Como entreter bebê de 5 meses

A partir dos 3 meses, o bebé consegue suster a cabeça quando pegamos nele e, se o deixarmos de barriga para baixo, apoiando-se sobre os antebraços, levanta o tórax e aguenta a cabeça..

Se lhe dermos um brinquedo para a mão, pega nele de forma voluntária começando assim a brincar com as mãos.

Também é capaz de seguir um objecto com o olhar, voltando a cabeça. Ao ouvir um som, vira a cabeça na direcção do local de onde o ruído foi emitido. Entretém-se a olhar e a mexer as mãos. Além disso, aparece a visão em perspectiva, isto é, a criança já é capaz de ter noção da profundidade.

Nesta etapa, o bebé procura activamente o contacto social e demonstra interesse pelos objectos e pelas pessoas. Começa também a fazer ruído quando se ri e a palrar.

Entre o 3º e o 4º mês, começa a actividade lúdica do bebé, ou seja, começa a brincar. Diverte-se a brincar sozinho, bem como com os adultos.

Dos 3 aos 6 meses, vai controlando cada vez mais a cabeça e de forma mais estável. A partir dos 4 meses, quando o bebé está deitado, se o ajudarmos a sentar-se pegando-lhe pelas mãos, já é capaz de deslocar a cabeça com o tronco. Consegue manter-se sentado durante bastante tempo, apoiando a região lombar, embora sem apoio se aguante pouco tempo. A partir dos 6 meses, já é capaz de permanecer sentado sem apoio.

Se colocarmos um objecto próximo do bebé, é capaz de pegar nele de forma voluntária e de o levar à boca. Por volta do 3º mês, consegue olhar num raio de 180º e, ao 6º mês, já tem noção da profundidade.

A curiosidade tornar-se-á um motor que promoverá o desenvolvimento da criança.

Actividades de estimulação

• Façam-lhe carícias e cócegas em zonas sensíveis, como o rosto, as palmas das mãos, as plantas dos pés e a coluna vertebral. Tal fomenta a sensação do tacto e faz com que o bebé se mexa como sinal de bem-estar ou como reacção às cócegas. • Deixem à mão do bebé objectos de fácil pressão e de diferentes texturas (bonecos de trapos, guizos, bolas de trapos, etc.) para estimular a sua capacidade de apanhar objectos e de explorá-los. • Também podem pôr o bebé de barriga para baixo e chamar a sua atenção com um objecto vistoso ou sonoro situado dentro do seu campo visual. Quando o observar atentamente, levantem o objecto para que o bebé erga a cabeça. Em seguida, podem deitá-lo de costas e chamar a sua atenção com outro objecto, que podem mover da esquerda para a direita e de cima para baixo para que o bebé o siga com o olhar. • à bom pegar no bebé ao colo. Enquanto o fazemos, estamos a estimulá-lo a aguentar a sua cabeça. • Se o bebé estiver deitado de costas, podem pegar-lhe pelas mãos ou pelos antebraços e falar com ele enquanto o ajudam a sentá-lo. Também podem sentar-se à sua frente e aproximar as vossas mãos, incitando-o a esticar as suas para vos alcançar. Depois, podem levantá-lo, pouco a pouco, até ficar sentado ou mesmo de pé. • Com o bebé deitado sobre uma mantinha, vestido apenas com a fralda, podem ir percorrendo lentamente as diferentes partes do seu corpo (braços, mãos, cabeça, pés, pernas, etc), enquanto vão dizendo os respectivos nomes. • Outra actividade estimulante pode ser segurar no bebé com as duas mãos por debaixo das axilas, mantendo-o de pé e incentivando-o, em contacto com o chão, a mexer as pernas, a dobrá-las e a esticá-las. • Deitado de costas, através de gestos, podem ajudá-lo a pedalar, a dobrar e a esticar as pernas. Ao mesmo tempo, podem incitá-lo e encorajá-lo a fazê-lo. A partir dos 4-5 meses, também podem ajudar a criança a dar uma volta sobre si mesma. • Deitado de barriga para baixo sobre uma superfície plana, segurem o seu brinquedo preferido à altura da cabeça, próximo dele mas fora do seu alcance. Por meio do gesto, incentivem-no a tentar alcançá-lo. Mantendo-o nesta posição, podem mover outro objecto atractivo da direita para a esquerda, fazendo com que se volte para tentar apanhá-lo.

