Por que razões a África tem atraído a atenção de diversos investidores e empresas?

Com aproximadamente 30,2 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro maior continente. Essa é a região mais pobre do planeta, abrigando os países com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O continente africano é muito conhecido pelos problemas socioeconômicos, conflitos étnicos, subnutrição, doenças (a maioria dos portadores do vírus HIV reside na África), entre outros aspectos negativos, entretanto, pouco se comenta da riqueza de seu solo.

A África possui grandes reservas minerais, fato proporcionado em razão de sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana, predominante das eras Arqueozoica e Proterozoica. Portanto, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios.

Atualmente (2010), esse continente abriga cerca de 8% das reservas mundiais de petróleo e gás natural, com destaque para o Congo, Egito e principalmente Angola, Argélia, Líbia e Nigéria, que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Outro importante mineral encontrado no subsolo africano é o urânio – o continente detém 25% das reservas mundiais. Esse material é de fundamental importância para a produção de energia nuclear. Os maiores produtores são a África do Sul e o Gabão. Esse primeiro país também possui grandes reservas de antimônio, diamante, ouro (maior produtor mundial), manganês, platina, cromo, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as principais nações africanas que abrigam reservas minerais estão: Marrocos (fosfato), Zâmbia (cobre), Zimbábue (ouro), Guiné (bauxita), Namíbia (urânio), Uganda (cobre e cobalto), Sudão (ouro, prata, zinco, ferro, etc.), Botsuana, Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, e Gana (diamante).

Com tantas riquezas minerais, por que o continente africano é pobre economicamente? A resposta está na forma de exploração dos recursos, visto que são as empresas transnacionais das nações desenvolvidas (Estados Unidos, Canadá e as nações europeias) que se beneficiam desses recursos. Nesse sentido, as grandes potências imperialistas se enriquecem e intensificam a pobreza econômica dos países da África.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

África - Continentes - Geografia - Brasil Escola

Com um crescimento de 6% ao ano, recursos naturais em abundância e uma população jovem pronta para consumir, o continente tem atraído os olhos de grandes empresas como GAP, Samsung, Porsche e muitas outras que veem na África um grande potencial de investimento. De acordo com o fundador da Africa Capital Group, empresa americana que estimula e facilita investimentos internacionais no continente, Peter Thoms, o torpor pós-colonial está sendo superado através de mudanças políticas e econômicas, e a economia está cada vez mais desenvolvida, sólida e integrada ao sistema financeiro global.

Por que razões a África tem atraído a atenção de diversos investidores e empresas?

Entre os principais fatores do por que investir na África, Thoms destaca o rápido crescimento, a riqueza de recursos naturais, a demografia favorável a investidores, o acelerado crescimento da tecnologia e a inserção do continente no sistema financeiro global. E é esse conjunto de fatores que, a longo termo, parece estar atraindo investidores de todo o mundo.

Presente em seis países africanos, a Samsung vendeu cerca de 2 bilhões de dólares em produtos no continente em 2011, pretende crescer em 50% este ano e atingir os 10 bilhões em 2015. A Porsche também está otimista. A empresa espera vender 100 veículos somente na Nigéria, opera em países como Angola e Gana e tem como carro chefe de vendas a África do Sul, com 800 veículos vendidos por ano.

Oportunidade para administradores

Para os aspirantes, a Ambra College oferece a oportunidade de desenvolvimento e capacitação para se destacar no mercado internacional. O curso de Administração de Empresas é feito via internet e tem o foco de desenvolver habilidades profissionais de comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico, tomada de decisão e ética; além de embasamento teórico em contabilidade (americana e brasileira), finanças, economia, empreendedorismo e aspectos legais que influenciam negócios.  Os alunos também têm a opção de se especializar em Empreendedorismo, Gestão Estratégica, Marketing, Gestão de Pessoas ou Regulamentações Brasileiras.

Por que razões a África tem atraído a atenção de diversos investidores e empresas?