Como fazer uma apresentação de si mesmo

Mais Artigos

  1. Como lidar com amigos que se afastam?
  2. Coisas para se dizer que irão deixar uma garota sem ar
  3. Como escrever uma carta para alguém que você não vê há algum tempo
  4. Como escrever uma carta de agradecimento para palestrantes convidados
  5. Ideias de acrósticos para a palavra "pai"

Como fazer uma apresentação de si mesmo

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Deveria ser uma das coisas mais fáceis no mundo para as pessoas fazerem, mas muitos ainda lutam constantemente com isso: a arte da apresentação. Principalmente na área dos negócios, é importante apresentar-se de uma maneira criativa e memorável que te distingua do resto da multidão. Afinal, qualquer um pode levantar e dizer seu nome, cargo e responsabilidades profissionais (traduzindo: chatice, bocejo, chatice.). Uma vez que ser incisivo e espirituoso não é fácil, avalie seus colegas e experimente uma dessas apresentações criativas para destravar sua língua e separá-lo do resto.

Step 1

Escreva seu nome ou sobrenome em um pedaço de papel na vertical. Use cada letra como a primeira letra de um adjetivo que descreva você. Então, se seu nome for Ana, você pode dizer que você é "atenciosa", "narcisista" e "amiga".

Step 2

Admita que você não gosta de falar de si mesmo. Então, diga que você fará isso usando as palavras da sua melhor e pior crítica - sua mãe. Quebrando o gelo assim, você pode prosseguir de modo engraçado ou sério.

Step 3

Invoque o fator surpresa - algumas vezes conhecido como o fator chocante. Essa apresentação requer que você esteja consciente de si mesmo, pois se você apresentar uma imagem conservadora, poderá surpreender as pessoas contando que, por exemplo, você gosta de carros de corrida ou viveu em uma barraca durante um verão. Introduza isso na sua apresentação contando como essa experiência influenciou para que você se tornasse o que é hoje.

Step 4

Descreva que tipo de tatuagem você gostaria e o por que. Ou se você já tiver uma, talvez deva manter essa informação particular. Uma vez que as compras revelam algo sobre sua personalidade, você pode optar por descrever o tipo de veículo que você compraria se o dono de uma concessionária aparecesse e te entregasse um vale-presente para um novo carro.

Step 5

Apresente-se em silêncio, desenhando uma figura de você em uma folha de papel grande. Não faz diferença se você tem habilidades artísticas. Na verdade, em alguns grupos, pode ser melhor se você não tiver. Coloque um título acima do seu desenho, se quiser, como "Olá! Esse sou eu".

Step 6

Use a técnica do gênio ou da varinha de condão para quebrar o gelo explicando três coisas que você mudaria na sua vida profissional, se um gênio lhe concedesse três desejos no local.

Step 7

Como fazer uma apresentação de si mesmo

Michael Blann/Lifesize/Getty Images

Vire a apresentação tradicional de cabeça para baixo descrevendo-se com os termos exatamente opostos do que você é. Divirta-se com essa "abordagem da porta dos fundos" e mantenha as pessoas tentando adivinhar o quanto você está exagerando. Por exemplo: " Eu sou provavelmente o maior preguiçoso que você vai encontrar na vida, e não se importe em me ligar amanhã, porque eu estarei escondido no armário, mandando mensagens para a minha namorada, enquanto bebo uma cerveja no trabalho".

Recursos

  • TrainerBubble.com: Atividades grátis para quebrar o gelo [em inglês]

Sobre o Autor

With education, health care and small business marketing as her core interests, M.T. Wroblewski has penned pieces for Woman's Day, Family Circle, Ladies Home Journal and many newspapers and magazines. She holds a master's degree in journalism from Northern Illinois University.

Créditos Fotográficos

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Como fazer uma apresentação de si mesmo

Alguma vez você sentiu que a sua apresentação pessoal não estava tão boa quanto a de outros candidatos?

A apresentação pessoal é a oportunidade de contar sobre os seus diferenciais no momento em que o RH está com 100% de atenção em você!

Mas, porém, entretanto, a maioria dos candidatos segue a linha “mais do mesmo”!

Por esse e tantos outros processos seletivos, pode investir tempo em sua apresentação pessoal, que será um bom investimento!

A apresentação do Denis é um bom exemplo, mas mesmo sendo acima da média, ele não foi aprovado. Assista:

Primeiramente, queremos agradecer ao Denis por nos autorizar a compartilhar o seu vídeo. Este é um exemplo frequente que encontramos aqui: “pessoas boas que estão quase lá”.

Em um cenário tão competitivo, no qual o candidato passa por filtros rigorosos e testes desafiadores, conseguir expressar bem a sua trajetória será mais uma vitória importante no processo seletivo. 

