O que faz um escrituario de banco

Você sabe qual a função de um escriturário do Banco do Brasil? Descubra aqui!

No dia 24 de junho foi publicado o edital do Concurso Banco do Brasil para o cargo de escriturário. São 4.480 vagas no total, sendo metade delas imediatas e o restante para formação de cadastro de reserva, que poderá ser usado durante o período de validade da seleção. 

O cargo de escriturário do Banco do Brasil tem como requisito apenas o nível médio de escolaridade e oferece remuneração mensal de R$4.508,40 para uma carga horária de 30 horas semanais. Além disso, para se candidatar ao cargo de escriturário do BB, não é necessário ter qualquer experiência profissional anterior, como a maioria dos empregos em empresas privadas exigem.

Os aprovados no concurso BB 2021 poderão atuar em duas funções: agente comercial (escriturário tradicional) ou agente de tecnologia (escriturário da área de TI).

Os beneficios de ser um escriturário do Banco do Brasil são muitos. Mas muito concurseiro ainda têm se perguntado: o que faz este profissional dentro da instituição financeira? Quais suas funções? E para te ajudar a saber se este concurso é para você, fizemos um resumo das principais atribuições de um escriturário tradicional. Confira a seguir!

Qual é a função de um escriturário?

Em geral, o escriturário pode realizar qualquer serviço bancário ou de escritório. Ao iniciar os trabalhos no banco, o gerente designará o recém-contratado para quaisquer funções que atendam a necessidade da agência, podendo colocá-lo em diferentes setores do banco. Entre os setores que o escriturário poderá atuar, estão: abertura de contas, setor empresarial, atendimento geral, entre outros. Assim, o profissional pode ser alocado em diversos setores, até encontrar o que melhor se adapte. Basicamente, o cargo de escriturário do Banco do Brasil é equivalente ao técnico bancário da Caixa econômica Federal.

Em suma, o trabalho de um escriturário do BB pode incluir:

  • Fazer a comercialização de produtos e serviços do BB;
  • Atender ao público e atuar no caixa (quando for necessário);
  • Estabelecer contatos com clientes;
  • Prestar informações aos clientes e usuários;
  • Redigir correspondências em geral;
  • Conferir relatórios e documentos;
  • Realizar controles nas estatísticas;
  • Atualizar/ manter dados em sistemas operacionais informatizados e executar outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

Vale lembrar também que o Banco do Brasil oferece a possibilidade de transferência e permite a ascensão na carreira, por meio de seleção interna. A oportunidade de seguir trabalhando dentro do Banco do Brasil, os bons salários e os benefícios são excelentes atrativos para os concurseiros que têm interesse em se inscrever.

Prazo de inscrições para concurso BB vai até dia 28 de julho

As inscrições do Concurso BB 2021 já estão abertas. O prazo para realizar a inscrição no cargo de escriturário vai até dia 28 de julho. Elas podem ser realizadas pelo site da Fundação Cesgranrio (organizadora). Para se candidatar, basta preencher o formulário disponível no site, imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$38.

Membros de família de baixa renda e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) tiveram até as 23h59 do dia 1º de julho para solicitarem isenção da taxa.

Etapas de avaliação

As provas objetivas do concurso Banco do Brasil 2021 estão programadas para serem aplicadas no dia 26 de setembro. Os candidatos terão até cinco horas para finalizarem a avaliação. Na mesma data, os candidatos realizarão uma Redação. Ao todo, os candidatos a escriturários terão de responder a 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e  45 de Conhecimentos Específicos.

Após estas etapas, os candidatos autodeclarados pretos ou pardos ainda passarão pela aferição da veracidade da autodeclaração; etapa esta de responsabilidade da Fundação Cesgranrio. Todos os candidatos aprovados até aqui serão submetidos aos Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de responsabilidade do próprio banco.  

O que faz um escrituario de banco

Olá pessoal,

Função importantíssima em um banco comercial, o cargo de escriturário é responsável por fazer a comercialização de produtos e serviços, contato com clientes, prestação de informação aos usuários, redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados e execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades.

Além de bancos comerciais, o escriturário pode atuar em vários tipos de instituições financeiras e outros tipos de empresa. A profissão é uma das portas de entrada dos principais bancos, por exemplo, já que depois de passar por essa área é possível trabalhar em outros setores e fazer carreira.

No início da carreira é normal o gerente colocar os escriturários em diversos setores do banco, como o setor empresarial, abertura de contas, atendimento ao público, entre outros; para saber em qual setor se adaptará melhor. Devido a esta variação nas atribuições, o dinamismo do cargo o torna ainda mais atraente.

 Os bancos públicos dão aos seus funcionários a possibilidade de transferência entre diversas áreas e de ascensão, por meio de seleção interna.

Logo, ser escriturário é uma carreira estável e que abre portas para ao aprendizado e crescimento profissional devido aos inúmeros cargos que se pode obter. A chance de você se encaixar no mercado dos bancos é grande e para não perder as oportunidades, acompanhe as últimas notícias dos Concursos de Bancos e opções para uma melhor preparação para as diversas provas.

Até logo!