Porque a Indústria 4.0 é importante para o desenvolvimento sustentável?

O contexto indústria 4.0 está cada vez mais inserido em nosso âmbito industrial, com isso, acarretando também aos âmbitos sócio-ambientais. Afinal, equipamentos de alta tecnologia, mais recursos para construções, menor interação humana, aumento de manutenção, geração de peças obsoletas ou quebradas, aumento de produtividade, rigoroso controle de qualidade, tudo isso acarreta em impactos, tanto de cunho social quanto de cunho ambiental. Uma vez que se as condições sociais não forem cuidadas, não há dúvidas em que acarretará em problemas ambientais. Será que o nosso meio ambiente está preparado para esse avanço? Será que o nosso planeta tem condições de suportar mais uma revolução industrial?

Dentro desse aspecto existem diversas vertentes da indústria 4.0 que podem influenciar de maneira positiva e negativa ao meio ambiente. Dentre elas podemos elencar:

Manufatura aditiva e meio ambiente

Do ponto de vista ambiental é interessante observar que os movimentos tipo “Makers” (movimento em que o usuário podem construir, consertar, modificar e fabricar diversos objetos e peças) pois esse movimento é bem íntimo na questão sustentabilidade, uma vez que é realizada uma produção mais enxuta, bem reduzida e o produto final apresenta uma vida útil maior sem contar com a customização, que pode ser categorizada como um sentimento de pertença e atribui muito a minimização da obsolência do ponto de vista psicológico contribuindo com um menor descarte.  Essas vertentes convergem em uma produção mais sustentável. Mas existe um risco a se pensar a fabricação exclusiva ou pessoal pode vir a apresentar um alto volume de produção, pois aliado aos modismos ainda possui o fator consumismo. (FERNANDES, 2017)

Em um contexto como “produzir o que eu gostaria e o que eu quero” são totalmente divergentes com o que eu preciso. Nesse caso podendo aumentar a produção de rejeito sólido levando a um descontrole de consumo e consequentemente um aumento elevado no descarte, criando mais rejeitos. Com isso a manufatura pode ser um risco e contribuindo negativamente com impactos ao meio ambiente. Como tudo que não é apropriadamente controlado acaba se tornando um processo descontrolado, esse tipo de serviço acaba culminando em impactos ambientais ainda maiores do que os que já ocorrem nas manufaturas convencionais. A reciclagem acaba também sendo comprometida, pois acarretará em um processo mais difícil a reutilização desses objetos individualizados. (CACCERE, 2016)

Cidades Sustentáveis

A cidade sustentável é considerada um dos mais duráveis tipos de assentamento produzido por seres humanos, onde consegue estabelecer um padrão de vida que não possa causar de forma muito agressiva e profunda algum impacto negativo ao ecossistema. Esse tipo de cidade é totalmente contrário ao que hoje é perpetuado pelas cidades normais, ela não considera os recursos naturais como inesgotáveis e gratuitos.

As cidades sustentáveis, situadas nos países mais desenvolvidos, utilizam de uma gestão e crescimento de forma sustentável com o meio ambiente, sendo totalmente contrária ao consumo acelerado, descarte inadequado, reaproveitamento de todos os resíduos, rotas eficientes, controle de poluição.

Importante salientar que as cidades sustentáveis seguem os 3 pilares da sustentabilidade, são eles: Benefícios sociais, benefícios ambientais e benefícios econômicos. Sendo as principais características dos benefícios sociais onde o padrão de sustentabilidade é atingido pela oferta de empregos e renda locais, produzindo benefícios através de impostos realizando uma integração entre os indivíduos da cidade sustentável e suas tributações.

Os benefícios ambientais se traduzem pelos empreendimentos que são planejados por uma menor apropriação de áreas verdes e uma efetiva otimização dos recursos e utilização dos materiais, produzindo uma menor quantidade de rejeitos e construções que possam gerar menores emissões durante sua construção e ainda o reaproveitamento dos resíduos dentro do próprio campo de construção, que possivelmente demandam uma menor utilização de água e energia em sua operação. Os materiais devem ser duráveis e flexíveis e que sejam totalmente voltados a uma viabilidade de ciclo vida dos produtos.

