A sociedade limitada só pode utilizar, como nome empresarial, denominação.

×

Este conteúdo é exclusivo para usuários logados

Se você não tem uma Conta Sebrae, crie a sua! É rapidinho, gratuito e garante acesso a conteúdos e serviços exclusivos!

A sociedade limitada só pode utilizar, como nome empresarial, denominação.

  • Página inicial
  • Artigo
  • Saiba como formalizar seu nome empresarial

Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA

Saiba como formalizar seu nome empresarial

Separamos dicas e procedimentos para a formalização e personalização do nome do seu empreendimento. Vamos lá?

· 20/11/2013 · Atualizado em 08/02/2022

A sociedade limitada só pode utilizar, como nome empresarial, denominação.

Firma e denominação

O nome do seu negócio é um ativo, um bem, uma riqueza sua -exige manutenção e investimento.

Pense no nome da sua empresa como aquele capaz de fisgar o coração de um cliente muito especial: você mesmo. A seguir, imagine que esse nome estará - literalmente - no cartão de visitas da sua empresa.

É ele, o nome, que irá comunicar seu negócio às pessoas, clientes, fornecedores, parceiros, amigos e família. Será a sua marca e estará aplicado nos materiais físicos, pastas, cartões, site, e até letreiros da fachada do seu negócio?

Não se trata do investimento do registro de marca (que também é muito importante), mas do maior investimento que se pode fazer: um nome que transmita a sua personalidade.


Vamos começar?

Firma ou denominação? Essa é a pergunta a ser respondida. É porque todo empreendedor, ao formalizar o negócio, precisa indicar o nome empresarial.

FirmaDenominação
Quando o nome é utilizado pelo empresário individual, pelas sociedades em nome coletivo, de capital e indústria, e em comandita simples. Em caráter opcional, pode ser utilizado pelas sociedades limitadas. Quando o nome é utilizado pelas sociedades anônimas e cooperativas e , em caráter opcional, pelas sociedades limitadas e em comandita por ações.


O empresário individual, a empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), a sociedade empresarial e a cooperativa podem utilizar o CNPJ como nome empresarial, seguido da partícula identificadora do tipo societário ou jurídico, quando exigida por lei.

Nome empresarial

O nome comercial deve ser o do titular. Se houver um nome idêntico a um já registrado, ele poderá ser abreviado, desde que não seja o último sobrenome, ou ser adicionado um termo que indique a principal atividade econômica explorada pela empresa como elemento diferenciador. 

A sociedade limitada só pode utilizar, como nome empresarial, denominação.

Formação do nome na Sociedade Limitada

Diferentemente da opção “Nome Comercial”, quando a escolha é pela formação do Nome Empresarial na Sociedade Limitada, pode-se adotar Firma ou Denominação.

Firma

Nós vamos mostrar três opções de composição de nome firma:

Pelos sobrenomes de todos os sócios, acrescidos da expressão Limitada ou Ltda.Ex.: João da Silva, José de Souza e Maria Fernandes. Razão social: Silva, Souza e Fernandes Ltda.
Pelo sobrenome de um ou de alguns dos sócios, acescidos da expressão & Companhia Limitada, por extenso ou abreviadamenteEx.: João da Silva, José de Souza e Maria Fernandes. A razão social pode ser: Silva & Cia. Ltda. ou Silva, Souza & Cia. Ltda ou Souza e Fernandes Ltda.
Pelo nome completo ou abreviado de um dos sócios, acrescidos da espressão & Companhia Limitada ou por extenso ou abreviadamenteEx.: Pedro Souza Martins e João Oliveira da Silva (sócios). A razão social poderá ser: Pedro Souza Martins & Cia. Ltda. ou J. O. da Silva & Cia. Ltda.

Nome para Sociedade

A expressão “e Companhia” indica que a sociedade na formação da razão social optou por não colocar o nome de todos os sócios, podendo ser substituído por outra expressão que seja capaz de exercer a mesma função. Exemplo: “e irmãos”, “e sobrinhos”, “e amigos” etc. Ex.: Pedro Souza Martins e Irmãos.

Denominação

Nesse caso, a composição deverá ser:

Palavra de uso comum ou vulgar ou expressão de fantasia incomum acrescida da principal atividade exercida pela empresaEx.: Atividade pretendida: Mercearia e açougue. Sol Amarelo Mercearia Ltda.
Expressão Limitada ou Ltda., que deverá vir ao final do nomeQuando a sociedade optas por colocar na denominação social a atividade econômica, ela deverá ser compatível com o objeto social descrito no contrato social ou estatuto.


Saiba mais

Nós preparamos estes materiais que vão auxiliá-lo na hora de escolher o nome da sua empresa.

Manual: O nome do seu negócio.

A sociedade limitada só pode utilizar, como nome empresarial, denominação.

Dicas de como escolher um nome de sucesso para sua empresa.
 

A sociedade limitada só pode utilizar, como nome empresarial, denominação.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não

Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

×

Aproveite mais a casa digital do Sebrae!

Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.

A sociedade limitada só pode utilizar, como nome empresarial, denominação.

X Cadastre sua empresa

Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.

CNPJ (apenas números) Adicionar

Por que pedimos este dado?

×

Aproveite mais a casa digital do Sebrae!

Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.

A sociedade limitada só pode utilizar, como nome empresarial, denominação.

