Por que as embalagens de alimentos são importantes para a conservação de alimentos?

Por que as embalagens de alimentos são importantes para a conservação de alimentos?

Quando se tratar de líquidos ou alimentos pastosos, como o purê, deixe espaço para que depois de congelados os mesmos possam se expandir.

Como o ar contido no interior do freezer é muito seco, o produto exposto ao seu contato por algum tempo se desidrata e perde a cor. Por isso, a embalagem dos alimentos precisa ser impermeável ao ar e à umidade.

Ela deve ser totalmente fechada, para impedir ao máximo a entrada de ar. Quando se tratar de líquidos ou alimentos pastosos, como o purê, deixe espaço para que depois de congelados os mesmos possam se expandir.

A professora Denise Andrade Khoury, no curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “as embalagens ideais são aquelas que não permitem a passagem de aromas, não se rasgam facilmente, resistem à gordura e soltam-se com facilidade do produto congelado”.

Os rótulos devem apresentar informações completas sobre o produto, como data de fabricação e validade, peso, nome e endereço do produtor, registro do produto, suas características e composição. Além de instruções sobre conservação, modo de preparo e tabela nutricional. É muito importante informar, também, a forma correta de descongelar os alimentos.

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Por que as embalagens de alimentos são importantes para a conservação de alimentos?

A embalagem é um elemento-chave para o sucesso dos alimentos no mercado, no que tange às suas vendas, e é uma das responsáveis pela comunicação entre a marca e o consumidor final. Mais do que um mero invólucro para os produtos alimentícios, a embalagem também desempenha um papel importante na proteção e na melhor conservação dos alimentos e seus nutrientes, protegendo-os contra adversidades e fenômenos climáticos que reduzem a vida útil dos mesmos.

Embalagens são desenvolvidas para que mantenham a integridade total do bem alimentício, escoltando-o na sua distribuição e afiançando seu prazo de validade. Pode-se dizer que o uso da embalagem adequada é praticamente uma questão de saúde pública, visto que ela é grande responsável pela preservação e qualidade nutricional dos alimentos.

Quer saber mais sobre a efetiva importância das embalagens em produtos alimentícios? Então dê uma olhada nos tópicos abaixo!

A importância da embalagem dentro da logística

Uma boa embalagem pode ser pensada para interagir com todas as funções da logística: armazenamento, manuseio, movimentação dos itens e principalmente o transporte. Através desta interação é possível conseguir redução de custos, de tempo na entrega final dos produtos, de perdas e, é claro, o aumento do nível do serviço prestado ao cliente.

Estoque e transporte

Na maior parte dos casos, é na movimentação dos estoques e na troca de modal de transporte que as embalagens mais sofrem impactos, o que pode causar danos aos produtos alimentícios. Isso acarreta em grandes perdas e até mesmo na difamação da marca, já que os produtos adquiridos no mercado podem chegar comprometidos à mesa do consumidor final.

Investir em uma embalagem inteligente, feita com bons materiais, desenvolvida exclusivamente para a proteção do produto durante esse processo de logística, pode proporcionar melhorias até na utilização do espaço de estoque e transporte. Além disso, é importante verificar o ambiente dentro dos quais os itens serão transportados, já que cada modal traz uma característica própria, que demanda cuidados bem específicos.

A embalagem e a durabilidade dos produtos

É a embalagem uma das principais responsáveis também pela chamada “vida de prateleira” do produto — ou seja, o tempo decorrido desde a produção até o consumo efetivo, durante o qual os alimentos apresentam qualidade satisfatória em termos nutricionais, sensoriais e microbiológicas.

A embalagem tem importante função para a durabilidade dos produtos, pois irá proteger e conservar o alimento, evitando a contaminação por micro-organismos, insetos, animais, metais, entre outros casos, e mantendo sua integridade.

Todas essas propriedades têm como objetivo final a segurança alimentar do consumidor, por isso a escolha deve ser apropriada para cada tipo de alimento. Pensar nas embalagens como um item que gera benefícios nos custos finais é algo cada vez mais requisitado e valorizado no mercado. Por isso, procure por empresas que desenvolvam embalagens sob medida.

Fonte:Blog.sulprint

Qual a importância das embalagens para alimentos?

A embalagem para alimentos tem papel fundamental na cadeia produtiva da indústria alimentícia. Além de dar cara ao produto, é ela que o mantém longe de contaminações e também o protege durante seu transporte e estoque.

Qual a importância das embalagens e dos recipientes para os alimentos?

A embalagem tem importante função para a durabilidade dos produtos, pois vai proteger e conservar o alimento, evitando a contaminação por micro-organismos, insetos, animais, metais, entre outros casos, e mantendo sua integridade. Todas essas propriedades têm como objetivo final a segurança alimentar do consumidor.

Como funciona a conservação dos alimentos nas embalagens?

Para isso, é preciso que seja uma embalagem de alta barreira de proteção, resistente a rupturas, com boa selagem, estruturas apropriadas às baixas temperaturas. Além disso, deve ser impermeável devido à umidade dos refrigeradores que pode desidratar o alimento, alterar seu sabor e cor devido à oxidação.

Qual a importância da preservação do alimento através das embalagens adequadas e métodos de conservação?

A boa conversação evita o desperdício, tanto em locais onde há excedente de comida por habitantes, tanto quanto onde há mais pessoas do que alimentos. Além disso, a conservação correta destrói bactérias e enzimas. Isso não só evitará doenças alimentares, como também prolongará o “tempo de prateleira” de um produto.