O que foi diferente entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?

O que a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana tinham em comum?

Na conjuração mineira, a semelhança era que os revoltosos queriam proclamar a república e queriam se livrar do imposição de Portugal que cobrava muitos impostos e impedia o livre comercio com outros países. A diferença são as pessoas que compunha a revolta, na Bahia tinha mais pessoas de classe media e pobres.

Quais os fatores que motivaram a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana quais os grupos sociais participaram da Conjuração Baiana?

Resposta: As imposições lusitanas e a falta de interesse pelo desenvolvimento da economia interna motivaram mineiros e baianos a conspirar contra domínio de portugal. Além disso,essas revoltas foram ideologicamente sustentadas pelas nações dos escritos iluministas.

Quais são as principais características da Conjuração Baiana?

- Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal. - Defendiam a implantação da República. - Queriam liberdade comercial no mercado interno e também no comércio exterior. - Desejavam liberdade e igualdade entre as pessoas.

Quais são as principais características da Conjuração Mineira?

A Conjuração Mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um movimento de caráter separatista, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português. O lema da Conjuração Mineira era “Liberdade, ainda que tardia”.