Como saber o grau na Receita?

Como saber o grau na Receita?

A receita de óculos pode conter termos técnicos e podem gerar muitas dúvidas. Para ajudar você a entender melhor, separamos algumas dicas importantes.

Após uma consulta ao oftalmologista, é possível que você receba uma receita para o uso de óculos. Nela, encontram-se várias siglas que talvez você não saiba o que significam. Mas não se preocupe, vamos entender juntos a receita de óculos e acabar de vez com as dúvidas.

OD e OS

Os primeiros termos que vamos explicar são OD e OS. Expressões derivadas do latim, elas significam respectivamente “Olho direito” e “Olho esquerdo”. Em latim, “oculus dexter” e “oculus sinister”.

Mesmo o latim sendo um padrão nas receitas, alguns oftalmologistas utilizam abreviações em português. Sendo assim, OD – Olho direito e OE – Olho esquerdo.

Se encontrar um “OU” significa “os dois olhos”. Em latim, “oculus uterque”.

Outros termos

ESF (Esférico) – Nessa parte você irá encontrar o valor do grau da lente. O “esférico” significa que a correção necessária é a mesma em todo o globo ocular.

Se estiver acompanhada do sinal menos (-), significa que você tem miopia. Se tiver o sinal mais (+) ou nenhum sinal, você tem hipermetropia.

CIL (Cilíndrico) – Este é indicado se você possui astigmatismo. Diferente da esférica, neste caso, o olho apresenta um formato irregular. Com isso, sua visão possui diversos pontos focais. Dependendo do grau, sua lente pode ser mais ou menos espessa.

Eixo – A medida do eixo pode variar de 0 até 180º. Essa informação acompanha os dados sobre o astigmatismo. Sendo assim, se na sua receita estiver marcada a parte “cilíndrica”, o eixo também estará.

AD (Adição) – Conhecido como vista cansada, a presbiopia significa que você precisa de graus diferentes para enxergar corretamente. Por isso, na sua receita aparece uma adição, quer dizer que você precisa de lentes multifocais. Essas lentes permitem a visão tanto de perto quanto de longe em um único óculos.

DNP (Distância Naso-Pupilar) – Como o nome sugere, é a distância do nariz em relação a pupila. Essa medida influencia a espessura dos óculos.

É importante lembrar que as receitas de óculos têm validade entre seis meses a um ano. Depois desse período o ideal é retornar ao oftalmologista para conferir como está a saúde dos seus olhos e se prevenir contra doenças mais graves.

Essa dica foi útil? Se você já pegou uma receita de óculos, deve ter percebido quantos termos diferentes existem. Para que não fique mais nenhuma dúvida, compartilhe com outras pessoas.

A compreensão de uma receita de óculos nunca foi simples de interpretar e de explicar aos novos colaboradores de uma ótica. Pensando nessa dificuldade, este artigo tem como objetivo auxiliar nessa compreensão e interpretação.

A receita oftálmica descreve o grau de correção necessário para permitir uma melhor visão ao usuário dos óculos. A partir da compreensão da receita, a ótica oferece as lentes corretivas e a armação mais adequadas ao seu cliente. Se você quer entender mais o assunto, leia o post até o final!

Os problemas comuns na visão

Antes de explicar como interpretar uma receita, vamos explicar os quatro principais erros refrativos que você encontrará no dia a dia de sua ótica, que são miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, bem como algumas doenças que ocorrem frequentemente, como o glaucoma e o ceratocone.

Miopia

Causa dificuldades de nitidez e embaçamento para visualizar objetos a longas distâncias, como placas e pessoas do outro lado da rua. A visão melhora quando os objetos estão próximos.

Normalmente, a miopia é hereditária, mas também se desenvolve individualmente, pois está relacionada à formação da imagem antes da retina, e o globo ocular só para de crescer na idade adulta. A doença geralmente aumenta entre 21 e 24 anos, que é quando o globo ocular chega à sua maturidade.

Em uma receita que contenha dioptria, a miopia é representada pelo símbolo “- Negativo” (exemplo: -2,00) no campo Esférico (ESF). A lente negativa é espessa nas bordas e fina no centro.

Astigmatismo

Gera dificuldade de nitidez e embaçamento para visualizar e focar objetos mais próximos, como para ler um livro ou também em longas distâncias, como placas de trânsito. Pessoas que têm astigmatismo, muitas vezes, são míopes ou hipermetropes também.

Em uma receita que contenha dioptria, o astigmatismo é representado pelo sinal “– Negativo” (exemplo: -2,00) no campo Cilíndrico (CIL), porém, sendo que em alguns casos é usado o sinal “+ positivo”. O astigmatismo é corrigido com lentes cilíndricas ou tóricas, e sua espessura varia conforme a dioptria.

