdade – estabeleceu que todo cidadão brasileiro deveria ter pleno direito ao lazer e à saúde. No Brasil atual, entretanto, tais garantias, muitas vezes, não são verificadas, haja vista que a negligência do poder público e o preconceito da sociedade torna a péssima condição de vida do cidadão idoso um obstáculo a ser enfrentado. Sob esse aspecto, a fim de propor medidas para atenuar esse impasse social, convém averiguar as principais causas e consequências. Diante de tal cenário, pode-se inferir que a ausência de ações governamentais, direcionadas a incentivar a realização de atividades físicas, é uma das principais motivações para os altos índices de indivíduos da terceira idade internados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países subdesenvolvidos, como o Brasil, apresentam os piores índices de qualidade de vida para pessoas com mais de 60 anos, tendo em vista que os investimentos em saúde são abaixo dos indicados, ocasionando na privação do acesso à atividades físicas – que ajudam na melhora da saúde mental e física – e da interação social. É, portanto, inaceitável a percepção de que – em um Estado oficialmente democrático – seja negado ao cidadão um direito previsto pela Constituição federal: o direito ao lazer e à saúde. Além disso, vale também ressaltar que a falta de empatia e desrespeito com os cidadãos da terceira idade é resultado da negligência do poder público. Segundo Thomas Hobbes, um dos filósofos contratualista, uma sociedade alcança o progresso quando os papeis sociais são realizados de forma correta, ou seja, quando o Estado cumpre seu papel de oferecer ao cidadão o bem-estar social, cujo valor é inegociável e lhe garante dignidade e igualdade perante a todos. No entanto, tal realidade mostra-se distante, visto que o Estado falha em seu papel de garantir o acesso aos direitos fundamentais apontados por Hobbes, como o direito à dignidade e ao bem-estar social. Destarte, para que as palavras de Guimarães não sejam apenas utópicas, medidas são necessárias. Nesse sentido, o governo federal – responsável por oferecer saúde e informação – deve promover campanhas nas escolas e nas redes sociais, por meio de maiores investimentos em ações educacionais e sociais sobre os direitos do cidadão idoso e da importância dos exercícios físicos para a saúde na terceira idade, com o intuito de mitigar os preconceitos e as desigualdades enraizados na sociedade. Espera-se, com isso, a construção de uma sociedade em que o Estado cumpra o seu dever social, pois – assim como afirmou Hobbes – é o caminho para o progresso.

Ver redação

Redação - 20220629907061

Na série ‘’Black Mirror’’, o personagem Kenny é obrigado a fazer diversos desafios perigosos após ser chantageado por hackers que roubaram seus dados pessoais. As missões dadas ao protagonista culminam em seu suicídio, cujos responsáveis saem impunes e livres para buscarem novas vítimas. Fora da ficção, tal realidade mostra-se presente, haja vista que a falta de fiscalização governamental e parental tornam os jogos mortais na internet um obstáculo a ser enfrentado. Sob esse aspecto, a fim de propor medidas para atenuar esse impasse social, convém averiguar as principais causas e consequências. Diante de tal cenário, pode-se inferir que a ausência de vigilância estatal, direcionada ao combate aos sites de incentivo ao suicídio, e a omissão dos genitores e responsáveis, em supervisionar os conteúdos acessados pelos adolescentes, é uma das principais motivações para o alto índice de mortes ocasionadas por jogos na internet. De acordo com o portal de notícia G1, em 2016 o jogo ‘’Baleia azul’’, que induzia os jovens a realizarem diversos desafios perigosos, provocou a morte de dois irmãos, dos quais os pais afirmaram não terem tido noção dos efeitos nocivos do aplicativo acessado frequentemente pelos filhos, pois o jogo era de fácil acesso para todos. Torna-se, portanto, inaceitável a percepção de que os cidadãos brasileiros, por falta de instrução oriunda do Estado, estão vulneráveis com as ameaças encontradas na internet. Além disso, vale também ressaltar que a desinformação resulta na continuidade da realização de jogos de autodestruição. Conforme Milton Santos, geógrafo brasileiro, as redes socias não foram criadas apenas para serem um meio de socialização, mas também como ferramenta para influenciar as ‘’massas de manobras’’, que nada mais são do que pessoas mal instruídas e, consequentemente, mais facilmente manipuladas. Dessa maneira, tal ótica revela a situação vivida hodiernamente pelos brasileiros, visto que a falta de informação transforma as crianças e os adolescentes em vítimas de pessoas mal intencionadas, que se utilizam da negligência estatal e parental para induzirem os jovens ao autocídio. Destarte, para que situações semelhantes ao do personagem Kenny não sejam uma realidade, medidas são necessárias. Nesse sentido, o governo federal – órgão responsável por instruir a população – deve informar sobre os perigos encontrados na internet, por meio de maiores investimentos em campanhas midiáticas nas redes sociais e escolas de ensino fundamental e médio, com o intuito de alertar os cidadãos sobre os sites que devem ser evitados e denunciados as autoridades. Espera-se, com isso, a construção de uma sociedade em que os indivíduos não sejam as massas de manobras apontadas por Milton Santos.