Hoje, mais um vídeo da série brincadeiras e atividades para bebês mês a mês, até um ano. Vamos falar das atividades que ajudam no desenvolvimento dos bebês de 5 meses.

O desenvolvimento infantil é um assunto que me atrai muito e que acho que sempre vale a pena abordar. Sei que muitos pais e cuidadores têm dificuldades para brincar e estimular os bebês. Mas saiba que é sempre possível oferecer estímulos para os bebês desde muito novinhos. E podemos fazer isso de forma simples e em casa mesmo.

Já falamos de brincadeiras que ajudam no desenvolvimento dos bebês de 1, bebês de 2, bebês de 3 meses e 4 meses.

Como eu já disse nos vídeos anteriores, a ideia dessa série não é realizar atividades que transformem nossos filhos em super bebês ou nada disso – até porque sou a favor de respeitar o tempo de cada criança e não acelerar nada. Mas como sei que muita mães buscam ideias de como passar tempo de qualidade com seus filhos, de como se divertir e se aproximar deles de forma simples e sem muitas parafernálias, achei que valia a pena produzir conteúdo com dicas bem simples, práticas e divertidas sobre isso.

Aperte o play e confira brincadeiras e atividades que podem ser feitas com bebês de 5 meses

Gostou desse vídeo? Então, não esqueça de deixar o seu like, de se inscrever no canal MdM e também de ativar o alerta de notificação de novos vídeos. Assim, você será avisada sempre que um vídeo novo for para o ar e não perderá nadinha do nosso conteúdo.

Agora, os vídeos do Canal Macetes de Mãe vão ao ar às segundas, quartas e sextas, às 11h da manhã. Neles você confere, em primeiro lugar: dicas, macetes, reviews, receitas, até DIY, desabafos e muito mais.

Conto com a sua inscrição no canal, hein?! Prometo que trago, sobretudo, conteúdo de qualidade para facilitar a sua vida.

Ah! Se você gostou desse post, confira também: 5 brincadeiras para crianças de 1 ano de idade.

O que fazer para entreter bebê de 5 meses?

Converse, cante e brinque muito com seu bebê..
Responda sempre com entusiasmo, quando você responde com alegria o cérebro do seu bebê se desenvolve..
Nomeie pessoas e objetos, isso vai estimular a falar novas sílabas..
Deixe-o mais tempo sentado..
Coloque os brinquedos fora de seu alcance, para que ele possa ir até eles..

O que ensinar para um bebê de 5 meses?

Colocar o bebê sentado em um tapete macio com brinquedos e objetos, apontando e falando o nome e incentivando-o a pegar os brinquedos; Sentar com o bebê no chão, colocar diferentes objetos e brinquedos dentro de um cesto e oferecer para ele explorar, falando e explicando o nome e a função de cada objeto para o bebê.

O que é a crise dos 5 meses?

Uma das crises pelas quais o bebê passa ocorre por volta dos cinco ou seis meses de vida e se chama crise da formação do triângulo familiar. “Desde seu nascimento, mãe e filho relacionam-se como um só indivíduo, permanecendo esta relação chamada de 'simbiótica'.

O que fazer para entreter o bebê?

Maneiras simples de entreter e impulsionar o desenvolvimento do seu bebê em casa.
Jogo de marionetes. Faça um fantoche de mão usando uma meia. ... .
Dance suavemente. Com o bebê posicionado sobre o ombro. ... .
Bata um bolo. ... .
Não posso sorrir sem você..