Como baixar a diabetes na hora

A glicose alta causa no sangue estimula a produção de insulina e contribui para o ganho de peso. Já em pacientes diabéticos, o açúcar permanece no sangue, sendo importante baixar a glicose o quanto antes e controlar o problema.

A principal diferença é que em pacientes diabéticos, o pâncreas não produz insulina o suficiente ou o hormônio não atua da maneira como deveria no organismo. Ou seja, em pessoas saudáveis o organismo retira esse açúcar do sangue e coloca para dentro das células ou em estoques de gordura.

Como baixar a diabetes na hora

No organismo de diabéticos, as concentrações de glicose continuam altas na corrente sanguínea.

Entretanto, em ambos os casos isso acaba trazendo malefícios. Por isso, deve-se levar em consideração que, quanto mais recorrentes forem os picos de insulinas em pessoas saudáveis, maiores são as chances desses indivíduos desenvolverem pré-diabetes e diabetes.

Sendo assim, desenvolvemos uma lista de hábitos e alimentos que ajudam a baixar a glicose. Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas. Confira a seguir!

+ Para saber mais sobre o assunto, leia também: O que é diabetes? 4 dicas de como prevenir a doença!

1. Faça refeições completas para baixar a glicose

Na hora das refeições, certifique-se de adicionar verduras, proteínas e carboidratos complexos como a batata doce e arroz integral. Isso promove o controle da glicose no sangue e faz com que ela não atinja níveis muito altos.

Além disso, sementes e grãos também ajudam a ingestão de uma maior variedade de nutrientes, além de dar saciedade.



Por exemplo, veja a seguir alguns dos alimentos que podem ser uma boa opção para incluir na sua dieta:

Abacate

A fruta é rica em ácido oleico, um ácido graxo com ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir os riscos de síndrome metabólica, uma desordem que pode desencadear obesidade e diabetes.

Como baixar a diabetes na hora
O abacate é uma fruta que pode ajudar a controlar os níveis de glicose.

Pode-se consumir o abacate em diversos tipos de pratos salgados, vitaminas e doces, além de molhos como o Guacamole.

Espinafre

O espinafre é um vegetal rico em vitaminas A, C e E, aminoácidos e minerais como cálcio e potássio, que atuam regulando a pressão arterial e possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além disso, ele é rico em fibras que reduzem o açúcar no sangue, sendo um alimento muito importante durante as refeições.

Contudo, o espinafre cru possui altas concentrações de oxalato, um componente que interfere na absorção de minerais. Portanto, deve-se optar por consumir o espinafre cozido ou refogado.

Ainda, quem preferir, o alimento pode ser branqueado, uma técnica que consiste em ferver água, jogar o vegetal nela por 30 segundos e, em seguida, colocá-lo imediatamente em um banho de água com gelo.

Brócolis

O brócolis é um vegetal com pouco carboidrato e que ajuda a baixar o índice glicêmico, além de ser um vegetal rico em cromo, um mineral necessário para regular o funcionamento da insulina. Cada caule conta com aproximadamente 4g de fibras, que também é um fator importante no controle da glicemia.

Como baixar a diabetes na hora
O brócolis ajuda a manter os níveis de glicemia controlados.

O vegetal ainda é rico em Vitamina C, um nutriente que segundo estudos britânicos poderia diminuir as chances do pacientes apresentarem níveis elevados de hemoglobina glicada.

Já os antioxidantes presentes na composição, ajudam a combater os radicais livres e reduz riscos de complicações relacionadas à diabetes como lesões nervosas e oculares, além de prevenir infecções.

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor para não perder suas propriedades nutritivas. Contudo, quem preferir pode comer o alimento cru, em saladas, refogado e até mesmo empanado.

Ovo

Excelente fonte de proteína, o ovo é rico em vitaminas e gorduras saudáveis. Por isso, o alimento está liberado para pacientes diabéticos, pois ele contribui para a prevenção de doenças cardíacas e ajuda a melhorar os níveis de glicose no sangue em jejum.

Portanto, opte por consumir os ovos cozidos, mexidos e escalfados, que são formas mais saudáveis de se consumir o alimento.

+ Para mais informações, leia também: Prevenção da diabetes: 6 Dicas de prevenção e controle.

2. Escolha alimentos ricos em fibras

As fibras são fundamentais para o organismo de modo geral e são importantes aliadas tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes.

A fibra pode ser dividida em 2 grupos, solúveis e insolúveis. A primeira retarda a absorção de hidratos de carbono e reduz a absorção de lípidos no intestino. Já a segunda, ajuda as fezes a passarem mais rapidamente pelo intestino, reduzindo o tempo de trânsito intestinal.

