Por que os fungos são organismos importantes para o meio ambiente e para o ser humano?

Por que os fungos são organismos importantes para o meio ambiente e para o ser humano?

Características Gerais

Os fungos crescem sobre todos os substratos imagináveis e ambientes, desde as rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, em slides, instrumentos ópticos, papelão, parede, sapatos, roupas, etc. Possuem uma grande facilidade em crescer sob todas as condições ambientais e de maneira ampla, desde que haja umidade e temperatura adequada ou propícia. Muitos fungos são específicos, como por exemplo, a formação de microrriza e fungos liquenizados. Mais de 8.000 gêneros e 150.000 espécies já foram descritas.

Os fungos constituem um grupo de organismos aclorofilados, portanto são heterotróficos obrigatórios.

Assemelham-se às plantas no fato de, com poucas exceções, possuírem uma parede celular bem definida.

São usualmente imóveis e se reproduzem por meio de esporos (endógenos ou exógenos).

A reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

Possuem rápido crescimento.

Não possuem raízes, caules ou folhas, nem um sistema vascular desenvolvido, como nas plantas superiores. 

artigos relacionados:

Importância dos fungos

Os fungos são agentes responsáveis em grande parte pela decomposição das substâncias orgânicas e como tal, nos afetam de modo direto, pela destruição dos alimentos, tecidos, couro e outros artigos de consumo manufaturados com materiais sujeitos a seus ataques.

Causam a maior parte das enfermidades das plantas e também muita enfermidade dos animais e dos homens constituem a base de uma quantidade de processos industriais de fermentação, tais como a elaboração do pão, vinho, cerveja, a fermentação da semente de cacau e a preparação de certos queijos; são empregados na produção de muitos ácidos orgânicos e de algumas preparações vitamínicas, e são responsáveis pela manufatura de certas drogas antibióticas entre as quais destaca a penicilina.

Os fungos são tão prejudiciais como benéficos à agricultura. Por uma parte prejudicam a colheita ocasionando perdas de milhões de dólares por causa das enfermidades que produzem nas plantações, enquanto por outra parte aumentam a fertilidade do solo por trocas que originam, que dão como resultado a produção de alimentos que são aproveitados pelas plantas verdes, além de ser muito utilizado como alimento.

Não só micologistas (cientistas que estudam os fungos) se preocupam pelos fungos, também os citologistas, os geneticistas e os bioquímicos sabem que podem ser importantes indivíduos de investigação no estudo dos processos biológicos fundamentais. Dada a rapidez com que alguns grupos crescem e se reproduzem, se requer pouco tempo para um número determinado de gerações, do que as plantas e animais superiores. 

Importância econômica dos fungos

A importância econômica está diretamente ligada ao interesse comercial, benefício ou prejuízo (patógeno) que podem aumentar ou diminuir a sua renda econômica, bem como na área de biotecnologia. Muitos fungos que produzem toxina estão sendo muito utilizados para o uso próprio do ser humano, ou por meio delas transformar em outros produtos de interesse econômico mais rentável.

Decomposição de matéria orgânica (decompositores de lignina, celulose – reciclagem de nutrientes em florestas): atual situação é a possibilidade de limpar o lixo urbano, que possuem um volume extraordinário de produção;

Ataque e decomposição de alimentos (bolor preto, salmão e verde);

Biotecnologia industrial (fermentação, produção de queijo, enzimas como celulase);

Antibiótico (penicilina, ampicilina, notatina, flavicina);

Doenças (patógenos em animal e vegetal);

Danos em colheitas (ferrugem, carvões);

Alimentação direta (Agaricus, Clavaria, Boletus, Lentinus);

Estudos de genética;

Micorriza (simbiose com raízes de plantas vasculares – endomicorriza e ectomicorriza);

Alucinógenos – Psilocybe mexicana (utilizam em cerimônia religiosa no México);

Corantes e tinturas (fungos liquenizados);

Ninhos de beija-flor (fungos liquenizados);

Propriedades antibióticos e feitos medicinais (fungos liquenizados);

Propriedades cicatrizantes (Calvatia cyathiformis).

