Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental como a grega e romana?

A Civilização Fenícia desenvolveu-se na região litorânea noroeste do Oriente Médio, onde hoje se localiza o litoral da Síria e do Líbano. O início da ocupação da região ocorreu por volta do ano 3000 a.C., mas o apogeu das cidades fenícias efetuou-se entre 1200 a.C. e 900 a.C. Os fenícios tiveram como principais legados a criação do alfabeto e a navegação.

Inicialmente trabalhando na agricultura, os fenícios destacaram-se economicamente com a atividade comercial desenvolvida principalmente no Mar Mediterrâneo. A falta de terras férteis em abundância, contrariamente ao que ocorria na Mesopotâmia e Egito, levou-os a se dedicarem à troca de produtos com diversos povos da Antiguidade.

As extensas florestas de cedro na região serviram como fonte de matéria-prima para a construção de navios, o que fez os fenícios se tornarem especialistas na construção naval. O comércio marítimo possibilitou ainda a colonização de vários locais no mar Mediterrâneo.

Destaca-se a construção de cidades como Palermo, na Sicília, além de Cádiz e Málaga, na Espanha. Mas a que obteve maior destaque foi Cartago, no Norte da África. Esse povo formou ainda diversos entrepostos comerciais no Mediterrâneo para facilitar a atividade comercial.

As navegações fenícias estenderam-se para além do estreito de Gibraltar, chegando à Inglaterra e ao mar do Norte, como também ao contorno da costa atlântica da África, em sentido sul, conseguindo, assim, acesso ao oceano Índico e ao Mar Vermelho.

O crescimento econômico proporcionou aos comerciantes também um poder político. Ao lado dos sacerdotes, eles administravam as cidades fenícias. Essa talassocracia (a elite mercantil) organizava-se através de monarquias ou repúblicas, e, no caso das últimas, eram administradas por um corpo de anciões ilustres, denominados sulfetas.

As cidades que conheceram maior destaque foram Biblos, Ugarit, Sidon e Tiro. As duas primeiras predominaram até o século XIII a.C., sendo dominadas por egípcios, hititas e os povos do Mar Egeu. A terceira predominou após o declínio das primeiras, sendo contida pelo expansionismo assírio. Tiro teve seu apogeu entre os séculos X e IX a.C., sendo dominada posteriormente por babilônios, persas, gregos e romanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A organização da civilização fenícia em cidades autônomas e independentes foi uma característica que a distinguiu dos demais povos da região, que formaram grandes impérios.

A elite dessas cidades era formada pelos ricos comerciantes, sacerdotes e construtores de navios, os armadores. Mas os fenícios também desenvolveram uma importante atividade artesanal. Além dos navios, eram produtores de joias e tecidos, principalmente os tingidos de púrpura, uma tintura extraída de um molusco, o múrice. Os tecidos tingidos de púrpura foram admirados e utilizados pelas elites de todos os grandes impérios da Antiguidade.

Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental como a grega e romana?

Ruínas de Cartago, a principal cidade construída pelos fenícios no Norte da África

Os fenícios eram também excelentes arquitetos e construtores, sendo responsáveis pela construção do templo de Jerusalém, durante o reinado de Salomão.

No aspecto religioso, caracterizaram-se pelo politeísmo e pelo animismo (crença no poder sagrado dos elementos e manifestações da natureza). Cada cidade tinha um deus principal, geralmente conhecido como Baal, que representava o Sol, e a deusa Astarteia, símbolo da fecundidade. Havia ainda outros deuses específicos de cada cidade.

A astronomia e a matemática foram áreas nas quais os fenícios também produziram importantes conhecimentos, principalmente em decorrência das necessidades da navegação.

Porém, o maior legado fenício foi, sem dúvida, a criação de um sistema de escrita, formado por 22 letras, que ficou conhecido como alfabeto. Os fenícios não foram os criadores da escrita, já que antes deles houve os sumérios, com a escrita cuneiforme, e os egípcios, com os hieróglifos. A especificidade da escrita fenícia foi a simplificação dos caracteres. Possivelmente o motivo para adotar o alfabeto estava ligado à organização das atividades comerciais. O alfabeto fenício foi adotado pelos gregos e pelos romanos, que o aprimoraram, tornando-se ainda a matriz da nossa escrita atual.

Que característica da Civilização Fenícia?

A Civilização Fenícia destacou-se pelo desenvolvimento da navegação e pela criação de um sistema de escrita, o alfabeto. A Civilização Fenícia desenvolveu-se na região litorânea noroeste do Oriente Médio, onde hoje se localiza o litoral da Síria e do Líbano.

Como a Civilização Fenícia ficou conhecida?

A Civilização Fenícia desenvolveu-se majoritariamente na região do atual Líbano e tornou-se conhecida por dominar técnicas de navegação e possuir um influente comércio. Os fenícios também são conhecidos como “sidônios”, termo que tem como base a cidade de Sidon. ...

Onde se localizam os fenícios?

LOCALIZAÇÃO: localizou-se nas costas do Mediterrâneo entre a civilização mesopotâmica e egípcia. Hoje: no território da Fenícia localizam-se o Líbano e a parte litorânea da Síria. POLÍTICA: Teocracia: Cidades-Estado (Tiro, Biblos e Sidon). Os fenícios nunca tiveram um governo centralizado.

Como foi o desenvolvimento dos fenícios?

Os fenícios foram responsáveis pela formação de uma rica civilização que ocupou uma faixa do litoral mediterrâneo que adentrava o território asiático até as montanhas do atual Líbano. ... O desenvolvimento do comércio entre os fenícios aconteceu primordialmente através da realização de trocas de mercadorias.