Por último, o benefício econômico é caracterizado pela eficiência da produtividade devido ao ambiente construído dentro dos pilares da sustentabilidade, uma elevação dos recursos financeiros e seus retornos aos empreendedores. (FERREIRA, 2015)

Dentro desses conceitos toda essa ideia de cidade sustentável pode ser muito bem abraçada pela indústria 4.0. Pois toda interação e integração dos sistemas dessas cidades podem ser totalmente melhorados e com um aumento de performance utilizando das ferramentas como IOT, Big data, cyber security entre outros. Alguns startups já podem auxiliar nesse contexto como a integração de sistemas de coleta de lixo através de sensores que auxiliam na melhor rota das cidades com uma otimização inteligente para um consumo menor de combustíveis. As análises de dados também são bem importantes, onde as opções de consumo, eficiência de energética podem ser associadas a essas tecnologias. A utilização de biocombustíveis nos veículos de transporte e a utilização de veículos não a combustão também são opções importantes, porém a utilização de nuvem e mapas de controle via analytics são de grande valia para a estruturação dessas cidades.

Dentro da vertente da revolução industrial não há como não categorizar que a Indústria 4.0 apresentará impactos sobre o pilar ambiental e a sustentabilidade. Podem ser elencados alguns pontos positivos, tais como: a redução do consumo de matéria-prima, menor desperdício nos processos, melhor eficiência na utilização de energia, menores índices de poluição. Sendo também importante lembrar que os padrões sustentáveis de produção e consumo têm sido tema constante nas reuniões anuais da Comissão das Nações Unidas sobre Desenvolvimento sustentável.

REFERÊNCIAS

CACCERE, J.P.A.; SANTOS, A. SANTOS. SUSTENTABILIDADE NO PROJETO E MANUFATURA DE PRODUTOS ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DIGITAL .12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.Belo Horizonte. 2016

FERNANDES, I.B. A MANUFATURA AVANÇADA SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE: ESTUDO UTILIZANDO O ENFOQUE META-ANALÍTICO. ENEGEPE. 2017.

FERREIRA, M.L.; AGUIAR, A.O.; CORTESE, T.T.P; KNIESS, C.T.; QUARESMA, C.C.; FILHO, J.A.P. .CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: PROBLEMAS E DESAFIOS. Capítulo 5. Estudos Urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea. Outubro 2015.

Qual a importância da indústria 4.0 para o meio ambiente?

A Indústria 4.0 pode ser encarada como uma evolução dos modelos industriais anteriormente adotados ou como uma nova concepção associada ao conceito da sustentabilidade em que é necessário a utilização dos recursos como matéria-prima, energia e água de forma mais eficiente e sustentável.

Como a indústria 4.0 poderia contribuir com questões de desenvolvimento sustentável?

Na indústria 4.0 pessoas, sistemas e máquinas estão melhor integrados, possibilitando um processo de produção muito mais ágil e inteligente, ao mesmo tempo, ele é sustentável e econômico. Assim a empresa consegue produzir mais com um custo menor e mantendo a qualidade.

Qual o impacto da indústria 4.0 em relação à sustentabilidade?

Diminuição dos resíduos sólidos industriais A indústria 4.0 traz uma maior eficiência na atividade industrial em termos de produtividade, reduzindo as falhas nos equipamentos e, consequentemente, diminuindo os resíduos sólidos no processo de fabricação.

Qual é a importância de desenvolver uma indústria sustentável?

A sustentabilidadenão é algo que promove benefícios apenas para o meio ambiente. As indústrias também sentem o reflexo das medidas de proteção. Além da economia de custo de energia, entre outros benefícios, muitas empresas recebem incentivos governamentais a fim de melhorar a saúde e a segurança do trabalhador.