O que é bom para afta na boca

Aqueles que estiveram com aftas na boca conhecem bem o desconforto e a dor que esta condição pode causar. Comer torna-se quase impossível e o pouco que se tenta ingerir, desce de forma muito dolorosa. O estresse e a carência nutricional têm um grande papel a desempenhar nestas aftas que aparecem no interior da boca.

As causas exatas das aftas na boca variam de pessoa para pessoa. Algumas das possíveis causas são:

  • A falta de vitaminas e minerais essenciais no corpo (B12, zinco, ferro e folato);
  • Como resposta às bactérias presentes na boca;
  • Sensibilidade a alimentos como o limão, ananás, morangos ou qualquer outro alimento ácido;
  • A intolerância ao glúten pode desencadear a formação de aftas na boca;
  • Pasta dentífrica ou elixir bucal contendo lauryl sulfato de sódio podem causar formações de úlceras;

Existem vários fármacos e medicamentos para a afta disponíveis no mercado que podem proporcionar alívio temporário da condição. No entanto, nenhum fármaco oferece uma cura permanente e milagrosa para as úlceras bucais. O tratamento farmacológico costuma demorar e não evita o seu reaparecimento.


12 Remédios caseiros para a Afta

Elaboramos uma lista com 12 remédios caseiros que atuam na cura das aftas da boca e podem também ajudar na prevenção total da doença.

  1. Mel 🍯

Todos sabemos que o mel possui inúmeras propriedades benéficas. No entanto, pode não estar ciente do facto de que também pode ser uma cura eficaz para as aftas da boca. Aplique mel sobre as úlceras e deixe-o permanecer. Passados alguns minutos poderá engolir e saborear o mel, esta maravilha da natureza. Entretanto, é essencial que continue a aplicar mel aftas a cada 2h ou 3h.

O mel tem propriedades antimicrobianas e pode ajudar na reparação rápida de qualquer ferida aberta. Para além de reduzir a afta, o mel também protege a área contra infeções.

  1. Pasta de Bicarbonato de Soda

Prepare quantidades iguais de bicarbonato de sódio e água. Misture-os para criar uma pasta espessa. Aplique esta pasta nas aftas e deixe-as secar. Quando a mistura estiver seca, faça um gargarejo, espalhe o produto pela boca e cuspa-o. Este processo deve ser repetido 3x ao dia.

O bicarbonato de sódio é na realidade um composto químico utilizado em muitas soluções de limpeza doméstica. Também atua como uma das melhores curas das aftas na boca, uma vez que pode reduzir significativamente a dor. O bicarbonato de sódio neutraliza o ácido formado pela úlcera tratando a condição.

  1. Óleo de Coco 🥥

O óleo de coco é utilizado numa grande variedade de atividades um pouco por todo o mundo. No entanto, poucas pessoas estão conscientes das suas propriedades curativas quando se trata de úlceras da boca. Basta aplicar um pouco de óleo de coco na superfície da úlcera e deixá-lo permanecer. Também é possível aplicá-lo à noite, enquanto se está a dormir. Semelhante ao mel, o óleo de coco inclui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a reduzir as úlceras naturalmente.

  1. Água salgada 🧂

Misture uma colher de sopa cheia com sal num copo de água morna e realize um gargarejo. Uma vez terminado, pode voltar a gargarejar apenas com água para remover o sabor salgado da boca. É possível com esta mistura acalmar a dor e o desconforto sentido pela afta na boca. As propriedades antissépticas do sal são bem conhecidas.

  1. Pasta dentária 🦷

Sabia que a pasta de dentes também pode ajudar contra as úlceras da boca? Qualquer boa pasta de dentes contém propriedades antimicrobianas que podem reduzir o inchaço e a dor das aftas da boca.

Aplique a pasta de dentes usando um cotonete. Certifique-se de que cobre toda a região da úlcera com pasta de dentes. Deixar a pasta atuar durante alguns minutos antes de a enxaguar. Pode continuar a aplicar a pasta de dentes todos os dias até ver desaparecer a brancura da afta, mas atenção, a utilização de um creme dental para tratar a afta pode ser bastante doloroso. Esta dor pode ser compensada através da aplicação de gel de aloé vera no local.

  1. Sumo de laranja 🟠

A laranja por ser uma grande fonte de Vitamina C, pode prevenir e ajudar no tratamento das aftas. Entretanto, consumir uma laranja inteira pode ser difícil quando se sofre com estas úlceras. Uma solução é beber dois copos de sumo de laranja recém espremido todos os dias até aliviar as queixas.

Estudos demonstraram que a deficiência de vitamina C pode originar aftas e outras úlceras na boca. Além disso, a Vitamina C é conhecida por aumentar a imunidade, permitindo que o seu corpo combata todo o tipo de infeções e doenças.

  1. Óleo de Cravinho 🌹

O cravo é uma parte essencial de uma das misturas de especiarias mais utilizadas na Índia, o Garam Masala. O óleo de cravo-da-índia é extraído do botão da flor. Este extrato é utilizado numa vasta gama de remédios naturais, incluindo para dores de dentes e aftas. No caso de úlceras da boca, deve-se preparar um pequeno pedaço de algodão e aplicar o produto diretamente sobre a afta e esperar até que o tecido da úlcera absorva o óleo.

Lembre-se de enxaguar a boca com água morna antes da aplicação do óleo de cravo, de forma a limpar a superfície da região da afta. O cravo contém eugenol e propriedades antimicrobianas que ajudam a lidar com todos os problemas orais. A dor e inflamação são também tratadas pela aplicação deste óleo.

