Dormir com cebola no quarto faz mal

Quem nunca ouviu dizer que a cebola tira a tosse? Mas, será, que há benefícios reais neste sentido. Descubra tudo aqui.

Já os nossos avós diziam: “a cebola tira a tosse mais do que qualquer remédio da farmácia”. E, se não podemos afirmar que isto seja inteiramente verdade, podemos constatar que é, pelo menos, uma das formas mais naturais de combater este problema. Ou seja, a cebola ajuda, sim, a aliviar este sintoma incómodo. Como?

A cebola possui uma propriedade, em grande quantidade, denominada polifenois. É, precisamente, graças aos polifenois que este alimento versátil contém que lhe são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e calmantes nas vias respiratóriasVitamina C é outro dos seus componentes, ajudando a reforçar o sistema imunitário.

Este legume produz uma pequena quantidade de vapores, cuja inalação leva ao alívio da tosse. E o melhor de tudo é a sua versatilidade! Pode ser tomada em xarope, chá, ou simplesmente deixada no quarto de quem está com adoentado. Se está com tosse, corte uma cebola ao meio e leve para a sua mesinha de cabeceira à noite.

Nota: a cebola tira a tosse, sim, mas deve ser usada apenas em situações de tosse não vírica, sem febre e com ausência de expetoração. Em caso de dúvida, procure sempre ajuda médica.

Xarope de cebola caseiro

Dormir com cebola no quarto faz mal

Cozinha:portuguesa

Tipo:complemento

Tempo de preparação:00h20

Ingredientes

  • 1 cebola vermelha
  • 1/2 cabeça de alho
  • 1 chávena de mel

Modo de preparação

  • Cortar a cebola uniformemente, deixando a base da cebola num frasco hermético.
  • Despejar o mel para o frasco até cobrir bem a cebola e continuar a alternar camadas de cebola e de mel, sem misturar.
  • Assim que chegar ao topo do frasco, fechar bem e deixar repousar durante a noite ou pelo menos 8 a 12 horas.
  • Terminado este tempo, vai encontrar líquido no frasco. É precisamente este líquido que vai servir de xarope para a tosse.
  • Use uma colher de sopa, no máximo três vezes ao dia.

Chá de cebola

Dormir com cebola no quarto faz mal

Cozinha:portuguesa

Tipo:complemento

Tempo de preparação:00h20

Ingredientes

  • 1l água
  • 1 cebola pequena
  • Mel ou açúcar a gosto

Modo de preparação

  • Ferver a cebola cortada aos pedaços num tachinho com água.
  • Coar a mistura e adoçar com mel ou açúcar mascavado.
  • Beber morno, até três vezes ao dia.

A cebola tira a tosse, também, a bebés?

Sim, também é possível utilizar este legume em bebés. Uma vez que não lhes pode dar xarope ou chá, siga a dica que deixamos acima: corte uma cebola ao meio e coloque-a junto à cabeceira da cama. Vai notar diferenças incríveis!

Artigo originalmente publicado em Dezembro de 2021. Atualizado em Outubro de 2022.

Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Vídeos que têm circulado pelas redes sociais afirmam que dormir com pedaços de cebola dentro das meias proporciona benefícios à saúde, como a redução de dores reumáticas e a purificação do sangue. A recomendação seria de cobrir toda a planta dos pés com rodelas de cebola. Profissionais da área da saúde esclarecem, no entanto, que não há estudos científicos que comprovem a eficácia da prática.

Um dos vídeos, com uma narração robótica, começa falando que, de acordo com a medicina chinesa, nossos pés têm pontos de ligação com órgãos internos. Essa é uma informação verdadeira, levando-se em conta os conhecimentos da acupuntura.

Na planta do pé, no entanto, só existe um ponto, relacionado ao rim. Mas não sei como a cebola, por si só, poderia estimular esse ou qualquer outro ponto. E por que não a batata ou o alho? 

