Diferença sabão em pó e líquido

Conheça as diferenças entre os dois tipos e escolha o ideal pra suas roupas!

Diferença sabão em pó e líquido

Gente, tanto o sabão em pó quanto o sabão líquido servem pra tirar a sujeira e as manchas das roupas, tá? Ele são produtos de limpeza bem práticos e deixam um cheiro delicioso em cada peça! Quer conhecer as diferenças entre os dois sabões pra escolher qual usar na suas roupas? Então, vem comigo que eu te conto!


Por que usar o sabão?


Antes de mais nada, é bom saber que os dois tipos de sabão funcionam muito bem pra eliminar sujeiras, bactérias e vírus das roupas. Eles podem ser usados também pra deixar roupas de molho e em pré-lavagens, o que facilita a remoção de manchas. Aí, sim, hein?


E nenhum deles dispensa o uso de amaciante, viu? É só pensar no sabão como uma espécie de shampoo e o amaciante como o condicionador! Enquanto o sabão limpa profundamente, o amaciante ajuda a deixa as peças macias e lisinhas, além de reforçar o perfume!


Sabão em pó: quando usar?


Olha só, o sabão em pó é um dos produtos de limpeza mais usados, né? Isso, porque, ele tem ação rápida e é muito eficaz! Ele é ótimo pra remover sujeiras que se acumulam no dia a dia. Por isso, tem quem gosta de lavar pisos e outras superfícies com esse produto.


Têm muitas vantagens em usar o sabão em pó, viu? A primeira é que ele é mais eficaz pra tirar manchas profundas das roupas. Suas bolinhas agem diretamente na área afetada, eliminando toda a sujeira. Ótimo, né?


Uma dica pra remover manchas difíceis de sair, é diluir uma dose de sabão em pó na água quente e colocar a mistura sobre a mancha. Aí é só deixar de molho por cerca de 2 horas e depois colocar na máquina pra realizar a lavagem completa.


O sabão em pó também é mais recomendado pra lavar peças resistentes como calças jeans e jaquetas, tá? É que ele consegue adentrar o tecido com mais facilidade. Uau!

Diferença sabão em pó e líquido

O sabão em pó ajuda a eliminar mau odores que impregnam nas roupas!


Sabão líquido: quando usar?


E as vantagens do sabão líquido? São várias, viu? Uma delas é que ele é mais concentrado que o sabão em pó, então, é um opção mais econômica. Ele pode render até duas vezes mais! Adorei!


Outro ponto positivo é que ele não deixa nenhum resíduo na roupa. Isso acontece, porque, ele dilui melhor na água.


Como ele tem menos química que o sabão em pó, ele desbota menos as roupas. Então, o sabão líquido é mais indicado pra lavagem de peças escuras e delicadas. Elas duram muito mais, sem perder a cor original. Demais, né?

Diferença sabão em pó e líquido

O sabão líquido evita o envelhecimento das roupas, pois protege as fibras!


Já escolheu qual tipo de sabão você prefere? Aqui no Magazine Luiza você encontra as melhores opções de sabão em pó e em líquido pra suas roupas!


Saiba mais


Com o aplicativo uList, você consegue organizar todas as suas tarefas domésticas e atividades do dia, incluindo a lavagem das roupas! Ele tá disponível pra iOS e Android.


Ah, e pra conferir mais dicas de como deixar suas roupas limpas e cheirosas, dá uma olhadinha aqui, eu listei os principais produtos pra lavar suas peças!

Na hora de colocar a máquina de lavar para funcionar, tanto o sabão em pó quanto o sabão líquido servem para tirar a sujeira e as manchas das roupas. Estamos falando de produtos de limpeza práticos e que deixam um cheiro especial nas peças. A seguir, o Shoptime explica as diferenças entre os dois sabões para você escolher qual usar na suas roupas.

- Tenha em mente que os dois tipos de sabão funcionam muito bem para eliminar sujeiras, bactérias e vírus das roupas. Eles podem ser usados também para deixar roupas de molho e em pré-lavagens, o que facilita a remoção de manchas.

- Vale lembrar que nenhum deles dispensa o uso de amaciante. Enquanto o sabão limpa profundamente, o amaciante ajuda a deixar as peças macias e lisinhas, além de reforçar o perfume.

Sabão em pó

- O sabão em pó é um dos produtos de limpeza mais usados. Ele tem ação rápida e é muito eficaz. Ele é ótimo para remover sujeiras que se acumulam no dia a dia. Tem até pessoas que lavam pisos e outras superfícies com o produto.

