Por que o ventrículo esquerdo e mais musculoso que o ventrículo direito?

O cora��o � um �rg�o composto basicamente por m�sculos, sendo respons�vel pelo bombeamento de sangue para todos os tecidos.

Pode se dizer que � o motor do nosso corpo.

O cora��o tem 4 c�maras: o ventr�culo e o �trio direito; o ventr�culo e o �trio esquerdo. Os ventr�culos s�o as cavidades maiores e mais musculosas, sendo as mais importante no bombeamento do sangue.

Para entender o que � a insufici�ncia card�aca, � preciso primeiro saber como funciona o cora��o.
Vejamos um simples e r�pido resumo. Acompanhe o texto e o desenho abaixo.

Os tecidos recebem o sangue de onde retiram o oxig�nio. O sangue agora pobre em oxig�nio volta para o cora��o pelas veias, chega no lado direito do cora��o, entra no �trio direito, depois no ventr�culo direito e � finalmente bombeado para o pulm�o. No pulm�o o sangue volta a ficar rico em oxig�nio. Esse sangue re-oxigenado vai para o lado esquerdo do cora��o, cai primeiro no �trio e depois no ventr�culo esquerdo, de onde ser� bombeado de volta para os tecidos , reiniciando o ciclo.

Por que o ventrículo esquerdo e mais musculoso que o ventrículo direito?

Portanto, o cora��o direito � respons�vel pelo retorno do sangue para os pulm�es e cora��o esquerdo pelo bombeamento de sangue para os tecidos.

A insufici�ncia card�aca ocorre quando o cora��o n�o consegue mais desempenhar uma ou ambas fun��es eficientemente. A insufici�ncia card�aca pode ent�o ser do cora��o esquerdo, direito ou de ambos. Os sintomas variam de acordo com a c�mara do cora��o acometida, como ser� explicado a seguir.

Mas como ent�o surge a insufici�ncia card�aca?

Existem diversas causas de insufici�ncia card�aca. A principal causa � a isquemia card�aca ou o infarto do mioc�rdio. Infarto significa morte tecidual, que no caso do cora��o se refere a parte do m�sculo card�aco. Logo, quanto mais extenso for o infarto, mais m�sculo morrer�, consequentemente, mais fraco fica o cora��o. Se o infarto necrosar uma grande �rea, o paciente morre por fal�ncia da bomba card�aca.

Outra causa comum de insufici�ncia card�aca � a hipertens�o n�o tratada. Quando o paciente apresenta uma press�o arterial elevada, o cora��o precisa fazer mais for�a para vencer essa resist�ncia e distribuir o sangue pelo corpo. Como todo m�sculo quando exposto a um estresse, a parede dos ventr�culos come�a a crescer e ficar mais forte. � a hipertrofia card�aca. O que parece algo bom, na verdade � a fase precoce de uma insufici�ncia card�aca. A hipertrofia do cora��o que ocorre na hipertens�o � diferente daquela que ocorre nos atletas que possuem o cora��o mais forte.

Reparem na figura abaixo que o cora��o hipertrofiado pela hipertens�o apresenta as paredes mais grossas e consequentemente menos espa�o para o ventr�culo se encher de sangue. Apesar de estar mais musculoso, o cora��o se enche menos e por isso bombeia menos sangue a cada batida (s�stole). Essa � a fase de insufici�ncia card�aca diast�lica, ou seja, o cora��o n�o consegue se encher na di�stole, per�odo de relaxamento do cora��o que ocorre entre as s�stoles (contra��es card�acas).

Por que o ventrículo esquerdo e mais musculoso que o ventrículo direito?

Se a hipertens�o n�o for tratada, o cora��o continua a sofrer at� o ponto em que n�o consegue mais se hipertrofiar. Imaginem um el�stico que voc� puxa o tempo todo. Uma hora ele acaba por perder sua elasticidade e fica frouxo. � mais ou menos isso que ocorre com o cora��o. Depois de muito tempo sofrendo estresse o m�sculo card�aco come�a a se estirar e o cora��o fica dilatado.

Temos nesse momento um m�sculo que tem pouca capacidade de contra��o e um cora��o que j� n�o consegue bombear o sangue adequadamente. O �rg�o se torna grande e insuficiente.

Como quem manda o sangue para o corpo � o ventr�culo esquerdo, ele � quem mais sofre com as press�es arteriais elevadas. Quando realizamos um ecocardiograma o primeiro sinal de sofrimento card�aco pela hipertens�o � a hipertrofia do ventr�culo esquerdo ou insufici�ncia card�aca diast�lica. Essa � a fase da insufici�ncia card�aca que ainda tem cura se tratada.

Nas radiografias, pode-se ver um cora��o normal acima, e um cora��o insuficiente e dilatado abaixo.

Outra causa comum de insufici�ncia card�aca s�o as doen�as das v�lvulas do cora��o. Sempre que uma v�lvula card�aca apresenta alguma altera��o, seja cong�nita, ou adquirida durante a vida (endocardite, febre reum�tica, calcifica��o das v�lvulas, etc...), o cora��o come�a a ter dificuldades em bombear o sangue, iniciando-se o processo de dilata��o semelhante ao da hipertens�o.

