Até quando pode usar um remédio vencido

Foto: Divulgação | Pixabay | Pexels

Até quando pode usar um remédio vencido

Você já ficou na dúvida se pode tomar uma medicação depois do prazo de validade? Especialistas apontam que usar certos remédios após o vencimento pode trazer riscos à saúde, como uma alergia e intoxicação, podendo levar à morte. As pessoas podem apresentar sintomas como náuseas, vômitos e problemas gástricos, como úlceras.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias de Saúde!

À reportagem do Folha Vitória, a farmacêutica, Mestre em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Fisiologia Cardiovascular pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Robéria Arruda, informou que medicamentos vencidos podem trazer grandes prejuízos ao organismo, já que podem sofrer alterações físicas ou químicas. 

"Alguns medicamentos, se o usuário percebe que vai vencer no dia seguinte, ou algo como cinco ou dez dias depois do prazo, provavelmente, dependendo de como foi acondicionado, não trará perigo. Mas mais de um mês já não é mais aconselhável ingerir", disse.

Qual a forma correta de armazenar medicamentos em casa?

Para a especialista, deve-se guardar remédios longe da luz, do calor, de grandes variações de temperatura e da presença de umidade. "Não se deve guardar em banheiros, por exemplo, por ser o lugar mais úmido da casa, nem perto de fogão, churrasqueiras e lareiras, em razão das altas temperaturas", frisou.

"E não importa se são medicamentos de tarja preta ou analgésicos, todos sofrem alterações com o vencimento. Destaco que os na forma líquida, como xaropes, sofrem alteração mais rápidas, comprimidos tendem a sofrer menos diante das condições adversas", explicou.

Reações

As reações podem ser as mais variadas possíveis, segundo explicação da farmacêutica. Desde mal-estar, até intoxicação e efeitos inesperados e imprevisíveis.

"E vale ficar de olho, na farmácia não pode ser comercializado medicamento fora da validade e não se deve ter remédio em excesso em casa. Deve-se pensar antes se dentro da validade será tomado, a aí não tem problema guardar, mas não precisa fazer estoque, o que também favorece à automedicação. Para se tomar um remédio, é necessário prescrição médica ou, no mínimo, orientação de um farmacêutico", finalizou. 

O que tem a dizer quem atua no dia a dia da farmácia

Foto: Polina Tankilevitch | Pexels
Até quando pode usar um remédio vencido

Segundo o atendente de farmácia Kleiton Oliveira, de 26 anos, nem todos os medicamentos irão ter efeitos graves no organismo.

"Geralmente vai perder a total eficácia. Já os antibióticos, ou tarjados de controle especial, não podem ser tomados em hipótese alguma", disse.

Os medicamentos leves, como analgésicos, vencidos há uma semana, ainda podem funcionar, segundo Oliveira. "O remédio demora para fazer efeito, mas se o prazo já tiver vencido há muito tempo pode trazer riscos à saúde".

Está claro que os efeitos à saúde não acontecem de uma hora para outra. A efetividade de uma droga vai diminuindo lentamente a partir da data de fabricação, mas o processo pode levar anos.

LEIA TAMBÉM: Veja como identificar e prevenir o colesterol alto

Ele afirma que não é recomendado remédios fora do prazo para pessoas com hipertensão ou diabete, por exemplo.

"Sempre oriento a não fazer o consumo de medicamentos com prazo de validade estourado. Ainda mais medicamentos de doenças crônicas."

LEIA TAMBÉM: Nunca teve covid-19? Saiba como os genes podem explicar a imunidade

Segundo o Oliveira, no local onde trabalha é bastante comum clientes consumirem cartelas de remédios fora do prazo. Ele conta que  as pessoas "tem costume de fazer a famosa 'farmacinha' em casa, e acaba não tendo controle e fiscalização das datas".

Como funcionam os prazos de validade dos medicamentos?

Foto: Polícia Civil de Minas Gerais
Até quando pode usar um remédio vencido

Uma determinação realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, obriga todos os fabricantes a estampar as datas (mês e ano) de fabricação e de validade, assim como o número do lote do medicamento.

LEIA TAMBÉM: Check-up Saúde: você sabe qual é o segredo para emagrecer com saúde?

Essa data-limite para utilizar o remédio é definida pela própria indústria farmacêutica, com base em testes específicos realizados sob rigoroso controle, para avaliar a estabilidade dos elementos ativos que constam da fórmula.

Portanto, ela funciona como um fator de referência, que indica o fim do período de vida útil do medicamento. Ou seja, depois daquela data os laboratórios não mais garantem a capacidade de o produto preservar a potência, eficácia, e segurança.

LEIA TAMBÉM: Vídeos de descompressão de coluna bombam no TikTok. Você sabe como fazer?

Guardar remédio na geladeira aumenta o prazo de validade?

Tentar burlar o sistema com o jeitinho brasileiro não funciona! Segundo Oliveira, se o prazo de validade é em determinado mês, ele vai continuar sendo, não importa se você guardou muito bem.

Ele explica que medicamentos mantidos em geladeiras, que também podem ser mantidos fora dela, podem ter o seu prazo de consumo (depois de ser aberto) menor do que se fossem mantidos dentro da geladeira.

LEIA TAMBÉM: Nicotina bloqueia hormônio importante no cérebro das mulheres

"Um exemplo é a amoxicilina com clavulanato. Ela tem que ficar na geladeira, mas corre o risco de oxidação mesmo dentro da geladeira depois que é aberta. Então, caso isso aconteça, é pra se parar o tratamento", disse.

Por fim, evite jogar remédios vencidos em lixo doméstico. Para realizar o descarte corretamente, procure uma farmácia mais próxima e verifique se o local é um ponto de descarte. Os medicamentos devem ser descartados no lixo correto.

*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira, sob supervisão de Daniella Zanotti. 

Quanto tempo depois de vencido pode tomar o remédio?

Tomar remédio vencido faz mal? A resposta curta é sim! Medicamentos fora de validade por um, dois meses ou até dias podem ter mais prejuízos do que benefícios. Embora seja tentador resgatar aquele remédio de dor de cabeça esquecido no fundo da caixa de remédio (sua farmácia particular), o seu consumo não é recomendado.

Pode tomar remédio vencido a 1 ano?

Medicamentos vencidos podem somente perder parte da eficácia, mas alguns tipos, como os antibióticos e os de uso contínuo, não devem ser consumidos.

Pode tomar medicamento vencido?

Usar remédios depois que esse prazo expira é um risco à saúde: se, em alguns casos, o fármaco apenas não faz efeito, em outros, ele pode provocar outros problemas, desde alergias até intoxicação, que pode levar à morte. — Se o medicamento vencido for utilizado para aliviar um sintoma, ele não vai passar.

Como funciona o prazo de validade de medicamentos?

Normalmente, essa data é de 12 e 60 meses a partir da data de fabricação. No caso dos medicamentos dispensados pelo farmacêutico a granel, a embalagem costuma ter um selo com os dizeres "descartar em" com um ano de validade, o que é exigido em 17 estados nos EUA.