Por que o ágar Salmonella Shigella é um meio seletivo é diferencial?

Descrição

Ágar Salmonella Shigella:Meio de cultura diferencial e seletivo destinado ao isolamento de Salmonella e Shigella. a partir de fezes, urina e outras amostras clínicas.

Ágar MacConkey: O Ágar MacConkey é levemente seletivo e diferencial, utilizado para detecção e isolamento de microrganismos Gram-negativos em amostras clínicas, produtos derivados do leite, alimentos, água, amostras farmacêuticas e de indústria.

O Ágar Salmonella-Shigella é um meio de cultura usado para o isolamento de Salmonella e Shigella.

O Ágar MacConkey é um meio seletivo utilizado para o isolamento e diferenciação de Enterobacteriaceae e uma variedade de outros bastonetes Gram-negativos. O cristal violeta inibe o crescimento de microrganismos Gram positivos especialmente enterococos e estafilococos.

Apresentação:

Placa 90×15 Bipartida

Fabricante:Renylab

Por que o ágar Salmonella Shigella é um meio seletivo é diferencial?

Categorias:

BacteriologiaMicrobiologia

Meio seletivo diferencial para isolamento e diferenciação de espécies de bactérias dos gêneros Salmonella spp. e Shigella spp.

Validade: 3 meses a partir da data de fabricação

Os meios de cultura tem papel fundamental em microbiologia e auxiliam a análise e identificação de microrganismos. O meio necessário para o crescimento in vitro dos microrganismos interfere em seu desenvolvimento.

O mesmo ocorre com outros fatores, como temperatura (microrganismos psicrófilos, mesófilos e termófilos) e tensão de oxigênio (microrganismos aeróbios, anaeróbios, microaerófilos e anaeróbios facultativos).

Quando inoculamos um microrganismo em um meio de cultura que apresente fatores ambientais favoráveis, ele inicia seu desenvolvimento.

Meios de cultura e manipulação de microrganismos

Como uma ciência biológica aplicada, a microbiologia trabalha com vários problemas práticos importantes da medicina, agricultura e indústria. Por exemplo, a maioria das doenças de animais e plantas são causadas por microrganismos. Porém, outros são importantes como agentes de fertilização do solo e também em muitos processos industriais em larga escala, como a produção de antibióticos e proteínas humanas.

O estudo de microrganismos está presente em laboratórios de microbiologia quando há a necessidade de isolar microrganismos de amostras clínicas e fazer com que os mesmos se desenvolvam em meios de cultura, conseguindo informações para identificação de patógenos presentes. Nos laboratórios de pesquisa, na obtenção de antibióticos, testar novos agentes microbianos e produção de vacinas. Assim como em laboratórios de engenharia genética e industriais, nos quais são amplamente utilizados como coadjuvantes na produção de alimentos e bebidas.

A maior parte dos estudos envolvendo microrganismos depende de sua capacidade de desenvolvimento in vitro e isto só é possível criando um ambiente adequado para seu crescimento.  Existem muitas maneiras de se estimular o crescimento e diversos tipos de microrganismos podem ser cultivados in vitro, incluindo vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os meios de culturas são preparações químicas que possuem em sua formulação, nutrientes necessários para que os microrganismos possam se multiplicar permitindo seu estudo e análise.

A História e os marcos da Microbiologia

Cultura de microrganismos: classificação

Uma cultura de microrganismos é considerada uma cultura pura quando apenas um tipo de organismo está presente, já uma cultura mista é quando populações de organismos diferentes estão presentes. Quando usado pela primeira vez, o meio de cultura deve ser estéril, o que significa que nenhuma forma de vida está presente antes da inoculação com o microrganismo.

Uma das maneiras de se classificar os meios de cultura baseia-se no conhecimento de sua exata constituição. Um meio quimicamente definido é aquele no qual todos os constituintes são conhecidos. Um meio complexo é aquele no qual a exata constituição não é conhecida e podem conter extratos moídos ou digeridos de animais, peixes, leveduras e vegetais, que fornecem os nutrientes, as vitaminas e os minerais necessários.

Os meios de cultura também podem ser classificados como líquidos, sólidos ou semi-sólidos. Os meios líquidos, também conhecidos como caldos, assim como os semi-sólidos, são acondicionados em tubos de ensaio. Já os meios sólidos são preparados adicionando-se ágar ao meio líquido e posterior colocação em tubos de ensaio ou placas de Petri, onde o meio se solidifica.

A composição de um meio satisfatório dependerá da espécie que se está tentando identificar e cultivar, porque as necessidades nutricionais variam muito entre os microrganismos, sendo ainda que a função do meio depende da sua composição.

