Diferença entre reserva e gran reserva

Você sabe a diferença entre um vinho Reservado, Reserva e Gran Reserva? Apesar das classificações variarem de acordo com a legislação das regiões de origem da bebida, elas, geralmente, indicam aspectos dos vinhos, como maior tempo de envelhecimento e complexidade da bebida.

Por isso, é muito importante entender as distinções entre cada uma das categorias para escolher o vinho ideal para o paladar dos apreciadores e a ocasião.

Neste artigo, explicaremos as diferenças entre vinhos classificados com Reservado, Reserva e Gran Reserva para ajudar você na escolha.

Vinho Reservado

Os vinhos classificados como Reservado têm um processo de produção mais rápido, pois, normalmente, não passam por barricas de carvalho. Dessa forma, não têm um amadurecimento muito longo e são produzidos em maior quantidade.

Os vinhos Reservados não têm exigências de especificações, como teor de açúcar e tipo de amadurecimento, e mantêm características similares independentemente da safra. Assim, não apresentam, obrigatoriamente, aspectos que demonstram a sua região de origem.

São vinhos com elaboração simples e baixa complexidade de sabores e aromas. Geralmente, tem paladar frutado e são fáceis de beber. Por isso, são recomendados para o consumo descontraído e sem formalidade em ocasiões do dia a dia. Também são excelentes opções para quem está iniciando na apreciação da bebida.

Vinho Reserva

Mais complexos que os Reservados, os vinhos de Reserva são preparados com uvas selecionadas e têm um amadurecimento mais longo, podendo passar de meses a anos em barris de madeira.

Isso permite que a bebida adquira estrutura, longevidade, taninos apropriados, adstringência e acidez equilibradas e intensidade de sabores e aromas.

O período e o tipo de armazenamento de um vinho de Reserva pode variar muito de acordo com a região de origem. Por exemplo, na Itália, os vinhos denominados de Reserva têm entre três e cinco anos de envelhecimento, mudando de acordo com a região, e na Espanha, normalmente, o tempo mínimo de guarda é de três anos, sendo dois em barril.

Já em países da América do Sul, como Uruguai e Chile, não existem parâmetros bem definidos para o uso dessa classificação. Assim, cada produtor pode usar o termo para especificar bebidas com diferentes características em relação à colheita e amadurecimento, por exemplo.

Vinho Gran Reserva

Os Gran Reserva são vinhos feitos com as melhores uvas da safra em um processo longo e elaborado. O envelhecimento do Gran Reserva é mais demorado que o do Reserva, podendo levar muitos anos para serem disponibilizados para o consumo.

O resultado são bebidas complexas, com sabores e aromas riquíssimos, ideias para apreciadores que buscam uma experiência única.

Assim como os Reserva, o tempo de envelhecimento dos vinhos Gran Reserva também muda de acordo com as regulamentações das regiões de origem. Em Portugal, essa classificação significa que o vinho tem cerca de cinco anos de idade, mas em algumas regiões da Itália esse prazo pode ser de dois anos e meio.

Existem excelentes vinhos Reservado, Reserva e Gran Reserva. Portanto, a classificação não está relacionada a qualidade, mas as diferentes características e propostas dos vinhos. A escolha da bebida ideal depende da ocasião e, principalmente, do estilo e gosto pessoal do apreciador!

Agora que você já conhece as diferenças entre Vinho Reservado, Reserva ou Gran Reserva, que tal aprender mais sobre os tipos de uva para escolher o melhor vinho?

Uma das dúvidas mais comuns é sobre o significado das palavras “Reserva”, “Reservado” e “Gran Reserva”, assim como as variações italiana “Riserva” e a francesa “Réserve” impressas em vários rótulos de vinho.

Afinal, o que significam e quais as diferenças entre os vinhos Reservado, Reserva e Gran Reserva?

Dependendo da origem do vinho, estes termos podem indicar que o tinto ou branco foi elaborado segundo normas específicas de uma Denominação de Origem, com regras de maturação mínima em barricas de carvalho e teor alcoólico, mas, na maioria dos casos, estas classificações não significam nada.

Nomes como “Reserva Especial” ou “Reserva de Família” sugerem que o vinho seja realmente especial – uma parte da produção que foi selecionada por ter uma destacada qualidade, mas geralmente são apenas formas de atrair o consumidor para vinhos comerciais, elaborados em grandes quantidades.

