As vitaminas são um conjunto de moléculas orgânicas que desempenham

01. (UECE) Antioxidantes presentes em extratos de plantas vêm atraindo, cada vez mais, atenção dos consumidores. O uso de plantas com propriedades farmacológicas também chama a atenção dos pesquisadores, pois, as plantas medicinais desempenham um papel muito importante na saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento. Os antioxidantes originados de plantas, como os carotenoides, timol, fenólicos, etc., são considerados suplementos alimentares preservativos de doenças, sendo estes compostos fenólicos considerados como inibidores anticarcinogênicos (VELLOSA et al., 2007). Adicionalmente, foi observado que a ação de antioxidantes presentes em alimentos como frutas e vegetais promovem uma prevenção contra patologias como câncer ou doenças cardiovasculares (ATOUI et al., 2006). No que concerne a antioxidantes naturais e suas características, assinale a afirmação correta.

a) A vitamina E é a vitamina mais estudada atualmente e trata-se de uma substância hidrossolúvel.

b) A vitamina C é um potente agente redutor e pode ser sintetizada dentro do nosso organismo.

c) Os flavonoides atuam como agentes terapêuticos e são pigmentos naturais presentes nos vegetais.

d) O ácido ascórbico é um excelente oxidante que previne muitas doenças neurodegenerativas.

02. (UDESC) As vitaminas não são uma classe particular de substâncias, e sim uma designação geral para qualquer substância orgânica necessária ao nosso organismo, mesmo em quantidades reduzidas. Sabemos que a vitamina B5 (Ácido pantotênico) é um componente da coenzima A; a vitamina B9 (Biotina) atua na síntese das bases nitrogenadas; a vitamina B12 (Cianocobolamina) atua na maturação das hemácias; vitamina C (Ácido ascórbico) atua na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e a vitamina K (Filoquinona) atua na coagulação do sangue. Assinale a alternativa correta.

a) A ausência da vitamina C está diretamente ligada à fragilidade óssea.

b) A vitamina B9 está envolvida com os mecanismos de duplicação do DNA.

c) A vitamina B5 não está envolvida com a formação de ATP.

d) A ausência de vitamina B12 levará a um aumento de hemácias circulantes.

e) A ausência da vitamina K pode evitar quadros hemorrágicos.

03. (UPE) Vitaminas são produzidas por células. No entanto, a maior parte das vitaminas de que necessitamos são produzidas por bactérias, fungos, plantas e outros animais. Assim, pessoas com pouca ingesta de produtos animais (carne, ovos, laticínios), independentemente de serem vegetarianos ou onívoros, podem desenvolver anemia perniciosa. No entanto, a ingestão diária de uma dieta, contendo bife de fígado levemente cozido, pode levar a uma remissão da anemia após alguns meses. Isso está relacionado à vitamina:

a) Ácido fólico – B9.

b) Cobalamina – B12.

c) Filoquinona – K.

d) Retinol – A.

e) Tocoferol – E.

04. (ETEC-SP) A pele bronzeada tornou-se um símbolo de beleza e de aparência saudável. No entanto, para os dermatologistas é preciso muito cuidado, pois o bronzeado não tem, necessariamente, relação com saúde. Os dermatologistas recomendam baixa exposição ao sol das 10 às 16 horas, aproximadamente, quando a radiação ultravioleta é mais intensa e o uso de filtros solares se faz, portanto, essencial. Os raios ultravioleta UVA e UVB, em doses excessivas, causam vermelhidão, queimaduras, envelhecimento precoce e até podem acarretar a formação de tumores benignos e malignos nos epitélios. Por outro lado, nosso organismo precisa das radiações solares para ativar algumas reações como, por exemplo, a produção de vitamina D, que evita o raquitismo. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

a) Os filtros solares são classificados de acordo com um número chamado Fator de Proteção Solar (FPS), que varia de acordo com o tipo de pele. Assim, quanto mais sensível for a pele, menor será o fator de proteção necessário.

b) Os raios ultravioleta inibem a produção de vitamina D ao incidirem sobre a melanina, pigmento responsável pela cor da pele, e provocam hemorragias.

c) A exposição ao sol deve ocorrer no período entre 10 e 16 horas, pois nesse horário as radiações ultravioleta são menos intensas e, portanto, menos prejudiciais à pele.

d) A deficiência de vitamina D prejudica a fixação de cálcio nos ossos, provocando alterações ou deformidades no esqueleto humano.

e) O bronzeamento da pele ocorre quando os raios solares danificam as fibras colágenas e elásticas situadas na derme.