Como os microrganismos se desenvolvem em um Meio de Cultura?

Diferenças entre Meios de Cultura

Meio de Cultura Enriquecido

Um meio de cultura enriquecido corresponde a um caldo ou meio sólido contendo um grande suprimento de nutrientes que promove o crescimento dos microrganismos fastidiosos. Geralmente são meios que foram suplementados com materiais altamente nutritivos.

Exemplos: O Ágar-Sangue é um exemplo de meio sólido enriquecido utilizado rotineiramente nos laboratórios de bacteriologia clínica.

O meio de Thayer-Martin, outro meio de cultura enriquecido, auxilia no crescimento de bactérias como N. gonorrhoeae.

Meio de Cultura Seletivo

O meio seletivo permite o crescimento de certos tipos de microrganismos e inibe o crescimento de outros. Ele contém inibidores, geralmente antibióticos, que tornam inviável o crescimento de certos microrganismos, sem inibir o crescimento do microrganismo alvo.

Exemplo: o Ágar MacConkey e Ágar Hektoen são meios que inibem o crescimento de bactérias gram-positivas, selecionando assim as bactérias gram-negativas.

Por que o ágar Salmonella Shigella é um meio seletivo é diferencial?

Ágar Hektoen

Meio de Cultura Diferencial

Utilizados para diferenciar microrganismos ou grupos de microrganismos em um meio. A presença de determinados corantes ou de produtos químicos nos meios produzirão certas alterações características ou padrões de crescimento que são utilizados para a identificação ou a diferenciação de microrganismos.

Exemplo: O Ágar MacConkey é frequentemente utilizado para diferenciar vários bacilos gram-negativos isolados de amostras de fezes. As bactérias gram-negativas que são capazes de fermentar a lactose (um ingrediente do Ágar MacConkey) produzem colônias rosas, enquanto aquelas incapazes de fermentar a lactose produzem colônias incolores. Assim, o ágar MacConkey diferencia as bactérias gram-negativas fermentadoras (LF) das não fermentadoras da lactose (NLF).

Os vários tipos de meios (enriquecido, seletivo, diferencial) não são mutuamente exclusivos. Como vimos, o Ágar MacConkey é tanto um meio seletivo quanto diferencial.

Meio de cultura cromogênico

Os meios cromogênicos são a forma mais simples e eficiente para incubação, diferenciação e seleção de microrganismos.

Seu princípio está relacionado à utilização de substratos cromogênicos (reação de cor), ou seja, o resultado do cultivo pode ser observado através da alteração de cor na placa. Cada organismo é identificado através de uma cor específica, determinando facilmente as colônias.

Além de permitir a detecção mais rápida de microrganismos específicos em relação aos meios de cultura tradicionais, têm maior sensibilidade e ainda podem reduzir a necessidade de outros testes, como subculturas e confirmação.

Conheça os Meios de Culturas, Caldos e Suplementos da Kasvi


Referências

  • G., ENGELKIRK, Paul, DUBEN-ENGELKIRK, Janet, and BURTON, Gwendolyn R. W.Burton Microbiologia para as Ciências da Saúde, 9ª edição.
  • Guanabara Koogan, 2012.T., MADIGAN, Michael, MARTINKO, John M., DUNPLAP, Paul V., and CLARK, David P.Microbiologia de Brock, 12ª edição. ArtMed, 2011

Como diferenciar Salmonella e Shigella?

As Salmonelas que não fermentam lactose apresentam colônias incolores, transparentes, com ou sem centro negro (produção de H2S). As Shigelas são incolores. Os coliformes apresentam colônias vermelhas ou rosadas.

Qual meio seletivo para Salmonella?

O Agar Salmonella Shigella (SS) é um meio de cultura altamente seletivo para o isolamento de Salmonella spp. e algumas espécies de Shigella a partir de amostras clínicas e de alimentos.

Como pode ser feita a diferenciação das espécies de Shigella?

As bactérias do gênero Shigella são bactérias anaeróbias facultativas proliferando tanto na presença como na ausência de oxigênio. Diferem da maioria das linhagens de E. coli por apresentarem baixa atividade metabólica, não fermentado vários carboidratos inclusive a lactose (são lac-).

Qual meio de cultura utilizado para crescimento e identificação das bactérias Shigella e Salmonella?

BD Salmonella Shigella Agar (SS Agar) é um meio diferencial selectivo utilizado no isolamento de bacilos entéricos patogénicos, especialmente os que pertencem ao género Salmonella, provenientes de amostras clínicas.