Conteúdo relacionado

Artigo / Empreendedorismo

Informação é um prato cheio para donos de restaurantes

A Era da Informação (também conhecida como Era Digital) impõe novos desafios para a humanidade, mas a principal delas está exatamente em manter-se conectado com as informações, ficar por dentro do que está acontecendo e saber quais são as tendências para o futuro. As informações bombam por todos os canais, e são muitas as fontes que podem ser acessadas. Por isso, consumir conteúdo confiável e de qualidade, muitas vezes, torna-se um desafio. Altamente competitivo, o setor de alimentos e bebidas, assim como outros, vive em constante transformação, então, é imprescindível estar atento aos movimentos do mercado, conhecer os lançamentos de produtos e serviços que emergem simultaneamente em diferentes países dos continentes asiático, europeu e americano. Somente dessa forma o empreendedor conseguirá se manter conectado com o consumidor e conhecer as tendências. Por falar em tendência, além de informação, cresce também a relevância de questões como sustentabilidade e segurança de alimentos, que pesam na opinião de novos grupos de consumidores e têm impacto direto nas indústrias de alimentos e bebidas, daí a necessidade de manter-se atualizado, aproveitando os vários canais de informação no segmento de restaurantes, e o Sebrae é um deles. A importância em manter-se informado Estar bem informado e atualizado é um diferencial para auxiliar na estratégia de negócio e para a carreira do profissional que atua nesse segmento. O mundo pós-pandemia tem se visto diante de novos comportamentos no consumo, e as tendências que surgiram têm desafiado o setor de restaurantes a investir em inovação para atender os desejos dos consumidores.  O avanço tecnológico e o ritmo acelerado da conectividade exigem velocidade no acesso à informação, prova disso é a chegada do 5G. O mundo acelerou ainda mais, permitindo estar atento aos movimentos do mercado, aos lançamentos de produtos e serviços que emergem simultaneamente no Brasil e em diferentes países. Por isso, saiba que, se você não está acompanhando as informações e as tendências que surgem, é muito provável que o seu concorrente esteja. Não dá para ficar para trás! Como manter-se atualizado? Há bem pouco tempo, para manter-se informado, era necessário comprar jornais ou revistas.  Atualmente, a maioria dos jornais e das revistas têm portais on-line, em que disponibilizam as notícias aos seus leitores. Além disso, também é possível encontrar portais de notícias e blogs de jornalistas renomados e confiáveis. Basta fazer uma pesquisa. Assim, é possível manter-se atualizado por meio de aplicativos informativos, podcasts, networking, blogs e sites. A sua empresa usa canais especiais para acompanhar o seu mercado de atuação? Não perca tempo e comece se atualizando no Portal Sebrae, acessando os nossos destaques. Leia também o artigo 65 ideias de negócios nas áreas de alimentos e bebidas.

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

7 passos para se tornar um maquiador profissional de sucesso

Maquiadores profissionais são especialistas em realçar a beleza das clientes. Por isso, seus serviços são muito procurados, de modo que os que fazem um bom trabalho costumam ter agenda cheia. Para se tornar um maquiador de renome, porém, é preciso mais do que gostar de maquiagem e ter talento. Um bom profissional investe na sua qualificação, aprimora constantemente seu trabalho e se diferencia frente aos concorrentes.  Os cursos são o primeiro passo para se tornar um profissional de excelência na área de maquiagem. Essa formação vai ensinar técnicas para aumentar ou diminuir os olhos, criar traços no rosto, identificar as melhores cores de acordo com a pele e a personalidade de cada um, conhecer o uso dos produtos e, principalmente, valorizar a beleza e as características de cada pessoa.  Os cursos também podem ensinar outras modalidades, como maquiagem artística e cênica (para cinema, teatro, TV e publicidade), fashion (para desfiles de moda), social (para eventos) e para noivas, enquanto as outras áreas oferecem demandas mais específicas.  O maquiador social ou de casamentos pode atuar em salões de beleza ou com atendimento domiciliar. Sete passos para se tornar um maquiador profissional O primeiro passo é investir em um bom curso profissionalizante. Se você está começando, é essencial aprender o tipo de cobertura de cada base, para que serve cada pincel, como preparar corretamente a pele e como preencher a sobrancelha. Lembre-se de buscar referências sobre o curso, dando preferências àqueles com maquiadores consagrados e ligados a instituições sérias. Bons cursos oferecem suporte, material complementar, apostilas, curadoria e certificado.  Invista em bons produtos e materiais, pois isso vai impactar diretamente a qualidade do seu trabalho e te diferenciar no mercado. Produtos de qualidade garantem uma maquiagem mais duradoura e com acabamento perfeito, deixando suas clientes felizes e incentivando-as a indicar o seu serviço para outras pessoas. Pesquise as melhores marcas e analise o que é realmente necessário para fazer um bom trabalho, evitando gastar dinheiro à toa com produtos que serão pouco usados e que podem até estragar. Mas atenção: o maquiador que usa produtos de excelente qualidade deve incorporar esse custo ao seu preço final.  Treine e maquie muito, seja em manequins específicos para esse fim ou nas suas amigas e parentes. Para que você possa identificar e melhorar seus pontos fracos e valorizar os pontos fortes, peça sempre um feedback honesto sobre a qualidade da maquiagem, a higiene, os produtos usados e o atendimento.  Preste atenção às tendências para manter-se sempre atualizado. Um bom caminho é frequentar feiras e eventos do setor de beleza, assim como observar as maquiagens de filmes e séries que estão em evidência. Nas redes sociais, siga os profissionais que você admira e que se destacam na área. Além disso, não deixe de salvar referências para que você se inspire.  Divulgue seu trabalho nas redes sociais de forma rápida, barata e eficiente. Para isso, poste fotos das clientes maquiadas, mas sempre com autorização prévia. O Instagram, por exemplo, pode ser transformado em um perfil profissional e funcionar como um portfólio on-line do seu trabalho, por meio de fotos e vídeos publicados. Aproveite também os stories para mostrar os bastidores do seu atendimento. Fique de olho nas finanças, investindo em conhecimentos especializados para gerenciar bem o seu dinheiro. Aprenda a precificar seu trabalho com base no preço dos produtos usados, no tipo de maquiagem que oferece, na quantidade de cursos que você fez, na experiência e no tempo necessário para realizar cada serviço. Formalize-se para aproveitar as vantagens da profissionalização. Uma boa opção para começar é tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI). Agora que você já sabe como planejar sua carreira de maquiador, siga os sete passos para se tornar um profissional de sucesso! Saiba mais O Sebrae oferece cursos que podem te ajudar a se transformar em um maquiador profissional de destaque. O curso a distância Empreendedor de sucesso traz dicas essenciais de planejamento para quem está começando a empreender. Já o curso Caminho para formalização, também a distância, traz informações e ferramentas básicas para se tornar um MEI sem complicações.