Existem v�rias outras doen�as que causam insufici�ncia card�aca, quase todas se encaixam em um dos exemplos acima de isquemia/les�o muscular/estresse card�aco. S�o elas:

  • Tabagismo
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Alcoolismo
  • Anemia cr�nica
  • Uso de drogas
  • Doen�as auto-imunes como L�pus
  • HIV / SIDA (AIDS)
  • Amiloidose
  • Sarcoidose
  • Infec��es virais
  • Doen�as pulmonares
  • Embolia pulmonar

Quais s�o os sintomas da insufici�ncia card�aca ?

Os sintomas da insufici�ncia card�aca dependem da c�mara mais afetada e da gravidade do quadro. A disfun��o do cora��o � na maioria das vezes um quadro progressivo e lento.

A insufici�ncia do ventr�culo esquerdo se manifesta com sintomas da baixo d�bito de sangue para o corpo. O principal � a fraqueza e o cansa�o aos esfor�os. Nas fases avan�adas da insufici�ncia card�aca, o paciente pode se cansar com tarefas simples como tomar banho e pentear o cabelo.

Outro sintoma t�pico � a falta de ar ao deitar. A incapacidade de bombear o sangue para os tecidos, causa um ac�mulo do mesmo nos pulm�es. � como se fosse um congestionamento. O sangue que sai dos pulm�es n�o consegue chegar eficientemente ao cora��o porque esse n�o consegue bombear o sangue que j� se encontra dentro dele. Esse lentid�o no fluxo pulmonar causa extravasamento chamado de congest�o pulmonar. Em casos graves desenvolve-se o edema pulmonar. O edema do pulm�o � uma urg�ncia m�dica, onde o paciente literalmente se afoga fora d'�gua, podendo morrer se n�o receber tratamento a tempo.

Quando deitamos, o sangue que est� nas pernas n�o sofre mais a resist�ncia da gravidade e chega mais facilmente ao cora��o e pulm�o. Se temos um cora��o esquerdo insuficiente e aumentamos a quantidade de sangue que chega ao pulm�o, favorecemos a congest�o pulmonar. Por isso, muitos doentes com insufici�ncia card�aca n�o toleram ficar muito tempo deitado. Alguns precisam dormir com mais de 1 travesseiro para manter sempre o tronco mais alto que o resto do corpo. Chamamos esta fase de insufici�ncia card�aca congestiva.

Quando o cora��o esquerdo come�a a n�o conseguir bombear o sangue eficientemente para os �rg�os, os rins interpretam isso como uma queda no volume de sangue do corpo e come�am a reter �gua e sal para tentar encher as art�rias. O resultado final � um excesso de �gua no organismo que se traduz com o aparecimento de edemas (incha�os), principalmente nas pernas.

O baixo d�bito de sangue para os �rg�os pode levar insufici�ncia renal e hep�tica (f�gado).

Se houver um insufici�ncia do cora��o direito associado, esses edemas s�o ainda maiores, pois al�m do excesso de �gua, o ventr�culo direito n�o consegue fazer com que o sangue das pernas chegue aos pulm�es. Ocorre ent�o um grande represamento de sangue nos membros inferiores e grandes incha�os. Dependendo do grau de disfun��o card�aca, pode haver edemas at� a barriga, chamado de ascite.

A imagem t�pica da insufici�ncia card�aca grave � a do doente com incha�os nas pernas, cansado mesmo em repouso, com tosse e expectora��o esbranqui�ada (congest�o pulmonar) e intoler�ncia ao dec�bito (n�o consegue deitar).

Cora��es dilatados tamb�m apresentam dist�rbios na condu��o el�trica e s�o mais suscept�veis a arritmias. Uma das consequ�ncias pode ser a morte s�bita por fibrila��o ventricular (arritmia maligna).

O tratamento � feito com restri��o de sal e �gua, diur�ticos, anti-hipertensivos e medicamentos que aumentam a for�a card�aca como a digoxina. Obesos devem emagrecer, fumantes t�m que largar o cigarro, �lcool deve ser evitado e exerc�cios supervisionados para reabilita��o card�aca s�o indicados. A press�o arterial deve ser controlada com rigor.

Nos casos terminais a �nica solu��o � o transplante card�aco. Por isso, o melhor tratamento ainda � a preven��o.

Por que a parede muscular do ventrículo esquerdo é mais espessa que a do direito Qual a importância dessa característica anatômica?

A principal função do ventrículo esquerdo é bombear sangue para a circulação sistêmica (corpo). A parede ventricular esquerda é mais espessa que a do ventrículo direito. Essa diferença se deve à maior força necessária para bombear sangue para a circulação sistêmica.

Que o ventrículo esquerdo e mais musculoso que o ventrículo direito proponha uma relação entre essa adaptação é a função que o coração desempenha?

O ventrículo esquerdo é mais musculoso porque necessita desempenhar uma força maior na hora de bombear sangue para para abastecer todo o corpo humano enquanto o ventrículo direito tem que ter força suficiente para bombear sangue apenas para os pulmões.

Porque os ventrículos são mais musculosos que os átrios?

Os ventrículos precisam ser mais musculosos que os átrios, pois eles tem que suportar uma grande pressão vinda do sangue bombeado pelo coração.

Qual o ventrículo mais forte?

O ventrículo esquerdo é o mais forte das duas bombas cardíacas.