O que significa gemer durante o sono?

Um sono saudável é determinado geneticamente. Enquanto uns precisam de seis ou sete horas para se sentirem revigorados, outros necessitam de algumas voltas a mais no relógio para sentir o mesmo efeito reparador no organismo.

Porém, quando o sono — seja ele mais curto, seja ele mais longo — não é capaz de recuperar todo o cansaço do dia, sinal de alerta: isso pode acontecer por causa de algum distúrbio.

Existem dezenas deles, mas os exemplos a seguir são considerados os mais comuns pelos especialistas.

Quando não tratados, podem acarretar doenças sérias a longo prazo, como depressão, falta de memória, hipertensão e problemas cardiovasculares.

PRIVAÇÃO DO SONO

Todo mundo já deixou de dormir o suficiente por algum motivo. Uma festa que terminou de madrugada, um trabalho de faculdade que levou mais horas do que o previsto…

As razões podem ser muitas, mas o problema é o mesmo quando dormir menos horas que o necessário se torna um hábito.

Se não tratada, a privação do sono pode desencadear outros distúrbios a longo prazo, como insônia, apneia e sonambulismo.

Causas: rotina muito intensa que leva a um padrão desregulado de sono. Dormir tarde demais e acordar muito cedo, por exemplo, são hábitos que favorecem o surgimento do distúrbio.

Tratamento: depende do próprio indivíduo, já que a cura para a privação do sono é dormir. Técnicas como as da higiene do sono, que levam em conta a rotina dos horários de sono, oferecem bons resultados.

INSÔNIA

Se caracteriza pela dificuldade de pegar no sono ou acordar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir facilmente por causa de pensamentos acelerados.

A insônia ocorre geralmente em mulheres após os 30 anos ou durante a menopausa e em idosos. Entre as consequências, diminuição de memória, fadiga e sintomas como depressão e ansiedade são frequentes.

Causas: a falta de sono pode ocorrer por diversos motivos, principalmente os relacionados ao estado emocional. Estresse, ansiedade e depressão são fatores de peso.

Tratamento: o mais eficiente é a terapia cognitiva comportamental, que inclui técnicas de reeducação do sono e procura identificar a origem da insônia.

A especialista Dalva Poyares afirma que, infelizmente, o acesso a esse tipo de terapia é limitado porque a oferta de profissionais é pequena. Outro método eficiente é a meditação mas, quando não há resultado, é preciso realizar o tratamento com remédios.

Crônica

A insônia é considerada crônica quando as dificuldades para dormir ocorrem em pelo menos três noites da semana durante três meses, segundo a National Sleep Foundation.

APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

É uma obstrução parcial ou total da via aérea por dez segundos a um minuto durante o sono. Estes eventos podem ocorrer de cinco a 15 vezes por hora, o que representa uma apneia leve, ou com mais frequência, em casos de apneia grave.

Como a pessoa em geral continua dormindo durante os eventos, sintomas como ronco excessivo e sonolência diurna podem indicar o distúrbio, mais frequente em homens com mais de 40 anos.

Se não tratadas, as crises de apneia podem aumentar chances de AVC, infarto e problemas como hipertensão arterial.

Causas: obesidade e deformidade facial (quando a mandíbula fica muito para trás da posição ideal) são as principais causas da apneia. Outro fator que pode favorecer os episódios de falta de ar é o consumo excessivo de álcool.

Tratamento: varia de acordo com a intensidade da apneia, que pode ser leve, moderada ou severa. O tratamento é feito, geralmente, através de aparelhos que ajudam a manter o nível de oxigenação estável durante a noite.

Em casos leves, o uso de um dispositivo ortodôntico, capaz de manter a faringe aberta, é suficiente. Perder peso e melhorar os hábitos alimentares também são medidas muito eficazes.

Nariz entupido

Nariz entupido não causa apneia, mas pode agravar os sintomas.

Fontes: Dalva Lucia Rollemberg Poyares, neurologista e professora da Unifesp e do Instituto do Sono de São Paulo; Danielle Salvatti dos Santos Malaquia, otorrinolaringologista.

LEIA TAMBÉM

O que significa gemer durante o sono?

Como curar Catatrenia?

Ainda de acordo com a pesquisa, manter as vias respiratórias desobstruídas pode ser um dos tratamentos contra a catatrenia. Os gemidos tendem a acontecer entre duas e seis horas depois que a pessoa adormece e se mantêm por todas as noites.

Como parar de gemer durante o sono?