É possível encontrar as fibras solúveis em alimentos como, feijão, ervilhas, aveia, cevada, maçã e frutas cítricas. No caso das insolúveis, você encontra no trigo integral ou produtos de farelo, feijão verde, batatas, couve-flor e nozes.



3. Fazer exercícios ajuda a baixar a glicose

A prática de atividades físicas ajuda a diminuir os níveis de açúcar por usar a glicose como primeira fonte de energia. Em outras palavras, os exercícios feitos regularmente atuam auxiliando o corpo a manter uma taxa mais baixa de glicemia, também contribuindo para a perda de peso.

Como baixar a diabetes na hora

Além disso, os exercícios ainda ajudam a evitar a obesidade e o sedentarismo, dois fatores de riscos que podem levar à diabetes. Sendo assim, é importante que pacientes diabéticos façam pelo menos 30 minutos de atividades aeróbicas diariamente e exercícios de resistência 2 vezes por semana.

4. Evite pular refeições

Mantenha sempre uma rotina com horários fixos e evite ficar de estômago vazio por longos períodos, pois isso faz com que a glicemia fique muito baixa.

Portanto, para os lanches tenha sempre uma barra de cereal sem açúcar por perto ou uma fruta de baixo índice glicêmico como o morango, por exemplo.

+ Para mais informações, acesse também: Quais frutas O Diabético não pode comer? E Quais são Recomendadas?

5. Inclua gorduras boas na sua alimentação para baixar a glicose

O azeite extra-virgem, peixes como salmão e sardinha, castanhas e o próprio abacate, são alimentos ricos em gorduras boas que fazem bem para a saúde do coração e do organismo como um todo.

Por isso, para ajudar a baixar a glicose, esses alimentos devem fazer parte do prato de pacientes pré-diabéticos e diabéticos diariamente.

6. Consuma os carboidratos corretos

Os carboidratos são conhecidos pela capacidade de aumentar o açúcar no sangue. Contudo, vale ressaltar que, ao fazer escolhas certas, esse tipo de alimento pode contribuir para o controle glicêmico. Isso porque arroz, massas e pães integrais são ricos em fibras que atuam na absorção da glicose pelo organismo.

Sendo assim, dê preferência para alimentos como a batata-doce e arroz integral, que trazem menos danos à saúde.

7. Coma frutas com casca para baixar a glicose

Maçã e pera são exemplos de frutas que muitas pessoas preferem comer sem a casca. Com isso, elas acabam perdendo grande parte das fibras, além dos nutrientes que também são encontrados especialmente nessa parte.

Como baixar a diabetes na hora
Prefira sempre as frutas com a casca.

Portanto, quando consumir frutas e também alguns vegetais, lave bem e deixe de molho em uma solução de água com vinagre para remover as impurezas. Além disso, prefira consumi-las ainda com a casca.



Viu como pode ser fácil baixar a glicose? Sendo assim, sempre procure a orientação médica caso note sintomas como sede excessiva, cansaço e micção frequente. Ou ainda, se tiver tido um exame de glicemia alto.

Com isso, você poderá investigar quadros de diabetes ou pré-diabetes, para então fazer o tratamento adequado e evitar complicações futuras para sua saúde.

Diabetes na Farmadelivery

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes.

Ou seja, se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a Farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!

Resumo: O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Como baixar a diabetes na hora

O que fazer para baixar a glicose rapidamente?

Se você precisa baixar rapidamente a glicemia, beba muita água e caminhe. Uma alimentação rica em proteínas, verduras e gorduras boas também pode ajudar nesse quesito. Se o problema for recorrente, vá ao médico o mais rápido possível para ajustar o tratamento.

Como baixar diabetes rapidamente caseiro?

9 chás para baixar a glicose.
Chá de canela. ... .
Chá de carqueja. ... .
Chá de pata-de-vaca. ... .
Chá de sálvia. ... .
Chá de melão-de-são-caetano. ... .
Chá de quebra-pedra. ... .
Chá de insulina vegetal. ... .
Chá de moringa..

Que chá que é bom para baixar a diabete?

Chá de carqueja Ou seja, pode baixar o nível de glicose no sangue. Coloque uma colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de água. Ao ferver a água, esperar 10 minutos e deixar repousando. A quantidade é de até 3 xícaras por dia.

O que se deve fazer quando a diabete está alta?

Se passado mais 10 minutos o nível de açúcar ou os sintomas continuarem iguais, deve-se chamar a ajuda médica, ligando imediatamente para o número 192 ou levar a pessoa para o hospital; Se a pessoa ficar inconsciente, mas respirando, deve-se colocar na posição lateral de segurança enquanto espera pela ajuda médica.