Quais São as unidades da federação que apresentam áreas com maior densidade demográfica

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

Ouça este artigo:

A Região Norte do país é formada por 7 Unidades de Federação:

  • Acre – Rio Branco (AC)
  • Amapá – Macapá (AP)
  • Amazonas – Manaus (AM)
  • Pará – Belém (PA)
  • Rondônia – Porto Velho (RO)
  • Roraima – Boa Vistas (RR)
  • Tocantins – Palmas (TO)

Quais São as unidades da federação que apresentam áreas com maior densidade demográfica

Mapa da região norte do Brasil.

O relevo da região norte é formado por planícies e planaltos. As planícies, áreas mais baixas de seu relevo são divididas entre:

  • Igapós: áreas mais baixas que são inundadas pelos rios da região durante o período de cheia;
  • Tesos: também chamados de terraços fluviais, são as várzeas, que podem ser inundadas durantes grandes cheias;
  • Platôs: áreas que não sofrem inundações e podem chegar a 350 metro de altitude.

Os planaltos da região são formados principalmente pelos Planaltos das Guianas, onde sua origem está nos escudos cristalinos e se estende até a divisa do Brasil com a Venezuela e as Guianas. Também é nessa região que se pode encontrar o ponto mais alto do país, o Pico da Neblina, que está na Serra do Imeri no estado do Amazonas.

A bacia amazônica é maior bacia hidrográfica do mundo, e esta presente na região, levando o nome de seu rio principal, o Amazonas, nasce no Peru e percorre o norte do Brasil até desaguar no oceano Atlântico, drenando águas de importantes rios do país, como o rio Negro e o Solimões.

O clima que predomina na região é o Equatorial Úmido, devido a proximidade com a linha do equador, que corta os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Pará. Com altas temperaturas e altos índices pluviométricos durante todo o ano, até caracterizando as chamadas “chuvas de hora certa” devido a frequência relativa de chuva na região.

Sua vegetação é formada principalmente pela Floresta Amazônica, que é uma floresta tropical pluvial, com árvores de médio e alto porte devido a incidência de sol e chuva na região, forma uma floresta densa com alta biodiversidade vegetal e animal. Há manchas de cerrado, campos e mangues também na região.

A região Norte possui uma população aproximada de 17,2 milhões de habitantes em um território com cerca de 3.853.676,9 km², formando uma densidade demográfica de 4,5 habitantes/km². É a maior região do país, mas a menos populosa e menos povoada do país.

Sua economia se baseia no setor extrativo, tanto mineral como vegetal. O Projeto Carajás no estado do Pará possui altos índices de exploração de ferro para o país, e a extração vegetal do látex, açaí, guaraná e madeira, são exemplos dos produtos provenientes da região. Houve um incentivo governamental para maior industrialização da região a partir da criação da Zona Franca de Manaus, que fez com que diversas indústrias do país se realocassem para a região por receberem incentivos fiscais para instalação, promovendo uma maior industrialização da região e habitação do território no norte do país.

A região possui um alto índice de índios, com o maior número de comunidades indígenas presentes na região, pois com o demorado contato com os povos europeus puderam manter suas tradições, trazendo marcas na cultura da população da região até os dias atuais.

Dentre alguns eventos culturais da região é possível observar o Festival Folclórico de Parintins que atrai visões de todo o país, o círio de Nazaré, entre outros.

Sua culinária tem pratos como Pato no Tucupi, Tacaca, Maniçoba e Pirarucu de Casaca, pratos com forte presença da tradição indígena.

Leia mais:

  • Economia da Região Norte

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/regiao-norte/

Índice

Introdução

Também conhecida como população relativa, a densidade demográfica é um termo muito utilizado na demografia, que relaciona o número de habitantes e a área do território, ou seja, quantas pessoas vivem em determinada área.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Geralmente, a densidade demográfica é expressa em habitantes por quilômetro quadrado ou habitantes por hectare, e é calculada da seguinte forma:

$$ DD = {PT \over A} $$

  • DD é a densidade demográfica;
  • PT é a população total da região estudada;
  • é a área da região estudada.

Por meio da densidade demográfica, é possível saber se uma área é muito ou pouco povoada. Uma área é considerada superpovoada quando as necessidades da população excedem ou ameaçam a capacidade de suporte do meio ambiente, como a disponibilidade de recursos naturais ou a capacidade da infraestrutura instalada, por exemplo.

O estudo da densidade demográfica é fundamental para o processo de planejamento urbano e regional.

Uma densidade demográfica ideal deve estar estritamente ligada a fatores como:

  • a forma de ocupação do solo;
  • a relação entre área ocupada e área verde das edificações;
  • a qualidade e oferta de infraestrutura (sejam para grandes empreendimentos habitacionais privados ou mega ocupações informais).

