Explique como funcionava a política dos governadores no início da República

A Política dos Governadores foi um acordo político, que existiu no período da República Velha, entre governo federal e governadores estaduais.


Explique como funcionava a política dos governadores no início da República

Presidente Campos Sales: iniciador da Política dos Governadores

O que foi - conceito histórico

A Política dos Governadores foi um trato informal (sem contratos ou documentos oficiais) feito no começo do período histórico do Brasil conhecido como República das Oligarquias (1898-1930). Esse acordo foi feito entre o Governo Federal e os governadores dos estados.

Essa política teve início no governo de Campos Sales (1898 a 1902) e terminou apenas com a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder.

Principais características e como funcionava

A Política dos Governadores consistia numa espécie de troca de favores políticos em que as duas partes levavam vantagens. Os governadores estaduais, que representavam os interesses das oligarquias, davam apoio político (principalmente através dos deputados federais e senadores) ao presidente da República. Em troca, o executivo federal se comprometia a não interferir nas questões estaduais, em outras palavras, os estados ganhavam autonomia política.

Resultados da Política dos Governadores:

- Manutenção das oligarquias, principalmente de Minas Gerais e São Paulo, no poder. Com essa política, praticamente não havia espaço para a oposição no Brasil.

- Facilidade para fraudes eleitorais, que ocorriam com frequência, principalmente a compra de votos.

- Aumentou o poder dos coronéis, que eram líderes políticos regionais (geralmente ricos fazendeiros), que usavam o poder econômico para obter vantagens políticas para si próprio ou para amigos e aliados políticos. A atuação política desses coronéis ficou conhecida como Coronelismo. Esse movimento fazia parte das engrenagens da Política dos Governadores e atuava principalmente nas fraudes eleitorais realizadas em seus “currais eleitorais”.

Fim da Política dos Governadores

Esse sistema começou a enfraquecer no final da década de 1930. A insatisfação popular, a oposição do movimento tenentista e os anseios de participação política das classes médias urbanas fizeram com que a Política dos Governadores, assim como a República das Oligarquias, entrassem em crise, abrindo espaço para o grupo de Getúlio Vargas assumir o poder através do golpe de 1930.

Explique como funcionava a política dos governadores no início da República
Com do Golpe de 1930, Vargas assumiu a presidência, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e acabou com a Política dos Governadores.

atualizado em 20/07/2020

Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Política dos Governadores Temas Relacionados
  • • Brasil República
  • • História do Brasil
  • • Presidentes do Brasil - lista dos nomes
Bibliografia Indicada

Fontes de referência do texto:

- NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República – da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016.

- FAUSTO, Boris. O Brasil republicano: sociedade e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.


Explique como funcionava a política dos governadores no início da República

Como funcionava a política dos governadores que predominou durante a Primeira República?

Os governadores eram indicados pelo poder central, e tinham a habilidade de destituir os deputados que não lhe fossem afeitos. ... Em troca, o governo ao nível federal retribuia favores aos poderes estaduais, que faziam o mesmo aos coronéis, permitindo que estes bancassem a administração de seus currais eleitorais.

Como funcionava a política dos governadores no início da República Brainly?

A política dos governadores, ou política dos estados, foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis (ver coronelismo) e elegiam bancadas pró-Governo Federal.

Como funcionava a política na Primeira República?

Na prática, essa política funcionava da seguinte maneira: o Governo Federal daria apoio à oligarquia mais poderosa de cada Estado. Em troca, o governo exigia que cada oligarquia apoiasse as propostas do Governo Federal no legislativo.

Como a população entendia a política na Primeira República?

Não entendia quase nada uma vez que apenas 10% da população era escolarizada, o restante era analfabeto.

Como funcionava a política do café com leite e a política dos governadores?

Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de ...

O que foi a política do café com leite explique?

Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de ...

Quando foi criada a política dos governadores?

  • A “política dos governadores” foi criada durante o governo de Campos Sales (1898-1902) e basicamente deu o tom do funcionamento de nossa política durante toda a Primeira República.

Como a política dos governadores impulsionou sua consolidação?

  • No entanto, diferente dessa, a política dos governadores impulsionou tal estrutura necessária para sua consolidação mais adiante. Com efeito, São Paulo e Minas Gerais dominavam a cena política e econômica do país. Na segunda metade do século XIX, o Brasil era o maior produtor e exportador de café.

Como se definiram as políticas da Primeira República?

  • Aqui se definiram políticas como a dos governadores e do café com leite. Crise (1921-1930): período no qual as estruturas políticas da Primeira República entraram em crise por conta da incorporação de novos atores na política brasileira. Conflitos entre as oligarquias também contribuíram para o fim da Primeira República.

Qual a legitimidade dos governadores eleitos nos Estados?

  • Ademais, o aumento da violência por meio da dominação dos coronéis nos denominados “currais eleitorais”. Através da “Comissão Verificadora dos Poderes”, a legitimação dos governadores eleitos nos estados era manipulada. Isso reforçava a política dos governadores diante da triagem feito pelos coronéis apoiados e confiantes do poder federal.

Como funciona a Política dos Governadores no início da República?

Denominada "política dos governadores", significou, na prática, que o governo central deveria respeitar as decisões dos partidos que mantinham o poder em cada estado, desde que estes elegessem bancadas no Congresso absolutamente fiéis ao presidente da República.

O que foi a Política dos Governadores questões?

A Política dos Governadores foi um acordo político firmado durante o período da República Velha (1889-1930). O intuito era unir os interesses dos políticos locais marcado pelas oligarquias estatais da época juntamente ao governo federal, para assim, garantir o controle do poder político.

Como era a política da República Velha?

Foi caracterizada ainda pelo autoritarismo, desigualdade social e jogo político das oligarquias. Por conta disso, esse período ficou muito marcado pelas tensões sociais existentes, que ocasionaram inúmeras revoltas, como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata.

Quais as características da política da Primeira República?

A Primeira República é marcada pelo predomínio das oligarquias na política brasileira. O coronelismo, o clientelismo e o mandonismo são características essenciais do funcionamento do sistema político da Primeira República.