Por que os exercícios de força podem diminuir as dores nas articulações?

Os exercícios físicos são importantes não só para a sua saúde geral, mas também são uma maneira de fortalecer seus ossos e articulações, melhorar os seus movimentos e aliviar a dor. Mesmo um treino moderado pode diminuir os sintomas da artrite reumatoide. Mas, dependendo do tipo de exercício que você fizer, os benefícios podem ser bem diferentes.

O importante é não ficar parado. Mas, antes de começar, é fundamental consultar seu médico para ele orientar sobre a quantidade e os tipos de atividade certas para você. Um bom programa inclui os seguintes tipos de exercícios:

Exercícios aeróbicos – são especialmente importantes para quem tem artrite reumatoide, pois já existe uma propensão para desenvolver doenças cardíacas. Ao escolher atividades aeróbicas, prefira as de baixo impacto, como natação, andar de bicicleta e caminhar.

Exercícios de força – esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos, reduzindo a pressão nas articulações. Você deve fazer esse tipo de atividade pelo menos duas vezes por semana. Por exemplo: levantar pesos e fazer flexões.

Alongamento e exercícios de flexibilidade – atividades que alongam e fortalecem os músculos em torno das articulações, tais como alongamento, tai chi chuan e yoga, são especialmente importantes para pessoas com atrite reumatoide.

Exercícios de equilíbrio – a artrite reumatoide pode causar problemas de equilíbrio, o que pode aumentar a quantidade de tropeções e quedas. Um fisioterapeuta pode recomendar exercícios individualizados de treinamento de equilíbrio, como ficar de pé com uma perna levantada.

CUIDADOS PARA PROTEGER AS ARTICULAÇÕES

Para não agravar a dor, tome alguns cuidados na hora de se exercitar:

  • Comece devagar, fazendo pausas. Aumente gradualmente a intensidade dos exercícios, mas nunca exagere;
  • Evite movimentos rápidos ou repetitivos de articulações afetadas;
  • Antes de começar, faça compressas com toalhas quentes ou tome um banho quente para relaxar seus músculos e articulações;
  • Após a atividade, aplique gelo nas articulações por até 20 minutos.

Fonte: ConJur (https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/exercicios-fisicos-podem-aliviar-dor-de-pessoas-com-artrite-reumatoide)

Seja musculação em casa ou na academia, correr uma maratona ou jogar futebol com os amigos: qualquer prática de exercício para alguém que está sem condicionamento físico pode gerar dor no corpo.1 preparo se refere tanto à consistência das atividades na rotina, como aos hábitos a serem adotados antes e depois de se movimentar.2 3 Continue lendo para saber como evitar a dor muscular!

Entenda a relação da dor muscular com preparo físico

O desconforto que pode ser sentido após uma atividade física é chamado de dor muscular tardia. E um dos fatores que desencadeia a dor no corpo depois da prática é não estar acostumado com o padrão de movimentos feito durante o exercício. É por isso que pessoas sedentárias e sem preparo físico costumam sentir mais dificuldade em começar a se exercitar. Ter constância na prática de atividades físicas aumenta a resistência da fibra muscular ao dano, o que diminui as chances de sentir dor no corpo.1

Os sintomas da dor no corpo são rigidez, sensibilidade ao toque e dificuldade de gerar força. No entanto, é importante destacar que a dor muscular tardia não se manifesta imediatamente após a atividade física: o incômodo demora cerca de oito horas para surgir e aumenta progressivamente entre as 24 e 72 horas posteriores, até sumir totalmente nos cinco a sete dias seguintes.1

Ao relacionar a dor muscular com preparo físico, é importante ressaltar que o principal vilão é a intensidade abrupta. Ou seja, é preferível que o exercício seja mais longo e moderado do que de alto impacto.1

Alongamento ajuda a aliviar a dor no corpo

Criar o hábito de se alongar ajuda a aliviar a dor no corpo e a evitar lesões, pois torna os músculos mais flexíveis, fortes e saudáveis. Garantir a flexibilidade é essencial para manter uma boa amplitude de movimento nas articulações. Músculos encurtados, tensos e fracos têm mais dificuldade de se estender e se movimentar devidamente.3