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

O que você ganha ou perde numa negociação?

A negociação é uma habilidade que o empreendedor usa o tempo inteiro, seja no seu dia a dia na empresa negociando com clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros de trabalho, sócios ou colaboradores, seja também na sua vida pessoal, negociando com familiares, amigos e outras pessoas. Negocia-se de tudo: serviços/produtos, ideias, opiniões, comportamentos e até apoio. A negociação pressupõe a existência de duas ou mais pessoas com objetivos e necessidades conflitantes. Logo, para existir uma negociação, basta apenas um conflito de interesses. A negociação é um processo em que as partes colocam na mesa os seus argumentos, com o objetivo de reduzir as diferenças e chegar a um ponto de interesse comum, em que ambas as partes estejam satisfeitas. Numa negociação, não necessariamente se chega a um consenso entre os lados. Além disso, não apenas os interesses da empresa estão em uma negociação, como também os interesses pessoais dos negociadores. Por isso, ela se dá na dimensão técnica e na dimensão emocional. A dimensão técnica se refere ao processo de negociação em que existe uma utilização de métodos e técnicas que podem ser ensinados e aprendidos, em que todo o processo se move baseado na lógica e na racionalidade. São parte dessa dimensão técnica o ambiente em que ocorre a negociação, as etapas do processo, as estratégias e as táticas de negociar. A dimensão emocional refere-se ao comportamento das pessoas diante de determinadas situações que ocorrem durante todo o processo de negociação e envolve o uso do poder, da pressão psicológica, da construção de um relacionamento de parceria a longo prazo, da agressividade, da sutileza e da definição de um posicionamento enquanto ser humano. Ainda na dimensão emocional, encontramos a avaliação dos resultados de uma negociação. Mesmo que financeiramente a negociação tenha sido bem-sucedida, se uma das partes chegar à conclusão de que a outra não foi ética e que utilizou artimanhas ou informações falsas, esse negociador conclui que, no final, ele foi um perdedor. Ou outro caso: mesmo que o resultado financeiro não tenha sido o ideal, o negociador percebe que o processo de negociação foi transparente, os argumentos foram verdadeiros e o seu oponente foi até o seu limite e procurou fazer concessões para diminuir as perdas. Nessa situação, esse negociador pode concluir que a negociação foi satisfatória. De acordo com os objetivos alcançados pelas partes ao término de uma negociação, podemos classificar os resultados em quatro quadrantes (veja no infográfico). No primeiro quadrante, na parte de cima à esquerda, temos uma negociação em que uma parte ganha e a outra perde e, nesse caso, o sentimento de uma parte foi de satisfação e ,da outra, de insatisfação. Se o processo de negociação deixou para a parte que se considera perdedora a impressão de que foi enganada, presa em armadilhas e táticas sujas, ou não haverá uma próxima negociação ou a parte que se considerou prejudicada, na próxima negociação, vai agir com toda a agressividade e utilizar as mesmas armas usadas agora. A tendência, nesse caso, somando as duas negociações, é de que ambas as partes perdessem. No segundo quadrante, na parte de baixo à esquerda, temos o processo inverso, em que uma parte perde e a outra ganha, Nesse caso, vale as mesmas considerações relacionadas ao ganha x perde e descritas acima. No terceiro quadrante, abaixo à direita, temos uma negociação em que ambas as partes perdem. Às vezes, a negociação das duas partes é muito agressiva, ninguém concede, cada parte briga por seus objetivos e não há flexibilização. Nesse caso, fecham-se as possibilidades de ganhos para qualquer uma das duas partes. E, finalmente, na parte de cima à direita, temos a negociação em que ambas as partes ganham. Esse é o modelo de negociação ideal, pois é resultado do conceito correto, que consiste na ideia de que a negociação é um processo que tem por objetivo chegar, ao final, a um resultado que é maior do que os objetivos individuais. Os sentimentos das duas partes é de que a negociação foi proveitosa, os negociadores desejam continuar negociando e persiste a impressão de que o processo foi rico e gerou a possibilidade de um relacionamento comercial de longo prazo.     Nos seus momentos de negociação, lembre-se de que ganhar uma negociação é um objetivo que se realiza quando os negociadores chegam a um acordo satisfatório para ambas as partes: ganha x ganha. O Sebrae pode ajudar você nesse processo. Aproveite e acesse também o nosso e-book Negociação.

