Adotei um cachorro e me arrependi

Colocar um cachorro para doar é uma atitude que precisa ser muito bem pensada e analisada. Adotar um cachorro deve ser uma responsabilidade para toda a vida. Mas uma família pode decidir doar cachorro por uma série de fatores e, às vezes, essa é a melhor saída. As justificativas para colocar cães para doação mais comuns são problemas de adaptação com crianças, mudanças e até morte do tutor. Mas, antes de bater o martelo que “quero doar meu cachorro”, é preciso se perguntar se não existe nenhuma possibilidade de continuar com o cão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há pelo menos 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos. Isso significa que há ao menos um cão para cada cinco habitantes de uma cidade nos centros urbanos. Ainda que vários tipos de ONG para doar cachorro ajudem a cuidar de pets abandonados, o número de cachorros de rua é grande. Por isso, saber como e onde doar cachorro são fatores essenciais para não traumatizar o cão e garantir boas condições em um novo lar.

“Quero doar meu cachorro”: entenda os cuidados necessários nesse momento

Doar cachorro é uma tarefa bem difícil e que requer muita atenção. Primeiro, porque ao colocar cachorro para doar a ideia é gerar o mínimo de trauma possível no animal. Segundo, porque saber onde deixar cachorro para adoção é fundamental nesse momento. Não se deve procurar abrigos de animais, pois as chances de o cãozinho passar o resto da vida lá são altas - ainda mais se já for um cachorro adulto. Se você quer saber “onde posso deixar meu cachorro para adoção”, por que não começa procurando perto de você pessoas dispostas a adotar cachorro? Doando para alguém próximo e de confiança você terá mais garantias de um bom tratamento.

Mas como doar cachorro da maneira correta, afinal? Além de procurar onde doar cachorro em um novo lar definitivo para o animal, outro fator a ser levado em consideração é contar aos interessados como é a personalidade do pet nos mínimos detalhes. Assim, terão uma noção melhor de como o cachorro se comporta, do que gosta, como ele se alimenta. Antes de doar cachorro, certifique-se também sobre as condições da casa do possível adotante. Vale fazer uma visita e perguntar tudo o que puder. Ah, cuidar das vacinações e certificar que ele não está comnenhuma pulga ou carrapato também é importante antes de fazer a doação, viu?

Onde doar cachorro: procurar um lar seguro é o seu dever

Se não tem jeito e doar cachorro é a única opção, você deve saber exatamente que locais procurar. Antes de colocar cães para doação, é  importante pesquisar bem para que seu bichinho encontre um lar o mais rápido possível e não fique à mercê do abandono. Uma boa forma de fazer isso é divulgar que você tem um cachorro para doar em grupos de amigos e conhecidos. Assim, você saberá se existe alguém próximo com interesse em adotar cachorro. Além disso, as redes sociais hoje são uma poderosa ferramenta de divulgação. Se você publicar “quero doar um cachorro” nas redes e em sites de adoção, conseguirá atingir ainda mais pessoas interessadas em adotar. Mas também tenha muito cuidado para não doar cachorro para qualquer um. Ao encontrar uma possível família, certifique-se bem de que vão cuidar direitinho do animal e fornecer tudo que for necessário para manter o bem-estar dele. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Concordo que a Nestlé use meus dados de contato e interações para me mandar comunicações de marketing. Seu consentimento para este fim é voluntário e você é livre para retirá-lo a qualquer momento. Mais informações disponíveis na Política de Privacidade da Nestlé.

Adotei um cachorro e me arrependi

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Adotei um cachorro e me arrependi

Já emenda com um happy hour

Vai pra casa maratonar séries e pedir uma pizza

Já emenda uma viagem pra curtir o fim de semana perto da natureza

Adotei um cachorro e me arrependi

Como seria o seu domingo perfeito?

Adotei um cachorro e me arrependi

Churrasco com a família ou amigos

Cozinhar, ler um livro, ouvir música e cuidar das plantas

Fazer uma trilha

Adotei um cachorro e me arrependi

Como você fica em um dia de chuva?

Adotei um cachorro e me arrependi

Muda o rolê para um lugar fechado e seguro

É o dia perfeito para você curtir debaixo das cobertas

Triste porque não vai poder sair de casa

Adotei um cachorro e me arrependi

Como seria a viagem ideal nas férias?

Adotei um cachorro e me arrependi

Com um grupo de amigos para um lugar com praia e calor

Na serra. Casa confortável, natureza, tranquilidade e boas companhias

Com certeza algum lugar em que pudesse acampar com seu cachorro!

Adotei um cachorro e me arrependi

Como você costuma encontrar os amigos?

Adotei um cachorro e me arrependi

Bares, festas, shows e boates.

Lugares mais abertos, de preferência que sejam pet-friendly

Piqueniques ao ar livre

Adotei um cachorro e me arrependi

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Adotei um cachorro e me arrependi

Musculação na academia

Yoga em casa

Corrida no parque

Adotei um cachorro e me arrependi

Como é a sua rotina matinal?

Adotei um cachorro e me arrependi

Levanta, se arruma e sai para o trabalho.

Gosta de levantar mais cedo para meditar, ler um livro e tomar café da manhã com calma

Gosta de se movimentar pela manhã, então sempre sai para caminhar

Adotei um cachorro e me arrependi

Como é a sua agenda no fim de semana?

