Como transferir todas as conversas do WhatsApp para o telefone novo?

Agora é possível transferir os dados do WhatsApp de um iPhone (iOS) para um celular com Android de forma nativa. Com o novo recurso, usuários podem recuperar o histórico de conversas, arquivos de mídia e dados do perfil do WhatsApp em outro smartphone. Para isso, são necessários alguns passos e um cabo com saída USB-C para Lightning. Vale dizer que, por enquanto, o recurso está disponível apenas para celulares da Samsung com Android 10, mas a função deve ser liberada para outros celulares em breve.

Na lista abaixo, o TechTudo reuniu cinco perguntas e respostas sobre a transferência de dados do iPhone (iOS) para o Android. Confira, a seguir, como usar a nova função do WhatsApp para recuperar o histórico de mensagens entre celulares de sistemas operacionais diferentes e tire suas dúvidas sobre o recurso nativo do app.

Como transferir o WhatsApp para outro celular? lista traz cinco perguntas e respostas sobre novo recurso do mensageiro — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

1. Como funciona?

O recurso de transferência de dados entre celulares de sistemas operacionais diferentes permite recuperar todos os chats do mensageiro no novo smartphone. Desse modo, todo o histórico de mensagens e mídias compartilhadas pelo WhatsApp pode ser transferido. Antes da nova função, era necessário recorrer a apps terceiros para resgatar as conversas do mensageiro no Android ou no iPhone (iOS).

Com a chegada do recurso, a transferência dos dados fica mais fácil. Para usá-la, são necessários alguns passos, como ter a última versão do WhatsApp instalada no celular e usar o mesmo número nos dois aparelhos. Além disso, também é necessário ter um cabo com saída USB-C para Lightning para conectar os dispositivos e transferir as informações.

2. Quais dados são transferidos?

O novo recurso permite transferir todos os dados da sua conta pessoal do mensageiro, incluindo a foto do perfil, as conversas individuais ou em grupo e todo o histórico de mensagens trocadas pela plataforma. Com a função, também é possível recuperar os arquivos de mídia compartilhados no WhatsApp, como as fotos, vídeos e documentos enviados no app.

A nova função só não é capaz de resgatar o histórico de chamadas realizadas pelo WhatsApp e o nome de exibição dos contatos. Além disso, também não é possível transferir as mensagens de pagamentos realizados através do WhatsApp Pay.

WhatsApp agora permite transferir registros do mensageiro do Android para iOS e vice-versa — Foto: Divulgação/WhatsApp

3. Quais os requisitos para transferência?

Para transferir seus dados de um iPhone para um celular Samsung com Android são necessários alguns passos. Para começar, o celular Samsung deve estar novo ou ter sido resetado para as configurações de fábrica. Além disso, também é necessário que o smartphone tenha o app Smart Switch Mobile instalado no sistema com a versão 3.7.22.1 ou posterior. É necessário também que o WhatsApp esteja atualizado, em versão 2.21.16.20 ou superior.

Já o iPhone também deve ter a versão mais atualizada do WhatsApp, de número 2.21.160.17 ou posterior. Para prosseguir, ainda são necessários mais dois pré-requisitos: os dois dispositivos devem usar o mesmo número de telefone, e o usuário deve ter um cabo com saída USB-C para Lightning.

Novo recurso do WhatsApp permite recuperar histórico de mensagens em celulares com sistema operacional diferente — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

4. Como transferir conversas?

Após cumprir com os requisitos necessários, o usuário pode iniciar a transferência de dados entre os dois celulares. Primeiro, você deve ligar o celular Samsung e conectá-lo via cabo com o iPhone. Depois, abra o app Smart Switch siga o passo-a-passo descrito da tela, usando a câmera do iPhone para escanear o QR Code que será exibido no celular Samsung.

Em seguida, clique em "Iniciar" no iPhone, aguarde o processo ser concluído e continue a configuração no Android. Na tela inicial, abra o WhatsApp e acesse a sua conta usando o mesmo número de telefone do iPhone. Depois, toque sobre "Importar" e espere alguns minutos enquanto o WhatsApp conclui todo o processo.

5. O que fazer em caso de erro?

É possível que mensagens de erro apareçam na tela durante o processo e, por isso, é importante checar se os aplicativos estão atualizados. Além disso, também é importante que o usuário não configure o WhatsApp no smartphone novo antes de iniciar a transferência. Isso porque, caso você tenha confirmado o número de telefone no WhatsApp no novo celular, não será possível resgatar as mensagens.

Nesse caso, para resgatar o histórico de mensagens, você deve apagar o app do celular, confirmá-lo no smartphone antigo e, depois, começar o processo de novo. Também vale dizer que o procedimento só vale para usuários que vão manter o mesmo número de telefone, já que o WhatsApp não pode transferir o histórico de mensagens entre números diferentes.

Com informações de WhatsApp (1 e 2)

Como transferir todas as conversas do WhatsApp para o telefone novo?

5 TRUQUES 'SECRETOS' PARA WHATSAPP

Como transferir todas as conversas do WhatsApp para um novo celular?

Veja como fazer:.
Acesse o WhatsApp (iOS);.
Toque em "Configurações";.
Selecione a categoria "Conversas";.
Depois, toque em "Transferir conversas para o Android";.
Então, toque em "Iniciar" e aguarde alguns instantes;.
Feito isso, é só conectar o cabo de transferência..

Como mudar de aparelho e não perder as conversas do WhatsApp?

Restaurar um backup local.
Localize o backup no aparelho antigo. Abra o seu gerenciador de arquivos e pesquise por “WhatsApp”. ... .
Transfira o arquivo para o dispositivo atual. Copie o backup e cole na pasta “Databases” do novo aparelho. ... .
Restaure o backup do seu WhatsApp..