''O principal objetivo do alongamento é recuperar ou restabelecer a amplitude de movimento funcional das articulações e a mobilidade dos tecidos moles que cercam uma articulação, prevenir contraturas, aumentar a flexibilidade geral de uma parte do corpo antes de exercícios rigorosos de fortalecimento e evitar ou minimizar o risco de lesões musculotendíneas relacionadas a atividades físicas e esportes específicos'', explica o ortopedista Paulo Kanaji.

O alongamento deve ser feito antes e depois da prática de exercícios físicos. Antes, para aquecer os músculos e, depois, para promover o relaxamento e o alívio nas tensões. Também é interessante combinar a rotina de alongamento com uma boa postura e exercícios de respiração.3

O especialista detalha como deve ser feito alongamento: ''Foque nos grupos musculares grandes e relacionados à atividade física que você pratica, como coxas e pernas para quem faz corrida. Mova o membro lentamente pela amplitude livre até o ponto de restrição, segure proximal e distalmente à articulação onde ocorre o movimento. Aplique a força do alongamento de forma leve, lenta e mantida, mova a articulação até o ponto de retração e depois alongue um pouco mais. Mantenha a posição alongada por pelo menos 20 a 30 segundos e libere gradualmente. Evite dor articular ao fazer o alongamento''.

Período de recuperação após o exercício também é importante

Recuperar o corpo adequadamente após a prática de exercícios auxilia no condicionamento físico. Do lado oposto, desrespeitar o tempo necessário entre os estímulos pode causar lesões e dor muscular. Além do alongamento, existem outros métodos usados para evitar e aliviar a dor no corpo que aparece após movimentos intensos, como massagem e aplicação de gelo no local da dor.2.

Caso a dor muscular surja, algumas medidas podem ser feitas para combatê-la: ''Pode ser aplicado gelo no local, preferencialmente após o treino. Alimente-se adequadamente, evitando consumo muscular. Massagens, banho quente e uso de medicações à base de anti-inflamatórios tópicos podem ajudar. No caso de dores persistentes, procure um profissional para avaliação'', indicou o ortopedista.

Você sabia?

A enxaqueca pode afetar gravemente sua qualidade de vida e impedi-lo de realizar suas atividades diárias normais.6
Algumas pessoas acham que precisam ficar na cama por dias seguidos, mas vários tratamentos eficazes estão disponíveis para reduzir os sintomas e evitar novas crises de enxaqueca. Converse com o seu médico.6

É possível diminuir as dores nas articulações com atividade física?

Os exercícios físicos são importantes não só para a sua saúde geral, mas também são uma maneira de fortalecer seus ossos e articulações, melhorar os seus movimentos e aliviar a dor. Mesmo um treino moderado pode diminuir os sintomas da artrite reumatoide.

Qual o melhor exercício para dores nas articulações?

No entanto, para preservar a saúde das articulações, opte por atividades de baixo impacto, como natação, hidroginástica, ciclismo e caminhada. Exercícios de flexibilidade e equilíbrio: estas atividades auxiliam no alívio da rigidez e no aumento da mobilidade articular.

O que fazer para aliviar as dores nas articulações?

Algumas medidas simples podem ajudar a evitar ou melhorar as dores nas articulações e incluem:.
Fazer compressa de água quente ou fria. ... .
Fazer alongamentos. ... .
Comer alimentos anti-inflamatórios. ... .
Fazer massagem. ... .
Tratamento natural. ... .
Reduzir o estresse..

Quais os benefícios dos exercícios para as articulações e ligamentos?

Com a prática de exercícios como a musculação, por exemplo, ocorre o fortalecimento da musculatura e consequentemente a maior sustentação dos ossos. Além disso, aumenta a lubrificação das cartilagens, melhora o desempenho das articulações e reduz dores em geral.