Quais as formas pelas quais o oxigênio pode ser transportado no organismo?

O sangue é um tecido com vários tipos celulares que desempenha importantes funções no organismo. A composição do sangue é, basicamente, água e apresenta-se em duas porções: o plasma e os elementos celulares. Entre os elementos celulares do sangue, destacam-se os glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos ou hemácias.

→ Características das hemácias ou eritrócitos

As hemácias são as células encontradas em maior quantidade no sangue de uma pessoa e sua concentração normal média é de 5 milhões por microlitro de sangue. Essas células destacam-se pela ausência de núcleo, por isso, são chamadas de anucleadas. Por causa dessa característica, as hemácias não apresentam capacidade de divisão e morrem em aproximadamente 120 dias.

A hemácia possui formato de disco bicôncavo e em seu interior encontra-se a proteína hemoglobina, relacionada com o transporte de gases. Em ambiente isotônico,as hemácias costumam apresentar 7,5 μm de diâmetro, 2,6 μm de espessura na borda e 0,8 μm na região central.

O formato bicôncavo das hemácias facilita as trocas gasosas por aumentar a superfície da célula. Sua forma deve-se à presença de proteínas estruturais no citoesqueleto. Quando essas proteínas apresentam alguma anormalidade, o formato das hemácias é comprometido.

→ Função das hemácias

As hemácias estão relacionadas com o transporte de O2e CO2. É graças à presença de hemácias que nosso organismo consegue levar oxigênio (O2 )a todas as células do corpo e garantir que o gás carbônico (CO2)seja levado até os pulmões para ser eliminado posteriormente. Dá-se o nome de oxiemoglobina à hemoglobina ligada ao oxigênio e de carboemoglobina à hemoglobina ligada ao gás carbônico.

→ Formação e destruição das hemácias no corpo humano

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As hemácias são formadas na medula óssea vermelha.Inicialmente, essas células estão imaturas e são chamadas de reticulócitos. Em geral, essas hemácias imaturas estão presentes em pequenas quantidades no sangue e correspondem a 0,5% a 2,5% do número de hemácias existentes em adultos.

Algumas vezes, o número de reticulócitos aumenta exageradamente no corpo, o que indica que as hemácias estão morrendo rapidamente e a medula está tentando compensar essa perda. O aumento dessas células imaturas pode ser consequência de hemorragia ou alguma doença. Vale frisar que o caso contrário também é possível, assim, pessoas com número reduzido de reticulócitos estão com diminuição na produção de hemácias.

Durante seu desenvolvimento, a hemácia perde o núcleo e as organelas, deixando de ter, assim, a capacidade de renovar suas moléculas. Cerca de 120 dias depois de ser produzida, a hemácia é digerida por macrófagos, e esse processo ocorre geralmente no baço.

→ Anemia

A anemia é um problema relacionado com as hemácias do sangue. Essa doença ocorre quando a hemoglobina está presente em pouca quantidade ou, então, não é eficiente ou, ainda, quando as hemácias reduzem-se de maneira acentuada. A redução da hemoglobina ou das hemácias leva a uma redução da oxigenação nos tecidos.

As anemias possuem causa diversa, como hemorragias e alimentação deficiente. Seus sintomas principais podem ser fraqueza, cansaço, falta de ar e palpitações.

Além desse tipo de anemia, não podemos esquecer a anemia falciforme, um tipo de doença hereditária. Nessa anemia, as hemácias apresentam-se em formato de foice, o que impede o transporte correto de gases nessas células e pode causar obstrução do fluxo sanguíneo. Outra característica dessa doença é que as hemácias morrem prematuramente.

Recursos do assunto

Para permitir a absorção de oxigênio e liberação de dióxido de carbono, cerca de 5 a 8 litros de ar por minuto entram e saem dos pulmões e cerca de três décimos de litro de oxigênio são transferidos dos alvéolos para o sangue a cada minuto, mesmo quando a pessoa está em repouso. Ao mesmo tempo, um volume similar de dióxido de carbono passa do sangue para os alvéolos e é expirado. Durante o exercício, é possível inspirar e expirar mais de 100 litros (cerca de 26 galões) de ar por minuto e extrair 3 litros (pouco menos do que 1 galão) de oxigênio desse ar por minuto. A velocidade com que o oxigênio é usado pelo corpo é uma medida para determinar a quantidade de energia por ele consumida. A inspiração e a expiração são realizadas pelos músculos respiratórios Controle da respiração A respiração é normalmente automática, controlada inconscientemente pelo centro respiratório localizado na base do cérebro. A respiração continua durante o sono e, normalmente, mesmo quando... leia mais .

Troca gasosa entre os espaços alveolares e os vasos capilares

A função do sistema respiratório é mover dois gases: oxigênio e dióxido de carbono. A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

Três processos são essenciais para a transferência de oxigênio do ar exterior para o sangue passando pelos pulmões: ventilação, difusão e perfusão.

  • Ventilação é o processo pelo qual o ar entra e sai dos pulmões.

  • Difusão é o movimento espontâneo dos gases, sem o uso de energia ou esforço por parte do corpo, entre os alvéolos e os capilares nos pulmões.

  • Perfusão é o processo pelo qual o sistema cardiovascular bombeia o sangue pelos pulmões.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

Quais as formas pelas quais o oxigênio pode ser transportado no organismo?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Quais as formas pelas quais o oxigênio pode ser transportado no organismo?

Como o oxigênio É transportado pelo organismo?

O oxigénio, inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até às células, sob duas formas: dissolvido no plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos.

Qual a principal forma que oxigênio É transportado no sangue?

O oxigênio que passa para o sangue entra nas hemácias e liga-se à hemoglobina, proteína que, entre outras funções, está relacionada com a cor vermelha do sangue. Ao se ligar à hemoglobina, forma-se a oxi-hemoglobina, que garante o transporte de oxigênio para as células.

Quais as principais formas de transporte de O2 É CO2 em nosso organismo?

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

Como o oxigênio É transportado dos pulmões para as outras partes do corpo?

Nos capilares, o oxigênio presente no interior dos alvéolos difunde-se para o interior do capilar e liga-se à hemoglobina. O oxigênio é então levado pelo sangue para todas as células do corpo para que possa ser usado no metabolismo celular.