Dessa forma, não existe uma fórmula precisa que forneça a densidade ideal de uma área. Uma série de aspectos devem ser analisados conjuntamente com a densidade demográfica, para promover um habitar de qualidade para a população.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Densidade Demográfica no Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, o Brasil possui uma população de 208,4 milhões habitantes em uma área de 8.515.767,049 km², resultando em uma densidade demográfica de 24,47 habitantes por quilômetro quadrado.

Entretanto, se forem considerados valores de densidade demográfica regionais, essa relação se altera significativamente, como é possível observar no mapa abaixo:

Densidade demográfica por estados da federação.

O mapa revela que as maiores densidades demográficas - acima de 100 habitantes/km² -, se encontram em volta da megalópole Rio-São Paulo e de eixos espaciais intensamente urbanizados, como a região do Vale do Paraíba e as áreas litorâneas ou próximas ao extenso litoral brasileiro, consequência de um passado que implantou seus primeiros e mais estáveis pontos de povoamento próximo à costa.

A transferência da capital federal para o interior do país foi responsável, em grande parte, pelos demais pontos de maior densidade demográfica fora das regiões próximas ao litoral, localizado entre o eixo formado por Brasília e Goiânia.

As capitais planejadas de Belo Horizonte e Teresina também foram responsáveis por interiorizar grandes manchas urbanas nas regiões Nordeste e Sudeste.

As extensões territoriais de densidades demográficas mais baixas - até 1 habitante/km² - abrangem os estados da região Norte e Centro-Oeste, além de regiões do interior nordestino, sudoeste mineiro e nos pampas gaúchos.

Essa baixa densidade demográfica em vasta porção do território brasileiro se dá por diversas causas.

Uma delas está associada mais diretamente às condições naturais. Nesse sentido, situam-se nas baixas densidades demográficas regiões com enormes extensões de cobertura florestal, áreas destinadas a terras indígenas ou unidades de conservação ou territórios comprometidos com a produção de commodities agrícolas.

Densidade Demográfica no Mundo

De acordo com um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a população global atual é de 7,6 bilhões de habitantes. Devido a isso, estima-se que a densidade demográfica no mundo gira em torno de 50,66 habitantes/km² considerando apenas as extensão terrestre do planeta de 150 milhões de km².

Entretanto, assim como acontece no Brasil, esse valor não é representativo e por isso há regiões com densidades superiores e inferiores a média global.

Quais São as unidades da federação que apresentam áreas com maior densidade demográfica
Densidade demográfica por país.

Os cinco países/territórios dependentes com maior densidade demográfica são:

  • Macau (China) - 21.229 habitantes/km²;
  • Mônaco - 18.126 habitantes/km²;
  • Singapura - 7,796 habitantes/km²;
  • Hong Kong - 6.698 habitantes/km²;
  • Gibraltar (Reino Unido) - 4.874 habitantes/km².

Os cinco países/territórios dependentes com menor densidade demográfica são:

  • Groenlândia - 0,08 habitante/km²;
  • Svalbard e Jan Mayen - 0,10 habitante/km²;
  • Ilhas Malvinas - 0,54 habitante/km²;
  • Ilhas Pitcairn - 3,1 habitantes/km²;
  • Mongólia - 4,9   habitantes/km².

Exercício de fixação

ENEM/2011

Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km² de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo. Segundo este levantamento, a densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km², é de:

A 250

B 25

C 2,5

D 0,25

E 0,025

Quais são as unidades da federação que apresentam áreas com baixa densidade demográfica?

Dentro do espaço geográfico nacional, os estados de Roraima (2,33 hab/Km²), Amazonas (2,61 hab/ Km²), Mato Grosso (3,70 hab/ Km²), Acre (5,05 hab/ Km²) e Tocantins (5,58 hab/ Km²) são os de menor densidade.

Qual a unidade da federação apresenta a menor densidade demográfica?

Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal é a área de maior densidade demográfica do país, com aproximadamente 525,86 hab/km2. Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km2.

Quais são as maiores densidade demográfica?

Os cinco países/territórios dependentes com maior densidade demográfica são:.
Macau (China) - 21.229 habitantes/km²;.
Mônaco - 18.126 habitantes/km²;.
Singapura - 7,796 habitantes/km²;.
Hong Kong - 6.698 habitantes/km²;.
Gibraltar (Reino Unido) - 4.874 habitantes/km²..

Em que áreas do país a densidade demográfica é maior?

Os estados de maior densidade demográfica encontram-se na Região Sudeste e os de menor densidade nas Regiões Norte e Centro-Oeste.