Educação inclusiva e diversidade em sala de aula

Resumo O presente projeto aborda a educação inclusiva, com o foco na diversidade em sala de aula. O objetivo desta pesquisa foi analisar como o docente trabalha com a diversidade em sala de aula e quais as relações com o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, observando-se, mais especificamente como as diferenças presentes entre os alunos e alunas das séries iniciais e suas influências interferem no processo ensino e aprendizagem, quais as estratégias de ensino são mais eficazes para trabalhar com a diversidade em sala de aula e como a intervenção docente pode contribuir para que as diferenças existentes em sala de aula não se tornem desigualdades contribuindo para o fracasso escolar. Para a realização deste estudo foram seguidos os seguintes passos: escolha da escola, conversa com a supervisora que indicou uma turma onde havia um aluno portador de necessidades educativas especiais, a observação do aluno, do docente em aula e a aplicação de questionários para os professores e equipe pedagógica e análise documental, baseada nos cadernos e livros do aluno colaborador. Dessa forma adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizou-se um estudo de caso, aplicou-se questionários e adotou-se também a análise documental. A investigação foi realizada em uma instituição particular de Educação Básica, que atende da Educação Infantil ao Ensino Médio. O processo de investigação ocorreu em uma turma de Ensino Fundamental, da 1ª série, com 23 (vinte e três) alunos e alunas, no período vespertino. Por meio deste trabalho de pesquisa pode-se constatar que alunos de um grupo-classe sempre apresentam diferentes atitudes e limitações: formas peculiares de aprender, preferências por determinadas situações de aprendizagem, utilizam materiais escolares com diferentes rendimentos, aprendem mais facilmente se o professor dirige-se a eles de uma ou outra maneira. Cabe ao professor proporcionar aos seus alunos situações de aprendizagens significativas que o auxiliem na construção do conhecimento. A forma que é colocada às situações de aprendizagem é um fator muito importante para que a aprendizagem significativa aconteça. Cabe também à coordenação pedagógica estar sempre orientando e dando subsídios para o trabalho do professor porque existem algumas situações que não se restringem à sala de aula, como algumas adaptações como materiais, equipamentos para alunos com deficiência, condições físico-ambientais, entre outros.

Educação inclusiva e diversidade em sala de aula

Na sociedade atual, as temáticas da diversidade e inclusão na educação vêm adquirindo cada vez maior visibilidade, suscitando discussões e reflexões da grande mídia às redes sociais, dos movimentos sociais às salas de aula. Relações étnico-raciais, diversidade sexual, questões de gênero, pluralismo religioso, relações geracionais, culturais, infantis e juvenis são temas que provocam diversas reações, assim como geram iniciativas e orientações a serem praticadas numa perspectiva de afirmação democrática, respeito mútuo, aceitação da diferença e construção de uma sociedade em que todos e todas possam ser plenamente cidadãos e cidadãs.


Assim, o desafio do sistema de ensino é colocar no centro da política pública o valor das diferenças e da diversidade com seus conteúdos étnico-racial, geracional, de pessoas com deficiência, de gênero, de orientação sexual, regional, religioso, cultural e ambiental. As atuais Resoluções do Conselho Nacional de Educação estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais, orientando a construção de um sistema educacional inclusivo, que garanta o direito universal de acesso à escolarização e assegure, como parte integrante desse direito, o respeito e a valorização da diversidade.

Nesse contexto, com vistas à formulação e à implementação de políticas públicas voltadas para a valorização das diferenças e da diversidade, a promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará, por meio do Decreto nº 31.221 de 03 de junho de 2013, instituiu na estrutura organizacional da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CODEA, a área da Diversidade e Inclusão Educacional. Confira o organograma.

Educação Especial

Educação de Jovens e Adultos – EJA

Educação para Pessoas Privadas de Liberdade

Educação do Campo

Educação Escolar Quilombola

Educação Escolar Indígena

Educação Ambiental

Educação, Gênero e Sexualidade

CREAECE

“Assumir a Diversidade representa não somente fazer uma reflexão mais densa sobre as particularidades dos grupos sociais, mas, também implementar políticas públicas, alterar relações de poder, redefinir escolhas, tomar novos rumos e questionar a nossa visão de democracia. Implementar ações afirmativas é assumir a nossa diversidade cultural e reconstruir uma sociedade democrática que realmente se paute no direito e na justiça social para todos”. (Nilma Lino Gomes – Educação e Diversidade Étnico-Cultural, 2003).

O que é educação inclusiva e diversidade?

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos, ocorre a inclusão, ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Como podemos trabalhar a diversidade na sala de aula?

5 maneiras eficientes para trabalhar a diversidade na sala de....
Fortaleça a autoestima a partir da representatividade. ... .
Faça dinâmicas de integração para crianças. ... .
Explore a diversidade por meio de filmes infantis. ... .
Execute dinâmicas que estimulem valores. ... .
Use os personagens da literatura infantil..

Como trabalhar a educação inclusiva em sala de aula?

Como trabalhar a inclusão em sala de aula de forma inovadora?.
Estabeleça critérios de inclusão. ... .
Desenvolva trabalhos coletivos. ... .
Determine estratégias de cooperação. ... .
Realize as adaptações necessárias. ... .
Envolva a família. ... .
Aposte no uso da tecnologia. ... .
Crie atividades que envolvam todos os estudantes. ... .
Invista em acessibilidade..

O que é educação inclusiva na sala de aula?

Salas de aula inclusivas mantêm o foco no objetivo de aprendizagem, em vez de colocá-lo na atividade para mensurá-lo. Elas requerem que todos os alunos atinjam aos mesmos objetivos de aprendizado usando avaliações que são criadas com o foco nas necessidades do aluno individual.