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

O cardápio em campo durante os jogos da Copa do Mundo

Vai abrir seu estabelecimento para receber torcedores da Copa do Mundo? Então, está na hora de pensar no cardápio especial para entusiasmar a torcida. Nada de pratos muito elaborados. O momento informal em companhia dos amigos pede aquela comidinha com gosto de bar (ou de boteco, como preferem alguns) e os saborosos petiscos criativos que somente os donos de estabelecimentos de alimentos e bebidas sabem inventar. Faltando poucos dias para o início desse grande evento, que este ano acontece de 20 de novembro a 18 de dezembro, prepare o seu local com uma boa TV, uma linda decoração, tabelinhas de jogos para distribuir aos clientes e um cardápio que vai proporcionar uma experiência inesquecível. Em boa companhia, come-se mais! Já reparou que quando estamos em boa companhia, conversando ou acompanhando um evento junto com amigos, familiares costumamos comer sem nem mesmo perceber? Pois é, a nossa tendência é, sim, comer mais! “Beliscar” o que tem à nossa frente. Uma pesquisa da Pinion Copa do Mundo 2022 revelou que mais de 90% dos brasileiros afirmaram que pretendem assistir aos jogos na companhia de familiares e amigos. O mesmo estudo também apontou um aumento no número de pessoas que pretendem acompanhar os jogos em bares e restaurantes. A analista técnica do Sebrae especializada em food service, Simone Lopes, em entrevista ao G1, já deu o tom para o evento: é hora de “pensar em ações para atrair novos clientes, aumentar o faturamento e, por meio de algumas estratégias, ampliar a base de clientes”. Então, o que não pode faltar para o seu estabelecimento ganhar dinheiro? Com certeza, bebidas bem geladas, um bom atendimento e uma comida impecável! Dessa forma seu estabelecimento vai ser o preferido da Copa do Mundo. Nesse período, é bom usar a criatividade e a praticidade para pensar em um cardápio bem atrativo. Isso fará com que os torcedores queiram gastar no seu estabelecimento. Como o momento é de festa, escolher alguns petiscos para compor o cardápio garante uma boa partida e pode ser uma ótima escolha, por isso separamos dicas saborosas e acessíveis para todos os bolsos nas sugestões a seguir, as quais podem ser adaptadas e/ou comporem combos especiais (tanto no seu bar como em um eventual delivery): palitos de muçarela; batatas com bacon; iscas de frango à milanesa; frango a passarinho; iscas de peixe à milanesa; provolone empanado; calabresa acebolada; tábua de frios; pastéis; croquetes; caldinho de feijão; caldinho de mocotó; dadinho de tapioca; coxinha; mandioca frita; kibe; torresminho; espetinhos (de camarão, de carne, de frango…); bolinho de bacalhau; batata frita; ovo de codorna na conserva; e muitas outras receitas… Provavelmente, seu estabelecimento ficará lotado, e, por esse motivo, o planejamento da cozinha tem que ser impecável, então pense em itens que podem ficar pré-preparados para a finalização, como, por exemplo, as frituras. Além dos itens de alimentos, é importante prestar muita atenção na temperatura das bebidas. A oportunidade dos jogos da Copa do Mundo, além de impulsionar as vendas, também atrai novos clientes. Não se esqueça de fazer uma boa divulgação nas redes sociais. Fale com o Sebrae e fique por dentro das últimas novidades. Se precisar de orientação, ligue no 0800 570 0800.

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

Proteína vegetal: isso pode ser um ótimo negócio

O consumo de proteínas é essencial para o ser humano, pois os ossos e os músculos, por exemplo, são constituídos desse nutriente. Além disso, as proteínas são importantes para a imunidade e para as reações químicas do nosso organismo (como produção de anticorpos e enzimas).  As proteínas podem ser encontradas numa ampla variedade de alimentos, tanto de origem animal como vegetal: a carne, os ovos, o leite e o peixe são fontes de proteínas completas. Entre as principais fontes vegetais ricas em proteína estão as leguminosas, principalmente o feijão, as lentilhas, a soja e o grão-de-bico. Tradicionalmente, o ser humano consome a carne - especialmente a vermelha - como fonte de proteína. Mas, de alguns anos para cá, tem aumentado consideravelmente o número de pessoas que deixaram de comer carne, sejam elas vegetarianas ou veganas. Além disso, existe a possibilidade de uma redução na produção de carne, em razão das pressões que a criação de gado sofre (pela emissão dos gases efeito estufa, pela quantidade de água necessária, entre outros fatores ambientais). É por esses motivos que muitas outras fontes de proteína estão sendo introduzidas na alimentação humana: seja por um estilo de vida mais sustentável, que prioriza uma dieta vegetariana ou vegana, seja pelo fato de que outras opções estão sendo oferecidas - como proteínas produzidas em laboratório a partir de insetos, tecidos de animais, fungos e legumes. Quem trabalha no setor de alimentos precisa ficar de olho nas tendências que estão sendo apresentadas como forma de substituir a carne, uma das principais fontes de proteína não animal. É importante destacar que um modelo de negócios que oferece outras alternativas em fontes de proteínas aos clientes está em alta e segue uma tendência de um consumidor preocupado com o meio ambiente e com a saúde. Existe, por exemplo, a opção da proteína vegetal, uma proteína de fontes não animais, tais como feijões pretos, proteínas isoladas de trigo, ervilha, arroz, proteína de ervilha, soja, tofu e vários produtos vegetarianos e veganos. Com essa gama de opções, é possível também desmistificar o que se afirma sobre a limitação de cardápio. Há muitas receitas e muitas formas de ofertar proteínas sem serem de origem animal, e não é difícil de encontrar, por exemplo, quem ofereça uma feijoada ou uma lasanha vegetariana. Até mesmo o cachorro-quente e o bauru já são encontrados na versão vegetariana. É importante ficar atento a este dado da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB): um terço dos brasileiros já escolhe opções veganas nos cardápios de restaurantes e lanchonetes e 46% já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana. Cabe destacar que muitos fazem essa opção também por uma questão de saúde, já que uma dieta sem o consumo de carne auxilia na redução dos riscos para uma série de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), entre outros benefícios estéticos e de saúde.  Se você quer começar nesse ramo, procure o Sebrae e faça seu plano de negócios. Invista nessa ideia e use a sua imaginação e criatividade na hora de criar seu cardápio.