Adotei um cachorro e me arrependi

Sempre tem uma comemoração, um almoço com um amigo, um cinema com o crush…

Poucos eventos. No máximo você vai almoçar com a família ou ver um filme no cinema

A programação sempre envolve contato com a natureza

    Doar cachorro não pode ser traumatizante para o animal

    A saudade é um sentimento que não afeta só humanos, mas seus pets também. Sim,cachorro sente saudade. Não é à toa que quem tem um doguinho já está acostumado com aquele olhar de cachorro triste sempre que o tutor está prestes a sair de casa - isso é o jeitinho de demonstrarem que sentem sua falta e não querem que você saia. Mas depois que você doar cachorro, ele muda de dono e precisa se acostumar com o fato de que não vai mais ver seu antigo tutor todos os dias. Esse processo pode demandar algum tempo. Por isso, ao colocar cachorro para doar, é de extrema importância saber como amenizar isso para não causar um impacto muito forte na vida do animal e nem traumatizá-lo.

    Para começar, depois que colocar os cães para doação, o tutor não pode simplesmente sumir da sua vida do dia para a noite. Ele precisa acostumar o cachorro com sua família nova aos poucos até que esteja totalmente adaptado. Além disso, quando doar cachorro, deixe uma roupa velha sua com ele. Nas primeiras semanas após finalizar o processo de doar cachorro, marcar visitas para ver seu amigão também pode ser uma boa opção para que ele não se sinta tão abandonado nesse início.

    Cachorros abandonados podem ter maior dificuldade de encontrar um lar

    Mesmo que você diga “preciso doar meu cachorro urgente”, em hipótese alguma deixe seu cãozinho na rua para “tentar a sorte”! O abandono de cachorros é muito preocupante, porque os cães que são deixados na rua passam por diversas dificuldades na luta pela própria sobrevivência. Além de não terem abrigo, comida e nem bebida na maioria das vezes, esses animais precisam ter muita perspicácia para conseguirem se manter vivos, fugir de atropelamentos e de situações de maus-tratos. Em alguns casos, há quem leve os pets abandonados em ONG para doar cachorro, feirinhas e outros projetos de proteção animal. Porém, isso não quer dizer que será fácil para o cãozinho encontrar um lar definitivo. Pelo contrário: ele precisa “competir” com vários outros animais, o que reduz as chances de alguma família se interessar exclusivamente por ele. 

    Doar cachorro é a melhor solução? Veja outras alternativas

    A decisão de doar cachorro pode ser necessária em alguns casos. Mas antes de decidir com certeza que “quero doar meu cachorro”, você pode analisar a situação com mais calma. Dependendo do motivo que o levou a optar por colocar o cachorro para doar, existem outras soluções menos traumáticas e complicadas para o animal. Muitas pessoas optam por doar cachorro por conta de algum problema de comportamento. Às vezes o cãozinho é bagunceiro demais ou late muito em um apartamento em que os vizinhos reclamam bastante. Nesses casos de problemas comportamentais, o adestramento é uma boa solução. Você pode usar algumas dicas de como adestrar cachorro ou chamar um adestrador profissional. O resultado costuma ser bastante positivo e melhora demais a convivência.

    Caso o motivo seja um tutor que precisa se mudar, existem empresas especializadas em mudanças que podem ajudar a levar o pet sem problemas. Se o problema é falta de espaço, tente investir em um cantinho da casa especial para ele, com enriquecimento ambiental e aumentar os passeios para que ele não fique entediado. Isso ajuda o cão a se sentir melhor e mais livre, mesmo em uma casa pequena. Caso você realmente não tenha condições de manter o pet dentro de casa, verifique a possibilidade de deixá-lo com um parente ou amigo próximo responsável, de forma que você possa visitá-lo com frequência. O importante é que, antes de colocar um cachorro para doar, todas as opções sejam levadas em consideração. 

    Redação:Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 10/06/2020

    Atualizada em 18/08/2021

    O que fazer quando não se quer mais um cachorro?

    Mas e se eu não puder mais cuidar do meu cão e não tiver mais ninguém a quem recorrer? Nesse caso, os abrigos para animais são a melhor alternativa. Os abrigos cuidam dos animais até que sejam adotados e muitos deles têm lares adotivos onde os cães podem ser integrados até que encontrem outro lar permanente.

    Tem como devolver cachorro?

    Apesar de incomum, é possível pedir a troca de um animal de estimação por motivo de doença, por exemplo. Isso deve ser combinado por escrito no momento da compra e exige atestado de veterinário, caso o consumidor peça a troca, desconto ou devolução do valor pago pelo animal.

    O que o cachorro sente quando é doado?

    Então sim, o cachorro sente falta do dono quando é doado ou quando o tutor falece. Por isso, é um processo que deve ser feito com bastante cautela para que o cachorro consiga se adaptar a essa mudança da melhor maneira possível. Caso contrário, pode acabar gerando um grande trauma na vida do cãozinho.

    Quanto tempo um cachorro leva para se adaptar a um novo lar?

    Um cão mais velho pode levar até seis meses para estar completamente adaptado ao novo lar. Mas a cada dia devemos apresentar algo novo ao animal, que seja do interesse dele. Não adianta eu comprar todo um enxoval antes dele chegar, sem conhecer a personalidade e gostos dele. Isso é o caminho perfeito para a frustração.