O que significa quando o gato amassa pãozinho?

O que significa quando o gato amassa pãozinho?

Imagem: Milada Vigerova/Unsplash/Reprodução

Quem tem um bichano em casa já está acostumado com a situação: quando menos se espera, o animal vai até você e começa a amassar sua barriga ou perna. O pet também pode repetir o movimento em almofadas, travesseiros, na cama ou onde se sentir confortável.

Carinhosamente, alguns tutores dizem que o animal está “fazendo pãozinho” para definir a situação – uma referência ao movimento de “sova” feito por padeiros. Há muitas situações que podem levar o gato a amassar você ou outros objetos. Algumas delas foram listadas pelo portal americano Insider, que buscou veterinários para falarem sobre o assunto. 

O primeiro motivo pode soar como novidade para quem é leigo, já que se refere a um período da vida do gatinho em que nem sempre ele está na casa onde irá viver. Estamos falando de seus primeiros meses, quando o animal está sendo alimentado pela mãe. 

Nessa fase, os filhotes massageiam a barriga das mães para estimular o fluxo de leite. Muitos carregam o comportamento até a vida adulta, como se o gesto trouxesse conforto para eles. Alguns gatos até babam quando amassam, pois ficam na expectativa do leite. 

Outro ponto curioso: estes felinos possuem glândulas odoríferas em suas patas, que expelem cheiros. Então, é comum que os gatos amassem superfícies para demarcar territórios. 

O ato de “fazer pãozinho”, por mais fofo que pareça, também pode remeter a um instinto de proteção antigo. Os ancestrais felinos precisavam revistar as áreas de descanso antes de dormir, e por isso tateavam o território em busca de perigos escondidos. Hoje, os gatos amassam os espaços em busca de conforto para uma soneca tranquila.

E na hora de levantar, o movimento pode se repetir. Os gatos parecem afofar as superfícies para alongar, acordando os músculos e estimulando a circulação. Gatas fêmeas não castradas também podem usar o gesto como forma de mostrar que estão receptivas ao acasalamento. 

Mas o melhor ponto, que vai amaciar até mesmo o ego dos tutores, ficou para o final: os gatos podem fazer pãozinho na sua barriga porque simplesmente gostam de você. 

Da mesma forma que os cães lambem, os felinos massageiam para mostrar que estão confortáveis na sua companhia. Quanto mais feliz o animal estiver, mais forte ele vai amassar. Considere os empurrões um ótimo sinal.

(*pizza, biscoitos, bolachas,  como você quiser chamar     )

Quando estão mamando, filhotes fazem o movimento de "amassar pãozinho" em volta das tetas da mãe, estimulando o fluxo de leite.

1. Lembranças da infância

Ainda não está claro por quea ação permanece na fase adulta, mas uma hipótese bem aceita é a de associação duradoura com a sensação de conforto, segurança e relaxamento.

Outra hipótese aponta para uma característica herdada dos ancestrais felinos, sempre muito cautelosos em relação à presença de predadores. 

2.Arrumando a cama

Antes de dormir, os gatos estariam, portanto, verificando a segurança e ajeitando um local para descansar (no ambiente externo, seria uma pilha de folhas, por exemplo).

Gatos guiam-se por marcações visuais e químicas nos ambientes. Entre seus dedinhos, existem glândulas produtoras de feromônios para ajudá-los a identificar locais familiares.

3. É tudo meu!

O "amassar pãozinho" pode ser uma forma de o gato reforçar seus sinais naquele local (ou pessoa).

Gatos estão sempre se alongando, espreguiçando e exercitando as patinhas, fundamentais para várias tarefas do dia a dia.

4.Gatos iogues

Logo antes de dormir pode ser um bom momento para manter o padrão, certo? De bobos, esses gatinhos não têm nada!

Talvez seja um pouquinho de cada ingrediente... Uma pergunta que parece simples, mas cuja resposta não é tão fácil. O que mais pode estar por trás dessa fofura

Até alguns dos grandes felinos apresentam comportamentos semelhantes na fase adulta! O "amassar pãozinho" é mesmo encantador, MAS nem todos os gatos o exibem. Isso é normal.

Alguns gatos ronronam, babam e outros sugam tecido, pele de humanos e de outros animais enquanto amassam. Esse comportamento de sugar está mais frequentemente associado ao desmame precoce.

Em geral, não é prejudicial.  Mas deve ser observado em relação à frequência e duração. Se houver ingestão de tecido ou incômodo para outro animal, deve ser discutido com profissional capacitado.

O comportamento de sugar não nutritivo é observado em várias espécies de mamíferos, mesmo sem a ingestão de leite, reforçando a hipótese de que a motivação seria a sensação de conforto.

Já foi reportado também que fêmeas no cio aumentam sua frequência de 'amassamento de pão', junto com outros comportamentos classificados como mais “carinhosos”.

Pesquisadores já levantaram várias hipóteses para esse comportamento. No fim das contas, o que vale é que esse amassar pãozinho (fazer biscoitos ou pizza, como alguns dizem) é  uma delícia!

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Letícia Orlandi

Quer saber mais?  Descubra agora:

Porque os gatos amassam com as patas?

O ato de afofarem deixava o local mais aconchegante. Por isso, quando encontram uma coberta ou alguma coisa que possa ser usada para dormir, eles afofam antes. Assim, garantem a qualidade da soneca.

O que significa amassando pãozinho?

Para quem não sabe, o “amassar pãozinho” é quando o gato movimenta as duas patas de forma intercalada em alguma superfície, como se estivesse manuseando uma massa de pão (daí a origem da expressão).

Como saber se o seu gato te ama?

Seu gato te ama?.
Ele esfrega a bochecha em você ... .
Ele treme a pontinha do rabo. ... .
Ele faz contato visual. ... .
Ele liga o “motorzinho” ... .
Ele senta em você ou ao seu lado. ... .
Ele amassa você ... .
Ele lambe seu cabelo e suas orelhas. ... .
Ele traz um rato morto para dentro de casa..