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

Conheça as vantagens de investir em turismo no Brasil

O turismo no Brasil, “este país tropical abençoado por Deus”, segue como um mercado promissor. Este segmento do setor de serviços é um dos que mais crescem no país e, até 2024, deve ter um impacto na economia brasileira de R$ 700 bilhões, o que representa mais de 10% do total do Produto Interno Bruto (PIB), indica o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.  Somente essas informações já mostram que investir neste segmento é um bom negócio, mas há muitos outros dados que comprovam que o turismo abre as portas para uma gama de oportunidades de investimentos para empreendedores de olho em negócios rentáveis. Não é segredo para ninguém que o Brasil, em toda a sua imensidão e por sua miscigenação de povos nativos, europeus, africanos e asiáticos, tem uma cultura muito rica e diversificada, que fica evidente nos diferentes sotaques, na arquitetura, nos costumes e na hospitalidade. Além disso, as belezas naturais que se espalham por todo o país de proporções continentais, atraem não apenas os próprios brasileiros, mas também os visitantes estrangeiros.  Da natureza selvagem da Amazônia, na região Norte, até as praias, o Corcovado e o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, no Sudeste, passamos pela arquitetura barroca e pelo cerrado de Minas Gerais. E ainda temos o Pantanal e a capital federal, no Centro-Oeste, as Cataratas do Iguaçu, no Sul, e as praias paradisíacas do Nordeste brasileiro.  É impossível enumerar os atrativos turísticos do Brasil em apenas um parágrafo, mas já dá para exemplificar que sobram motivos para viajar pelos quatro cantos do país. O que os turistas querem Uma pesquisa da empresa MindMiners, em parceria com o PayPal, mostrou que os turistas nacionais buscam, em suas viagens domésticas, conhecer locais turísticos e praias brasileiras. Já os visitantes que vêm de outros países têm interesse em conhecer pontos culturais e fazer compras. O levantamento é importante porque indica caminhos a serem explorados no turismo brasileiro: há boas oportunidades para pacotes voltados para a cultura e para o comércio no Brasil, por exemplo. Outra possibilidade é a criação de parcerias com serviços locais.  Aliás, a elaboração de roteiros de viagens para turistas internacionais tem se mostrado um ramo muito promissor, porque eles buscam serviços de consultoria antes de comprar os pacotes.  Ter o acompanhamento e a orientação de um nativo, com informações claras sobre a hospedagem, traslados e locais de visitas facilita o passeio de quem vem de muito longe e não tem familiaridade com a língua. Assim, a venda desses pacotes faz com que seu negócio passe mais segurança para o comprador, agregando mais valor e tornando seu serviço mais atrativo. As boas perspectivas dos negócios de turismo Devido à vocação natural do Brasil para os serviços de turismo, existe muito espaço para explorar o negócio em terras tupiniquins. O setor movimenta hotéis, transportes, bares e restaurantes, além do comércio formal e informal. O turismo gera cerca de 10,6 milhões de empregos. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), o segmento gerou faturamento de R$ 94 bilhões nos primeiros seis meses, um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente em junho, o movimento foi de R$ 16,4 bilhões, 5,2% acima do registrado no mesmo mês de 2019, período pré-pandemia de covid-19. Mas, embora a recepção de turistas seja uma atividade de bastante impacto para as economias locais, o Brasil é o destino de apenas 1% a 2% dos viajantes de todo o mundo, o que volta a comprovar que ainda existe bastante espaço para crescimento. Onde buscar recursos? É claro que os recursos financeiros não são os mesmos entre os empreendimentos, mas existem boas linhas de crédito para microempreendedores que auxiliam na empreitada.  Um deles é o Proger InvestGiro Turismo, linha de crédito específica para este segmento de serviço que oferece financiamentos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) com taxas competitivas e prazos de até 120 meses para quitação, com carência de 30 meses para começar a pagar. O programa é voltado para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 7,5 milhões ao ano, e o valor máximo liberado é de até R$ 600 mil. É claro que a concessão de crédito está sujeita à aprovação e à disponibilidade de recursos do FAT.  Se precisar de ajuda para alavancar seu empreendimento na área de turismo ou orientações sobre como obter crédito, o Sebrae pode te auxiliar. Além de consultores especializados, também oferecemos cursos por WhatsApp que ensinam a entender as necessidades de acesso ao crédito e as condições para obter os recursos ou, também, quando e de que modo obter financiamentos para negócios criativos com segurança. Conte sempre com nossa parceria para empreender e mãos à obra!