05. (UFAM) São vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, respectivamente:

a) B1 e B2.

b) Retinol e tiamina.

c) Niacina e tocoferol.

d) Ácido pantotênico e B12.

e) Filoquinona e ácido ascórbico.

06. (UPF) Analise o quadro referente às vitaminas, seu nome químico, sintomas ou distúrbios causados pela sua deficiência no organismo e principais fontes, e assinale a alternativa que faz a correta relação entre esses fatores.

As vitaminas são um conjunto de moléculas orgânicas que desempenham

07. (UNIPAR) Esta vitamina é essencial no processo de coagulação sanguínea. Isto porque ela ajuda as proteínas a se transformarem em substâncias que contribuem para a coagulação correta do sangue. Por isso, esta vitamina também contribui para melhor cicatrização. Também é importante para a saúde dos ossos porque ajuda na fixação do cálcio nos ossos. Estamos nos referindo à:

a) Vitamina E.

b) Vitamina B.

c) Vitamina D.

d) Vitamina K.

e) Vitamina A.

08. (IFAL) Uma importantíssima substância esteroide lipossolúvel, essencial para a saúde humana, depende para a sua ativação, em 90% dos casos, da luz solar. O site http://www.minhavida.com.br lista inúmeros benefícios, entre eles o controle de 270 genes. Além dos raios ultravioletas do tipo B (UVB), ela também pode ser obtida por certos alimentos. Dentre as alternativas abaixo, marque a que mostra corretamente que substância seria essa em que alimento ela pode ser encontrada:

a) Vitamina A e vegetais de cor amarelada ou alaranjada.

b) Vitamina D e peixes, como o salmão e a truta.

c) Vitamina E e certas oleaginosas, como o amendoim.

d) Vitamina K e fígado bovino.

e) Vitamina C e frutas cítricas, como o limão ou a laranja.

09. (UNITAU) As vitaminas são importantes para o bom funcionamento do organismo, sendo necessárias em quantidades pequenas, em comparação com os demais nutrientes. A tabela abaixo mostra a quantidade de algumas vitaminas presentes em 100 g de diferentes vegetais.

As vitaminas são um conjunto de moléculas orgânicas que desempenham

Assinale a alternativa incorreta em relação às vitaminas e às estruturas desses vegetais.

a) Cupuaçu, cenoura crua e caju amarelo poderiam ser recomendados para indivíduos com beribéri, xeroftalmia e escorbuto, respectivamente.

b) Todas as vitaminas da tabela acima são lipossolúveis e sua eliminação pelo organismo ocorre muito lentamente, de modo que sua ingestão não precisa ser muito frequente.

c) O abacate apresenta pericarpo, e a sua parte comestível é o mesocarpo, rico em vitaminas hidrossolúveis, que é a parte carnosa do próprio pericarpo.

d) A parte do caju utilizada para fazer o suco é um pseudofruto, desenvolvido a partir do pedúnculo floral, e possui teor mais elevado de vitamina hidrossolúvel do que de lipossolúvel.

e) A parte da cenoura mais utilizada na alimentação é a raiz, do tipo pivotante, em cuja extremidade ocorre a região meristemática e a coifa.

10. (UPE) O raquitismo é uma doença, que afeta o desenvolvimento dos ossos da criança, tornando-os frágeis e maleáveis, o que pode levar a deformidades ósseas. Está entre as doenças mais comuns nos países em desenvolvimento. É correto afirmar que essa doença é causada principalmente pela deficiência da vitamina.

a) B1, encontrada em carnes, legumes e cereais integrais.

b) C, encontrada em diversas frutas, especialmente as cítricas.

c) A, encontrada no leite e derivados e nas carnes vermelhas.

d) E, encontrada em vegetais, e pela baixa produção da flora intestinal.

e) D, encontrada em laticínios, gema de ovo e vegetais ricos em ovos, como também pela exposição insuficiente à luz solar.

