O que significa quando a pessoa mudou o código de segurança do WhatsApp?

Já apareceu para você?

A mensagem “Seu código de segurança mudou” é uma notificação emitida pelo WhatsApp quando um dos participantes de uma conversa reinstala o aplicativo de mensagens no Android e iOS ou quando a conta do mensageiro é registrada em um novo dispositivo. O alerta serve para avisar aos usuários que o código responsável por garantir a criptografia de ponta a ponta em chamadas e mensagens foi alterado.

O aviso, no entanto, pode ser exibido com uma frequência maior nos últimos dias mesmo que o contato não tenha reinstalado o aplicativo ou trocado de celular. Isso é uma consequência não intencional da implementação do recurso de múltiplos aparelhos, que permite acessar a mesma conta do WhatsApp em vários dispositivos mesmo quando o smartphone estiver sem conexão.

De acordo com Nitin Gupta, chefe de engenharia do WhatsApp, a mudança do código de verificação ocorre ao usar a função múltiplos aparelhos porque cada dispositivo possui uma chave de identidade próprio. Contudo, o aplicativo de mensagens desenvolveu a verificação automática dos dispositivos para silenciar notificações das alterações do código de segurança, então em breve não haverá mais os alertas ao acessar o WhatsApp Web num aparelho diferente.

WhatsApp is planning to send notifications about security code changes when the user re-registers the account on a new phone.

There won't be notifications when people add/remove linked devices (multi-device): so we won't receive a lot of security notifications like this chat ⬇️ https://t.co/Ayj0L5TT7O pic.twitter.com/yLfmkue6AJ

— WABetaInfo (@WABetaInfo) November 5, 2021

“Nossa mudança futura só enviará notificações de código de segurança quando um usuário registrar novamente a sua conta, como acontecia antes”, afirmou o chefe de engenharia do WhatsApp no Twitter.

Via: TechTudo

Siga a gente no Twitter!

Siga a gente no Twitter e receba as últimas notícias do mundo do cinema, séries, games e muito mais!

Siga-nos

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de privacidade.

O código de segurança do WhatsApp é uma representação visível da chave de segurança que existe entre o usuário e um contato com quem ele mantém conversas. O recurso é como uma "garantia" de que o chat (e o conteúdo trocado ali) é protegido pela criptografia de ponta a ponta — ou seja, não existem interceptadores.

  • WhatsApp Web e desktop terão uma loja de figurinhas oficial

  • WhatsApp começa a testar emojis de casal com tons de pele diferentes

Para que serve o código de segurança do WhatsApp?

Desde 2016, todas as conversas do WhatsApp são protegidas com criptografia de ponta a ponta. De forma básica, essa camada de proteção codifica o bate-papo com uma chave única e exclusiva — com ela, o app consegue decodificar o conteúdo e exibir o chat para todos os envolvidos.

O código de segurança é uma forma de garantir que a conversa é visível somente para o usuário e o destinatário (Imagem: Unsplash/Asterfolio)

O código de segurança do WhatsApp é composto por um QR code ou uma sequência de 60 dígitos. Existe uma combinação única para cada conversa do WhatsApp — ou seja, para cada contato seu, existe uma sequência diferente, até mesmo em grupos.

Por que o código muda?

Eventualmente, porém, essa sequência muda — e você pode ter sido notificado sobre isso. Segundo o WhatsApp, o código de segurança de um contato pode mudar em duas situações: quando o usuário ou contato trocam de aparelho, ou quando algum deles reinstalou o aplicativo.

Como verificar o código de segurança do WhatsApp?

Para conferir se a conversa com uma pessoa está realmente protegida pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, é necessário checar o código de segurança. A chave está localizada dentro da página “Informações de contato” do perfil salvo no mensageiro, na seção “Criptografia”.

O que significa quando a pessoa mudou o código de segurança do WhatsApp?

O código de segurança pode ser verificado manualmente, na sequência de 60 dígitos, ou via QR code (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

Entretanto, verificar só a sua ponta não basta: a sequência precisa ser idêntica a que aparece no celular do contato. Para conferir se está tudo funcionando como deveria, peça para escanear o QR code no celular do destinatário através do escâner do WhatsApp.

Considerando as condições que levam a alteração do código e o surgimento do alerta, a troca dele indica que o contato trocou de aparelho ou precisou reinstalar o mensageiro por algum motivo. Contudo, a notificação pode ser um sinal de perigo: algum invasor pode ter se apossado do número do contato e agora está no controle do perfil.

Neste momento, é bom considerar entrar em contato com a pessoa por ligação ou por outro aplicativo e perguntar se ele trocou o celular recentemente ou precisou reinstalar o WhatsApp. Fazer isso tanto ajuda o usuário a estar ciente de com quem está falando e, claro, avisar um colega de um possível golpe.

Como receber o alerta de segurança

A notificação de segurança nem sempre está habilitada no WhatsApp. Se for interessante para você ficar de olho sempre no código que muda, pode habilitar o alerta no menu de configurações do app.

O alerta de mudança de chave de segurança pode ser habilitado no menu de configurações (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Para encontrar a função, entre em Configurações > Conta > Segurança e habilite “Mostrar notificações de segurança neste aparelho”. Feito isso, sempre que o código de segurança for alterado para algum contato, o WhatsApp exibirá uma notificação da mudança.

Fonte: Canaltech

Trending no Canaltech:

  • Afinal, as zebras são brancas com listras pretas ou vice-versa?

  • Por que os carros custam tão caro no Brasil?

  • O céu não é o limite | Cometa Leonard por perto, asteroides se aproximam e mais

  • Dois asteroides se aproximam da Terra em dezembro. Quais os riscos envolvidos?

  • Ômicron: 7 sintomas associados à nova variante do coronavírus

O que significa quando o código de segurança do WhatsApp muda com outra pessoa?

Às vezes, os códigos de segurança usados para conversas protegidas com a criptografia de ponta a ponta entre você e outra pessoa podem mudar. Isso pode acontecer se você ou a pessoa com quem você está conversando reinstalarem o WhatsApp, trocarem de celular ou adicionarem ou removerem um aparelho conectado.

Porque recebi uma mensagem com código do WhatsApp?

Para proteger sua conta, o WhatsApp enviará uma notificação para você caso outra pessoa tente registrar uma conta do WhatsApp com seu número de telefone. Mantenha sua conta segura e não compartilhe seu código de confirmação com mais ninguém.

Tem como saber com quem a pessoa está falando no WhatsApp?

mSpy – o aplicativo espião mais confiável Com ele tem como ver com quem a pessoa está conversando no WhatsApp. Você terá acesso a mensagens, arquivos, chamadas e muito mais. Você tem acesso a fotos, vídeos, nomes e números dos contatos, todas as informações de quem a pessoa do celular alvo anda conversando.

Como saber se a pessoa mudou o número do WhatsApp?

Notificação de troca de número Quando a pessoa trocar o número de telefone associado à conta do WhatsApp, ela pode escolher ou não notificar os contatos. Quando ela optar por notificar seus contatos, ao abrir a conversa de vocês, se já tiverem trocado mensagens, aparecerá um aviso que a pessoa trocou de número.