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

Expoflora coloca Holambra no mapa de bons negócios turísticos

Um mercado que pode ser descrito como literalmente florido tem no estado de São Paulo seu maior expoente. A região de Holambra, considerada o “jardim do Brasil”, é a maior produtora e, também, consumidora de flores e plantas ornamentais, sendo um importante polo gerador de novos negócios turísticos, especialmente no período em que acontece a Feira Expoflora. O mercado de flores nunca sai de moda. Mesmo durante a pandemia de covid-19, as pessoas continuaram recebendo arranjos de flores em suas casas. As floriculturas on-line continuaram a todo o vapor, crescendo 10% em 2020, movimentando R$ 9,6 bilhões e mostrando que flores é um segmento importante que oferece boas oportunidades de negócio.  O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) prevê um cenário positivo para o setor de flores em 2022, com expectativas de aumento das vendas na casa dos 12% em relação ao ano de 2021, por conta da retomada das festas, casamentos e eventos em geral. Segundo a entidade, o ano de 2021 apresentou um crescimento de cerca de 15% no setor devido à abertura da economia, considerando os mais diversos segmentos, como flores de corte, plantas verdes em vaso e outras variedades, além de itens de paisagismo.   Turismo em Holambra A capital nacional das flores é a maior produtora do país e a maior exportadora do produto para a América Latina. As tulipas são onipresentes na sinalização da cidade localizada perto de Campinas (SP). A colonização holandesa ultrapassa o desenho das famosas flores e domina toda a decoração, enfeites e presentes que os visitantes costumam levar como lembrança. Tamancos de madeira, cortinas rendadas e saias coloridas completam o pacote de imagens que remetem ao país que espalhou a sua história de cultivo, produção e venda das flores.  Se os jardins floridos são o apelo principal para atrair turistas, o município oferece um pacote completo para acolher e hospedar os visitantes. Os 15 mil habitantes são dedicados a recepcionar bem os cerca de um milhão de viajantes que recebem no ano e movimentam francamente a economia da região.  Setembro florido é na Expoflora Durante todo o ano, os hóspedes são recepcionados com entusiasmo, mas é em setembro que a cidade torna-se a atração principal do calendário turístico da região. É quando acontece a Expoflora, festa das flores que recebe mais de 300 mil pessoas ansiosas para consumir o que a cidade tem de melhor. Os eventos sucedem-se para embelezar a cidade e divertir os turistas. Além da exposição em si, há espaço para mostras de paisagismo, espetáculos de danças folclóricas holandesas, visitas ao museu, um minissítio, shows, chuva de pétalas, desfile de carros alegóricos e muitas outras atrações.  Desnecessário dizer que os restaurantes aproveitam o embalo. Turistas podem contar com pratos típicos da Holanda servidos sobre mesas decoradas de flores nas 16 lanchonetes e sete restaurantes da exposição. Esse é o clima na cidade durante todo o ano e, especialmente, em setembro: uma festa de cores e aromas, que alegram os olhos e passam uma mensagem de alegria e energia positiva por todos os cantos da cidade. O evento gera sete mil vagas de empregos diretos e indiretos, injetando assim aproximadamente 200 milhões nas cidades localizadas em seu entorno, impulsionando a ocupação de hotéis e o movimento de bares, restaurantes e comércio. Nas demais cidades, localizadas Brasil afora, a feira atua como uma fashion week das flores, espalhando novidades e tendências para floristas e comerciantes.  Os passeios turísticos incluem visitar os campos dos plantadores de flores, que devem ser realizados por agências de turismo cadastradas, ou seja, uma boa oportunidade para quem está pensando em montar um negócio. Outras opções de turismo são a visita ao Magic Garden Holambra e seus lindos canteiros temáticos e conhecer o museu histórico-cultural de Holambra.  Como você pode ver, a cidade que vive e respira flores o ano inteiro, é uma bela oportunidade de fazer de sua beleza um negócio excelente! Saiba mais: Curso: como ser um empreendedor de sucesso Curso online ensina inovação e possibilidades de crescimento

