O que é o inchaço urbano?

O fenômeno de inchaço urbano ocorre em que tipo de países? O que é esse fenômeno?

Ocorre em países pobres ou em desenvolvimento e é quando cidades ficam mais largas em detrimento de uma verticalização de seus prédios.

Ocorre em países pobres ou em desenvolvimento e é quando cidades não conseguem crescer pois tem alguma barreira natural (morro, lago, etc.) e então verticalizam-se.

Ocorre em países pobres ou em desenvolvimento e é quando cidades crescem rapidamente em função do êxodo rural e não conseguem prestar os serviços urbanos adequadamente.

Ocorre em países ricos ou desenvolvidos e é quando cidades ficam mais largas em detrimento de uma verticalização de seus prédios.

Ocorre em países ricos ou desenvolvidos e é quando cidades crescem rapidamente em função do êxodo rural e não conseguem prestar os serviços urbanos adequadamente.

Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.

Santiago, a capital do Chile cresceu muito nos últimos dez anos e grande parte dessa expansão se deu de forma concentrada, em suas áreas mais centrais. Mas, uma parte equivalente desse crescimento ocorreu em projetos imobiliários de baixa densidade, na periferia da cidade. Segundo os pesquisadores Ricardo Hurtubia e Tomás Cox, a mancha urbana de Santiago cresceu 26% apenas nos últimos dez anos e as distâncias para os novos empreendimentos saltaram de seis para 16 quilômetros entre 2008 e 2014. 

Essa expansão periférica foi inteiramente baseada na conectividade via automóvel, o que projeta um padrão de crescimento futuro difícil de reverter, advertem os dois pesquisadores, que sugerem algumas medidas para atenuar os problemas que virão:

1. Exigir que os projetos de expansão imobiliária  - existentes e futuros  - ofereçam alternativas de mobilidade mais eficientes do que o automóvel, tais como os trens urbanos existentes em Nova York e Paris. Os custos de implementação e operação destes sistemas deves ser assumidos por aqueles que se beneficiarão da expansão do desenvolvimento urbano Esta deve, obviamente, ser acompanhado por um desincentivo ao dirigir na cidade, através da regulação de estacionamento e, idealmente, a tarifação rodoviária.

2. Rever as regras para aprovação de projetos imobiliários. Hoje, nas áreas de expansão, este desenvolvimento se dá principalmente sob a forma de grandes condomínios fechados que desencorajam os deslocamentos a pé e a utilização de transportes públicos.

3. Promover novos pólos de desenvolvimento, com oferta de trabalho em subcentros acessíveis por transportes públicos, de forma a melhor distribuição de atividades no território, diminuindo a pressão sobre o sistema de transporte.

Leia o artigo completo (em espanhol) no site Plataforma Urbana

Ricardo Hurtubia
Pesquisador no Centro de Desenvolvimento Urbano Sustentável e professor na Escola de Arquitetura e no Departamento de Engenharia de Transporte e Logística da Pontifícia Universidade Católica do Chile
Tomás Cox
Doutorando no Centro de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Departamento de Engenharia de Transporte e Logística da Pontifícia Universidade Católica do Chile

Leia também:
Novo urbanismo: cidades para pessoas em vez de carros
Urbanismo para pessoas, a pé
A morte do urbanismo rodoviarista: cai o viaduto carioca

O que é o inchaço urbano?

O que ocasiona o inchaço urbano?

Costa reintera que o inchaço urbano é consequência da desqualificação do processo de urbanização, a medida em que a população se transfere de maneira acelerada, o processo de planejamento e reestruturação da região para adaptação dos habitantes não consegue acompanhar.

O que significa inchaço populacional nas cidades?

O inchaço urbano é o reflexo do crescimento desordenado das cidades, que em contrapartida está associado aos problemas sociais e de infraestrutura. ... Problemas sociais. Poluição. Geografia urbana.

Como resolver o inchaço urbano?

Três propostas para evitar o "inchaço" urbano

  1. Exigir que os projetos de expansão imobiliária - existentes e futuros - ofereçam alternativas de mobilidade mais eficientes do que o automóvel, tais como os trens urbanos existentes em Nova York e Paris. ...
  2. Rever as regras para aprovação de projetos imobiliários.

Qual a diferença entre macrocefalia e inchaço urbano?

Resposta: Inchaço urbano é o crescimento acelerado e desordenado provocado pelo desenvolvimento do país em curso espaço de tempo. macrocefalia urbana é a falta de estrutura em determinadas áreas da cidade.

Qual é a origem e as consequências do inchaço populacional em nossas metrópoles *?

- O aumento da população nas grandes cidades está associado ao êxodo rural, ou seja, ao fato de a população deixar a zona rural para dirigir-se aos centros urbanos. - O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo.

Qual a origem e as consequências do inchaço populacional das cidades?

O inchaço das cidades associado à incapacidade de abrigar toda a população, às condições insalubres de moradia e à falta de políticas públicas que atendam essa parcela da população tem como consequência direta o aumento da criminalidade.

Quais são as consequências do inchaço urbano nas cidades do Centro-oeste?

falta de emprego, competitividade, falta de espaço e de ambientes naturais.

É possível resolver os problemas urbanos?

Graças ao crescimento desordenado, muitos centros urbanos sofrem hoje com problemas causados por falta de planejamento. Porém, com o auxílio da tecnologia e com implantação de estratégias efetivas, esses problemas podem ser resolvidos.

O que é um inchaço urbano?

O inchaço urbano é o reflexo do crescimento desordenado das cidades, que em contrapartida está associado aos problemas sociais e de infraestrutura.

O que o inchaço urbano tem provocado?

O inchaço das cidades associado à incapacidade de abrigar toda a população, às condições insalubres de moradia e à falta de políticas públicas que atendam essa parcela da população tem como consequência direta o aumento da criminalidade.

O que é inchaço urbano ou macrocefalia urbana?

Resposta. Resposta: Inchaço urbano é o crescimento acelerado e desordenado provocado pelo desenvolvimento do país em curso espaço de tempo. macrocefalia urbana é a falta de estrutura em determinadas áreas da cidade.

O que é o crescimento urbano?

Já o crescimento urbano se refere ao crescimento de uma cidade do ponto de vista da infraestrutura. Esse crescimento tem o sentido de ampliação, como a construção de moradias, escolas e estruturas básicas para a sobrevivência.