E isso não é um dom nato de algumas pessoas. A capacidade de construir a sua apresentação pessoal impactante pode ser desenvolvida.

Por isso, preparamos esse artigo com cinco dicas importantes para a sua apresentação pessoal.

Cuidado com o discurso automático

Após os primeiros processos seletivos, é comum construir um roteiro padrão para se apresentar. Então, cuidado para não cair no discurso automático!

É comum que os candidatos façam uma reprodução automatizada do currículo, citando idade, curso, formação e as experiências profissionais. 

Porém, o que se espera do candidato é que ele vá além do senso comum e apresente ao recrutador os “frutos” de suas vivências.

Permita-se criar narrativas diferentes e autênticas baseadas no real valor da sua história. A dica é criar um storytelling, que fuja dos clichês e seja capaz de “vender o seu peixe”.

Confira também um video do Luis Abdalla com algumas dicas para você melhorar seu pitch de apresentação pessoal: 

Mostre quem você é por meio de suas experiências

Quais vivências te dão mais orgulho?

O que essa experiência diz a seu respeito?

Por que você escolheu o seu curso ou faculdade?

Um exercício de sucesso é criar um mapa pessoal, que relacione:

  • Quais foram as suas experiências mais relevantes até aqui?
  • Quais foram os seus maiores aprendizados e conquistas?
  • Quais são as três ou quatro competências que você deseja transmitir?

Considere que se a sua apresentação pessoal for uma “receita de bolo”, esse mapa vai te ajudar a enxergar quais e quanto de cada ingrediente você deverá colocar!

Utilize as suas experiências na medida certa

Certamente, um dos desafios da apresentação pessoal é encontrar a medida certa de qual ou quais experiências estão mais relacionadas com a oportunidade. 

A dificuldade da maioria das pessoas encontra-se na administração do tempo versus a quantidade de informação.

Algumas empresas pedem a apresentação pessoal em 5 minutos, enquanto outras pedem apenas em 1 minuto! 

+ TEMPO = + INFORMAÇÃO (aqui você pode fazer escolhas do que contar)

– TEMPO = – INFORMAÇÃO e + FOCO (aqui você precisa fazer escolhas)

O tempo limitado não é um desafio sem propósito, mas sim uma forma de avaliar a objetividade do candidato e como você lida com a gestão do tempo!

Portanto, tenha em mente qual o foco que você deseja transmitir!

Formato da apresentação pessoal

Enquanto algumas empresas dão liberdade para que o candidato construa a sua apresentação pessoal, outras pedem uma tarefa específica, como por exemplo, se apresentar a partir de um produto ou serviço.

Esse último desafio pressupõe o conhecimento sobre a empresa e seus produtos.

Existem alguns sites, como o Prezi e Pow Toon, que te ajudam a criar apresentações criativas.

Se ficar puxado aprender sobre essas ferramentas, volte ao básico. O norte-americano utiliza uma expressão comum para isso chamada “go back to basics”!

Utilize o Powerpoint para criar slides. Aqui a dica principal é layout clean ou design alinhado com a cara da empresa, informações claras e objetivas, alinhado ao que você irá falar. 

Sempre encontre maneiras de melhorar 

Se a prática leva à perfeição, um caminho para treinar e melhorar a sua apresentação pessoal é seguir exemplos e dicas de quem entende do assunto. 

Nosso vídeo preferido é Apresentação Pessoal (exemplo antes e depois). 

Como fazer uma apresentação de si mesma?

Como escrever uma boa apresentação pessoal?.
Destaque apenas uma ou duas habilidades relevantes para o cargo;.
Explique como tais habilidades ajudaram os seus empregadores passados;.
Aproveite este gancho para mencionar as empresas mais relevantes no seu currículo;.
Mencione o seu próximo objetivo profissional;.

Como fazer uma breve descrição pessoal?

formação acadêmica;.
principais experiências na sua área de atuação;.
conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;.
competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;.
objetivos pessoais e profissionais..

Quem sou eu apresentação pessoal exemplos?

Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas se não eu não sonhar, então a minha vida não terá um objetivo. Para conseguir o meu objetivo, pretendo continuar usando o meu blog para exercitar as minhas habilidades, mas ele também me ajudou a perceber certas elementos da minha personalidade que também preciso mudar.

Como posso me apresentar?

Diga o seu nome e pergunte o nome da pessoa. Se a apresentação for formal, fale: "Olá, eu sou [nome][sobrenome]". Se for uma apresentação informal, diga: "Oi, eu sou [nome]." Logo depois de dizer seu nome, pergunte o nome da pessoa, dizendo: "Qual o seu nome?" em um tom agradável.