Porque sentimos frio ao sair de um banho de mar mesmo em dia quente?

Você já percebeu que a sensação de frio intenso aumenta quando saímos da água do mar ou da piscina? Você sabe por que isso acontece? Confira neste artigo!

Se você já sentiu frio ao sair de uma fonte de água, seja uma praia, represa ou da piscina do clube, fique sabendo que isso é normal, e não tem nada a ver com a temperatura externa, mas sim com a temperatura interna do nosso corpo.

O calor que fica acumulado em nosso organismo é perdido no momento em que saímos da água, ou seja, acontece um desequilíbrio na temperatura. É comum que a água esteja em uma temperatura mais baixa do que aquela do ambiente externo. Quando entramos na água, nosso corpo trabalha para que ocorra um equilíbrio térmico.

Nesse processo, o organismo e a água começam a trocar calor, fazendo com que se alcance um equilíbrio entre as duas temperaturas. Por isso, depois de algum tempo na água, deixamos de sentir frio e ficamos adaptados à temperatura.

PUBLICIDADE

Acontece que, ao sair da fonte de água, o corpo encontra uma temperatura diferente e precisa iniciar de novo o processo de equilíbrio térmico. Só que, dessa vez, o corpo não troca calor com a água, mas sim com o meio externo, onde existe o ar.

Quando o ar entra em contato com a nossa pele, ele se aquece e retorna para a atmosfera. Nesse processo, o corpo perde muito mais calor.

Para evitar que essa perda de calor seja tão intensa, o corpo começa a buscar formas de proteção e, com isso, aparecem algumas respostas do organismo, como bater o queixo ou ficar arrepiado.

PUBLICIDADE

Aliás, os pelos do corpo se arrepiam justamente para tentar evitar que o ar quente do corpo se perda rapidamente. Eles formam uma espécie de isolamento para criar uma camada de ar quente ao redor do corpo.

Sabemos que a pele do nosso corpo é o maior órgão que temos e, por isso, é uma fonte muito importante de informações. As sensações que identificamos através da pele são inúmeras: dor, pressão, frio, etc. As sensações relacionadas ao frio ou ao calor são ditas sensações térmicas.

Após o banho, seja em um chuveiro ou em uma piscina, às vezes sentimos um pouco de frio. Sabemos que a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que sentimos frio quando estamos molhados. Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso temos a sensação de frio. Sentimos mais frio ainda quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento da temperatura da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para nós, que vivemos em um país tropical, o conceito de sensação térmica pode até ser pouco importante e pouco conhecido, embora saibamos que a brisa e o vento nos refrescam. Porém, em países frios, o abaixamento de temperatura causado pelo vento pode provocar diversos problemas sérios à saúde. Como exemplo, podemos citar a hipotermia.

O termo sensação térmica se popularizou mais após a Segunda Guerra Mundial, quando tropas alemãs fracassaram na tentativa de invasão à Rússia, durante seu inverno rigoroso. Foi a partir daí que o exército americano criou um índice de avalição da sensação térmica relacionado à velocidade do vento. Esse índice se popularizou e passou a ser divulgado relacionado às temperaturas diárias.

Em dias frios é comum ouvimos dizer que a temperatura está baixa e que a sensação térmica é de uma temperatura menor. Nos termômetros, a temperatura marcada depende apenas da medição feita no ar. A sensação térmica, por outro lado, é a temperatura que realmente sentimos, sendo seu valor influenciado principalmente pela velocidade do vento, mas também pela umidade e densidade do ar, entre outros fatores climáticos.

Após um banho de piscina é normal as vezes sentirmos um pouco de frio. Isso acontece porque a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, então é por esse motivo que sentimos frio quando estamos molhados.

Esse fenômeno ocorre porque a camada fina de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor fazendo a água evaporar e termos a sensação de frio. A sensação de frio é intensificada quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água.

Porque sentimos frio ao sair de um banho de mar mesmo em dia quente?

Como o vento é um grande influenciador na rapidez da evaporação da água podemos justificar o que chamamos de sensação térmica meteorológica, quando temos a sensação térmica de que  a temperatura ambiente é menor que a registrada no termômetro.

A figura mostra que a pessoa que está escalando está mais exposta ao vento que a pessoa que está sentada, por isso ela tem uma maior sensação térmica de frio, ou seja, que está congelando.

Outra situação interessante é quando retiramos um bloco de gelo e uma caixa de hamburguer do freezer. Temos a sensação de que o gelo está mais “frio”, ou seja, a uma temperatura menor. Isso é devido o gelo possuir uma quantidade maior de água na sua superfície externa que irá evaporar -se mais rapidamente que em outros corpos devido a maior transferência de calor da nossa mão e ambiente.

Porque sentimos frio ao sair do mar mesmo em dias quentes?

Esse fenômeno ocorre porque a camada fina de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor fazendo a água evaporar e termos a sensação de frio. A sensação de frio é intensificada quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água.

Quando saímos de uma piscina sentimos uma sensação de frio na pele?

Isso acontece porque a água na superficie. da pele, ao evaporar, provoca um fluxo de. do nosso corpo para o ambiente e, consequentemente, sentimos frio.

Por que te dá frio de lá nada?

De acordo com o fisiologista Everardo Carneiro, professor-titular de biologia estrutural e funcional da Unicamp, a percepção do frio está relacionada a condições genéticas, metabolismo, produção de hormônios, quantidade de gordura do corpo e receptores, que são terminações nervosas da pele que detectam a temperatura.

Porque é comum sentirmos sede Quando entramos no mar?

Em razão da desidratação provocada pela ingestão de água salgada, a pessoa começa a sentir cada vez mais sede.