Hipermetropia

Causa dificuldade de nitidez e foco para visualizar objetos que estão mais próximos, como em leitura, escrita, crochê e outras tarefas que você precisa ter os objetos mais próximos do seu contato visual.

Em casos de hipermetropia reduzida, a pessoa vê corretamente de perto, porém esse esforço provoca cansaço ocular e dores de cabeça. A hipermetropia normalmente se desenvolve em adultos que se aproximam da meia idade, mas também aparece em crianças.

Em uma receita que contenha dioptria, a hipermetropia é representada pelo símbolo “+ Positivo” (exemplo: + 2,00) no campo Esférico (ESF). A lente positiva é mais espessa no centro do que nas bordas.

Como saber o grau na Receita?

Presbiopia

Não é um defeito visual, mas uma consequência natural da visão. Ela surge a partir dos quarenta anos e é quase inevitável. Esse “fenômeno” se deve ao envelhecimento do cristalino, que provoca uma perda da capacidade acomodativa, ou seja, dificuldade de focalização do olho. Isso significa uma dificuldade para ver de perto.

Em uma receita oftálmica, a presbiopia é representada pelo símbolo “+ Positivo” no campo Esférico na distância PERTO. É representada em duas formas, apenas já com a dioptria transcrita pelo oftalmologista/optometrista ou também com uma ADIÇÃO. Neste caso, o valor descrito deve ser somado à dioptria LONGE da receita, seguindo as seguintes regras:

  • se a dioptria representada no campo esférico for + Positivo, a adição deve ser somada;
  • se a dioptria representada no campo esférico for – Negativo, a adição deve ser subtraída;
  • se a receita estiver com dioptria no Cilíndrico, no caso o astigmatismo, ele permanece inalterado.

Ceratocone

Trata-se de uma doença hereditária que afeta crianças, adolescentes e jovens no começo da vida adulta. Esse problema atinge a córnea, deixando a visão irregular e embaçada. Ela afeta a visão dos dois olhos, mas de maneira heterogênea.

A ceratocone piora com o passar do tempo, por isso é importante consultar um oftalmologista aos primeiros sinais. Atualmente, existem tratamentos que ajudam a restabelecer a visão, como o crosslinking e o implante de anel intracorneano. Porém, os óculos são receitados para amenizar os sintomas.

Glaucoma

É uma doença que causa danos ao nervo ocular, diminuindo o campo visual dos pacientes aos poucos. É comum em pacientes acima dos 40 anos, por isso recomenda-se uma visita anual ao oftalmologista a partir dessa idade.

Ele é provocado principalmente por dois fatores: o aumento na pressão do olho e alterações no fluxo sanguíneo que nutre o nervo ótico. Existem diversos tratamentos para o problema, mas alguns pacientes também utilizam óculos. As duas condições são independentes, ou seja, o uso de lentes corretivas não está relacionado ao surgimento do glaucoma.

Os detalhes de uma receita de óculos

Compreendidos os principais erros refrativos que estarão presentes na rotina de uma ótica, está na hora de compreendermos uma receita de óculos com dioptria.

Como saber o grau na Receita?

Legendas da Receita:

  • OD: Olho Direito | OE: Olho Esquerdo.
  • ESFÉRICO: Dioptria correspondentes a Hipermetropia, Miopia e Presbiopia.
  • CILÍNDRICO: Dioptria correspondente ao Astigmatismo.
  • EIXO: Determina a localização do Astigmatismo.
  • DP: Distância Pupilar, espaço entre uma pupila e outra. Essa medida servirá para que as pupilas estejam alinhadas ao centro ótico da lente dos óculos.

Compreendidas as informações que compõem uma receita de óculos, vamos aplicar alguns exemplos de dioptrias para melhor entendimento.

Miopia ESF CIL EIXO DP
Longe OD -2,00   33
OE -1,75     30
Perto OD
OE

Essa receita representa que o cliente tem apenas Miopia. Isso significa que ele possui dificuldade de enxergar longas distâncias.

Astigmatismo ESF CIL EIXO DP
Longe OD -2,50 180°   33
OE -3,00 180°   33
Perto OD  
OE

Essa receita representa que o cliente tem Astigmatismo. Isso significa que ele possui dificuldade para enxergar nitidamente tendo um embaçamento da visão para longas e médias distâncias.

Miopia e Astigmatismo ESF CIL EIXO DP
Longe OD -2,00 -0,75 166°   33
OE -1,75 -0,25 166°   30
Perto OD
OE

Essa receita representa que o cliente tem Miopia e Astigmatismo. Isso significa que ele possui dificuldade para enxergar de longe e embaçamento da visão.

Hipermetropia ESF CIL EIXO DP
Longe OD +2,00   33
OE +1,75   30
Perto OD
OE

Essa receita de óculos representa que o cliente tem apenas Hipermetropia. Isso significa que ele possui dificuldade de enxergar distâncias mais próximas.

