Quando o valor do passivo for maior do que o valor do ativo a diferença deverá ser denominada é apresentada no balanço patrimonial como?

Em 14 de dezembro de 1990, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) editou a Resolução CFC nº 686 (NBCT–3) , que trata acerca do conceito, conteúdo, estrutura e nomenclatura das Demonstrações Contábeis.

Posteriormente, em 16 de junho de 1999, esta norma foi alterada pela Resolução nº 847, a qual determinou que o Patrimônio Líquido (PL) refere-se ao valor do ativo menos o valor do passivo, sendo possíveis três espécies de resultado, quais sejam:

a) positivo (ativo maior que passivo exigível);

b) nulo (ativo igual ao passivo exigível); e

c) negativo (ativo menor que passivo exigível).

A referida Resolução complementou informando que, no caso do Patrimônio Líquido ser negativo, deverá ser demonstrado após o Ativo, e seu valor final denominado Passivo a Descoberto (PD), como demonstrado a seguir:

Entretanto, em 7 de outubro de 2005, a Resolução CFC nº 1.049 , alterou alguns dispositivos da NBCT-3 . Foram procedidas alterações quanto ao Balanço Patrimonial, precisamente quanto à caracterização e evidenciação do Passivo a Descoberto.

Nos termos do artigo 1o, inciso I, item 3.2 da referida Resolução, quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.

Importante notar que a Resolução atual modificou a caracterização e evidenciação do Passivo a Descoberto.

A redação antiga, pela qual o Passivo a Descoberto era contabilizado logo após o ativo, foi excluída. Assim, a divulgação das demonstrações contábeis deve observar as alterações realizadas constantes na Resolução nº 1.049, como segue:

Contudo, constata-se que ainda há entidades que utilizam a expressão “Patrimônio Líquido” em qualquer situação. Há inclusive quem utilize o termo “Patrimônio Líquido Negativo”, porém, esse procedimento não é adequado, vez que o Patrimônio Líquido caracteriza a situação líquida positiva, ou seja, quando o ativo é maior que o passivo (exigível).

Vale ressaltar que, para os casos de apuração da equivalência patrimonial onde a investida apresente a situação de passivo a descoberto e a investidora possua a intenção manifesta em manter o apoio financeiro à investida, a investidora deverá constituir uma provisão para perda que será apresentada em seu ativo permanente por dedução e até o limite do valor contábil do investimento a que se referir, sendo o excedente apresentado em conta específica no passivo, com a nomenclatura de Provisão para Passivo a Descoberto, conforme determina a Instrução CVM nº 247 , de 27 de março de 1996, com as devidas alterações introduzidas pelas Instruções CVM nºs 269 /97 e 285 /98 .

Podemos ainda nos deparar com a situação de investimento inicial em uma Entidade que já apresente Passivo a Descoberto. Neste caso, em que pese respeitadas opiniões divergentes, entendemos que a Entidade deve reconhecer integralmente o valor desembolsado como ágio registrando, portanto, o valor do investimento como zero.

Nessa hipótese, aplicam-se os comentários já tecidos quanto a constituição de provisão para passivo a descoberto.

Face às alterações citadas, verificamos o grau de habilidade que é preciso para que o contabilista possa se manter atualizado, bem como para que possa praticar as normas contábeis em sua essência.

Partindo do princípio de que o fruto do nosso trabalho é o resultado dos nossos conhecimentos, concluímos que a grandeza do profissional contábil está vinculada a sua permanente habilidade de acompanhamento e observação das legislações vigentes.

*Ricardo Penteado Bastos é auditor da ASPR

A equação patrimonial é o que representa de maneira quantitativa o patrimônio de uma empresa. O patrimônio, por sua vez, é o objeto de estudo da contabilidade, que analisa o conjunto de bens, direitos e deveres vinculados a uma pessoa ou entidade.

Para a contabilidade, portanto, a equação patrimonial é um conceito essencial que revela a saúde contábil e financeira da empresa ou acende um alerta para a organização.

Neste artigo, então, você vai entender melhor o que é uma equação patrimonial e o que o seu resultado diz sobre a situação de uma empresa. Acompanhe agora:

Quando o valor do passivo for maior do que o valor do ativo a diferença deverá ser denominada é apresentada no balanço patrimonial como?

Equação patrimonial é uma representação quantitativa do patrimônio de uma empresa. Também é conhecida como equação contábil básica ou equação fundamental da contabilidade, dada a sua importância para a área.

Entenda-se patrimônio como tudo aquilo que a empresa tem (bens e direitos) e tudo que ela deve (obrigações). O papel da contabilidade, então, é analisar as movimentações desse patrimônio, gerar demonstrações sobre elas e avaliar seus impactos para a gestão do negócio. Nesse contexto, a equação patrimonial traz um retrato sobre o estado do seu patrimônio.