Ver redação

Redação - 20220629907037

Em 1988, Ulysses Guimarães, seguindo uma ideologia de progresso e igualdade - promulgou a Constituição federal e estabeleceu que todo cidadão brasileiro deveria ter pleno direito à informação e à saúde. No Brasil atual, entretanto, tais garantias, muitas vezes, não são verificadas, haja vista que a falta de campanhas preventivas e a negligência do Estado tornam a falta de capacidade de reação do poder público contra os novos desafios da saúde um obstáculo a ser enfrentado. Sob esse aspecto, a fim de propor medidas para atenuar esse impasse social, convém averiguar as principais causas e consequências. Diante de tal cenário, pode-se inferir que a ausência de políticas públicas, direcionadas a informar a população sobre as prevenções de doenças, como uma das principais motivações para o aumento do número de casos de infecções oportunistas. De acordo com dados estatísticos da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país da América Latina com os menores índices de investimentos em desenvolvimento científico e campanhas informacionais de saúde, porém lidera o raking de países com aumento no número de casos de doenças sexualmente transmissíveis, que poderiam ser evitadas se a população estivesse devidamente alertada e orientada. É, portanto, inaceitável que - em um país oficialmente democrático - seja negado ao cidadão um direito previsto pela Constituição Federal: o direito à informação e, consequentemente, à saúde. Além disso, vale também ressaltar que o descaso estatal resulta em uma segregação social baseada no poder econômico, que possibilita ou não o acesso à saúde. Segundo Milton Santos, geógrafo brasileiro, a sociedade globalizada é separada em espaços luminosos e opacos, sendo os luminosos aqueles que, por meio de seus privilégios econômicos, possuem acesso aos direitos fundamentais e os opacos aqueles em que os cidadãos são impedidos de terem direitos básicos, como saúde e educação. Dessa maneira, de forma análoga, a sociedade brasileira sofre com o sucateamento da saúde pública, visto que o Estado falha em seu papel de garantir o acesso igualitário à saúde. Desse modo, para que a ideologia seguida por Guimarães não seja apenas utópica, medidas são necessárias. Nesse sentido, o governo federal - órgão responsável pelo bem-estar social - deve ampliar o atendimento básico de saúde, por meio de campanhas informacionais e econômicas nas periferias, com o intuito de alcançar as camadas sociais mais negligenciadas. Espera-se, com isso, a construção de uma sociedade em que os espaços opacos, apontados por Milton Santos, sejam erradicados

Qual a importância da educação financeira na vida do cidadão brasileiro?

24/08/2022 A educação financeira é muito mais do que um conhecimento teórico, ela é a habilidade que você precisa ter de entender como o dinheiro funciona e, assim, alcançar uma melhor qualidade de vida, sem dívidas e com as finanças em dia.

Qual a importância da educação financeira redação?

A importância da educação financeira vem a dar ferramentas para que o aluno possa perceber que ele pode ter uma vida melhor, que tenha a possibilidade de se planejar financeiramente. Assim construindo um país mais estruturado e próspero.

Qual a importância e contribuição da educação financeira para o cidadão?

O propósito da educação financeira é auxiliar o cidadão na administração dos seus rendimentos, assim como, nas suas decisões de poupança e investimento.

Qual é a importância da educação financeira na vida das pessoas?

Ter mais qualidade de vida. Quando chegar nesse estágio da educação financeira, significa que o dinheiro irá trabalhar para você. Muitas pessoas sentem o impacto real da prática em suas vidas, de modo que você não precisa mais usar o salário só para pagar contas, mas sim, investir no que te faz feliz.