Como é muito difícil saber em quais países ou regiões estas palavras têm algum significado, uma regra prática (mas não infalível) pode ser usada: se o vinho for de uma denominação conhecida do Velho Mundo, como Rioja, Chianti, Brunello di Montalcino ou Ribera del Duero, a palavra deve significar algo. Por outro lado, se o vinho for do Novo Mundo, como Chile, Argentina ou Estados Unidos, o Reserva não tem significado na qualidade do vinho ou no modo como ele é produzido.

Um ponto que qualquer pessoa que gosta de vinhos precisa sempre se lembrar: a única coisa que realmente garante a qualidade de um vinho é o nome do produtor. Um Rioja de um produtor que não é focado na qualidade, por exemplo, pode ser um Gran Reserva e não ser bom. Maturar um vinho que não é grande coisa por 6 anos não o transformará em um grande vinho. Em contrapartida, alguns vinhos do Novo Mundo que levam a palavra “Reserva” ou similar no rótulo podem realmente ser um grande vinho, como por exemplo o Catena Zapata Estiba Reservada.

Leia também: Meiomi, uma vinícola jovem e promissora da Califórnia

Vinhos Reserva ou Riserva

Diferença entre reserva e gran reserva

Vinho Vinã Bujanda Reserva (Foto: Divulgação)

Para ser designado como Reserva, o vinho tinto deve ter um estágio mínimo em barricas de carvalho e na garrafa de três anos antes de ser colocado no mercado. Destes 3 anos, o vinho tem que permanecer ao menos 12 meses em barricas e no mínimo 6 meses na garrafa. Já para o vinho branco, o tempo mínimo de envelhecimento é um pouco mais curto: dois anos, sendo ao menos 6 meses em barricas de carvalho. Este é o caso, por exemplo, dos vinhos da Rioja e de Ribera del Duero.

Rioja Reserva

Talvez o exemplo mais emblemático de uma denominação de origem (DO) na qual a palavra “Reserva” significa uma exigência especial seja a de Rioja, na Espanha. Um Rioja Reserva pode, nos exemplos mais extremos, ser maturado 12 meses em barricas e 24 meses na garrafa ou 30 meses em barricas e 6 meses na garrafa. Os vinhos de Rioja são tradicionalmente maturados em barricas de carvalho americano, mas diversos produtores utilizam barricas de carvalho francês.

Grandes expressões da casta Viura, os brancos da Riojas fermentados e maturados em barricas de carvalho são vinhos únicos e bastante gastronômicos. Esta espera para que os vinhos Reserva possam ser vendidos representa um grande investimento para a vinícola. É por isso que os Riojas Reserva geralmente são vinhos de preços mais elevados.

Ribera del Duero Reserva

Diferença entre reserva e gran reserva

Vinho Viña Pedrosa Reserva de Pérez Pascuas (Foto: Divulgação)

As regras para os vinhos Reserva da região de Ribera del Duero, que dá origem a alguns dos mais importantes vinhos da Espanha, como os cultuados Vega Sicilia, Dominio de Pingus, Viña Pedrosa e Pesquera, determinam que ao menos 75% do vinho seja elaborado com a uva Tempranillo, chamada de Tinto Fino na região e exigem o mesmo tempo de maturação que os vinhos da Rioja: 3 anos de envelhecimento, sendo ao mínimo 12 meses em barricas e 6 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Chianti Classico Riserva

Diferença entre reserva e gran reserva

Vinho Riserva Chianti Classico de Badia a Coltibuono (Foto: Divulgação)

Se os Chianti Classicos, elaborados em uma pequena zona dentro da área de Chianti, já são especiais, os Riserva representam apenas 20% dos vinhos de Chianti Classico. Para ser um Riserva, o vinho final primeiramente precisa ter ao menos 12,5% de graduação alcoólica. Esta exigência fazia mais sentido antigamente, quando as uvas eram colhidas menos maduras. Quanto mais madura a uva for colhida, mais açúcar ela acumula.

Quando o vinho é fermentado, o açúcar se transforma em álcool. Esta é a razão de algumas denominações de origem exigirem uma graduação mínima. Os vinhos dos bons produtores geralmente têm ao menos 13% de graduação alcoólica, pois, independentemente da exigência, já colhem as uvas mais maduras. Em relação ao tempo que o vinho precisa antes de ser comercializado, os Chianti Classico Riserva precisam maturar por ao menos 24 meses, sendo no mínimo 3 meses em garrafa antes de serem colocados no mercado.