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

Recife, a cidade onde a música dá o tom para a economia criativa

A brasileira Recife é uma das 246 Cidades Criativas da Unesco, um selo criado para evidenciar localidades onde as manifestações culturais são a marca registrada. No Brasil, apenas doze cidades têm este reconhecimento, um número pequeno perto da vasta diversidade cultural brasileira. Hoje, vamos entender o que colocou a cultura de Recife tão em evidência e como as expressões de seu povo fomentam o turismo por meio da economia criativa. Fundada em 1537, Recife é uma das cidades mais antigas do Brasil, tem cerca de 1,6 milhão de habitantes e é mundialmente conhecida por sua musicalidade. A semente desta sua vocação deu-se pela influência dos colonizadores portugueses e dos rituais de escravos africanos. Além disso, o ensino de música surgiu na cidade ainda no período colonial. Com tanta história, não admira a diversidade de estilos musicais ligados à cidade, que passam pelo frevo, baião, maracatu, samba, brega, xote e xaxado, mas a cena punk rock hardcore também está em evidência. A música e o turismo Com todas estas manifestações musicais, Recife atrai turistas interessados em festas populares, entre as quais destacam-se o frevo, o Galo da Madrugada e o manguebeat. Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, o frevo está tão ligado à cidade que existe um lugar destinado especificamente para a sua prática. O Paço do Frevo é um equipamento cultural que movimenta a economia da cidade, principalmente no período carnavalesco. O Galo da Madrugada também tem suas origens neste estilo musical. Criado em 1978 no Bairro São José, a festa é reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes como o maior grupo carnavalesco do mundo. Atualmente, a manifestação popular tornou-se um negócio lucrativo para a cadeia criativa e cultural local, promovendo oportunidades para quem não estava ligado a um calendário de atividades permanentes como o Carnaval. Artistas são declarados “embaixadores do Galo”, estimulando o intercâmbio cultural e despertando o interesse em outras regiões do Brasil, atraindo ainda mais holofotes e interesse de patrocinadores. O interesse é tanto que já existem blocos inspirados no Galo da Madrugada em países como Alemanha, Canadá e até Japão. Mais recente, o manguebeat é um movimento que surgiu nos anos 1990 com a proposta de utilizar a música para promover inclusão social. É caracterizado pela junção de diversos ritmos pernambucanos, gerando uma nova modalidade estética e sonora que voltou a atrair olhares para o que era produzido em Recife. A música e a economia Embora Recife seja reconhecida por sua diversidade musical, vários setores econômicos são beneficiados por ela. O número de profissionais é extenso, e vai de músicos, professores, compositores e afinadores de instrumentos a arranjadores, bandas e grupos folclóricos, passando até por designers, contadores e advogados, entre várias outras atividades. Além disso, o aquecimento de todos os setores de turismo fomenta hotéis, bares e restaurantes, por exemplo, além de guias locais para auxiliar os visitantes, assim como investimentos públicos. E o fato de Recife estar entre as Cidades Criativas da Unesco possibilita um grande intercâmbio de experiências no que se refere ao turismo sustentável. O Sebrae já produziu material evidenciando a vocação musical de Recife e outros municípios de Pernambuco e que ajuda músicos e outros profissionais a aproveitarem esta corrente da economia criativa para empreender. O livro Música Ltda. pode ser acessado neste link.  Você também pode aprender mais com a cartilha Dez Dicas para o Músico de Sucesso, disponibilizada pelo Sebrae aqui.

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

Saiba a importância do networking para profissionais do ramo beleza

Networking significa estabelecer uma rede de contatos.  Na área da beleza, onde relacionamento e rede de contatos são fundamentais, esse recurso é amplamente usado como um importante incremento para o sucesso profissional. A orientação é criar e manter relações profissionais, formando assim uma rede de contatos que compartilha informações, conhecimento, dicas e indicações. No setor de beleza, esse pode ser um grande divisor de água em seu negócio. Quer saber como?   Diferente do que muitos pensam, networking não serve apenas para pessoas que estão buscando um emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Ter uma rede de contatos é importante para se destacar na área em que atua, manter-se atualizado, sair na frente da concorrência, além de ser uma fonte de inspiração: a troca de experiência pode ajudar a traçar novas estratégias.  Empreendedores do ramo da beleza podem usar o networking como uma ferramenta poderosa de possibilidades. Além da troca de conhecimento, que é muito rica, ainda é possível encontrar pessoas que buscam por serviços, fornecedores e parcerias. Basta pensar nessa dinâmica para compreender como é importante fazer networking. Por isso, elencamos aqui algumas dicas para você começar hoje mesmo sua rede de contatos e fazer a sua marca aparecer e ser lembrada! Networking no ramo da beleza Redes sociais atualizadas: todo mundo sabe que é importante estar nas redes sociais, mas mantê-las atualizadas é um desafio que deve ser cumprido. E, quando se pensa em beleza, o que não falta é novidade, não é mesmo? Então, se você empreende, precisa representar sua empresa. Um bom lugar para ter um perfil ativo é no LinkedIn, lá você vai encontrar outras pessoas da mesma área, ter discussões que vão te ajudar no dia a dia e encontrar lugares para fazer networking. Participação em eventos de beleza: quem aparece, é lembrado! Participe de eventos do ramo, como cursos, masterclasses para profissionais de beleza, workshops com temas relevantes para o segmento e, principalmente, de feiras e exposições do setor. Existem diversos eventos gratuitos, presenciais e on-line, onde profissionais da beleza e donos de salões podem trocar informações, fazer boas conexões e parcerias. O Sebrae de sua cidade tem vários projetos para empreendedores de beleza que podem contribuir com informações relevantes e proporcionar um eficiente networking. É nos eventos que o profissional de beleza tem a oportunidade de se atualizar e inovar por meio de novos contatos. Trata-se, então, de um investimento para gerar contatos, mas também para entender o momento em que o mercado está e as tendências para os próximos anos.  Comunicação: boa parte dos eventos, principalmente presenciais, já possuem um método para fazer networking. São dinâmicas que motivam a comunicação com outras pessoas, troca de contato e convites para seguir em redes sociais. Além disso, existe a hora do café, que é mais descontraída. Como são eventos do setor, todos falam a mesma língua, então não se preocupe em ficar tímido. Também existem as pessoas mais comunicativas que puxam um papo ou outro.  Tenha um objetivo: coloque no papel o que você precisa, como as dores do seu negócio, a busca por indicações, a necessidade de parceria, a procura de fornecedores ou ter mais conhecimento na área. Tudo o que pode vir de uma troca de contato pode ser considerado um objetivo. O mapeamento das necessidades pode ser um indicativo de como buscar espaços de networking e iniciar uma conversa.  Coloque essas dicas em prática para ficar sempre atualizado. Lembre-se: empreender é difícil para todo mundo. A sua dor pode ser a mesma que a de outra pessoa e, por isso, a busca por conhecimento pode ser compartilhada. Através do networking, você pode se tornar uma referência, pois uma boa rede de contatos é primordial para turbinar seu negócio de beleza e a sua carreira. Continue lendo sobre o assunto: Por que e como fazer networking?