Que característica da civilização Fenicia foi herdada?

Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental, como a grega e a romana, e que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para o desenvolvimento da cultura humana? a) a invenção da bússola.

Que característica da civilização?

Civilização é um grau de desenvolvimento cultura de um povo. Civilização é o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo. Este desenvolvimento cultural é representando pelas técnicas dominadas, relações sociais, crenças, fatores econômicos e criação artística.

Por que a fenícia é considerada pelos historiadores como um exemplo clássico de Talassocracia?

O poder político exercido no interior das cidades fenícias costumava ser assumido por representantes de sua elite marítimo-comercial. Tal prática definia o regime político da fenícia como uma talassocracia, ou seja, um governo comandado por homens ligados ao mar.

O que proporcionou um maior desenvolvimento na civilização?

A invenção da escrita aconteceu aproximadamente em 4.000 a.C., o que proporcionou às civilizações um recurso de comunicação. Funcionou e funciona até hoje como método para registrar acontecimentos.

Onde se localizam os persas?

Os persas foram povos de uma antiga civilização que habitaram a região mesopotâmica, no planalto do Irã, próximo às margens do Golfo Pérsico. Descenderam de uma tribo nômade chamada parse, que migrou da Ásia Central para uma região no sul iraniano aproximadamente em 1000 a.C.

Qual é a localização dos hebreus?

Sua origem e a era patriarcal De acordo com os relatos bíblicos, os hebreus vieram da cidade de Ur, da Mesopotâmia. De lá, se deslocaram e se estabeleceram na região da Palestina, no Vale do Rio Jordão, por volta de 2000 a.C.. A Palestina era um território, em sua maioria, seco e árido.

Quem acabou com os fenícios?

O Fim dos Fenícios Quando Ciro II, rei da Pérsia, conquistou a Fenícia, os fenícios fugiram e fundaram Cartago. Ao fim de três conflitos pelo domínio do Mar Mediterrâneo, durante as Guerras Púnicas, Roma destrói Cartago e passa a dominar o comércio do Mediterrâneo.

Como se deu a expansão marítima dos fenícios?

A proximidade com o mar e o início das trocas agrícolas com os egípcios deu condições para que o comércio marítimo destacasse-se como um dos mais fortes setores da economia fenícia. Ao longo da faixa litorânea por eles ocupada surgiram diversas cidades-Estado, como Arad, Biblos, Tiro, Sídon e Ugarit.

Quais são as características da escrita desenvolvida pelos fenícios?

O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego. Este deu origem ao alfabeto latino, que, por sua vez, gerou o alfabeto atualmente utilizado no Brasil.

O que é civilização exemplo?

Significado de Civilização Condição daquilo que se encontra em avanço; desenvolvimento cultural; progresso. Tipo de sociedade e/ou de cultura que se desenvolve a partir da influência de um povo, numa certa época, cujas características específicas serão transmitidas as gerações que se seguirão: Civilização Maia.

Quais são as principais características da civilização hebraica?

Como dito, a sociedade hebraica tinha estrutura patriarcal, e isso implicava que o patriarca exercia as funções de chefe militar, juiz e sacerdote, além de ser também a autoridade moral e política do seu clã. ... O desenvolvimento da civilização hebraica foi impulsionado pela crença em um só Deus.

Por que a Fenícia formou uma talassocracia?

A proximidade com o mar e o início das trocas agrícolas com os egípcios deu condições para que o comércio marítimo destacasse-se como um dos mais fortes setores da economia fenícia. ... Tal prática definia o regime político da fenícia como uma talassocracia, ou seja, um governo comandado por homens ligados ao mar.

Qual o motivo de os fenícios Dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo?

Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.

O que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para o desenvolvimento da cultura humana?

Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental, como a grega e a romana, e que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para o desenvolvimento da cultura humana? a) a invenção da bússola.

Como ocorre o processo de desenvolvimento da civilização?

Alguns historiadores têm defendido que o surgimento de grandes civilizações sempre depende do progressivo acúmulo de recursos naturais por um determinado grupo étnico e tem por detonador o acúmulo de poder bélico nas mãos de certos líderes e suas famílias.

Quem são os hebreus hoje e onde vivem?

Os hebreus foram um dos povos da Antiguidade e habitaram a região de Canaã, atualmente conhecida como Palestina.

Qual a principal característica da civilização fenícia?

Além das navegações, uma das principais características da civilização fenícia foi a invenção da escrita alfabética, que seria o modelo para as civilizações grega e romana, que influenciaram todos os idiomas europeus modernos.

Como foi a civilização dos fenícios?

A civilização fenícia foi uma cultura comercial marítima empreendedora que se espalhou por todo o mar Mediterrâneo durante o período que foi de 1 500 a.C. a 300 a.C.. Os fenícios realizavam comércio através da galé, navio movido a velas e remos, e são creditados como os inventores dos birremes.

Qual a alternativa que melhor caracteriza a sociedade fenícia?

(FGV-SP) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:.
a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;.
o monoteísmo e a agricultura;.
o comércio e o politeísmo;.
as cidades-Estados e o monoteísmo;.
a agricultura e a forma de Estado centralizado..

Qual foi a contribuição dos fenícios para a civilização ocidental?

A principal contribuição dos fenícios para as sociedades atuais foi o desenvolvimento do alfabeto. Criaram sinais para representar os sons das palavras. Esses sinais foram adotados pelos hebreus. Completados pelas vogais tornou-se o alfabeto grego.