Quais as mudanças o processo de sedentarização provocou na vida dos primeiros seres humanos?

Grátis

11 pág.

Quais as mudanças o processo de sedentarização provocou na vida dos primeiros seres humanos?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 3 de 3

pode ser secundária para outro. Desta forma, devemos obervar qual a problemática envolvida na pesquisa para determinar este dado.    
	
	 
	Ref.: 201701078780
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	¿O aparecimento do homem sobre a terra é indicado pelos instrumentos que ele faz. Para obter alimento e abrigo, os homens fabricaram instrumentos (ferramentas) com que supriam as suas deficiências corporais. A princípio, utilizavam-se de lascas de madeira, pedra ou osso, obtidos à mão, para recolher o alimento: eram facas, machados e enxós bastante primitivos¿. AQUINO, Rubim Santos Leão de. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. P. 64. Assinale a alternativa que identifica o período cujas características correspondem às mencionadas no texto. (Questão adaptada de concurso público municipal)
	
	
	c. ( ) Neolítico superior.
	
	e. ( ) Revolução Agrícola.
	
	a. ( ) Mesolítico.
	 
	b. ( ) Paleolítico.
	
	d. ( ) Idade dos Metais.
	
Explicação:
O texto menciona um período em que os homens ainda não tinham sido sedentarizados. Desta forma, buscavam meios para sobreviver as adversidades e criavam ferramentas com o que dispunham. Este período é conhecido como Período Paleolítico.
	
	 
	Ref.: 201702140093
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	¿Em geral admite-se que as primeiras semeaduras aconteceram de forma acidental, próximas às moradias, em lugares de debulha e de preparo culinário dos cereais nativos. A protocultura teria se desenvolvido nesses mesmos terrenos, já desmatados, enriquecidos de dejetos domésticos, e sobre terrenos regularmente inundados pelas cheias dos rios por sedimentos de aluvião, que não exigiam nem desmatamento nem preparo do solo¿. MAZOYER, M. e ROUDART, L. História das agriculturas no mundo. p. 105. Sobre as principais consequências da invenção da agricultura, assinale a única alternativa INCORRETA:
	
	
	A invenção da agricultura garantiu uma maior estabilidade e previsibilidade alimentar às sociedades humanas.
	
	O aumento dos grupos sedentários, com a invenção da agricultura, levou a um crescimento na taxa de mortalidade decorrente, entre outros motivos, da maior propagação de doenças.
	 
	A invenção da agricultura significou uma evolução importante na vida humana, garantindo um menor investimento de trabalho para prover as necessidades alimentares das sociedades.
	
	O crescimento da sedentarização humana levou a aumento dos conflitos entre sociedaes, em decorrência de disputas territoriais.
	 
	Baseada especialmente na cultura de grãos, a produtividade garantiu um aumento demográfico considerável
	
Explicação:
A despeito das inegáveis vantagens oferecidas pelo desenvolvimento da agricultura em comparação com a coleta de frutos e raízes, não houve diminuição do trabalho e do esforço despendido pelos homens para a obtenção da sua sobrevivência.
	
	 
	Ref.: 201701307461
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta. O processo de sedentarização causado pelo surgimento da agricultura provocou uma verdadeira revolução no modo de vida da humanidade. Entre as primeiras mudanças relacionadas a essa revolução, podemos citar:
	
	
	A divisão do mundo entre bárbaros e civilizados.
	
	O surgimento das primeiras civilizações imperiais na Mesopotâmia.
	
	A mudança da noção de tempo, que deixou de ser regulado pelos fenômenos naturais
	 
	O desenvolvimento das vilas e cidades
	
	O surgimento da escrita pictórica.
	
Explicação:
A partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, houve a necessidade de consolidação da sedentarização. Esta consolidação foi caracterizada pela formação das primeiras comunidades, vilas e cidades.
	
	 
	Ref.: 201701068388
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A sedentarização do ser humano foi possível graças:
	
	
	À construção de reservatório de água que favoreciam a agricultura.
	
	Ao desenvolvimento do artesanato
	
	Ao desenvolvimento industrial
	 
	Ao desenvolvimento das atividades agrícolas e da pecuária
	
	Ao desenvolvimento das atividades extrativas
	
Explicação:
As técnicas que permitiram aos seres humanos deixarem de ser nômades ou semi nômades foram aquelas que deram maior autonomia na obtenção de alimentos. Desta forma, podemos citar a domesticação e criação de animais, além do desenvolvimento da agricultura.
	
	 
	Ref.: 201701788435
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar que o Crescente Fértil foi:
	
	
	território em que surgiu os primeiros Estados Nacionais
	
	região onde surgiram os primeiros seres humanos inteligentes
	 
	o território delimitado pelos rios Nilo, Tigre e Eufrates
	
	região marcada por uma forte presença de populações nômades
	
	região onde se encontra o monte Sinai, lugar de adoração do Deus único.
	
Explicação:
Seria a região localizada entre os rios Nilo, Tigre e Eufrates, onde teríamos os vestígios mais antigos encontrados de sedentarização humana. 
	
	 
	Ref.: 201701788424
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar que o conceito de "Oriente" discutido no curso está expresso de forma mais adequada na seguinte afirmativa:
	
	
	o Oriente pode ser descrito como todo o território que não se localiza no espaço europeu, isto é, fora da cultura europeia como o Egito e a Pérsia.
	
	Para definir o Oriente é necessário dividir o globo terrestre em duas partes e destacar a parte que possui povos menos tolerantes.
	
	o Oriente deve ser entendido pelo elemento basilar da civilidade, ou seja, foi o único espaço onde se desenvolveu civilizações inteligentes.
	 
	o Oriente pode ser entendido por uma classificação volátil, relacionada a um espaço de poder em que se desenvolveu civilizações importantes.
	
	o Oriente na realidade não existe isto é uma invenção dos geógrafos, por isso, os historiadores não devem levar em consideração.
	
Explicação:
O conceito de Oriente é volátil visto que, não possuímos uma definição precisa de onde inicia ou termina seu espaço. Muda ao longo dos séculos e de acordo com  interesses políticos, econômicos e até religiosos.  
	
	 
	Ref.: 201701788492
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quando nos referimos à Antiguidade Oriental, podemos também listar suas subdivisões, que são:
	
	
	Próximo e Distante Oriente
	
	Alto, Baixo e Médio Oriente
	 
	Médio, Próximo e Extremo Oriente
	
	Antigo, Médio e Novo Oriente
	
	Antigo e Novo Oriente
	
Explicação:
Ao pensarmos na divisão geográfica da Antiguidade Oriental, aquela que foi convencionada pelos estudiosos foi a que localiza os territórios estudados a partir da maior ou menor proximidade em relação ao dito Ocidente. Desta forma temos Médio, próximo ou extremo Oriente.

Página123

Quais mudanças o processo de sedentarização provocou na vida dos seres humanos?

Ao se tornarem sedentários, ou seja, habitar um único lugar, os hominídeos puderam usar a terra plantando e colhendo sementes, dando início à produção agrícola. Essas mudanças provocaram o aumento populacional e surgimento das primeiras cidades.

Quais são as características do processo de sedentarização?

Sedentarização é basicamente quando um povo deixa de ser nômade para se fixar e lugar próprio. Processo por meio do qual o homem passa a habitar de forma fixa,a partir das práticas agrícolas. Assim,ele deixa de ser nômade, isto é, deixa de viver permanentemente mudando de lugar.