11. (UFJF) As vitaminas são compostos orgânicos, necessários em pequenas quantidades, sendo essenciais para a realização de muitos dos processos que ocorrem no nosso organismo. Várias doenças são causadas por uma deficiência em vitaminas. O Escorbuto, o Beribéri e a Anemia perniciosa são doenças associadas à carência de quais vitaminas, respectivamente?

a) C, B1 e B12.

b) E, B6 e B9.

c) A, B1 e B5.

d) C, B2 e B9.

e) E, B12 e B9.

12. (UDESC) As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos mais variados tipos de alimentos, e são essenciais ao bom funcionamento do metabolismo humano. Associe os tipos de vitaminas e as suas funções no organismo.

1. Vitamina A

2. Vitamina D

3. Vitamina E

4. Vitamina B6

5. Vitamina B12

( ) Imprescindível à produção de insulina e à manutenção do sistema imunológico. Regulação do cálcio no sangue e nos ossos. Reduz o risco de doenças renais. É sintetizada com ajuda de raios solares.

( ) Importante oxidante que protege a membrana das células da ação de radicais livres. Está relacionada à formação dos ossos e proteção da pele. Desempenha função vital no ciclo visual.

( ) Participa da multiplicação de todas as células e da produção de hemácias e das células do sistema imunológico. Influencia o sistema nervoso e é responsável pela produção de hormônios.

( ) Responsável pela formação de hemácias e multiplicação celular. Evita a anemia, auxilia na coagulação do sangue e acelera o crescimento.

( ) É antioxidante e previne abortos. Alivia cãibras, distensões musculares e acelera a cura de lesões na pele.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) 2 – 4 – 1 – 5 – 3.

b) 3 – 1 – 5 – 4 – 2.

c) 3 – 4 – 5 – 2 – 1.

d) 2 – 1 – 5 – 3 – 4.

e) 2 – 1 – 4 – 5 – 3.

13. (UECE) O cajueiro é uma árvore comum em pequenos pomares, nas cidades e também é muito cultivada em quase todo o País. O seu fruto verdadeiro é a castanha, um fruto seco muito apreciado no Brasil e no exterior. O “caju” é um pseudofruto, carnoso, suculento e muito rico em fonte de vitamina C, utilizado principalmente na produção de sucos e doces. Vitamina C também pode ser denominada de ácido:

a) Ascórbico.

b) Fólico.

c) Benzoico.

d) Pantenoico.

14. (UNICENTRO) Nas populações dos chamados “bolsões de pobreza”, é comum haver a incidência de problemas de saúde relacionados a uma alimentação com baixa quantidade de vitaminas. Com relação a avitaminoses, assinale a alternativa que apresenta o principal problema causado pela carência de vitamina D no organismo.

a) Raquitismo.

b) Anemia.

c) Esterilidade.

d) Escorbuto.

e) Cegueira noturna.

15. (UPE) Na época das grandes navegações, nos séculos XV e XVI, era comum ocorrer, entre os marinheiros, uma doença chamada de escorbuto. Os sintomas são: inflamações das gengivas, dentes frouxos e hemorragias na boca, que podem levar à morte. Na época das viagens, os marinheiros não ingeriam frutas nem verduras frescas, principais fontes de vitamina________.

Que alternativa contém o termo que preenche a lacuna do texto acima?

a) D ou Calciferol.

b) B9 ou Ácido fólico.

c) C ou Ácido ascórbico.

d) B6 ou Riboflavina.

e) A ou Retinol.

16. (CEFET-AL) Beribéri, cegueira noturna e escorbuto resultam da carência, respectivamente, das vitaminas:

a) D, A e K.

b) K, B12 e D.

c) C, B6 e A.

d) B1, A e C.

e) A, K e B6.

17. (URCA) O beribéri, doença que tem como sintomas a inflamação e degeneração dos nervos é causada por:

a) um protozoário.

b) por um gene defeituoso.

c) um vírus.

d) deficiência de Biotina.

e) deficiência de vitamina B1.

