O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

Amo o sul de Minas! As paisagens são incríveis, a comida é ótima e as cidades são fofas - além de serem pertinho de casa.
Aproveitamos um feriado de Corpus Christi para fazer um bate-volta até Gonçalves, uma dessas cidades, que fica a cerca de 100 km daqui de São José dos Campos, ou umas 2 horas de viagem, por uma linda estrada sinuosa em meio às montanhas.

O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

Decidimos não pegar nenhuma estrada principal, e sim através da estradinha que leva até Monteiro Lobato. De lá pegamos sentido São Bento do Sapucaí, e então seguimos a indicação para a estrada que leva a Gonçalves - sem dúvida o trecho mais bonito, pois vamos subindo, subindo, vendo as fazendas e as cidades lá embaixo. Estava um dia de sol bem gostoso, com temperatura muito agradável. Pela altitude, imagino que seja bastante frio no inverno, principalmente à noite.

O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

A cidade é bem pequenininha, e parte das ruas estava interditada para a preparação dos tradicionais tapetes coloridos no chão, no caminho por onde passa a procissão rumo à igreja, que fica na parte mais alta da cidade.

O que fazer em Gonçalves em 1 dia?
O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

Os malinhas adoraram ver as pessoas fazendo os desenhos no chão, não só com a tradicional serragem colorida mas também com flores, tampinhas de garrafa, papel picado... como sempre, fizeram mil perguntas pois era algo que nunca tinham visto. A tradição católica nessas cidades pequenas é muito forte.

O que fazer em Gonçalves em 1 dia?
O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

Na cidade há inúmeras lojinhas cheias de cachaças de todos os tipos e preços (algumas caríssimas), geleias, doce de leite, todo aquele pacote de gostosuras típicas de Minas. Há várias opções de restaurante, e acabamos almoçando no Paulo das Trutas, que já conhecíamos de Monte Verde. 

O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

Depois de zanzar um pouco pela cidade, paramos na Padaria e Café São Francisco para um café e comprar uns queijinhos. A casa onde fica a padaria foi a primeira casa de alvenaria da cidade, segundo nos contaram, construída há mais de cem anos. Ela foi toda restaurada e recebeu essa pintura externa colorida maravilhosa.

O que fazer em Gonçalves em 1 dia?
O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

Logo na entrada fica a padaria propriamente dita, à esquerda - onde deveria ser a sala da casa - ficam as mesas do café, com uma estante cheia de livros de todos os tipos, inclusive em inglês e alemão. Nos fundos ficam os queijos (o melhor é que dá pra experimentar todos, e a moça que nos atendeu nos explicou tudo sobre eles, foi ótima!), e ao lado de onde ficam os queijos há uma porta para o sótão, cheio de surpresas. 

O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

Fizeram uma espécie de museu, com vários objetos antigos, distribuídos nas salinhas. Meio claustrofóbico mas muito bem pensado! Meus malinhas que adoram um museu ficaram fascinados com os objetos, perguntando o que eram e pra que eram usados. Adoraram também a janelinha que dá para a calçada, ficaram lá espiando os pés das pessoas que passavam.

O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

Há várias trilhas e cachoeiras ao redor da cidade, assim como diversas opções de hospedagem. A família do blog Trilhas e Cantos tem muitas dicas de Gonçalves e arredores, vale a pena conferir este post aqui: O que fazer em Gonçalves, Minas Gerais

Para quem mora aqui nos arredores é uma ótima opção para um passeio de um dia, uma alternativa a Campos do Jordão (que fica lotada nesse feriado e no período de inverno) e uma chance de saborear um pouco de Minas pertinho de casa.
Mais informações sobre a cidade e a programação de eventos ao longo do ano podem ser conferidas nos links abaixo:
Prefeitura Municipal de Gonçalves

O que fazer em Gonçalves 2022?

Veja abaixo mais opções de passeios em Gonçalves:.
Circuito das Cachoeiras (Sete Quedas, Retiro, Cruzeiro, Henriques).
Pedra do Forno..
Pedra Chanfrada..
Pedra São Domingos..
Boia Cross no Rio Capivari..
Casas de Pau-a-Pique no Bairro dos Venâncios..
Igreja de Nossa Senhora das Dores..
A Senhora das Especiárias..

O que levar na mala para Gonçalves MG?

Quando for arrumar as malas, coloque algumas roupas leves para caminhadas durante o dia, mas não se esqueça de roupas mais quentinhas para a noite. Além dos equipamentos acima, saiba mais alguns cuidados que você deve tomar ao visitar Gonçalves. O sol da alta montanha exige chapéu e protetor solar.

Como é a estrada para Gonçalves?

O principal acesso é feito por estrada totalmente asfaltada e em ótimas condições. Esse acesso fica entre os Municípios de São Bento do Sapucaí SP e Paraisópolis MG.

Quantos dias ficar em Gonçalves?

Quantos dias ficar em Gonçalves Como eu já disse diversas vezes, Gonçalves é uma cidade pequena. Além disso, durante a semana pouca coisa abre. Portanto, o ideal é passar de 2 a 3 dias na cidade tentando chegar sempre próximo ao final de semana ou feriados.