O resultado dessa equação é obtido com a aplicação de uma fórmula simples:

Ativos (A) = Passivos (P) + Patrimônio Líquido (PL)

Para entender a fórmula acima, é preciso saber:

  • Ativos englobam os bens e direitos e compõem a parte positiva do patrimônio (também entendido como o patrimônio bruto);
  • Passivos englobam as obrigações e compõem a parte negativa do patrimônio (também entendido como passivo exigível);
  • O patrimônio líquido também faz parte dos passivos, mas engloba apenas o capital investido pelos proprietários. Representa tudo o que a empresa efetivamente tem, depois de pagar as suas dívidas. Portanto, é o resultado da diferença entre ativos e passivos (PL = A – P).

Essa é uma equação contábil básica, que evidencia o patrimônio em situação normal, ou seja, em situação líquida positiva. Mas é possível extrair outras interpretações dessa equação, dependendo dos valores que assumem os ativos, passivos e patrimônio líquido.

Essa interpretação acontece da seguinte forma:

Situação líquida positiva, favorável ou superavitária

Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações.

O mesmo acontece quando o valor dos ativos é igual ao do patrimônio líquido. Isso significa que o valor dos passivos é igual a zero, ou seja, a empresa não possui obrigações com terceiros. Geralmente, essa situação ocorre no momento da abertura da empresa.

Situação líquida nula ou inexistente

O patrimônio líquido é nulo quando ativos e passivos têm o mesmo valor. Essa situação demonstra que todo o ativo da empresa está sendo financiado com recursos de terceiros. Isso tende a acender um sinal de alerta para a empresa, que pode entrar em dificuldades para cumprir suas obrigações e logo entrar em uma situação negativa.

Quando o valor do passivo for maior do que o valor do ativo a diferença deverá ser denominada é apresentada no balanço patrimonial como?

Situação líquida negativa, desfavorável ou deficitária

Essa situação, também conhecida como “passivo a descoberto”, acontece quando o valor dos passivos supera o dos ativos. A empresa não tem recursos suficientes para liquidar todas as suas dívidas e uma parcela das suas obrigações não será paga.

Uma situação patrimonial desfavorável como essa deve ser resolvida com acréscimo de capital por parte dos sócios, com o objetivo de aumentar o patrimônio líquido.

Por que a equação patrimonial é importante?

A equação patrimonial é importante para entender a situação do patrimônio da empresa.

Uma organização é um organismo dinâmico, que passa por diversas movimentações e transformações. Desde a constituição da empresa, quando os sócios decidem fazer o investimento inicial, as operações financeiras começam a se movimentar.

Cada operação realizada mexe com os componentes patrimoniais, que englobam os ativos, passivos e patrimônio líquido, que mencionamos anteriormente.

Por isso, a contabilidade precisa estar atenta às movimentações do patrimônio, não só com vistas à contabilidade financeira, mas também à gestão do negócio, que deve monitorar sua saúde financeira.

Portanto, a equação patrimonial é essencial para a sua empresa. Porém, é preciso contar com profissionais capacitados para fazer o levantamento dos bens, direitos e obrigações da organização, bem como manter os registros em dia e fazer as análises corretamente.

O contador é o profissional responsável por fazer esses cálculos e garantir a confiabilidade das informações patrimoniais.

Com a Contabilivre, você pode contar com os serviços de uma equipe de contadores focados no seu negócio. Além disso, você também consegue controlar todas as suas rotinas contábeis em uma só plataforma, que permite emitir notas fiscais, enviar demonstrações contábeis e centralizar a comunicação com os contadores.

Quer entender melhor como funciona a contabilidade online da Contabilivre? Conheça agora os nossos planos e migre sua empresa!

Quando o valor do passivo for maior do que o valor do ativo a diferença deverá ser denominada é apresentada no balanço patrimonial como?

Quando o valor do passivo for maior que o valor do ativo?

Essa situação, também conhecida como “passivo a descoberto”, acontece quando o valor dos passivos supera o dos ativos. A empresa não tem recursos suficientes para liquidar todas as suas dívidas e uma parcela das suas obrigações não será paga.

O que acontece se o passivo for maior que o ativo?

Nos termos do artigo 1o, inciso I, item 3.2 da referida Resolução, quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.

O que acontece quando o ativo e menor que o passivo?

Quando o ativo é menor que o passivo exigível, a situação líquida é negativa, caracterizando o que se chama de passivo a descoberto. Neste caso, a situação patrimonial pode ser representada por ativo - patrimônio líquido = passivo exigível.

Qual a diferença entre ativo e passivo no Balanço Patrimonial?

Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera valor econômico para esse negócio, por exemplo, contas a receber, estoque, maquinários, veículos etc.