Como saber se meu WhatsApp tá sendo monitorado?

Você tem medo ou já se pegou com a sensação de que alguém está com o seu WhatsApp monitorado. Ou seja, seria como se suas conversas estivessem na mira de algum espião secreto. Certamente, ao usar o WhatsApp, você já se pegou pensando nessa possibilidade. Alguns usuários, inclusive, desconfiam de pessoas próximas. Aprenda como descobrir se há algum espião por trás do seu perfil.

Veja também: Aprenda a deixar seu WhatsApp do Android com as funcionalidades do Iphone

Aprenda a descobrir se o seu WhatsApp está sendo monitorado por alguém

Primeiramente, vale destacar que acessar informações pessoais sensíveis de outras pessoas é crime. Portanto, não importa se é um amigo ou parente, o espião sempre estará quebrando as leis.

Agora, é preciso entender que existem basicamente duas formas de ser espionado. Pode ser que alguém tenha acesso ao seu dispositivo ou conta e, nesse caso, não precise de um software. Mas o espião também pode estar utilizando um programa para ter acesso às informações.

WhatsApp monitorado: cuidado com a versão Web

Se você utiliza o WhatsApp Web, sempre cancele a conexão após o uso. Do contrário, qualquer pessoa que utilizar a mesma máquina poderá ter acesso às suas mensagens. Contudo, se este não é o caso, certifique-se que ninguém tenha acesso fácil ao seu celular. O problema pode ser facilmente resolvido com cadastramento de senhas e códigos para desbloqueio. É recomendado utilizar a biometria digital para dificultar a espionagem.

No caso do WhatsApp Web, dá para saber se alguém usou indevidamente. Acesse as configurações ou ajustes do WhatsApp e vá até a aba de “Aparelhos conectados” e veja se o app está conectado a algum dispositivo.

Você também pode acessar o histórico de mídias e ver com quem tem trocado mais informações. Aliás, dá para observar a relação com todos os contatos do mensageiro.

Como garantir mais segurança?

Em todos os casos de WhatsApp monitorado, a principal dica é restaurar o aparelho em casos de suspeitas. Se houver um spyware (software espião) em seu celular ele será removido. Entretanto, ao restaurar o aparelho para as configurações de fábrica, todos os arquivos serão perdidos. Por isso, faça um backup do que for mais importante.

Mais uma vez, após restaurar o dispositivo utilize um bloqueio de tela seguro. Dessa forma, é possível garantir que ninguém mais esteja te espionando.

É comum conhecermos amigos que já tiveram o número de celular ou o cartão de crédito clonado. Com o uso cada vez maior de aplicativos de mensagem, cresce também a preocupação de que o WhatsApp possa sofrer do mesmo mal. Mas, sim, dá para saber se seu WhatsApp foi clonado seguindo algumas dicas. Vem conferir!

  • Como usar o WhatsApp no tablet 
  • Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

Em vídeo:

Como saber se meu WhatsApp tá sendo monitorado?

A boa notícia é que não dá para o seu WhatsApp ser efetivamente clonado sem que você perceba. O que pode acontecer é outra pessoa conseguir acesso à sua conta e fazer login sem autorização, mas dá para desmascará-la e retomar o acesso bem rápido:

Aviso de conta clonada do WhatsApp

É praticamente impossível usar o mesmo número do WhatsApp em dois celulares ao mesmo tempo. Então, se alguém conseguiu acesso e autenticou a sua conta em outro aparelho, você deve receber um aviso de que o seu número está sendo usado em outro lugar. Ou seja, alguém tentou registrar o mesmo número que você ainda usa.

Como saber se meu WhatsApp tá sendo monitorado?

A mensagem pede para você verificar seu aparelho. Ao tocar em Confirmar e autenticar seu número, sua conta deve ser ativa novamente no seu smartphone. Só resta saber porque isso aconteceu: o seu número foi clonado (SIM swap) ou você recebeu um código de seis dígitos que não pediu? É bom ficar atento.

Atividade estranha na sua conta

Outra coisa que pode indicar que o seu WhatsApp está sendo usado em outro lugar é alguma atividade estranha na conta, seja em uma mensagem que você não enviou, um áudio que não ouviu mas está marcado como visto ou uma mensagem que você já visualizou mas não chegou notificação. Observe se há alguma atividade incomum.

Apesar de alguns desses sinais indicarem alguma falha pontual no aplicativo, seu comportamento repetitivo pode significar que alguém está lendo suas mensagens de outro lugar. A hipótese mais comum, fora a que já apresentamos da clonagem de WhatsApp, é a de que o WhatsApp Web está sendo usado em outro computador.

O WhatsApp Web e o WhatsApp Desktop só servem para espelhar o conteúdo do seu aplicativo; enquanto você estiver conectado à internet, o WhatsApp vai continuar replicando suas mensagens onde a versão web estiver conectada. Para ver onde o WhatsApp Web está conectado, entre em Configurações > WhatsApp Web.

Por segurança, recomendamos sair de todos os computadores pelo menos uma vez no mês para garantir que alguém com acesso ao seu computador ou navegador não esteja bisbilhotando as suas conversas sem a sua autorização.

Como saber se meu WhatsApp tá sendo monitorado?
Como saber se seu WhatsApp foi clonado. (Imagem: Mourizal Zativa / Unsplash)

O celular não está mais comigo, e agora?

Não é possível fazer essa configuração — e não há jeito fácil de desativar o WhatsApp remotamente sem o celular. Como explicamos neste post sobre celulares roubados, você precisa entrar em contato com o WhatsApp e informar alguns dados para que o próprio serviço desative o seu WhatsApp — não se preocupe, ela será reativada quando você conseguir acesso novamente ao seu número e/ou algum smartphone novo.

Tem alguma medida de segurança importante para evitar isso?

Para não ter a sua conta do “WhatsApp clonada” em outro dispositivo sem sua autorização e se proteger de possíveis problemas, a melhor opção é ativar a verificação de duas etapas. Dessa forma, você define um PIN de 6 dígitos que é pedido sempre no login.

Optei por excluir o meu WhatsApp, o que acontece?

Ao solicitar o cancelamento da sua conta, você não poderá recuperá-la ou acessá-la mais. O WhatsApp tem até 90 dias para apagar todos os seus dados e, após esse período, as cópias ainda poderão continuar nos arquivos da empresa.

TutorialWhatsApp

Como descobrir se o meu WhatsApp está sendo monitorado?

Descubra se seu WhatsApp está sendo rastreado ou espionado.
Observar o histórico de mensagens e de download de mídias. ... .
WhatsApp Web ativo. ... .
WhatsApp tentando ser registrado em outro aparelho. ... .
Notificação de tentativa de acesso por outro aparelho. ... .
Aparelho grampeado..

Como saber se o seu telefone está sendo vigiado?

Fique atento: Observe se o seu telefone está esquentando além do comum, ou se a bateria está descarregando de forma repentina; confira se os alertas e notificações recebidas estão abrindo de forma automática, sem que você tenha dado algum comando ou visualizado as mensagens previamente.

Como saber quem está conectado no meu WhatsApp?

Para descobrir quem acessou seu WhatsApp Web, basta abrir a seção de “Aparelhos conectados”..
Abra o WhatsApp e toque em “Configurações”, no canto inferior direito;.
Entre em “Aparelhos conectados”;.
Veja a lista dos últimos aparelhos que acessaram o WhatsApp Web..