O que é apêndice e anexo?

PUBLICIDADE

ANEXOS OU APÊNDICES é todo material suplementar de sustentação ao texto (itens do questionário aplicado, roteiro de entrevista ou observação, uma lei discutida no corpo do texto etc).

Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação.

Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.

Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.

Diferença entre Anexo e Apêndice

Segundo a NBR 14724 de dezembro de 2005, a diferença primordial entre Anexo e Apêndice é que o Anexo é um texto ou documento não elaborado pelo autor do Trabalho Científico (TC) (monografia, tese, etc.) e o Apêndice é um texto ou documento elaborado pelo autor do TC, ou seja, se foi necessário você criar uma entrevista, um relatório, ou qualquer documento com o escopo de complementar sua argumentação, deve-se utilizar o termo Apêndice e não Anexo.

Exemplos:

ANEXO A – Documento ou texto não elaborado pelo autor.

APÊNDICE A – Documento ou texto elaborado pelo autor.

OBSERVAÇÃO

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.

Veja também

O que é apêndice e anexo?

Hipótese

PUBLICIDADE Definição de Hipótese Hipótese é uma suposição feita com base em algumas evidências. Este é …

Topônimo

PUBLICIDADE Definição Topônimo é um nome derivado do nome de um lugar. Topônimo é o …

O que é apêndice e anexo?

Estrofe

Estrofe é um conjunto de versos. E Verso é cada linha do poema. As estrofes são separadas por espaços ...

Como fazer apêndices e anexos?

Assim como os apêndices, os anexos devem aparecer após as referências bibliográficas, em negrito e letras maiúsculas, sinalizados por letras. Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.

O que se coloca no apêndice de um trabalho?

Texto ou documento, elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas ordenadas alfabeticamente, travessão e pelo respectivo título. Devem ser citados e identificados no texto.

Como se faz um anexo?

O anexo serve para indicar uma fonte completa, na íntegra, e não deixar dúvidas quanto sua aplicação no texto..
Folha de rosto;.
Verso da folha de rosto;.
Folha de aprovação;.
Dedicatória (opcional);.
Agradecimentos;.
Sumário;.
Lista de ilustrações;.

O que colocar no apêndice do TCC?

Há vários exemplos de apêndices pertinentes para um trabalho acadêmico, como tabelas, modelos de questionários, quadros, gráficos e transcrições de entrevistas feitas pelo aluno. Se o material, por acaso, já aparece dentro do texto, é desnecessário coloca-lo novamente na seção.