18. (IFCE) É a vitamina que prolonga a vida das células, promove rápida recuperação da fadiga, estimula as respostas imunológicas, neutraliza o desejo de beber, previne ressacas e protege o fígado da cirrose hepática:

a) ácido ascórbico.

b) ácido pangâmico.

c) ácido pantotênico.

d) tiamina.

e) retinol.

19. (UESPI) Vitaminas do complexo B podem desempenhar a função de co-fatores enzimáticos, e sua carência pode provocar uma série de enfermidades. Um exemplo de doença provocada pela carência de vitaminas do complexo B é:

a) Escorbuto.

b) Raquitismo.

c) Xeroftalmia.

d) Esterilidade.

e) Beribéri.

20. (UPE) “Grupo peculiar de substâncias orgânicas indispensáveis ao organismo, apesar de necessárias em quantidades relativamente pequenas, com função reguladora. Em geral, não são fabricadas em nosso corpo e são obtidas através da alimentação. São absorvidas no intestino, dissolvidas em água ou em gorduras.”

O texto refere-se a:

a) Oligossacarídeos.

b) Dipeptídeos.

c) Vitaminas.

d) Lipídios.

e) Proteínas.

21. (UERN) Toda alimentação, a princípio, apresenta vitaminas que estimulam a atividade enzimática das células, contribuindo para um bom funcionamento orgânico. Podem ser encontradas em vegetais e em alguns microrganismos. Elas se distinguem das demais substâncias porque não são fonte de energia e não apresentam papel estrutural na célula. Com base no trecho anterior, assinale a afirmativa correta.

a) A vitamina E auxilia na coagulação do sangue, podendo ser encontrada em frutas, carnes e hortaliças.

b) Pessoas com lesões nos nervos, músculos e pele necessitam ingerir alimentos ricos em acido fólico, tais como frutas, amendoim e feijão.

c) Carnes, fígado, ovos e laticínios são fontes de vitamina B12, importantes na formação de hemácias e no metabolismo dos ácidos nucleicos.

d) A vitamina D, encontrada em óleo de peixe, fígado e gema de ovo, tem a função de proteger parte das células contra a oxidação e os radicais livres.

22. (UTFPR) O Ministério da Saúde divulgou que 33 pessoas morreram no ano de 2006, no Maranhão, por falta de vitamina B1, encontrada em cereais integrais como o arroz e outros derivados do trigo, batatas, peixes, carnes suínas, fígado de animais e aves, nozes, verduras e cerveja. Os sintomas da carência desta avitaminose são: formigamento e dormência das pernas, fraqueza e dificuldade para andar, falta de apetite e emagrecimento. Estes sintomas causados pela falta de vitamina B1 caracterizam uma doença conhecida como:

a) beribéri.

b) botulismo.

c) escorbuto.

d) raquitismo.

e) xeroftalmia.

23. (UFV) No organismo humano, as deficiências das vitaminas A, C e tocoferol podem causar, respectivamente:

a) raquitismo, anemia e aborto.

b) aborto, escorbuto e cegueira noturna.

c) distrofia muscular, escorbuto e anemia.

d) cegueira noturna, escorbuto e esterilidade.

e) cegueira noturna, aborto e raquitismo.

24. (UEG) As vitaminas são um conjunto de moléculas orgânicas que desempenham, dependendo de suas características químicas, papéis distintos, porém importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Abaixo, estão apresentadas as estruturas químicas de algumas dessas moléculas.

As vitaminas são um conjunto de moléculas orgânicas que desempenham

Tendo em vista as consequências da carência dessas vitaminas e as propriedades de suas moléculas, pode-se afirmar que a:

a) Carência de vitamina A leva ao raquitismo infantil.

b) Carência de vitamina D provoca doença óssea.

c) Vitamina C apresenta o grupo funcional ácido carboxílico.

d) Vitamina C é lipossolúvel.

25. (UDESC) Assinale a alternativa correta, quanto ao resultado da carência das vitaminas K, D, B1, C e A, respectivamente.

a) Beribéri – dificuldade na coagulação sanguínea – raquitismo – escorbuto e cegueira noturna.

b) Raquitismo – dificuldade na coagulação sanguínea – cegueira noturna – beribéri e escorbuto.

c) Cegueira noturna – dificuldade na coagulação sanguínea raquitismo – escorbuto e beribéri.

d) Dificuldade na coagulação sanguínea – raquitismo – beribéri – escorbuto e cegueira noturna.

e) Escorbuto – beribéri – dificuldade na coagulação sanguínea – raquitismo e cegueira noturna.