Brunello di Montalcino Riserva

Diferença entre reserva e gran reserva

Vinho Brunello di Montalcino Riserva de Biondi Santi (Foto: Divulgação)

Certamente entre os mais disputados vinhos do mundo, os Brunello di Montalcino são grandes vinhos, capazes de evoluir em garrafa por muitos anos. Os Brunello di Montalcino designados Riserva devem maturar ao menos 2 anos em barricas de carvalho, seguidos por 6 meses descansando na garrafa antes de serem comercializados. A exigência adicional em relação ao Brunello “normal” é de apenas dois meses de garrafa mas, na prática, os  grandes produtores vão muito além das exigências da denominação. Biondi Santi, por exemplo, lançou seu Riserva 2012 em 2020 – oito anos depois da safra. Um belo vinho para comprar e acompanhar sua evolução ao longo dos anos.

Vinhos Gran Reserva

Usando os vinhos da Rioja como exemplo, para ser um Gran Reserva, o vinho deve ficar ao menos 5 anos maturando, sendo um mínimo de 24 meses em barricas de carvalho. Com um tempo tão longo de envelhecimento, é fácil imaginar que só as melhores parcelas podem aguentar um tempo tão longo de maturação. Geralmente as vinícolas separam os melhores lotes e, em alguns casos, só as safras excepcionais, para elaborar seus Gran Reserva.

Rioja Gran Reserva

Diferença entre reserva e gran reserva

Vinho Conde Valdemar Gran Reserva de Bodegas Valdemar (Foto: Divulgação)

Os Rioja Gran Reserva devem ser maturados ao menos 5 anos antes de serem colocados no mercado. Destes 5 anos, ao menos 2 anos devem ser em barricas de carvalho. No seu melhor, os Riojas Gran Reserva são vinhos complexos e sedosos – repletos de sutilezas aromáticas. Os melhores exemplos dos Rioja tradicionais, mesmo com uma cor não tão profunda, são capazes de envelhecer por muitas décadas, deixando para trás vinhos muito mais concentrados e encorpados. São vinhos clássicos, que não podem faltar em nenhuma coleção de respeito.

Ribera del Duero Gran Reserva

Diferença entre reserva e gran reserva

Vinho Vega Sicilia Unico Gran Reserva de Vega Sicilia (Foto: Divulgação)

Na categoria Gran Reserva da Ribera del Duero estão alguns dos mais famosos vinhos da Espanha. O cultuado Vega Sicilia Unico é talvez o maior exemplo. Elaborado com pelo menos 75% da uva Tinto Fino, o nome local da casta Tempranillo. O Vega Sicilia Unico vai muito além, sendo lançado no mercado com quase 10 anos de maturação. Por outro lado, algumas vinícolas produtores de verdadeiros ícones desta região preferem abandonar a Denominação Gran Reserva para vinificarem seus vinhos com mais liberdade. É o caso do famoso Pingus, talvez o mais caro vinho da Espanha, que ostenta apenas “Ribera del Duero” em seu rótulo. Em comparação com os Riojas Gran Reserva, de maneira geral, os vinhos da Ribera del Duero são mais encorpados e potentes. Ambos são imperdíveis!

A nomenclatura “Reservado” geralmente aparece em rótulos de vinhos chilenos e não tem qualquer significado. Muitas vinícolas sul-americanas colocam o termo “Reservado” ou “Reserva” ou até “Reserva Particular” em seus rótulos mais comerciais, para que o consumidor fique com a impressão que o vinho é feito com uma seleção especial de uvas e vinificado com o tratamento de um grande vinho, mas raramente é o caso. Por outro lado, alguns produtores sérios do Chile e da Argentina oferecem vinhos excelentes, que trazem o nome Reserva ou Gran Reserva no rótulo. Aqui, mais uma vez, o mais importante para saber se um vinho é realmente bom é o nome do produtor.

Qual a diferença entre Gran reserva e reserva?

Um vinho Reserva geralmente é feito a partir de uvas selecionadas e passa um tempo em barricas de carvalho. Já o Gran Reserva costuma ser o mais premium da vinícola, produzido com excelentes safras e amadurecidos por bastante tempo.

Qual a diferença do vinho Gran reserva?

Um vinho reserva geralmente é feito a partir de uvas selecionadas e passa um tempo envelhecendo em barricas de carvalho. O gran reserva costuma ser o mais premium da vinícola, produzido em excelentes safras e amadurecidos por bastante tempo.

Quando um vinho é considerado reserva?

Já o termo reserva refere-se ao vinho que é produzido com mais cuidados, desde a seleção das uvas ao processo de vinificação. Grande parte dos exemplares que trazem essa especificação passam por barris de carvalho, embora isso não seja uma regra.

Qual vinho é o melhor reserva ou reservado?

Qual é o melhor: reserva ou reservado? Os vinhos reservas são considerados superiores quando falamos de safras exclusivas e processos mais demorados.