- O sabão em pó normalmente é mais eficaz para tirar manchas profundas das roupas. Suas bolinhas agem diretamente na área afetada, eliminando a sujeira. Uma dica para remover manchas difíceis de sair é diluir uma dose de sabão em pó na água quente e colocar a mistura sobre a mancha. Depois é só deixar de molho por aproximadamente duas 2 horas e na sequência colocar na máquina para realizar a lavagem completa.

- O sabão em pó também é mais recomendado para lavar peças resistentes como calças jeans e jaquetas, por conseguir adentrar o tecido com mais facilidade.

Sabão líquido

- O sabão líquido é mais concentrado que o sabão em pó. Trata-se de uma opção mais econômica. Ele pode render até duas vezes mais. Além disso, por diluir melhor na água, ele não deixa nenhum resíduo na roupa.

- Como o sabão líquido tem menos química que o em pó, ele desbota menos as roupas, sendo mais indicado para lavagem de peças escuras e delicadas – isso faz com que elas durem mais, sem perder a cor original.

- ​​Por fim, é importante frisar que os dois tipos de sabão trazem bons resultados. A diferença é que você vai gastar menos produto se usar o sabão líquido. Por ele ser mais concentrado e de fácil diluição, ele é ideal para lavar desde aquela calça jeans na máquina, como as peças de roupas mais delicadas.

A seguir, confira 4 coisas que você precisa saber sobre sabão em pó ou líquido:

1. Cuidado com a dosagem

Em alguns modelos, a dosagem pode estar sugerida na embalagem. Mas a própria máquina de lavar, na maioria das vezes, indica a quantidade de sabão que deve ser colocada para determinado volume de roupas. Quando não usamos produto suficiente, os resultados não são bons. Enquanto isso, o exagero pode deixar um cheiro desagradável e forte nas peças.

2. Experimente marcas diferentes

Se você acha que os resultados da lavagem deixam a desejar, troque a marca do produto. Existem opções que vão bem com roupas delicadas, enquanto outras são mais efetivas para higienizações pesadas. Isso vale também para a maciez dos tecidos. Há itens que colaboram para a elasticidade da peça, enquanto outros atrapalham.

3. Espuma não é sinônimo de limpeza

O sulfato é uma substância adicionada a produtos para casa e até em cosméticos. Ele é responsável apenas pela espuma produzida, o que não significa eficácia na limpeza.

4. Não espere milagres

É muito difícil que uma mancha seja removida apenas pelo trabalho da máquina de lavar com os produtos. É preciso esfregar a região para quebrar moléculas que causam a sujeira. Para isso, uma sugestão é aplicar detergente neutro sobre a mancha com o tecido seco, esfregar até que ela se dissolva e, em seguida, enxaguar e realizar a limpeza da peça como um todo.

Aproveite para adquirir os objetos de desejo para sua casa no Shoptime. Você pode comprar pelo site ou baixar, nas principais lojas de aplicativos dos smartphones, o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar o status da sua entrega, além de muitas outras vantagens.

O que é melhor sabão em pó ou líquido?

O sabão em pó é mais eficaz na remoção de manchas ou de sujeiras maiores do que o líquido, mas por outro lado o sabão líquido é mais eficiente no quesito de manter as cores do tecido.

Qual o melhor sabão para usar na máquina de lavar roupa?

Veja quais são os 6 melhores sabões líquidos para roupas de 2022:.
Lava Roupas Ariel Expert com Toque de Downy..
Sabão Líquido Brilhante Limpeza Total..
Sabão Líquido Omo Lavagem Perfeita..
Lava Roupas Ola Bebê.
Lava-Roupas Líquido para Diluir Omo Proteção Antiodor..
Sabão Líquido Sétima Geração, Citrus..

Porque não usar sabão em pó na máquina de lavar?

O excesso de produto, além de causar manchas nas peças de roupa, também pode resistir ao jato de água que empurra o e ficar grudado nas partes plásticas da máquina. O resultado é o desperdício de produto. Se você quer garantir roupas bem lavadas, comece não enchendo demais a máquina.

O que rende mais sabão em pó ou líquido?

- O sabão líquido é mais concentrado que o sabão em . Trata-se de uma opção mais econômica. Ele pode render até duas vezes mais. Além disso, por diluir melhor na água, ele não deixa nenhum resíduo na roupa.