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

Título Cidades Criativas da Unesco estimula o desenvolvimento local

No Brasil, são 12 as cidades que integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Paraty, Recife, Salvador e Santos, sendo que ao todo, no mundo, são 246 cidades que colocam a cultura e a criatividade no centro dos seus planos de desenvolvimento sustentável. Nesta entrevista, Isabel de Paula fala dessa estratégia de promoção da cultura e do desenvolvimento urbano sustentável da Unesco e de como a Rede de Cidades Criativas gera oportunidades de intercâmbio de experiências entre as cidades e de como essa rede pode impulsionar negócios criativos. Assista!

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

Pequenos empreendimentos promovem a inclusão social

Nos municípios de menor porte, é comum existir um contingente de pessoas dependentes de programas sociais e que contam com o poder público para suprir suas necessidades básicas de subsistência. Uma demonstração clara de que o desenvolvimento está chegando a uma cidade é a diminuição do número de beneficiários dos programas sociais municipais, estaduais e federais. Isso porque as pessoas passam a ter uma fonte de renda própria, seja por conseguirem um emprego em uma micro ou pequena empresa ou por abrirem um pequeno negócio. Além disso, os pequenos empreendimentos são importantes geradores do primeiro emprego, trazendo jovens e adultos sem experiência para o mercado de trabalho e promovendo sua qualificação profissional inicial. Dessa forma, é promovida a inclusão produtiva de uma parcela da população que normalmente é excluída da economia formal. Um levantamento feito pelo Sebrae mostra que as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 67% da criação de vagas formais no Brasil em fevereiro de 2022, o que significa que dois a cada três empregos foram gerados por MPEs. Os dados, que foram organizados a partir da divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam 220.066 novos postos de trabalho entre as MPEs. O saldo de 2022, até o momento, é de 304.525 novas vagas nas MPEs, o equivalente a 63,5% do total em todo o país. Assim, os pequenos negócios recuperaram o mesmo patamar do segundo semestre de 2021. O setor de serviços foi o que mais contratou entre as micro e pequenas empresas, totalizando 134.024 novos empregos. A construção civil aparece em seguida, com 31.517 novos postos de trabalho. Mesmo com o desenvolvimento positivo no segundo mês do ano, os dados do Caged apontam que, no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, os micro e pequenos negócios detinham 82,1% do volume de novas vagas. Já em 2022, no entanto, esse índice caiu para 68,7%. Ainda assim, segundo dados do Atlas dos Pequenos Negócios 2022, desenvolvido pelo Sebrae, a importância dos pequenos negócios no Brasil é inquestionável, uma vez que eles são responsáveis por grande parte da força laboral e econômica do país.  Segundo o Ministério da Economia, juntas, as micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios brasileiros, além de deter 30% do produto interno bruto (PIB) nacional. Em termos da geração de renda, as PMEs movimentam cerca de R$ 416 bilhões anualmente. Diante de todos esses dados, fica evidente que as MPEs são o motor da economia brasileira.

Novembro, 2022

Artigo / Empreendedorismo

Venda de produtos é diferencial para aumento do faturamento no salão

Na entrevista o cabeleireiro David Rocha, instrutor de cursos para profissionais de beleza, fala sobre como as vendas de cosméticos no salão impactam positivamente sua lucratividade. E dá dicas de como identificar os melhores produtos e tratamentos a indicar aos clientes com o intuito de fidelizá-los. Sua formação como Coach foi pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Cursa visagismo e Terapia Capilar na Universidade do Anhembi. Especialista em Terapia Capilar e Cronogramas e Protocolos, e criador do Programa Colorimetria na Prática Assista a entrevista e inspire-se!

Novembro, 2022

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Como deve ser o nome de uma sociedade limitada?

SOCIEDADE LIMITADA O nome empresarial da sociedade limitada pode ser de dois tipos: DENOMINAÇÃO ou FIRMA integradas pela palavra final "Limitada" ou a sua abreviatura Ltda, de acordo com o art. 1.158 da Lei nº 10.406/02 e Instrução Normativa DNRC nº 116, de 22 de novembro de 2011.

Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação?

Pode a Sociedade Limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. A Sociedade Cooperativa funciona sob denominação integrada pelo vocábulo "cooperativa".

Quais empresas podem usar denominação como nome empresarial?

Denominação é o nome utilizado pela sociedade anônima e cooperativa e, em caráter opcional, pela sociedade limitada, em comandita por ações e pela empresa individual de responsabilidade Ltda - Eireli.

Estão obrigadas a usar somente a denominação como nome empresarial?

A denominação só pode ser adotada como nome empresarial por sociedades empresariais em que os sócios assumem, pelas obrigações contraídas pela sociedade apenas responsabilidade limitada ou às quotas com que participaram para a constituição do capital social ou, no máximo, ao próprio capital da sociedade, pois como já ...