Hipermetropia e Presbiopia ESF CIL EIXO DP
Longe OD +2,00   33
OE +1,75   30
Perto (Add: +2,00) OD +4,00   33
OE +3,75   30

Essa receita representa que o cliente tem Hipermetropia e Presbiopia. Isso significa que ele possui maior dificuldade de enxergar de perto e meia distância.

Hipermetropia, Astg e Presbiopia ESF CIL EIXO DP
Longe OD +3,00 -1,00 180°   33
OE +2,50 -2,00 180°   30
Perto (Add: +2,00) OD +5,00 -1,00 180°   33
OE +4,50 -2,00 180°   30

Essa receita representa que o cliente tem Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia. Isso significa que ele possui maior dificuldade de enxergar de perto e meia distância e ainda tem embaçamento da visão.

Miopia e Presbiopia ESF CIL EIXO DP
Longe OD -2,00   33
OE -1,75   30
Perto (Add: +2,00) OD 0   33
OE +0,25   30

Essa receita representa que o cliente tem Miopia e Presbiopia. Isso significa que ele possui dificuldade de enxergar de longe e para perto.

Miopia, Astg e Presbiopia ESF CIL EIXO DP
Longe OD -2,00 -1,00 180°   33
OE -1,00 -0,25 180°   30
Perto (Add: +3,00) OD +1,00 -1,00 180°   33
OE +2,00 -0,25 180°   30

Essa receita representa que o cliente tem Miopia, Astigmatismo e Presbiopia. Isso significa que ele possui dificuldade de enxergar de longe, meia distância, para perto e ainda tem embaçamento da visão.

Como saber o grau na Receita?

A importância das medidas corretas

Não basta entender apenas o grau indicado na receita de óculos: o cálculo da DNP ― distância naso-pupilar ― também influencia o resultado das lentes corretivas e geralmente é feito pelo vendedor da ótica.

Para enxergar corretamente, o grau deve ser posicionado no centro do olho. A medida da DNP serve para indicar o deslocamento necessário do bloco da lente a fim de que o meio dela fique alinhado ao centro do olho do paciente.

Quando as medidas estão erradas, a pessoa tem problemas para se adaptar aos óculos, sentindo dores de cabeça e dificuldades para enxergar em todos os pontos do acessório.

O auxílio oferecido pela Optidados

A Optidados é uma empresa que oferece soluções de gestão para óticas, as quais ajudam não só a controlar as vendas, mas também a ter informações fiscais e de estoque. Por meio de um sistema mobile como o Optisoul, há diversas facilidades, inclusive no que diz respeito ao atendimento aos clientes e à leitura de receitas.

OptiSoul

O sistema permite o registro de histórico dos clientes para que você tenha um arquivo de todas as compras e entenda suas preferências, além de todo o relacionamento entre ele e a sua ótica. Também é possível arquivar um histórico das receitas, tendo uma referência sobre as lentes receitadas ao longo dos anos.

Uma propriedade que o Optisoul oferece e ajuda muito na produção correta dos óculos é o cálculo da DNP. Isso é feito por meio de uma foto tirada pelo celular, por exemplo.

Essa propriedade traz mais conforto ao paciente e eleva a qualidade do atendimento, diminuindo as chances de ocorrer algum problema de adaptação. Além disso, o consumidor nota que a sua ótica trabalha com tecnologia de ponta, o que o deixa mais seguro e eleva o valor percebido da empresa.

É muito importante lembrar de que, se você como vendedor souber explicar a necessidade do cliente por meio da receita de óculos de uma forma simples, prática e que passe confiança, vai vender as melhores lentes corretivas e armações, pois ele acreditará que você está indicando exatamente o que ele precisa.

Quer contar com a ajuda da Optidados para produzir lentes precisas e melhorar o atendimento? Conheça o OptiSoul!

Como saber qual o meu grau na Receita?

Na receita, é na coluna CIL que o médico oftalmologista preenche as informações do grau cilíndrico.

Como saber o grau de miopia na Receita?

Em uma receita que contenha dioptria, a miopia é representada pelo símbolo “- Negativo” (exemplo: -2,00) no campo Esférico (ESF). A lente negativa é espessa nas bordas e fina no centro.

Como saber o grau de uma lente?

Para ver o grau da lente, é preciso, antes de tudo, consultar um oftalmologista, que fará uma análise da situação e indicará qual é a melhor lente para o seu caso. O profissional analisará o caso e perceberá se é o caso de investir, ou não, em uma lente de contato.

Como saber se o grau está correto?

Grau de óculos errado: 5 sintomas que apontam necessidade de revisão.
Falta de foco..
Visão deficiente quando um dos olhos está fechado..
Esforço visual excessivo..
Dores de cabeça ou tonturas..
Vertigem ou náusea, não relacionada a uma condição médica..
Teste de visão Snellen..
Teste de astigmatismo..