Ambiente Brasil

Por que os fungos são organismos importantes para o meio ambiente e para o ser humano?

Reprodução

Fungos: Um dos organismos mais importantes para os seres humanos

Embora possam provocar sentimentos negativos quando mencionados, como nojo ou medo, os fungos são organismos que desempenham funções importantíssimas para o desenvolvimento humano. Além de alimentar, estes seres podem nos curar e até mesmo combater mazelas ambientais como diminuir as mudanças climáticas presentes na atmosfera . As informações são do site BBC.

Giuliana Furci, a primeira micologista (bióloga com especialização em fungos) de campo do Chile e fundadora da Fundação Fungi - primeira ONG dedicada aos organismos - defende a importância da divulgação científica para que a população se familiarize com o tema.

"Meu trabalho é levar justiça aos fungos, reconhecendo seu papel essencial e fundamental. Eles são os organismos mais legais e importantes da Terra. A vida na Terra não existiria como a conhecemos sem eles. Mas eles não são reconhecidos", diz Giuliana.

Estes micro-organismos podem ser tanto recicladores quando decompositores, garantindo, assim, que o ecossistema local esteja balanceado.

"Os fungos permitem que as plantas vivam fora da água [fornecendo nutrientes e umidade em troca de açúcares produzidos na fotossíntese]. Eles permitem que os animais digerem seus alimentos", explica a micologista.

A vida humana também é muito auxiliada pela existência dos fungos. As estatinas, compostos redutores do colesterol, são oriundos de cogumelos. Antibióticos, como a penicilina, são provenientes de bolores.

O meio ambiente também agradece a existencia destes organismos, já que o enfrentamento a crise climática também é uma atribuição dos fungos. Sua capacidade de absorção de carbono e de estímulo a biodiversidade enriquecem a natureza. Existe até um fungo amazônico capaz de quebrar substâncias plásticas.

"Cada vez que vou a campo encontro novas espécies - é uma mina de ouro. Em uma hora posso coletar mais de 100 espécies de fungos sem andar mais de 30 m. Há consenso na comunidade micológica de que só sabemos cerca de 5% a 10 % das espécies de fungos na Terra", afirma Furci.

Giuliana ressalta que os fungos são tão importantes quanto a fauna e a flora. "Onde quer que esteja escrito 'flora e fauna', precisamos dizer 'flora, fauna e funga' - é o terceiro F. E onde quer que esteja escrito 'plantas e animais' em qualquer regulamento, deveria dizer 'plantas, animais e fungos".

Graças ao seu trabalho, o Chile tornou-se o primeiro país do mundo a proteger a existência dos fungos em sua legislação ambiental - destacam-se as leveduras, bolores, míldios, líquenes e cogumelos.

Veja Também

Mais Recentes

    Qual a importância dos fungos para o meio ambiente e a humanidade?

    Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Uma parte dos sais resultantes é destinada para a sua nutrição, a fim de absorver somente uma parte para a sua nutrição, a outra fica no ambiente.

    Por que os fungos são tão importantes?

    Os fungos são úteis porque, ajudam no crescimento da massa de pães e bolos, agindo como fermento; fazem parte da fabricação da penicilina, um antibiótico fundamental no tratamento de infecções; ajudam na decomposição de restos de plantas e animais; contribuem no processo de fabricação de cerveja e vinho.

    Por que os fungos são considerados para Chaves no meio ambiente?

    Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Como já vimos, os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição.

    Qual é a importância dos fungos para o meio ambiente Brainly?

    Resposta verificada por especialistas Os fungos realizam papeis importante na natureza, como a decomposição de corpos de animais e restos de plantas, além de servirem de alimento para outros seres vivos.