O tratamento pode consistir no uso de CPAP que é uma máscara facial que permite a melhora do padrão respiratório durante o sono, semelhante ao tratamento da apneia obstrutiva do sono.

O que pode ser quando a pessoa geme dormindo?

Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia. Esses sons ocorrem com a expiração, mas também estão associados a outras alterações no padrão respiratório.

Porque fazemos barulho quando dorme?

É conhecido como ronco o ruído que as pessoas fazem quando ocorre o estreitamento ou a obstrução das vias respiratórias enquanto dormem. O barulho ocorre porque quando as vias se estreitam, a passagem do ar é prejudicada no processo de respiração, provocando a vibração das estruturas do nariz.

O que causa a Catatrenia?

Causas: rotina muito intensa que leva a um padrão desregulado de sono. Dormir tarde demais e acordar muito cedo, por exemplo, são hábitos que favorecem o surgimento do distúrbio. Tratamento: depende do próprio indivíduo, já que a cura para a privação do sono é dormir.

Qual o médico que cuida do sono?

Neurologista. Embora a apneia obstrutiva do sono seja principalmente um problema respiratório , outros distúrbios do sono, como apneia central do sono, narcolepsia e insônia, podem estar relacionados a problemas neurológicos.

Porque o bebê geme e se espreme?

"O reflexo gastrocólico é o reflexo desencadeado pela distensão do estômago, provocada pela ingestão de alimentos, que estimula a motilidade intestinal." O significado de gastro é estômago e o de cólico é intestino! Ou seja, nada a ver com dor, pessoas! Este reflexo é nosso amigo e é importante para nossa digestão.

Porque as pessoas babam quando estão dormindo?

“Porém, quando dormimos nossos músculos relaxam ea boca tende a ficar aberta, facilitando,em uma posição lateral de sono, o ato de babar. Esse ato é involuntário, pois não há como controlarmos o que fazemos quando estamos dormindo”, diz Leonardo Tribis, cirurgião-dentista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Pode acordar uma pessoa roncando?

Não. Em geral, quem ronca não atinge o sono profundo e, muitas vezes, acorda com o barulho do próprio ronco.

Por que não aguentar o barulho?

  • O objetivo não é irritar os vizinhos, mas aguentar o barulho também é inaceitável. Ser amigável e educado geralmente é a melhor maneira de tratar o problema quando os vizinhos que são responsáveis pela algazarra. Não vá bater na porta do vizinho enquanto estão fazendo barulho. Isto só criará tensão e forçará o vizinho a ficar na defensiva.

Como parar de falar dormindo?

  • Portanto, se você estiver falando dormindo há algum tempo e se pergunta como parar de fazê-lo, neste artigo de Psicologia-Online: como parar de falar dormindo, vamos dar uma série de dicas que podem ajudar você a alcançar. O fato de você falar enquanto dorme pode ser frustrante e causar uma sensação de impotência perante esse fato.

Por que o barulho pode ser causado pela boca?

  • "O barulho pode ser decorrente do esforço feito para respirar ou da alternativa encontrada para a congestão nasal: respirar pela boca", diz o especialista Fábio. Neste caso, a solução é tratar a alergia.

Quanto tempo você dorme enquanto dorme?

  • Enquanto dorme, a pessoa faz movimentos repetidos, com frequência usando os membros inferiores, em intervalos regulares, de normalmente 20 a 40 segundos. Esses pequenos espasmos podem ocorrer ao longo de alguns minutos ou até mesmo por várias horas. As pessoa não sabe até ser informada por alguém.

O que causa gemido durante o sono?

Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia. Esses sons ocorrem com a expiração, mas também estão associados a outras alterações no padrão respiratório.

O que fazer para parar de gemer dormindo?

Ainda de acordo com a pesquisa, manter as vias respiratórias desobstruídas pode ser um dos tratamentos contra a catatrenia. Os gemidos tendem a acontecer entre duas e seis horas depois que a pessoa adormece e se mantêm por todas as noites.

É normal resmungar enquanto dorme?

14/12/2021. Legenda: É super normal! As crianças possuem uma concentração maior de sono leve (REM), que possui como manifestações comuns: choramingar, resmungar, se mexer muito.

O que é catatrenia?

Catatrenia é uma parassonia caracterizada por gemidos emitidos durante a expiração nos estágios REM de sono profundo. Também pode ser sons de cantarolar. Os ruídos podem ser muito altos se tornando disruptiva para o acompanhante de cama.