A importância dos parques urbanos e áreas verdes na promoção da qualidade de vida em cidades

Autoria: SCANAVACA JUNIOR, L.

Resumo: As principais funções das áreas verdes públicas urbanas são ecológicas, estéticas e sociais. Ecológica é a função principal da floresta bem como a recuperação de ambientes degradados pela industrialização. A fauna da cidade, como as aves, por exemplo, geralmente dependem da arborização para abrigo e alimentação. A estética é a harmonização dos diferentes estilos arquitetônicos existentes nas cidades. A função social é a democratização dos espaços públicos destinados ao lazer e recreação. Além disso, as árvores fazem parte do cotidiano das pessoas, gerando um vínculo delas com a natureza. Parques são áreas verdes com mais de 10 hectares destinados ao lazer ativo ou passivo, à preservação da flora e da fauna ou dos atributos naturais que possam caracterizar a unidade de paisagem na qual o Parque está inserido, bem como promover a melhoria das condições de conforto ambiental nas cidades. Os Parques de bairro devem proporcionar 6 m2/habitante de área verde e ter mais de 10 ha. Os Parques distritais ou setoriais devem possuir de 6 a 7 m2/habitante e área mínima de 100 ha e ser de grande beleza natural. Ambos devem cumprir funções ecológicas, estéticas e recreacionais. Quanto a estrutura, os Parques de uso intensivo devem possuir estacionamentos, áreas de esportes, restaurantes, museus, áreas para espetáculos culturais etc. Os de uso semi-intensivo possuem áreas para picnics, passeios, caminhadas, trilhas etc. Portanto a interferência humana é menor. As áres naturais praticamente não tem interferência humana. São naturais e silenciosas proprícias para longas caminhadas, meditação e contato com a natureza porque possuem pouca infra estrutura, A cobertura vegetal de São Paulo constitui-se basicamente por fragmentos de vegetação natural secundária (Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Densa Alta Montana, Floresta Ombrófila sobre turfeira, Floresta Estacional Semidecidual e Campos Naturais), resistentes ainda ao processo de expansão urbana, bem como vegetação implantada em parques, praças e na escassa arborização viária. Estes remanescentes sitiam-se em porções mais preservadas na Serra da Cantareira ao norte, em fragmentos isolados na zona leste e no extremo sul da cidade, bem como em alguns parques municipais (SÃO PAULO, 2004). O objetivo deste trabalho e ressaltar a importância das áreas verdes, tendo como exemplo o Parque Alfredo Volpi, para a qualidade de vida dos paulistanos.

Ano de publicação: 2012

A importância dos parques urbanos e áreas verdes na promoção da qualidade de vida em cidades


Os parques urbanos podem trazer uma melhor qualidade de vida para a população
. O contato com a natureza estimula o lazer e as atividades físicas que trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos como, por exemplo, a redução do sedentarismo e do estresse. 

Assim, são importantes para a melhoria da saúde pública, de acordo com o artigo “A importância dos parques urbanos e áreas verdes na promoção da qualidade de vida em cidades”, dos professores Bani Szeremeta e Paulo Henrique Trombetta Zannin, publicado na revista Ra’Ega do departamento de Geografia da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
  • Exercícios no frio: Mantenha-se em forma no inverno
  • Confira os parques abertos em São Paulo na quarentena

O sobrepeso e doenças crônicas como pressão alta e diabetes podem ser evitadas com a prática regular de atividades físicas e os parques urbanos com infra-estrutura adequada, segurança, facilidade de acesso, etc, são como “academias ao ar livre”, ótimas opções para aumentar a frequência de hábitos saudáveis.

  • Atividades físicas ao ar livre trazem mais bem-estar do que em ambientes fechados, diz estudo
  • 5 minutos de passeio em parques melhoram a autoestima, diz estudo

Cada vez mais estudos associam espaços verdes ao estímulo à atividade física. Um deles cita que a motivação aumenta com caminhos compostos de vegetação arbórea do que com os espaços vazios, outros estudos apresentam as diferentes vantagens para o bem estar e a saúde mental com a prática de atividade física em espaços naturais ou áreas verdes em ambientes urbanos.

A interdependência entre atividade física, saúde e meio ambiente é essencial em uma sociedade e estimula medidas eficazes para a saúde coletiva para o bem-estar de todos.

A proximidade do parque à moradia é um dos fatores mais importantes para estimular a frequência do local. A conservação e beleza do local também se destaca na escolha do frequentador, assim como a infraestrutura e atividades programadas (como aulas de alguma modalidade de exercício físico). Encontre o parque mais próximo a você aqui!

Veja a lista de parques visitados pelo site Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques e escolha um deles para chamar de seu!

Segundo o artigo, os parques devem ser implantados e planejados de acordo com o perfil e as necessidades da comunidade, além de serem estabelecidas políticas eficientes de conservação ambiental dessas áreas, já que a beleza da paisagem é atribuída pela presença de suas condições naturais (vegetação, lagos, relevo, etc.), as quais podem também promover bem-estar psicológico no visitante.

Assim, o planejamento correto   e   a   conservação   de   parques   públicos   se   revelam   como   significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública.

Confira o artigo na íntegra aqui

Letícia Jardim Guedes - Áreas Verdes das Cidades

  • Site Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques completa 9 anos com 192 parques visitados no Brasil e no mundo
  • Siga o Áreas Verdes das Cidades no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
  • Exercícios no frio: Mantenha-se em forma no inverno
  • Confira os parques abertos em São Paulo na quarentena

Qual é a importância das áreas verdes na cidade?

Elas possuem a importante função de reduzir efeitos da poluição e dos ruídos, agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos, além de influenciarem no balanço hídrico e ainda podem servir de abrigo a diversos animais silvestres que vivem nas cidades, como pássaros, insetos e até macacos.

Qual é a importância de um parque?

Os parques garantem o equilíbrio climático e uma boa qualidade do ar. Além dos parques em si, a presença de árvores nas ruas e avenidas também impacta positivamente na vida das cidades.

Qual é a importância e quais são os benefícios da criação de um parque nacional nessa região?

De acordo com o ICMBio, que tem como função a criação e guarda das áreas protegidas, o objetivo dos Parques Nacionais, ou PARNAS, é “a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e ...

Qual a importância dos parques nacionais para a saúde do planeta Terra?

Eles constituem recursos importantes para a preservação do ecossistema e do meio ambiente no País, servindo para atividades científicas, econômicas e turísticas.