Quem questiona o médico Cesar Paulo Simionato, que trabalha com plantas medicinais há 30 anos e atualmente atua no Núcleo de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Para o professor de fitoterapia e cultivador de plantas medicinais Alésio dos Passos Santos, os benefícios de dormir com cebola nas meias devem ser mais decorrentes do efeito placebo que do terapêutico. "Não há comprovação científica ou uso popular consagrado disso", afirma. "Parece mais uma lenda."

Santos alerta que assuntos relacionados a plantas medicinais são frequentemente abordados em notícias falsas.

Falso: cebola nos pés não purifica o sangue

Em outro trecho de um dos vídeos, aparece a afirmação de que o ácido fosfórico presente na cebola seria capaz de purificar o sangue. Dois erros aqui. O primeiro é que a cebola não possui ácido fosfórico, um composto inexistente em vegetais, de acordo com Simionato. O segundo é que a cebola, isoladamente, não consegue influenciar no processo de purificação do sangue.

"Em funcionamento normal, o organismo já está preparado para fazer isso por meio do fígado e do rim. Após a absorção de nutrientes, sobram os metabólitos, também chamados de impurezas, que vão para o sangue, mas são eliminados naturalmente", explica o coordenador do curso de farmácia e professor de hematologia do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina, Adolfo Koga.

A eliminação de impurezas só não acontece quando, por exemplo, o rim não está funcionando bem. "A pessoa precisa, então, submeter-se a sessões de diálise para que a máquina faça o papel do rim, de retirar os metabólitos do corpo", acrescenta Koga.

Purificação do ar e prevenção de gripes também são questionáveis

Um dos vídeos sobre o assunto na internet diz ainda que a cebola seria capaz de purificar o ar: "Os ingleses já sabiam disso há muito tempo e, durante as pragas, eles cortavam cebolas e deixavam no quarto para purificar o ar e aumentar o sistema imunológico. Dessa forma, evitavam gripes, infecções e outros problemas de saúde."

Fala-se muito disso na internet. Mas, se fosse assim, estaríamos utilizando cebolas nos hospitais", ressalta Santos. "Elas não absorvem tantas bactérias, principalmente as super-resistentes."

Tanto ele como Simionato confirmam que a cebola tem propriedades antibacterianas e contém ácido ascórbico, que é a famosa vitamina C. "Mas, para fortalecer o sistema imunológico, o consumo teria de ser interno e no longo prazo", observa Santos.

Simionato complementa que pegar ou não uma gripe depende de diversos fatores. "Não adianta, por exemplo, tomar suco de limão todo dia para não ficar gripado. Às vezes, a pessoa fica doente porque se incomodou com algo. Não é um alimento que vai impedir doenças. Mas um conjunto de alimentos e circunstâncias."

É bom dormir com cebola no quarto?

A cebola se tornou popularmente conhecida como um "imã" de vírus e bactérias, funcionando como um descongestionante natural. Por isso, muitas mães e pais passaram a colocá-la cortada no quarto dos seus filhos resfriados durante a noite para que eles tenham um sono mais tranquilo.

O que acontece se dormir com cebola?

Matar bactérias e germes: Cebolas têm benefícios antivirais e antibacterianos muito fortes! Limpar o ar: Cebola em torno de seus pés vão purificar o ar e manter seus pés cheiro melhor e livre de toxinas e produtos químicos fora de seus pés durante o sono.

Como usar cebola no quarto para tosse?

Durante a noite, angustiada com a tosse do filho que não passava, Juliana decidiu colocar em prática a dica que havia lido na internet. Foi até a cozinha, descascou e cortou uma cebola em quatro partes. Colocou em um prato e o posicionou próximo à cama do filho, que dormia no mesmo quarto que ela.

Porque a cebola faz parar a tosse?

A cebola é um produto rico em enxofre, que nos faz chorar quando se volatiliza no ar, mas que é também uma solução perfeita para se conseguir descansar melhor à noite, pois ajuda a descongestionar o nariz e a acalmar os ataques de tosse, assim como a reduzir a intensidade das secreções mucosas.