  1. Leite de Coco🥥

O leite de coco é muitas vezes uma excelente solução para aliviar as queixas das aftas e é muito fácil de o fazer. Deve apenas realizar um gargarejo três a quatro vezes por dia, é provável que sinta um efeito calmante e também uma redução da dor que emana das suas úlceras.

  1. Curcuma / Açafrão 🏵️

O açafrão é um antisséptico utilizado em quase todos os pratos indianos. Para além de combater infeções, o açafrão é também extremamente eficaz na luta contra a inflamação e dor causadas pelas aftas.

Toma-se um pouco de curcuma em pó e um pouco de água. Misturar até formar uma pasta espessa. Aplicar esta pasta sobre as aftas todas as manhãs e todas as noites. Deixar atuar durante alguns minutos e depois enxaguar devidamente. Deve começar imediatamente a notar a diferença.

  1. Alho 🧄

Embora seja comummente utilizado na culinária, o alho também pode atuar com grande eficácia nas aftas da boca. O composto Allisin presente no alho torna-o antimicrobiano, o que ajuda contra uma série de infeções.

Para utilizar o alho, deve cortar um dente ao meio e "massajar" na zona da afta com o dente de alho durante um minuto ou dois. Depois disto, lavar a boca corretamente para remover o odor a alho cru do seu hálito. Pode repetir este processo duas ou mesmo três vezes por dia.

  1. Sumo de couve 🥬

Ferva a couve/repolho e triture-o de forma a fazer um puré um pouco mais líquido. Deve-se beber este sumo de couve três a quatro vezes por dia para receber os benefícios necessários. A couve possui propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a dor, permitindo-lhe consumir mais facilmente alguns alimentos sólidos.

  1. Vinagre de Cidra de Maçã 🍏

Da próxima vez que estiver no supermercado, não saia de lá sem uma garrafa de vinagre de maçã. Para tratar as aftas, deve misturar uma colher de sopa do vinagre com meia chávena de água quente. De seguida enxague a boca com esta solução durante um ou dois minutos. Enxague bem a boca com água simples. Pode continuar a repetir este procedimento todas as manhãs e noites, até que a afta cicatrize.


 ⚠️ Estes são alguns dos remédios caseiros que irão provavelmente tratar as aftas da boca. No entanto, existem vários tipos de úlceras da boca, cada uma com uma causa e tratamento diferentes. Experimente estas dicas e veja como a natureza o pode ajudar. Se não notar qualquer melhoria ou a úlcera durar mais de 3 semanas deve visitar imediatamente o médico. ➡️ Se o tratamento natural não evitar que as aftas reapareçam, pode agendar um tratamento connosco. 

Agendar Consulta


Alimentos a evitar se estiver com aftas nas boca

Caso esteja neste momento com aftas na boca, deve evitar alguns alimentos e bebidas para que a condição não se deteriore ainda mais. Pode evitar os seguintes alimentos a fim de tratar a afta o mais rapidamente possível:

  • Evite alimentos ácidos, como citrinos, ananás, tomate, etc;
  • Os alimentos picantes podem causar irritação e devem, portanto, ser evitados;
  • Evite também alimentos oleosos, uma vez que podem perturbar a úlcera;
  • O chá e o café devem ser evitados;

 A grande maioria das úlceras da boca levam cerca de 7 a 10 dias para serem completamente curadas. ⨭Para melhores resultados, pode combinar o tratamento com a Acupuntura e Medicina Chinesa em conjunto com estes remédios caseiros 

A melhor maneira de evitar as aftas é controlar o estresse, manter uma higiene oral adequada e seguir uma dieta equilibrada. Se tomar estas precauções, as úlceras bucais podem ser facilmente evitadas.


Deseja mais informações sobre o tratamento para a Afta?  📖 Veja aqui os tratamentos que temos para si na SP Clinic Lisboa 

O que é bom para curar a afta rápido?

Confira outras dicas úteis que podem ajudar a curar as aftas mais rapidamente:.
Aplicar chá preto. ... .
Fazer bochecho de água com sal. ... .
Mascar um cravo-da-índia. ... .
Gargarejar com leite de magnésia. ... .
Comer iogurte natural. ... .
Aplicar vinagre de maçã ... .
Óleo de coco..

Como acabar com aftas na boca em 1 dia caseiro?

Quais são os melhores remédios caseiros para afta?.
Aplicação de compressa com gelo. ... .
Bochecho de água com sal. ... .
Bochecho com água e bicarbonato de sódio. ... .
Passagem de água oxigenada. ... .
Bochecho ou ingestão de chás. ... .
Aplicação de mel. ... .
Fricção com cravo-da-índia. ... .
Ingestão de iogurte natural..

O que provoca afta na boca?

O que causa a afta? Existem inúmeras causas para as aftas. Elas podem ser resultado de um sistema imunológico que está mais enfraquecido ou podem se apresentar também como um sinal físico de um período em que o estresse e a ansiedade estiveram muito elevados no indivíduo.

Qual o melhor remédio para afta na boca?

Algumas pomadas que podem ser indicadas, pelo médico ou dentista, para o tratamento das aftas são:.
Triancinolona acetonida. ... .
Ácido hialurônico. ... .
Policresuleno. ... .
Tirotricina. ... .
Acetato de hidrocortisona. ... .
Benzidamida. ... .
Tartarato de bismuto e sódio. ... .
Isetionato de hexamidina com cloridrato de tetracaína..