26. (FUVEST) A respeito da vitamina C é correto afirmar que:

a) É termoestável e tem ação antiinfecciosa.

b) É muito instável e tem ação antiescorbútica.

c) É resistente aos processos oxidantes e tem ação antiberibérica.

d) É termolábil e atua no tratamento das neurites.

e) É muito resistente e sua carência determina o raquitismo.

27. (UCPel) O termo vitamina é empregado para substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades, importantes em atividades metabólicas do organismo. As vitaminas que não precisam ser ingeridas diariamente, pois são dissolvidas e armazenadas nos tecidos adiposos do corpo, são:

a) biotina, tiamina e tocoferol.

b) tiamina, ácido fólico e retinol.

c) calciferol, filoquinona e tocoferol.

d) calciferol, ácido ascórbico e piridoxina.

e) riboflavina, filoquinona e nicotinamida.

28. (MACK) Cenouras e legumes amarelos são importantes fontes de vitaminas. Por isso, esses alimentos são indicados para se evitar (1), devido à presença de (2). Indique a alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1 e 2.

a) beribéri – vitamina B1.

b) hemorragias – vitamina K.

c) escorbuto – vitamina C.

d) raquitismo – calciferol (precursor da vitamina D).

e) cegueira noturna – beta-caroteno (precursor da vitamina A).

29.  (UNICAMP) Um estudante do Projeto Rondon encontrou um mendigo com grave incapacidade física, em uma pequena cidade do interior. Por isso alimentava-se às custas da escassa caridade pública, principalmente de farinha de mandioca, e só ocasionalmente de carne. Além do defeito físico, o mendigo mostrava comprometimento da visão, com irritação das conjuntivas e da córnea, que se apresentavam secas e sem brilho. Além disso, a córnea tendia à opacidade e ao aparecimento de ulcerações. A pele apresentava-se escamosa. O estudante, corretamente, atribuiu as manifestações cutâneas e das mucosas a uma provável deficiência de:

a) Vitamina K.

b) Vitamina do complexo B.

c) Vitamina C.

d) Ácidos graxos.

e) Vitamina A.

30. (PUC-RS No homem, a carência da vitamina ________ provoca a chamada cegueira noturna, um problema visual caracterizado por dificuldade para enxergar em situações de luz fraca. Essa vitamina é necessária, pois se associa a proteínas dos bastonetes, os quais são células fotorreceptoras da _________ que permitem a visão da luminosidade.

Preenchem de forma correta as lacunas do texto, os termos contidos na alternativa:

a) A / córnea

b) A / retina

c) C / córnea

d) E / íris

e) E / retina

As vitaminas são um conjunto de moléculas orgânicas que desempenham

Quais são as principais características das vitaminas?

As vitaminas são moléculas orgânicas necessárias em pequena quantidade para o funcionamento adequado do organismo. Elas funcionam, principalmente, como catalisadoras de reações químicas dentro do nosso corpo, ou seja, atuam aumentando a velocidade de uma reação.

Quais são as funções das vitaminas no organismo?

As vitaminas são importantes na transformação de energia, algumas são antioxidantes e são essenciais para o funcionamento dos vários sistemas do corpo, inclusive o nosso sistema imunológico. A falta de vitaminas no organismo é chamada de avitaminose ou hipovitaminose e pode causar problemas graves de saúde.

Qual e a definição de vitaminas?

As vitaminas são compostos orgânicos indispensáveis ao crescimento normal e à manutenção da saúde humana. Sem estes nutrientes, certas funções básicas do organismo seriam comprometidas, com consequências graves para a saúde.

Quais as estruturas das vitaminas?

Dessa forma, todas as vitaminas possuem, em sua estrutura, componentes chamados vitâmeros que está relacionado a atividade biológica associada a uma vitamina que pode ser semelhante a outra vitamina, mesmo que ambas as vitaminas não apresentam nenhuma estrutura química similar.