Quais são os conhecimentos centrais para atuação responsável e ética tanto do licenciado como do bacharel em Educação Física do século 21?

O culto ao corpo e a manutenção da saúde são dois temas muito abordados hoje em dia no Brasil. A Educação Física é a área que estuda atividades ligadas ao aperfeiçoamento, reabilitação e/ou manutenção da saúde do corpo humano. O profissional formado na faculdade de Educação Física trabalha tanto com atividades físicas não competitivas, quanto com esportes. Com mais de 30 campos de atividades, separados em escolar e não escolar.

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado

Licenciatura e bacharelado são diferenciados pelas áreas de atuação. O licenciado poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Para isso o aluno da licenciatura deve se situar durante a graduação como funcionam as práticas escolares. Com duração de 3 anos e a carga horária de 2.800 horas de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002.

O que é o Bacharelado?


O bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. O bacharel tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas. A duração é de 4 anos com uma carga horária de 3.200 horas autorizado pela Resolução CNE/CES 7/2004.

Na Educação Física, o bacharel está apto a atuar em academias, centros desportivos, clubes, como personal trainer e preparador físico, dentre outras possibilidades.

A Licenciatura e a Educação física

licenciatura é uma modalidade de formação voltada aos profissionais que desejam atuar como professores de ensino fundamental e médio. Ela inclui disciplinas de didática e pedagogia que “ensinam a ensinar”, desenvolvendo competências de comunicação, liderança e organização escolar.

Ricardo Manetti licenciado em Educação Física e cursando bacharel explica que as restrições impostas para os licenciados são feitas pelo CONFEF – Conselho Federal de Educação Física.

O aluno que opta pela licenciatura deve ter interesse em trabalhar com grupos de crianças e adolescentes, a fim de incentivá-los à prática esportiva e ser, por si mesmo, um entusiasta engajado com o sistema de ensino.

Escolas municipais, estaduais e particulares contratam o profissional, que pode ter as vantagens de ser um concursado ou optar pelo setor privado. E como a disciplina é obrigatória, o mercado para o licenciado oferece demandas constantes.

Segundo o MEC – Ministério da Educação, o licenciado pode atuar em todas as áreas da Educação Física. “Em Goiás, o Ministério Público, após consultar o MEC, liberou o licenciado para atuar em todas as áreas da educação física. No entanto o bacharel não pode atuar com educação”.

Confira o nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte e dê um passo a frente na sua carreira profissional.

O curso de Educação Física é ideal para pessoas agitadas que pretendem trabalhar com atividades relacionadas à prática de exercícios. Só que essa graduação é ofertada em nível de bacharelado e licenciatura. Você sabe qual das duas deve escolher na hora do vestibular?

Hoje, vamos apresentar as principais diferenças entre os dois tipos de cursos e em quais áreas o profissional formado em cada uma delas pode atuar. Vem com a gente!

Antes de detalhar as características do curso de Educação Física, você precisa entender a diferença entre licenciatura e bacharelado. A primeira é voltada para a área da educação e a outra está ligada à atuação no mercado profissional de forma ampla.

| Baixe o nossos Modelos de Currículo 

O curso de Educação Física Licenciatura

Quem opta por estudar Educação Física em nível de licenciatura vai ter na grade curricular disciplinas específicas para o campo da educação. Elas incluem, entre outras, Psicologia, Didática, Métodos de Ensino e Processos de Avaliação. Essas matérias são acrescentadas à grade geral de atividades esportivas.

O curso tem duração média de três a quatro anos e o aluno precisa fazer vários estágios obrigatórios ao longo desse tempo. No último semestre, muitas faculdades e universidades também exigem a apresentação de uma monografia.

Mercado de Trabalho

O profissional licenciado atua como professor em escolas da Educação Infantil até o Ensino Médio. Ele propõe atividades recreativas e exercícios corporais que visam o lazer e o bem-estar, sempre agregados ao desenvolvimento da aprendizagem.

O curso de Educação Física Bacharelado

O curso em nível de bacharelado dura quatro anos e as disciplinas enfatizam as práticas esportivas. Aqui não há matérias voltada para a educação. Você vai estudar os diversos tipos de modalidades de esportes, como basquete, futebol e vôlei, além de entender de jogos, fundamentos de dança e treinamento esportivo.

O estágio também é obrigatório, a diferença é que ele não pode ser feito em escolas. Ao final do curso, do mesmo modo que na licenciatura, algumas instituições exigem uma monografia.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Mercado de Trabalho

Na área profissional, o educador físico pode trabalhar em clubes, academias, clínicas e spas. Ele também atua em hotéis, na área de recreação de lazer, propondo atividades para os hóspedes.

Outras opções são ser personal trainer, ou seja, um tipo de treinador particular, ou preparador físico de atletas. O educador físico bacharel só não pode trabalhar em escolas.

Educador Físico: formação bacharel e licenciado

Na hora do vestibular, o aluno precisa optar pelo curso em nível de bacharelado ou licenciatura, porém nada impede que ele curse as duas formações em conjunto. Para isso, é necessário fazer disciplinas extras.

Caso você esteja no bacharelado, por exemplo, precisaria pagar as matérias referentes à licenciatura, além das disciplinas do seu próprio curso. A atitude exige mais dedicação, porém é interessante porque proporciona mais oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

Os cursos de Educação Física em nível de licenciatura e bacharelado são bem parecidos e a diferença básica entre ambos é habilitação como professor fornecida pelo primeiro.

| Descubra grátis as vagas para Educação Física no site da Catho

Qual das duas vertentes você pretende escolher na faculdade? Comente lá nas redes sociais e compartilhe com seus amigos.

Quais são os conhecimentos centrais para atuação responsável e ética tanto do licenciado como do bacharel em Educação Física do século 21?

Quais são os conhecimentos centrais para atuação responsável e ética tanto do licenciado como do bacharel em Educação Física?

Mesmo para o bacharel em Educação Física são essenciais o entendimento da pedagogia do movimento, dos processos que envolvem aprendizagem motora e das implicações do corpo sobre o desenvolvimento socioafetivo desse sujeito.

Qual a importância da ética para a atuação profissional de educação física?

Para que ocorra um diferencial na atuação dos profissionais de Educação Física é necessário agir eticamente, pois a prática da ética pode aumentar as chances de oportunidades, aumentar a credibilidade do profissional diante a sociedade, bem como aumentar seu valor profissional (BORGES; MEDEIROS, 2007).

O que é ética profissional como deve ser um comportamento ético de um profissional de educação física?

A Ética Profissional na Educação Física Escolar tem sua origem na conduta do professor. Ela é demonstrada com características cotidianas básicas, através de assiduidade, cumprimento das atividades proposta pelo ambiente de trabalho, comportamento moral e sócio educativo.

O que torna a ética indispensável ao profissional de educação física?

A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão.