O que é mudanças e permanências nos patrimônios culturais materiais da humanidade?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
O que é mudanças e permanências nos patrimônios culturais materiais da humanidade?

A ilha onde está a Estátua da Liberdade pode ser submersa com o aumento do nível do mar (Foto: Wikimedia Commons)

Desde 1972, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mantém uma lista de lugares considerados patrimônio da humanidade. São áreas culturais ou naturais que têm grande valor universal para a civilização. Em 2019, a lista fechou com 1121 locais.

Muitos deles, porém, vêm sendo ameaçados pelas mudanças climáticas: um estudo publicado na revista Nature mostrou, por exemplo, que só na região costeira do Mediterrâneo, 37 de 49 patrimônios estão ameaçados.

Veja quais são os principais pelo mundo:

1. Veneza

O que é mudanças e permanências nos patrimônios culturais materiais da humanidade?

o grande canal, em veneza (Foto: wikimedia commons)

Construída em cima de pequenas ilhas em uma lagoa do Mar Adriático, a cidade é famosa por seus canais e palácios góticos e renascentistas, considerados pela ONU uma “obra-prima da arquitetura”.

Por causa da geografia, enchentes na maré alta volta e meia acontecem, fenômeno chamado pelos venezianos de “acqua alta” (água alta). Nos últimos anos, porém, o aumento do nível do mar fez a “acqua alta” ficar cada vez mais comum, chegando ao recorde de três episódios só em novembro de 2019.

A cheia elevou a água a 187 centímetros acima do nível do mar, inundando tesouros culturais. Nas previsões de especialistas, a cidade ficará submersa até 2100 se nada for feito.

2. Grande Barreira de Corais

O que é mudanças e permanências nos patrimônios culturais materiais da humanidade?

A Grande Barreira de Corais, na Austrália, é um dos patrimônios da humanidade ameaçados pelas mudanças climáticas (Foto: Wikimedia Commons)

Com 2500 corais, a Grande Barreira de Corais na região nordeste da Austrália é um dos patrimônios mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. É que o desequilíbrio nas condições da água, como o aumento da temperatura e da acidez, provoca o branqueamento dos corais. Isso acontece quando eles expelem pequenas algas fotossintéticas que vivem em suas superfícies e, além de darem a cor característica, fornecem carbono para o metabolismo, o crescimento e a reprodução dos corais. Em algumas regiões da barreira, estima-se que entre 47% e 83% dos corais já tenham morrido.

3. Estátua da Liberdade

Considerada pela Unesco uma “obra-prima do espírito humano”, a estátua desenhada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi só se salvou do furacão Sandy, em 2012, por causa de sua altura - 75% da ilha em que ela fica foi inundada e severamente destruída.

Assim como Veneza, a previsão é que a região fique parcialmente submersa até 2100. A boa notícia é que o pedestal de 47 metros talvez ajude a salvar partes da estátua.

4. Moais da Ilha de Páscoa

O que é mudanças e permanências nos patrimônios culturais materiais da humanidade?

Esculturas Moais da Ilha de Páscoa podem ter sido construídas em colaboração (Foto: Easter Island Ahu/Wikimedia Commons)

Os grandes moais da Ilha de Páscoa, estátuas de pedra construídas entre 1250 e 1500 pelo povo rapanui, também estão ameaçados pelo aumento do nível do mar. A maioria deles fica em penhascos ou terrenos que estão sofrendo com a rápida erosão provocada pela água ou sujeitos a inundações, e podem desaparecer em pouco tempo.

5. Skara Brae

O que é mudanças e permanências nos patrimônios culturais materiais da humanidade?

As construções de Skara Brae, na Escócia, está ameaçado pelas mudanças climáticas (Foto: Wikimedia Commons)

O assentamento neolítico na beira da praia de uma ilha da Escócia é mais antigo que o Stonehenge e a Grande Pirâmide de Giza. Acredita-se que a aldeia composta por 10 casas tenha sido habitada entre 3180 e 2500 a.C..

Mas o aumento do nível do mar, além de tempestades cada vez mais intensas e frequentes, tem provocado a erosão da costa da ilha e, por consequência, ameaçado Skara Brae - que hoje é considerado um dos patrimônios da Unesco mais ameaçados pelas mudanças climáticas.

O que são mudanças e permanências nos patrimônios culturais materiais da humanidade?

Mudanças e permanências ocorrem tanto no plano do mundo material, por exemplo, edifícios e aparelhos; quanto no plano imaterial, como os hábitos cotidianos ou as relações de trabalho.

O que significa permanência e mudança?

Ato de permanecer em algum lugar ou em algum estado (físico ou emocional). Constância, continuidade, perseverança.

Qual é a importância de preservar os patrimônios culturais e materiais da humanidade?

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

O que nos permite identificar as mudanças e as permanências de cada sociedade?

A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. Procura perceber o modo como às pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente.